Ir para conteúdo

Nuova Simonelli Musica


Lohaspell

Postagens recomendadas

Aurelio, estou chegando nessa conversa meio atrasado, mas vamos lá.

1 - bomba rotativa é de deslocamento positivo ou seja ela desloca sempre o mesmo volume de liquido por rpm, para controlar a vazao so tem duas maneiras, variar a rpm o que se bem me lembro nenhuma maquina de cafe o faz. ou desviar o excesso de fluxo de volta ao começo, ou seja alguma valvula tipo opv.

2 - Os tais gicles a que voce se refere ficam no circuito que mantem  a temperatura do grupo e em nada interferem no fluxo de extração, a principio so mudam a velocidade de agua que esquenta o grupo para impedir que este esquente demasiado.

3 - A pressao depende do volume bombeado e da restrição a sair, se nao existir restrição a pressao sera da perda de carga do circuito e se esta sem pf mesmo que apareça pressão esta esta antes de onde interessa que é no bolo de cafe. O unico jeito de ter pressao é pela restrição causada pelo cafe, por isso todos falam em afinar a moagem.

4 - O moedor, pelo que vi numa foto voce tem um vario, que eu tb tenho, e é bastante dificil de realmente afinar muito a moagem nele pois o sistema de "proteção" das mós acaba cedendo quando os graos sao mais duros ou a moagem esta muito fina. Mas mesmo assim da pra afinar um tanto, só que ele força um pouco...

 

nunca medi o fluxo da minha maquina mas como voce tem estado preocupado farei e depois posto aqui o resultado mas acho que deve ser mais ou menos isso que voce falou pois nos fushs sai bastante agua com certeza mais de 100ml em pouco tempo pois coloco a xicara em baixo de vez em quando e ela transborda sempre.

 

hoje sem querer acabei testando o nutation pois fiz meio desapercebido como faço de vez em quando e o tempo aumentou, agora prestarei mais atenção.

o problema é que tenho tirado poucos cafés ultimamente, minha mulher tem estado mais pra aeropress...

 

bom amanha vejo se tenho umas respostas dos fluxos.

abs.

Lisca


vou ver se consigo montar novamente o pf com o manometro e posso dizer melhor as pressoes que estou usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Lisca, jóia valeu pela resposta. Vamo lá, 
A minha está em 8,5 bar de pressão no porta filtro fechado com o manometro sem vazamentos. 
O meu moedor é um MDX da nuova simonelli mesmo e ele chega até no zero. Mas no momento estou com um K30 que está me dando bons resultados em termos de gosto. 

Eu achava que os giclês seguravam um pouco o fluxo como se fossem um redutor de pressão de chuveiro, eles seguram a pressão e consequentemente isso diminui o fluxo...
Nutation sempre segura o fluxo, e o pior é que eu estou começando a gostar das extrações fazendo isso. 

Obrigado por medir, a minha está dando nessa faixa de 200 a 250. Amanhã confirmamos. A propósito você usa a pré-infusão automática da Música? 

Outra coisa, por acaso você sabe se a sua tem o cilindro de retenção ou tem a OPV? 

 

Abraços,

 

Aurélio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já devem ter escrito aqui, mas... Segurar o fluxo é o bolo restritivo. Moagem fina (de um moinho sem problemas) e pouca ou nenhuma pré infusão.

 

Talvez um moedor cônico te ajude se anda com problemas... Cafés claros ou torras mais velhas não ajudam.

 

Diminuir o fluxo com restritores não vai chegar no resultado que quer. Se colocar um restritor muito pequeno, algo como 0,3mm, aí pode ser que consiga, só que vai faltar pressão pra empurrar a água pelo bolo, e vai acabar tendo umas extrações meio parecidas com mokinha, com moagem não tão fina etc. O princípio é o mesmo para bombas de grande volume (rotativa) e vibratória: desvia o fluxo na saída para limitar a pressão, mas é o bolo de café na ponta final que limita o fluxo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medi o fluxo em 15 segundos pois preciso mudar a regulagem dos botoes pra conseguir mais tempo e deu 140ml o que quer dizer 280ml em 30s

perdi a colinha de como entrar no modo de programação vou ter que vasculhar o computador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a pressao que consegui medir foi de mais de 10bar, preciso colocar o manometro de escala maior pra ver direito e ja vou desmontar pra regular a opv...

 

minha maquina esta conectada à rede com uma boia no tanque e um dreno no fundo do driptray conforme fotos:

 

23895810513_2d78e2eda2.jpg

24440276911_337abd51d7_n.jpg24522608835_ba2773f72c_n.jpg

 

inclusive acabei de ver que preciso dar uma lavada no tanque...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando desmontei a minha pra regular a OPV estava em 12bar eu abaixei pra 10, depois abaixei pra 8,5 o que deveria dar 8,0 como o fluxo do café. 
Mas eu comecei a gostar do sabor, apesar da crema nem ser tão expressiva. 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha nao tem opv só uma fixa  :(  :angry:  :wacko:

mudei e medi o fluxo em 30s deu 277ml e a pressao passa dos 10 eu queria diminuir, fiquei brincando com a restrição e pra pressao baixar pra 8 ou 9 o fluxo é +- 60ml em menos de 20s e isso é muito longo pra mim, vou medir com mais precisao e calma depois posto.

ja que abri a maquina aproveitei pra dar uma geral limpar tudo troquei a tela que ja tinha comprado outra e nao tinha colocado, enfim depois de uns dois meses parada ate que esta bem movimentada.

 

no fim aurelio obrigado pelo incentivo... rsrsr :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma válvula que fica em um cilíndro Lisca? Essa válvula é fixa mas dá ajuste viu e esse ajuste interfere na pressão do grupo. Não é aqueeeeela OPV mas serve como uma quando não se tem mais nada a fazer. 
Se for essa é a mesma da minha. Uma válvula Neplax Viton de 10bar. Ainda tem outra Neplax, na entrada do grupo de 16bar. Mas nessa eu não mexeria não.

Eu comprei um kit bem interessante Lisca/Baboo saca ai: 
http://www.elektros.it/it/it/elektros/kit-old-musica-new-musica.html

 


A minha as vezes dá 300ml em 30s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fica outra naquele cilindro que fica ao lado do tanque onde entra a linha da bomba e sai a linha que vai pro resto e da válvula si de volta pra bomba.

Acabei não tentando desmontar...

 

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o que eu fiz? 
Aquela outra do cilindro eu abri um pouco e caiu pra 10 bar (ela faz a pressão cair até 4 se você quiser) A saída dela que volta pra bomba tava dando entrada de ar na minha máquina, então joguei a saída dela de volta para o reservatório, mas como a sua é ligada direto não sei se isso se aplicaria. 

Mas a que eu mexi (mesmo com a mangueira conectada) usando um alicate comum mesmo, foi essa do cilindro. Isso com o porta filtro com manômetro lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Adquiri uma Nuova Simonelli Musica :D

Já esclarecendo: Sim, comprei na OLX ! Mas como nem tudo são flores, já iniciei o processo de limpeza geral, retirar vazamentos, trocar a conexão em "T", restauração da pintura do chassi, trocar a iluminação defeituosa. 

38646861085_04d3af2b12_c.jpg

Grupo sujo

38646855505_f87a7e83a1_c.jpg

Limpeza com Cafiza não deu conta de primeira

25672815908_38fa1c6cf8_c.jpg25674660568_070eb014e3_c.jpg

Caldeira aguardando finalização da montagem (importei aquela válvula de retenção), pois a mesma estava desmontada dentro da tubulação, gerando instabilidade durante a extração. Parece ser um problema recorrente na Musica.

25674696778_1d387c6a1f_c.jpg

Tubulação tinindo, limpeza com vinagre e esponja de aço ! Estava sem ácido cítrico no momento, mas o vinagre deu certo também

 

 

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Fernando, o chassi você devia levar para pintar eletrostático, não é caro e é uma ótima proteção,
 
Gil, pra pintar eletrostático, vou ter que arriscar desmontar o braço de vapor, já quebrei umas rebarbas do sextavado, tá travado com cola. Vou ter que prender em uma morsa e aquecer pra tentar soltar

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Olha só9ef7192b43ad971d7719534e81408ab6.jpg

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, melhor deixar quieto.

De qualquer forma, só para saber, se quiser soltar este parafuso a melhor forma e comprar um punção de centro, no Mercado Livre tem , escolher um ponto fixo para bater em ângulo , de forma a girar a porca  no sentido que solta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica é boa ! Já usei essa técnica no passado, quando trabalhava com meu pai. Meu pai dizia... espere o cliente ir embora, aí a gente solta o parafuso no tranco, usando um punção. rs !!! :D

Pensei em duas porcas (contra porca), prender na morsa o braço, dar um calor de leve e usar uma chave tipo estrela, dando tranco com martelo. A aquecida seria uma tentativa de amolecer a cola. Mas estou bastante resistente em tentar, pois se quebrar, vai custar caro B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando , sem querer palpitar , mas palpitando :D, essa é  uma redução de latão de 1/4 x 3/8 , vende em qualquer lugar custa entre 5 e 7 reais , não  perde tempo com isso taca calor e se der ruim compra uma redução nova .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caê,

Quanto a conexão é mais ou menos tranquilo, pois possui a extremidade superior com aquele rebaixo interno, padronizado para conectar a tubulação de cobre original. O padrão brasileiro é um pouquinho diferente, mas isso resolvo fácil importando a conexão. Mas o grande problema é o corpo da válvula, quando coloco a chave para soltar, o corpo da válvula patina no chassi da máquina, tenho que apoiar a peça, correndo o risco de quebrar por ser latão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parafusadeira de impacto também é ótimo para arrancar parafuso duros. Já arranquei parafusos arlem da caldeira da Gaggia que a parafusadeira normal de 12v não tirou e na de impacto saiu facinho.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando esta parafusadeira não é de impacto. Pode ser uma parafusadeira/furadeira de impacto, mas não é a mesma coisa.
A parafusadeira de impacto ela da umas pancadinhas no parafuso para retirar e colocar mais fácil. O bit para colocar o parafuso não é ajustável como na furadeira/parafusadeira. Só use para estes serviços mais parrudos pq o controle de torque da parafusadeira de impacto é somente no gatilho.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...