Ir para conteúdo

Chicória!!!!


JorgeO

Postagens recomendadas

Olá, alguém já tinha visto esta maravilha antes?

 

http://www.hasbeans.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=1_2&products_id=3

 

Isto não é modismo, há décadas que existe este blend maravilhoso :huh: :huh: :D :D

 

O americano bebe qualquer coisa desde que tenha cafeina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc tem razão , mas ,isso surgiu na Europa no seculo XIX , na Alemanha e depois se espalhou , eles tostavam a raiz da chicória e misturavam com o café , que era muito caro , desde então sempre que ocorria um racionamento , guerras ou empobrecimento a raiz de chicória aparecia para substituir o caríssimo café , na 1ª e 2ª grandes guerras na grande depressão dos anos 30 , nos EUA ficou popular durante a guerra civil e na 2ª guerra quando o café foi duramente racionado.

Na Inglaterra ainda existe algo parecido chamado "Camp Coffee" que surgiu no seculo XIX como ração de café do exército , mas , acabou popular.

 

http://guessbook.wordpress.com/2010/07/17/camp-coffee-with-chicory/

 

É uma gosma marrom feita de essência de café e chicória , nos inicio dos anos 80 , eu provei isso , os ingleses misturavam a gosma com água ou leite quente , na época eu disse para o meu amigo inglês que ele era maluco em beber aquilo , mas , eles gostavam , chamavam de café instantâneo inglês.

Quando eu fui embora da Inglaterra a esposa dele me deu de presente uma lata antiga "Camp Coffe" para guardar café em grão , eu guardo café ate hoje nela , fica do lado da minha maquina de espresso.

A lata é muito bonita , mas , o café era pavoroso.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc for ver o termo "coffee substitute' no Wikipedia vai descobrir mais de 20 substitutos para o café utilizados no mundo , por motivos , religioso , econômico ou de saúde.

No brasil quando a inflação explodiu nos anos 70/80 a fraude no café tornou-se generalizada , aqui se usava casca e palha de cafe , milho e cevada como adulterantes.

Que eu me lembre antes dos anos 90 não existia esse conceito de café puro , eu sou de uma geração que passou a juventude bebendo café com palha.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando jovem não gostava de café. Em viagem para a Argentina tomei um espresso - e descobri que café podia se gostoso! Isto foi a 40 anos atrás.

 

Como o C.Eduardo disse, o café comercial brasileiro desta época era um lixo, hoje melhorou muito - é apenas ruim... kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quando jovem não gostava de café. Em viagem para a Argentina tomei um espresso - e descobri que café podia se gostoso! Isto foi a 40 anos atrás.

 

Como o C.Eduardo disse, o café comercial brasileiro desta época era um lixo, hoje melhorou muito - é apenas ruim... kkkk

 

Acho que café comercial é ruim no mundo todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cafe eh comum em New Orleans, reduto cajun dos EUA.

 

Mas eh mais pela tradição e propaganda que vc acaba tomando. Nao eh lá essas coisas... Vale pela experiência curiosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que vende na feira é a folha , o que os europeus usaram para fazer substituto do café é a raiz .

 

Tem uma especie de chicória que tem uma raiz que parece uma cenoura branca.

 

post-2113-0-36537100-1381470796_thumb.jpg

 

Eu acho que essa especie não existe no Brasil.

 

Pensando bem , para que o maior produtor de café do mundo iria plantar um substituto de café. :P

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

No Brasil, à época do tabelamento de preços impostos pelas antigas listas de produtos CIP/SUNAB (Conselho Interministerial de Preços e Superintendência Nacional de Abastecimento) havia mistura de até 5% do peso de milho tipo "canjiquinha". Para o consumidor final era quase impossível notar a adulteração já que não modificava sensivelmente o sabor da bebida. E note-se que, devido ao custo da matéria prima e ao preço de venda "engessado", só era possível usar os grãos verdes tipo "8"/Resolução, mesmo tendo 50% do consumo mensal em sacas sendo fornecidos pelo Governo Federal através do IBC (Instituto Brasileiro do Café) por preço abaixo do comprado junto às empresas privadas e cooperativas de cafeicultores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Vale o registro, juntamente com minha roaster SR500, minha cunhada me presenteou com uma lata do Cajun Coffee também conhecido como Chicory and Coffee o New Orleans Famous French Market, talvez por eu ter solicitado que ela trouxesse um excelente Fred Meyer´s French Roasted, ótimo para drip coffee, french press e Moka.

Mas valeu e muito a intenção, ainda não o abri e nem experimentei, mas depois farei meu registro, por enquanto vai somente a foto.

Abraços aos amigos do CDC e um Feliz Natal a todos e boas xícaras.

post-1714-0-63863400-1387796804_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...