Ir para conteúdo

Coado no capricho - Redescobrindo café de filtro


mmgoulart

Postagens recomendadas

Salve (plagiando mestre Alexandre).

 

Recebi email do site Cafeicultura sobre a redescoberta das maravilhas do café coado. Segue link para a matéria.

 

Algum de vocês já testemunharam esta tendência ?

 

Saudações.

 

Marcelo Goulart

 

 

http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=43108&&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+RevistaCafeicultura+%28Revista+Cafeicultura%29

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trouxe um Hario V60 tamanho 2 e uso bastante. Mas gosto muito dos filtros Melittas, pois os porta-filtros são práticos e você encontra filtro de papel em qualquer lugar.

 

Acho que o único problema com a tradição nossa de café coado, além do café ruim, é que no filtro de pano a água passa rápido demais, e ninguém controla o fluxo lentamente. No Melitta é semelhante, apesar de que o porta-filtro restringe o fluxo e a extração não é tão rápida.

 

Em Nova Iorque o que vi bastante era o café do dia filtrado em alguma máquina, e os cafés especiais, diferenciados, filtrados num V60 ou numa Chemex, sob demanda, isto é, quando o cliente pede. Mas demora mais e costuma custar mais caro (mas é uma xícara de 200ml).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Também sou um grande fã do filtrozinho Melitta, de plástico. Custa R$ 5 ou R$ 10, nem lembro, mas faz o trabalho muito bem. O resto fica por conta da qualidade do café, da moagem e da prática do operador.

 

O Kilimanjaro da Square Mile ficou muito melhor coado que no espresso. Concordo com você que a má fama do café coado é por causa da má qualidade dos grãos. Acredito que 99% dos usuários de café coado compram o pó já moído no Supermercado.

 

Um bom Arabica, bem torrado e recém moído na granulometria correta e coado com água na temperatura certa pulveriza qualquer conceito de café ruim que possa existir sobre esse método.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de um espresso, mas não fico sem um coado e uma french press...

 

Semana passada eu estava sem cafeteira espresso, tava torrando os grãos e em 24 horas já tava consumindo no coado e na french press.

 

Notei alguns detalhes que não percebi no espresso.

 

Principalmente quanto à Acidez.

 

Fiz umas torras mais claras, antes do segundo "crack", e pude beber alguns café que estavam literalmente "azedos", frutados, cítricos...

 

Foi bem legal.

 

Ultimamente tenho encomendado do exterior muita aparelhagem pra café coado, coisas bem legais,e sustentáveis tambem.

 

A medida que eu for recebendo, coloco aqui e se possível faço um review.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Comparada com a moagem do espresso, qual é a granulometria mais indicada para o coado? É mais grosso quanto? Ou parecido?

Quero tentar aproveitar uns cafés que não gostei muito no espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...