Ir para conteúdo

Controladores de temperatura - PIDs


leonardopm

Postagens recomendadas

Será fácil perceber o quão rápido a temperatura responde ao acionamento da resistência. Na verdade, usando o sensor no alumínio ou no latão exigirá nova auto-calibragem do PID, pois mudará o sistema todo.

 

Detalhe: com o sensor no parafuso eu sempre tinha a temperatura passando do ponto (overshot) e depois ela estabilizava. Se ficar ajustando os parâmetros para lentamente ele chegar no ponto aí a recuperação sempre será lenta e chata. Nessa aplicação não há problema passar alguns graus e depois descer, assim se recupera mais rápido introduzindo calor necessário para isso.

 

Márcio.

 

O pessoal da Auberins informa que os kits PID deles possuem uma parametrização chamada "rapid recovery", que provavelmente dá o mesmo efeito que você mencionou. Acho que o melhor mesmo é começar pelo auto-ajuste e depois partir para programações customizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

A questão do intrashot na Gaggia eu praticamente jogo a toalha. A caldeira é pequena demais e não me parece que o PID terá condições de corrigir a temperatura a tempo para fazer diferença na janela de 30 segundos do shot. Mas gostaria muito de estar errado...

 

Claro, mas dependendo da localização ela pode demorar mais ainda pra responder. Talvez no grupo, como o Márcio falou, seja mais rápido. E pode ser que o projeto seja pra funcionar mesmo como um HX, pelo tamanho pequeno da caldeira, mas com paredes grossas de alumínio pra transferir essa energia com agilidade pra água.

 

Dessa maneira, pode ser (palpite) que a temperatura oscile, como o gráfico de um seno, mas dentro de um intervalo curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal da Auberins justamente esclarecem que o Pid já vem com os parametros ajustados para a máquina de café, e certamente com o sensor de temperatura colocado onde planejado por eles. Imagino que deve funcionar como "vendido", bastando apenas determinar o alvo de temperatura e não os parametros Pid.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, boa iniciativa.

 

O pessoal da Auberins eventualmente aparece no Gaggia Group (Yahoo) e já tinham dito algum tempo atrás que nunca venderam um kit sequer para que fosse instalado em uma Twin, deixando transparecer que não sabiam como se comportaria nessa máquina.

 

De qualquer modo o documento enviado por eles é muito útil. Já endereça uma dúvida antiga minha que era o grau de aquecimento do SSR. Aparentemente não haverá problemas em colocá-lo sem dissipador, mas como pretendo transformar a chapa de fixação dele em um mini dissipador fico mais seguro ainda.

 

Outra coisa útil é no item 2, onde ele mostra uma foto identificada como "Gaggia Baby". A caldeira é a de alumínio, idêntica à da Twin. Veja que ele colocou o sensor no furo original do termostato de café, onde pretendo colocá-lo (a menos que os testes apontem o contrário).

 

A minha segunda opção de local é a que aparece na última foto da Baby Class, o local do termostato de vapor. Ele está no lado esquerdo da foto (a peça preta sobre a caldeira). No caso da Baby Class ele é usado para o termostato original de vapor e portanto não poderia ser retirado, mas como na Twin não há esse termostato (o vapor vem do termobloco e não da caldeira de café) o furo resultante se torna um ponto alternativo para instalação do sensor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que sim!

 

Sabe o que pensei agora? Em converter a Twin para uma Pre-Heat Gaggia :lol: Usar a ferradura para pré-aquecer a água. Não sei se com as partes envolvidas ali daria para manter o vapor (claro que jogando a temperatura da caldeira para 150°C como nas outras).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem já instalou pid na Silvia?

 

Comprei um kit da auber e só to esperando xgar pra instalar!! Esse lance de surfar a temperatura as vezes eh um incomodo...

 

Escolhi o kit da auber pq não precisa fazer qualquer tipo de alteração na maquina como furar. Fica bem discreto qdo montado ao lado da saída do grupo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem já instalou pid na Silvia?

 

Comprei um kit da auber e só to esperando xgar pra instalar!! Esse lance de surfar a temperatura as vezes eh um incomodo...

 

Escolhi o kit da auber pq não precisa fazer qualquer tipo de alteração na maquina como furar. Fica bem discreto qdo montado ao lado da saída do grupo!

 

Sim, instalei na minha o kit da Auber. É fácil, vem com um guia de instalação.

Qualquer problema grita aí que tento ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Klause

 

Como vou colocar um kit da auber, gostaria de saber qual dos 3 você instalou e quanto tempo demorou.

 

Valeu.

 

Eduardo,

 

Coloquei o kit RSRTDNb. Não sei quanto levou pois toda hora parava pra tratar outra coisa. De qualquer forma sou bem lento pra fazer essas coisas.

 

Segue o guia de instalação do PID da Auber, talvez ajude alguns: PID Installation guide v2.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Klause.

 

Eu pedi o

KIT-RSPb. Devo instalar no final de novembro, mas estou preocupado... não entendo nada de eletrônica!

Se bem que pelo PDF parece simples. Andei lendo que acompanha um DVD, você confirma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Klause.

 

Eu pedi o

KIT-RSPb. Devo instalar no final de novembro, mas estou preocupado... não entendo nada de eletrônica!

Se bem que pelo PDF parece simples. Andei lendo que acompanha um DVD, você confirma?

 

Eduardo,

Na época que comprei só veio um CD com alguns arquivos, incluindo esse que postei, nada de vídeo.

Se tiver dúvida na instalação, posta aqui que tentamos te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 4 weeks later...

Melhor que isto só se for verdade !

 

 

by Beenbag on 23 minutes ago

 

If you are still struggling with temperature "surfing" .( Lucy /Silvia has an idle temp swing of >25 deg C !)..

.. You can get a $20 digital temp controller ( not PID) from Ebay, that will both keep the temp within 2 deg C, show you exactly what that temp is at any moment, and allow you to adjust the set point in 1 deg steps.

 

 

http://www.home-barista.com/espresso-machines/rancilio-lucy-kathy-when-up-to-temperature-t23850.html#p279206

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi bem, o tal dispositivo é um leitor de temperatura, que liga a resistência a X ºC e deliga quando chega a X+n ºC. O funcionamento seria igual a um termostato bimetálico. A diferença é que as temperaturas são programáveis, então teoricamente daria p/ reduzir a histerese.

 

Mas ele não faz nada p/ reduzir a inércia térmica. Um PID deve ser muito mais preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...