Ir para conteúdo

Problema com Italiana


Bruno Fontes

Postagens recomendadas

Tenho notado algo estranho com a minha cafeteira Italiana... Algumas vezes, mesmo utilizando a mesma quantidade de pó, sem pressionar e a mesma quantidade de água, as vezes a água simplesmente para de sair durante a extração. O café acaba queimando.

 

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno

 

Adoraria te ajudar,, mas nunca utilizei uma máquina como a tua.... Logo alguém responde para você.

 

também pode tentar pesquisar este assunto,, temos muitos participantes no fórum que utilizam a Chef Crema e quem sabe outros já tiveram o mesmo problema.

 

boa sorte

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, creio que ele se refere à italianinha, a moka, aquela que vai direto à chama do fogão.

 

A borracha (anel) não poderia estar velhinha ou com folga, que conforme dilata com o calor escapa pressão e ela para de funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser também a válvula de segurança que, se for muito antiga, ela enrosca aberta (ou perde tensão na mola, não sei)e acaba deixando escapar pressão, principalmente se a sua cafeteira for aquelas chinesas. Isso já aconteceu comigo e eu tinha que ficar tapando a válvula de segurança com a ponda do cabo de uma colherinha de pau pra dar pressão.

 

Veja se consegue identificar vazamento de vapor em algum lugar quando acontece de o café não subir, se estiver vazando entre a rosca central é a borracha de vedação (que a Anita sugeriu), se estiver vazando pela válvula de segurança, pode ser ela o problema. Em ambos os casos você consegue comprar a peça de reposição e consertar.

 

Você sempre tira o anel de vedação e aquela peneirinha superior pra lavar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, isso, eu estava falando da Moka!

 

Vou verificar o anel de vedação e a válvula se estão vazando, mas sinceramente não parece, não. Noto é que sai muito vapor de água por cima mesmo, por onde deveria estar saindo a água. Como se a pressão ignorasse o pó e subisse normalmente, saindo por cima sem levar muita água junto.

 

O estranho é que não é sempre que acontece, mas também não consigo utilizá-la como vejo por aí com a tampa aberta. Se fizer assim, fica uma sujeirada danada em tudo quanto é lugar, independente se em fogo baixo, médio ou alto e fica muito mais provável disso acontecer e a água não sair toda.

 

A borracha eu tiro e lavo as vezes. Não é sempre, mas também não fica eternamente lá. Ela não me parece ressecada ou com algum sinal de desgaste, apenas está meio marrom. hehehe

 

---

Quanto a marca, eu desconheço. Mas é antiga. Há alguns meses eu ouvi dizer que o café na Moka era bom, comentei com a minha esposa e ela lembrou que o pai dela tinha uma. Ele ganhou uma vez, anos atrás quando um parente fez uma viagem. Porém não há nada escrito nela e é toda de alumínio, acredito que seja uma chinesa genérica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno.

Por teus relatos, há 3 possibilidades que provocariam o resultado descrito.

1 Excesso de pó

2 Pó muito fino

3 Pó calcado

 

Em qualquer um desses casos ou em qualquer combinação deles, apenas o vapor estará subindo, pois não haverá permeabilidade para a passagem da água pelo pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bruno,

Parece estar muito quente o fogo e o pó demasiado fino ou calçado (apertado com tamper).

Use café mais grosso que espresso porém menos que coado.

Coloque até a borda do filtro e de umas batidinhas do fundo contra a mesa para acomodar, sem apertar.

Se tiver, utilize uma dessas placa de amianto ou metal, que chaman de "banho Maria" ou o fogo no mínimo.

Coloque água fervente no deposito, até embaixo da válvula, depois o filtro, rosque o corpo e coloque no fogo com a tampa aberta.

Ainda pode colocar um fundinho de água fria, para evitar o sobreaquecimento.

Bom café !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, estou usando o café do Atelie do Café, moído especificamente para Moka.

 

Tenho posto o café bem solto, até ficar na medida do filtro (minha cafeteira é meio grandinha, estimo umas 4 xícaras e cabe no filtro cerca de 2 a 3 colheres medidoras que veio na Chef Crema).

 

Quanto ao fogo, acho que funciona mais vezes com fogo médio do que com ele baixo. Vou tentar manter assim. O que mais me incomoda é que não é sempre, então é algo que eu realmente não estou pescando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, sobre a limpeza, me referi à peneira, aquele disco perfurado que fica "embaixo" da borracha (entre a borracha e o corpo superior).

 

Digo isso porque uma coisa que eu demorei pra descobrir é que aquela peneira se solta para limpeza, na minha ela sempre ficava "grudada" no corpo da moka e eu achava que era fixa e limpava apenas por fora. Um dia vi, na casa da minha mãe, uma moka com a peneira solta e, percebendo que era possível retirá-la para limpeza, resolvi dar uma forçada na minha até conseguir tirar, estava com bastante café encrustado ali (argh!). Não sei se poderia chegar a entupir ou atrapalhar o fluxo (esse problema não aconteceu comigo), mas acho vale a pena dar uma checada, se é que já não o faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Na verdade este disco, peneira como mencionado, é o filtro de pó. Deve ser retirado para limpeza após o uso.

O funil, onde se coloca o pó, filtra possíveis sólidos presentes na água, que passa pelo pó e então pelo filtro em seu caminho para a parte superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, isso. Estamos falando da mesma coisa.

 

Tem a base, a cesta onde fica o pó, a borrachinha com o filtro e a parte superior. Está bem limpo, sim! :)

 

Vou tentar outro café amanhã na moka. Vamos ver. Outro teste que vou fazer com este mesmo café é tentar fazer algo parecido com o CCP em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, errei. Eu quis dizer Clever Coffee Dripper. Acho que a granulometria não é das melhores, mas vai só de curiosidade mesmo já que não tenho como alterá-la por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, tenho duas cafeteiras dessa, uma pequena e uma grande. Nunca deram problema desse tipo. No entanto, toda vez que uso, escovo a peneirinha (filtro) pra não haver obstrução dos furinhos. Trocar a borrachinha de vez em quando, mesmo qdo aparentemente ela ainda parece estar boa faz bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, brincadeira à parte, o Bernardo não deixa de ter razão. O fato de ser uma moka sem marca, possivelmente uma genérica, faz toda a diferença. Não é ser chata não. Quando eu resolvi comprar uma, pesquisei bastante e acabei com uma Bialetti. Não tem jeito: já tem tradição e é uma marca consolidada no mercado. Isso faz a maior diferença! Pra vc ter ideia, um professor de espanhol que eu tinha vivia reclamando da moka que ele tinha e que tb não tinha marca. O pó do café queimava, mas o café não saía de jeito nenhum. Eu trouxe ela aqui pra casa, dei uma recauchutada na bichinha (troquei filtro, borracha) e consegui até que saísse um pouco de café, mas a pressão era muito ruim. Devolvi dizendo que ele devia comprar uma outra melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha eu entendo, mas para ser sincero, não faço questão da Moka, não. Claro, tendo e ele funcionando acho legal variar, mas para comprar uma outra eu prefiro ficar sem e deixo ela só de enfeite na cozinha. Hehehehe

 

Prefiro um bom coado ou um espresso, por causa do corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bruno!

 

Eu apostaria em café muito fino... ela funcionava bem antes? Pode ser que o pessoal do Ateliê errou a mão, mandaram pra espresso, sei lá. Pega um Melitão e joga na bichinha, se não sair café, joga fora! rsrs

 

E te digo, também ignorei minha Bialettizinha de 1 café por anos... depois de viajar para Itália e voltar com mais 2 na mala, uso todos os dias! Faz um café bom e é muito rápida e prática! Minha Pavoni, coitada, tá aqui, triste... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahahaha

 

Oi Marcia,

 

Antes eu usava ela com pó do Armazém do Café para espresso. Na maioria das vezes ia bem, mas uma ou outra vez isso acontecia. Já usei com o Melita, a mesma coisa. Agora fui testar com o Bruzzi, moído para Moka e logo de cara isso aconteceu. Ainda não tive coragem de testar novamente, mas de repente amanhã eu tento.

 

Outro chato dela é que ela é grande, faz muito café se for só pra mim. E minha mulher gosta de café, mas não suporta o café da Moka. Na verdade, ela nem é muito de paladar apurado. Se contenta com um Melita mesmo. heheheh Aí a moka acaba sendo muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que leio o título desse tópico me vem à cabeça alguém que esteve em viagem pela Itália, teve relacionamento tórrido com uma ragazza e agora, já de volta, ela surge do nada pra assombrar a vida do incauto.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que leio o título desse tópico me vem à cabeça alguém que esteve em viagem pela Itália, teve relacionamento tórrido com uma ragazza e agora, já de volta, ela surge do nada pra assombrar a vida do incauto.

 

Haaaaaaaaaa, arranjar uma namorada italiana na Italia ? Pouco provavel, elas não olham nem para o lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não vi diferença em colocar esse pouco de água na parte de cima.

 

Já devo ter escrito várias vezes pelo fórum. Se deve acertar moagem e fogo para a água subir com a pressão do ar mais vapor na caldeirinha. A subida (e extração), se acertados os parâmetros, ocorre antes da água entrar em ebulição. Fogo alto e a água sobre rápido demais, dá até para tirar um café morno e azedo! Fogo baixo demais e a água demora a subir e a extração é muito quente. A moagem fina também atrasa o processo o que aumenta a temperatura.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...