Ir para conteúdo

Onde comprar café verde?


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Mudando de assunto Fogo Ruivo, vc está torrando café em casa? Pipoqueira? Onde você está conseguindo os grãos crus?

 

Valeu

 

...separado de Máquinas Gaggia - detalhes e modificações pelo moderador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, fala ae...

 

Eu consigo com um grande amigo aqui em Uberaba que tem uma fazenda em regiões montanhosas de Minas e fornece todo o seu café para a Nespresso.

Sempre que preciso ele me arruma o tanto que quero.

A qualidade do grão é o Catuaí Vermelho 99 e 144 plantados no sul de Minas.

Tô fissuradão velho, torro café de 3 em 3 dias na pipoqueira e quando preciso torrar uma quantidade maior para visitas levarem, para não perder tempo, uso a bolinha nº 2 adaptada em um fogareiro a gás com válvula para eu controlar a temperatura com facilidade.

Até Maio pretendo comprar uma Fresh Roast SR500 ou um I-Roast 2, pois pretendo colocá-lo ao lado da cafeteira e do moinho como uma espécie de " Linha de produção" já que ambos são lindos, portáteis e de fácil manuseio, além de não fazerem sujeira pois coletam as películas. Vai ficar Bacana.

 

Abraços

 

Fogo Ruivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, fala ae...

 

Eu consigo com um grande amigo aqui em Uberaba que tem uma fazenda em regiões montanhosas de Minas e fornece todo o seu café para a Nespresso.

Sempre que preciso ele me arruma o tanto que quero.

A qualidade do grão é o Catuaí Vermelho 99 e 144 plantados no sul de Minas.

Tô fissuradão velho, torro café de 3 em 3 dias na pipoqueira e quando preciso torrar uma quantidade maior para visitas levarem, para não perder tempo, uso a bolinha nº 2 adaptada em um fogareiro a gás com válvula para eu controlar a temperatura com facilidade.

Até Maio pretendo comprar uma Fresh Roast SR500 ou um I-Roast 2, pois pretendo colocá-lo ao lado da cafeteira e do moinho como uma espécie de " Linha de produção" já que ambos são lindos, portáteis e de fácil manuseio, além de não fazerem sujeira pois coletam as películas. Vai ficar Bacana.

 

Abraços

 

Fogo Ruivo

 

Fogo Ruivo,

 

eu tb só estou consumindo cafe torrado em casa.

Comprei uma pipoqueira e adaptei um termometro pra ela.

Controlo a torra pela temperatura e pelo tempo.

Minhas torras terminam próximas ao segundo estalo.

Às vezes paro antes, às vezes paro depois e às vezes paro quando entra no segundo crack.

Esses dias fiz uma torra mais clara, e tomei na FrenchPress com 1 dia de torra.

O Café não era desse mundo (hehehe), estava "azedo", frutado, cítrico, ácido, estava muito saboroso e diferenciado.

Um tipo de café (torra) que vc raramente consegue nas lojas, só consegue fazendo em casa mesmo.

Faço torras bem legais, e mais gostosas que vários cafés que eu compro pelo triplo do preço.

Infelizmente o difícil é conseguir o café cru. O Brasil impede a importação.

O mercado lá fora de café cru é evoluído e maduro,aqui, um país produtor e exportador, fraquíssimo.

O Brasileiro (Nós) somos assim mesmo.

Produzimos o café, vendemos baratinho e depois compramos caro da Nespresso, Illy e outras.

Estou começando a fazer contato com algumas pessoas pra ver se consigo comprar alguns cafés legais, mas está difícil.

Tinha uma estagiária lá do hospital que era de Minas e que o pai era cafeicultor.

Ele plantava Mundo Novo e ela me disse que a colheita todinha tinha que ser manual, porque lá não dava pra ir com colheitadeira ...

O pai dela exportava tudo (100% da produção)

Em compensação conheço pessoas que estão torrando café de primeira linha e não estão conseguindo vender.

Aqui nos mercados de Goiania acha tranquilamente, café cru pra comprar, mas a qualidade é uma merd*!

Custa tipo uns R$10,00 o kilo.

Compro de vez em quando e torro pros parentes que tomam café com açucar...

Uma cidade boa de cafés é Monte Carmelo em Minas. Tem muito produtor.

Minha família tem origem mineira e meu pai trabalhou em plantações de café.

Eu já sugeri pro Márcio e outros colegas aqui do Clube, montarmos um clube de compra.

Nos unirmos pra comprar café de qualidade.

Com mais pessoas comprando, conseguiríamos comprar dos produtores.

Pra finalizar, só por curiosidade, esse seu amigo que vende pra Nespresso, te falou por quanto ele vendia?Era por saca ou por kilo?

Outra coisa, vc está tomando só o café dele?

Pergunto porque quando eu tomo o mesmo café por muito tempo, acabo enjoando.

Valeu Fogo Ruivo.

Torrando em Casa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Marcio. Esse assunto é tão extenso e específico que requer tópico próprio.

 

Moderadores na escuta??

 

Leo

 

Pessoal, desculpa aí, me confundi...esse comentário era pra constar no tópico das Gaggia. Estava me referindo ao PID.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

o problema não é preço.Pode ser caro ou barato.

 

Acho que o Marcio, quer saber algo como um levantamento de consumo.Independente do preço.

 

Dependendo do preço você compra maior quantidade ou menor quantidade.Mas o consumo não altera diretamente na mesma proporção.

 

Eu acho que o quê o Márcio quer saber é quantos kilos você consome num ano ou num mês.

 

Independente do preço,por exemplo, um sujeito toma por exemplo 5 espressos duplos por dia.

 

5 x 15g (duplo) = 75g/dia.

75g x 30dias = 2250g

 

Arredondando ele consome cerca de 2 kilos por mês.

 

Isso se ele tomar 5 espressos duplos por dia,o que é bastante comum. Hoje mesmo eu tomei isso :D .

 

Se for uma casa com várias pessoas consumindo café esse consumo pode ser maior.

 

Se ele for torrar/comprar pra alguém da família, pra mãe, irmão e tal, esse consumo aumenta.

 

Acho que consumimos de 1 a 2 kilos por mês. É uma conta razoável.Alguns consumirão até mais.

 

Teríamos uma média de uns 15 Kg por ano, 12 kg seria o mínimo e uns 24-30kg o máximo.

 

Levando em consideração que o café após ser torrado perde até 20% do seu peso, a quantidade de café cru,que deverá ser comprada, será ainda maior que o valor médio encontrado.

 

Acho que é por aí.

 

Eu acho que o meu consumo gira em torno de 2-2,5kg por mês.

 

Ainda mais que eu dei um moinho da Krups pra minha mãe.Ela agora só bebe o café que eu torro.

 

Acho que é mais ou menos isso.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca! 5 duplos no dia? :o

 

Para falar a verdade, teve semanas que tava num ritmo assim, tomando 2-3 de manhã e 2 à tarde. Agora reduzi, tava me atrapalhando o sono, me deixando um pouco irritado... Mas isso é um bom tópico novo!

 

Bom, nunca contem com o café verde para o único café de consumo. Pois mesmo que consigamos 4 cafés diferentes, enjoa. Então sempre vai ter uma compra aqui ou ali de café torrado.

 

Outra conta boa é o quanto está disposto a torrar. O meu torrador faz uns 200g por vez (170g torrado), mas são uns 12-15 minutos por batelada, então em 1h30 eu faço umas 4-5 torras pois tem ainda o tempo de preparar, limpar etc. Se eu torrar toda semana, dá de 800g a 1000g verde, o que daria, se eu torrar nas 52 semanas, de 40 a 50 kg. Já vi que não é bem assim, ano passado não consegui torrar 30kg.

 

Acho que de 10 a 15kg para quem torra volumes pequenos é razoável. Se tiver alguma cafeteria/torrefação que deixe usar o torrador, pode de repente comprar mais para vez ou outra fazer torras pra amigos e familiares. E aprender muito, claro, "estragando" parte do café! :lol: Em geral, se torrar demais, sempre tem consumidores, pois é o gosto comum, mas se errar e deixar muito claro e cru, ninguém gosta.

 

Eu estou tentando conseguir 2 cafés diferentes, que se der certo, dá para dividir. Mas não prometo nada...

 

Ao mesmo tempo, até o fim do ano vamos organizando essa idéia, vou montar algo para coordenar. Se 5 pessoas encaram 12 kg, já é 1 saca. Se mais gente aparecer, dá para ter 2 cafés diferente e dividir. Lembre-se que sempre vai ter mais custo para enviar para cada pessoa que está longe. Ao mesmo tempo não se esqueçam que sendo café bom, às vezes vale a pena pagar caro, pois vai torrar como gosta e se errar, ao menos erra em pouco volume, não paga 100 reais em 1 kg de café queimado!

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se 5 pessoas encaram 12 kg, já é 1 saca. Se mais gente aparecer, dá para ter 2 cafés diferente e dividir. Lembre-se que sempre vai ter mais custo para enviar para cada pessoa que está longe. Ao mesmo tempo não se esqueçam que sendo café bom, às vezes vale a pena pagar caro, pois vai torrar como gosta e se errar, ao menos erra em pouco volume, não paga 100 reais em 1 kg de café queimado!

 

Márcio,

 

12 kg por pessoa é moleza. É um kilo por mês no ano em média.

 

Torrando e perdendo 20%, dá uns 800g por mês.

 

Esses 12 não durariam um ano. Se for duas pessoas consumindo (marido e mulher ou mãe e filho) dura menos ainda.

 

Vamos convocar os interessados e fazer uma reunião :D . hehehehe

 

Devemos levar em consideração que o café cru não estraga ou deteriora como o já torrado,o prazo, desde que bem armazenado e guardado, é infinitamente maior.

 

Até hoje aqueles cafés de 2009 (Serra Negra e Chapadão) estão bem legais.

 

Tomei ontem...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca! 5 duplos no dia? :o

 

Sentiu o drama do seu amigo aqui né? Não acho muito não, sinceramente.

 

O Bruno pelo jeito tá consumindo mais do que eu :D

 

Pra melhorar o sono, um pouco de atividade física (academia, caminhada...) que inclusive se beneficiam com o uso do café. :)

 

Opa, o assunto aqui é outro...hehehe

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae gente

 

Márcio e Rafa,

 

Podem contar comigo (1 kg por mês) 12 no ano. (pode ser qualquer café que decidirem)

Não posso mais do que isso porque não vou parar de torrar o desse meu amigo porque é bom e barato!!!

O pai dele forne a 25,00 o kilo, mas para mim ele faz por 15,00 pois somos amigos a muito tempo. (Obs: Você me perguntou, ele fornece a quantidade que quiser, é só me avisar)

 

Tem um outro agravante,

 

Eu plantarei neste sábado:

200 mudas de Catuaí Vermelho variedade 99

2 mudas de Catuaí Vermelho variedade 144

2 mudas de Mundo Novo

2 mudas de Topázio

2 mudas de IBC 12

2 mudas de Acaiá do Cerrado

2 mudas de Obatã

 

Totalizando 212 mudas. E no mês que vem vou atrás da Embrapa em Patrocínio/MG para pegar 10 mudas de Bourbon e 2 mudas de Robusta Conilon.

 

As 212 mudas já estão aqui em casa e plantarei com a terra bem preparada e com controle natural de pragas de modo a ser praticamente café ORGÂNICO. É um projetinho bacana e um tanto audacioso porque eu sou o único fanático aqui na família.

 

Agora imagine daqui um ou dois anos quando esse cafés começarem a produzir..... Vou ter que vender pra galera daqui do fórum ;).... HAHAHAHA

 

Mas é isso aí, podem contar comigo e quando eu terminar o plantio, posto a fotos...

 

Até...

 

Fogo Ruivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala ae Márcio

 

Então, temos um sítio de 3 alqueires, porém plantarei no quintal da casa lá do sítio (10.000 m2), pois fica fácil de cuidar.

 

Mas enfrentarei um problema..... nosso sítio fica a 562 metros de altitude, fato esse que me trará um certo desafio, pois terei que redobrar os cuidados e buscar informações na Internet em órgãos governamentais a fim de produzir, pelo menos, um café decente.

 

Sabe Márcio, mesmo que não fique um café bem desenvolvido em questão de tamanho e qualidade, devido a essa altitude, quero pelo menos olhar para a xícara e ter a certeza de que é um esforço só meu e que toda doçura, acidez e corpo que esse café venha a ter daqui a um ano seja livre de agrotóxicos e tenha a minha personalidade, afinal " Você é o que você cuida ".

 

" Da terra à xícara " esse será a minha meta para esse ano.

 

Será um enorme prazer enviar a vocês uma amostra do nosso esforço.

 

Torçam por mim....

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Fogo

daqui a pouco vc estara vendendo no clube quando ja teremos mais de 1000 membros hehe

 

abs e parabens pela iniciativa, vou querer uma amostra gratis ja que sou medico hehe e vc viajante propagandista ne. Ah alias precisa falar para os medicos conhecerem o nosso site/clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas enfrentarei um problema..... nosso sítio fica a 562 metros de altitude, fato esse que me trará um certo desafio, pois terei que redobrar os cuidados e buscar informações na Internet em órgãos governamentais a fim de produzir, pelo menos, um café decente.

 

Sabe Márcio, mesmo que não fique um café bem desenvolvido em questão de tamanho e qualidade, devido a essa altitude,

 

Caro Fogo, não entendi seu problema de altitude.

Não conheço a localização de sua propriedade, a latitude nem as características microclimaticas ou regionais, mas, em geral, para as regiões tradicionalmente produtoras de café, tanto na Alta Mogiana, quanto no Sul de Minas ou Norte Velho do Paraná, as altitudes de 450 a 900 metros são as mais freqüentes. Qual seria o problema, muito calor ou frio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

pode apostar que estamos doidos pra provar esse café!

Conseguiu as mudas com seu amigo?

Tenho um terreno,

mas acho que lá não seria fácil de plantar pois a casa fica quase no nível do mar e fica bem abaixo do morro, os acessos também são ruins,

precisou de quanto de espaço pra plantar todas as 200 mudas? 10 mil metros mesmo?

Já pensei em tentar plantar também...

Quando os pés já estiverem dando frutos seria bem legal se pudesse marcar um encontro do fórum na época da colheita (e eu já abusando da hospitalidade...).

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Fogo, não entendi seu problema de altitude.

Não conheço a localização de sua propriedade, a latitude nem as características microclimaticas ou regionais, mas, em geral, para as regiões tradicionalmente produtoras de café, tanto na Alta Mogiana, quanto no Sul de Minas ou Norte Velho do Paraná, as altitudes de 450 a 900 metros são as mais freqüentes. Qual seria o problema, muito calor ou frio ?

 

Então Bernardo, eu me expressei mal....o problema não é a altitude, mesmo porque é uma altitude boa e a terra tb, o problema é o calor excessivo, pois a partir de Junho, quando cessam-se as chuvas, aí é estiagem brava amigo, e como não tenho sistema de irrigação, vai no regador mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Será um prazer experimentar esse café, aguardarei ansiosamente. Você já tem compradores aqui no fórum para seu lote inteiro, rsrsrsrsrsrsrs.

 

Leo

 

:) :) :)

 

Que isso amigo, será uma grande prazer. enviarei a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

pode apostar que estamos doidos pra provar esse café!

Conseguiu as mudas com seu amigo?

Tenho um terreno,

mas acho que lá não seria fácil de plantar pois a casa fica quase no nível do mar e fica bem abaixo do morro, os acessos também são ruins,

precisou de quanto de espaço pra plantar todas as 200 mudas? 10 mil metros mesmo?

Já pensei em tentar plantar também...

Quando os pés já estiverem dando frutos seria bem legal se pudesse marcar um encontro do fórum na época da colheita (e eu já abusando da hospitalidade...).

Bruno Goulart.

 

Fala ae Bruno

 

Então..... nós separamos esse terreno de 10.000 m2 no sítio, mas nem usa tudo não.... 200 mudas da para se plantar em 800 m2 se você utilizar espaçamento de 2 metros entre as mudas. (20 fileiras de 10 mudas)

O problema de vcs aí é a altitude mesmo.... mas fica frio, na época da colheita eu faço convocação.... quero ver quem vai ter coragem de arregaçar as mangas????.....hahahahahahahaha

 

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Fogo,

Cada caso é um caso, mas em se tratando de 212 pês, podes usar tecnologias não convencionais e mais caras, que seriam antieconômicas em grande escala mas sem impacto significativo em pequena.

Verifica tuas possibilidades específicas, talvez possas recorrer a sombreamento, plantar em localização onde possas irrigar por valas ou inundação ou algum outro método alternativo, inviável em plantios comerciais porém perfeitamente adequado para pequenas extensões de terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...