Ir para conteúdo

Tempo de extração


Rodrigoks

Postagens recomendadas

A msg do Gil está razoável mas prefiro não mexer no vespeiro.

 

Todas as respostas estão no gráfico do Jim Schulman, entendendo o gráfico não é necessário mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, revi o gráfico e explica muito bem, mas precisei de todo este raciocínio para entendê-lo, e faltou a conclusão que é:

1º- não passar do blonding.

2º- quando se inicia a extração independente do que você desejava fazer, a extração vai assumir uma das "3" curvas e se mudarmos o rumo assumindo a curva iniciada ainda podemos ter um café equilibrado mesmo que não seja na concentração inicialmente planejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse gráfico é bem legal porque facilita muito ajustar um shot. Será que é possível conseguir em alta resolução pra imprimir e fazer um pequeno quadro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Cal, por isto coloquei o 3 entre aspas, para que soubessem a que curva me referia, mas como o Sergio havia dito, são infinitas linhas. E é claro ninguém vai montar uma rotina no computador com leitor de vazão, transparência, balança, .... O negócio tem que ser no impulso e no mais ou menos, nos 1º 10 segundos dá para ter noção do rumo e já meio se define se vai ser isto ou aquilo e se aguarda o momento, sempre reparando se não chegou o blonding ( cada hora escrevo de um jeito)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A reta é uma espécie de metáfora da extração e serve como guia para ajustar os shots. Na prática, porém, as coisas são um pouco diferentes. As extrações não são perfeitas e não ocorrem de maneira uniforme no bolo. Isso sem falar em possíveis canalizações, que entortariam bruscamente a reta para cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

legal o video Carlos,

 

Sempre fiz pelos 23s... 
inclusive na moka usei a mesma medida de tempo para tentar chegar no café agradavel

 

mas pela "coloração" fica facil perceber quando é hora de desligar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs já tentaram separar as fases da extração para ver como o sabor muda? É bem legal. Fiz isso algumas vezes e realmente entendi porque eu não quero entrar na fase do blonding.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa a discussão!

 

Considero o tempo total de extração como sendo o momento que ligo a bomba até desliga-la, no entanto sempre presto atenção no tempo que cai a primeira gota. Normalmente no meu caso, em uma boa extração, demora  de 4 a 6 s, se passa disso fica super extraído, caso contrário fica sub extraído.

 

O meu target time total é o famoso 25 s. No entanto, nunca corto a extração pelo tempo, observo volume, cor e fluxo.. hora ou outra o tempo total passa os 28 s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico.. Ontem fiz um single 7g a 50%...

 

Após ligado a bomba, deve ter demorado ao menos uns 10s para cair a primeira gota.. E ao final dos 25~30s, haviam seus 14g na xícara...

 

Pergunta.. A extração está "correta"?

 

Ou, como faria para ajustar a primeira gota?

 

Se engrossar a moagem, a primeira gota vem mais rápido, mas em compensação levará menos tempo para os 14g na xícara..

 

Afinal de contas, o que fazer?!  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu target time total é o famoso 25 s. No entanto, nunca corto a extração pelo tempo, observo volume, cor e fluxo.. hora ou outra o tempo total passa os 28 s.

Noise, o target deve ser o sabor, não o tempo.

 

Miyamoto, se está correta, só vc sabe pelo sabor... Mas parece que estava moído fino, era só deixar extraindo mais um tanto para um ristretto mais equilibrado, pois deve ter saído ácido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Pessoal, estou com problemas com o tempo de extração...

Consigo extrair 28g a partir de 14g de café moído, com sabor quase equilibrado, pendendo para o amargo ainda, coloco o moedor no nível 4, se abaixar o nível fica amargo, mas o tempo ainda é o mesmo, 8 segundos contados do momento de ligar a bomba até completar as 28g.

Onde será que estou errando?

 

Estou usando o café Brejetuba dá compra coletiva, que está no fim, e tenho um irmãos briosque para usar em seguida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 seg é muito pouco Imigrate...
Geralmente eu conto no mínimo 20 a 25s a partir do momento que a água toca o café. Ou seja se quando você liga a bomba a água já sai no mesmo instante, a partir dai. 
Sugiro que você coloque mais pó (se o filtro couber) ou afine a moagem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere que um tempo de extracao para iniciar sua experiência entre 20 e 30 seg , quando vc conseguir uma extração nessa faixa , aí sim vc começa a regular tempo / granulometria para o seu gosto.

 

Como o Aurélio disse 8 seg é cachoeira .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22 segundos consigo se moer no menor nível do moedor, mas o resultado é muito amargo.

Daí passei a moer mais grosso para equilibrar o sabor entre amargo e ácido, cheguei no ponto atual, moendo no nível 4, mas está cachoeirando em 8 segundos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá isso vc está obtendo 28g em 8 seg , isso é uma BR de 50% a maioria dos cafés para meu gosto com 50% fica amargo eu prefiro em torno de 40%.

 

Vc tem máquina nespresso certo , experimenta extrair ao invés de 28g , um pouco mais , 40g , isso dá uma BR de 35%, que é parecido com a BR de um nespresso Ristreto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imigrate, o lance do amargo, pode ser o café que você está usando. Eu gosto da BR de 50% mas não é todo café que fica bom com ela. As vezes eu gosto de BR até 100%!! Ou seja ristretto mesmo. 20g de café pra 20g na xícara! 
Mas isso depende muito do café que você está usando. Procure usar outros grãos, de preferencia com a torra bem recente, tipo até 7 dias no máximo. Não vai caichoeirar tanto. 
De qualquer forma 14g não é uma quantidade ruim, o que está ruim ai é de fato a moagem, no que tange a extração. No que tange ao amargor, tenho quase certeza que deve ser o grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de preparar 15g, moído no nível 3 e extrai 40g, ficou bom, equilibrado, mas faltou crema. Já estou desconfiando do grão. O Brejetuba acabou e estou usando o irmãos briosque do Seleção do Mário. Na embalagem não consta a data de torra.

 

EDIT> foram 13 segundos para completar os 40g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@imigrate, estou com um irmãos briosque no meu moinho atualmente, datado de 20 de dezembro. Curiosamente, ele tem me dado menos crema do que eu imaginei, usando 16g, PF duplo em aprox. 28s de extração.

 

Apesar de estar num prazo legal, também estou creditando a baixa cremosidade ao grão. O sabor também está bom, só estou com pouca crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Independente do grão afina um pouco mais , e tenta ficar entre 20 e 30 seg. , e aí começa a acertar para o paladar.

 

Mas uma coisa eu posso afirmar , vc como eu prefere BR mais baixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está melhorando.

Consegui extrair 44g de 17g de pó em 20s. Isso no nível 3 do moedor, ia mudar para o nível 2 mas esqueci, vou tentar mais uma vez no nível 3 ver o resultado depois tento no nível 2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...