Ir para conteúdo

Problema com Italiana


Bruno Fontes

Postagens recomendadas

Eu também já tive moka chinesa. A primeira durou uns 5 anos, mas às vezes dava esse problema que você contou. A segunda durou acho que uma semana. Aí desisti e comprei uma Bialetti. Essa nunca deu problema. Todos os cafés deram certo. Mesmo variando a moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, tenho que tomar vergonha na cara e investir numa Bialletti, nem que seja a Jr:

 

http://www.walmart.com.br/produto/Utilidades-domesticas/Cafeteiras/Bialetti/35862-CAFETEIRA-JUNIOR-3-XIC---BIALETTI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Bruno,

a minha eu comprei no Armazém do Café. Era pelo menos mais barato do que na Spicy. Eles têm até aquele modelo individual com um biquinho tipo bebedouro (pelo menos tinham, na da Visconde de Pirajá com Vinícius de Moraes).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá mais pro expresso, a proporção de pó para cada xícara é mais ou menos 7g, e xícara para o italiano é 30ml... Mas a pressão é baixíssima, pouco acima da atmosférica.

 

entendi.

pensei em comprar uma para vez ou outra substituir o coado que é feito de manhã.

 

Só que procurando a Bialetti tem uns 3 modelos. :wacko:

será que tem muita diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre Dama e Express é mais frufru, ambas são de alumínio. A de inox é diferente, e não sei o quão bem funfa, se demora mais para aquecer a água até a temperatura/pressão ideal, talvez se deva usar fogo mais forte. Mas tem a vantagem de não ficar feio por dentro como o alumínio fica...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto ácido do alumínio... Essa é boa. Veja que não se deve lavar as partes em contato com o café, para justamente os resíduos "isolarem" o metal. E na caldeira a tendência é formar óxido de alumínio (cinza escuro), que não deve ir para a água.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto ácido do alumínio... Essa é boa. Veja que não se deve lavar as partes em contato com o café, para justamente os resíduos "isolarem" o metal. E na caldeira a tendência é formar óxido de alumínio (cinza escuro), que não deve ir para a água.

 

disse gosto, mais é cheiro. foi o que eu li aqui: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/964-afinando-a-tecnica-na-cafeteira-italiana/

 

Como falei antes nunca provei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Bom dia, baristas!

Primeiramente agradeço pelas contribuições supra postas!

A valvula da minha moka chinguilingue perdeu a pressão (sei disso pq quando a moka chegou eu pressionei a esfera da valvula  mas ela não se moveu, hoje eu a pressiono e ela se move com muita facilidade) impedido que o reservatório atingi-se a pressão ideal para a água passar pelos filtros, pelo pó e chegar ao topo do reservatório do café.

Não podendo ficar sem café, fiz um "conserto" paliativo na valvula, colocando um parafuso (aqueles que fixam a placa-mãe ou drive de CD no gabinete), na valvula o parafuso tem a função de aumentar a pressão da mola que pressiona a esfera.

Recomendo que rosqueie o parafuso aos poucos para não dar pressão excessiva na esfera, fazendo com que a valvula perca a sua função de impeça que a cafeteira exploda.

PS. não faça isso, compre uma nova cafeteira ou substitua a valvula, pois é perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pra descobrir ainda algum processo de fazer café de manhã mais pratico que a moka. É só botar agua moer o café notar no filtro, fogo e ir fazer tuas coisas, volta em alguns minutos e já tá começando a filtrar...

 

uso ela todo dia pela manhã, muito mais pratico q o coado ou espresso!

 

 

e como é gostoso! Não consigo mais viver sem :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 25/10/2013 at 10:19, Mortari disse:

Pode ser também a válvula de segurança que, se for muito antiga, ela enrosca aberta (ou perde tensão na mola, não sei)e acaba deixando escapar pressão, principalmente se a sua cafeteira for aquelas chinesas. Isso já aconteceu comigo e eu tinha que ficar tapando a válvula de segurança com a ponda do cabo de uma colherinha de pau pra dar pressão.

 

Veja se consegue identificar vazamento de vapor em algum lugar quando acontece de o café não subir, se estiver vazando entre a rosca central é a borracha de vedação (que a Anita sugeriu), se estiver vazando pela válvula de segurança, pode ser ela o problema. Em ambos os casos você consegue comprar a peça de reposição e consertar.

 

Você sempre tira o anel de vedação e aquela peneirinha superior pra lavar?

HUm.... a danada da válvula pode pifar? 

Tenho uma Bialetti, 6 xicaras, funcionou perfeita por muitos anos.

Mas já faz tempo que por mais que eu troque o pó, diminua o fogo e troque a borracha - troquei varias vezes- O que me acontece é que a água evapora, o pó queima e não sobe nem uma gota de café!!!!!

È possivel trocar essa valvula? ou é morte?

a cafeteira é emocional, ganhei da minha mãe já falecida.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a válvula vazando e não sei se é viável trocar. Acho que é rosqueada, não? Problema é achar só a válvula.

Pode ser também alguma folga que mesmo com a borracha nova também vaze... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez eu esqueci a caldeira no fogo escaldando, a água secou e a peça esquentou a ponto de cheirar a queimado.

Depois disso a válvula já não segurava a pressão como deveria, a água esquentava demais até conseguir subir e queimava o café, o gosto era terrível.

A boa notícia é que a válvula é rosqueada e facilmente substituível.

Comprei a minha com o Jefferson da Imeltron, R$46,00 se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...