Ir para conteúdo

Nuova Simonelli Musica


Lohaspell

Postagens recomendadas

Pessoal, fiz esse vídeo que foi um dos que saiu melhor. 

Saiu com 22seg um shot de 30ml (foi mal o copo lagoinha, o dosador ainda estar por vir) 
com uma canalização bem marota, no finalzinho.
 

https://www.youtube.com/watch?v=jEk9Cn8fbaQ

 

Café da Academia do Café torra média/clara

18g 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, para mim, parece bem bom. Se vc não está gostando, é o sabor do grão.

 

Se quer amenizar o possível amargor pode parar antes (menos massa na xícara) ou moer mais grosso um tiquinho e parar na mesma massa na xícara.

 

Na compactação sugiro calcar uma única vez. Ficar apertando várias vezes só tende a rachar o bolo. Antes de compactar bata um pouco mais forte o filtro na mesa para que o pó assente bem nas paredes do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tomei um café extremamente mal tirado numa la marzocco, e apesar de sem muita crema, tipo o meu, estava bem mais gostoso.

Outra coisa que pode estar diferente. Esse café da cafeteria *provavelmente* estava bem mais fraco não? (geralmente usam 7-8 g no filtro e entregam baldes). Diferente do seu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em dose,vi o video,a extração é de um duplo ristreto?Aquele copinho ali mede 30ml naquela marca,e o filtro era o duplo,então vc ristretou um duplo.É isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, parece contraditório. BR alto assim, muito certo que esteja sub-extraído. E o Aurélio está incomodado com o amargor. Só se Aurélio vc está confundindo acidez e amargor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A extração esta ok , não tem nada de errado , 18g , 32 seg e se esse copo e de 30 ml , eu diria que o BR foi de uns 60% ou mais , devia estar forte "pakas" , eu acho que seu problema não esta na maquina , mas no moedor , uma BR tão alta se o café estiver (eu acho que esta) muito fino ou com muitos fines , vai  ficar  intragável.

 

Uma sugestão , vc não precisa ter um copo graduado , mas sem a balança para calcular o BR fica difícil a gente palpitar , eu gosto de espresso na faixa de 40/45% .

Vc só vai saber o seu gosto calculando a BR .

 

Sua maquina não tem PID então vc vai ter que determinar a temperatura que vai te agradar , ou seja vc vai ter que alongar / encurtar os flushs ate uma temperatura de extração que agrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também gosto da BR em 45% na verdade eu prefiro, a 60 % mas 45% é ok.
Eu gosto de ristretto. Mas queria ter um café 45/55% campeão. 

 

Na balança eu coloquei 18g mesmo e tirei 30ml. Ou seja um ristretto, era pra estar doce! 
O café da academia que eu sempre tomo lá eles fazem com 18 também mas fica uma delicia, 40ml. (meio sem crema também, mas com sabor bem equilibrado) 

Eu acho que (talvez) meu moedor esteja com o eixo levemente empenado, fiz um teste rodando ele manualmente e checando pela abertura (por onde sai o pó) e notei que a base dos discos (mós) estavam rodando levemente desalinhadas. E sim, apesar da extração estar até bonita (para um ristretto), sai os fines sim. 
E, como eu já disse antes, eu gosto do café ácido mas amargo não, e o meu tá saindo amargo.
Eu poderia até tentar um BR com uma granulação maior, mas a água ia jorrar! 
E eu quero fazer tudo antes de ser preciso fazer nutation que eu particularmente não curto. 

Esse artigo, que li aqui no forum mesmo,  é excelente 
https://coffeehustle.com/posts/pEcQmYA3jEZEPKa4B/nutation-an-apology

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Então, 
Galera conseguir um moedor, estou com um K30 aqui e por incrível que parece não resolveu muita coisa :( 

o amargor continua, a crema bem fininha e um café quente na xícara.
estou entre 18-20g. 


A melhora foi que tem menos fines na xícara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não é o moedor , sobrou temperatura e o café , se vc esta derrubando a temperatura com flushes , pode ser o café .

 

Já experimentou uma torra clara (tipo unique cítrico )  ou um blend de espresso ? Se continuar amargo , mesmo usando um K30 , leva essa Musica para um barista pai de santo , que ela esta com encosto .   :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema está na peça da frente da máquina, sem qualquer demérito ao Aurélio. É que geralmente é onde se localiza o problema.

 

Talvez você esteja simplesmente extraindo mais concentrado do que acha que gosta. Outra coisa é que filtro naked deixa mais matéria sólida na xícara e mais amargor.

 

Acho que o melhor atalho seria vc levar um barista conhecido pra extrair e ver se o problema persiste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, pode até ser Rodrigo, não estou descartando nenhuma possibilidade. 
Como disse antes, estou usando 18 a 20g, mas como extrair com o naked numa concentração menor??

O fato é eu sei o café que eu tomei no Sofa café e comprei o mesmo e aqui em casa não ficou bom. 

Tudo bem que lá era uma Dalla Corte, mas o café estava perfeitamente normal, sem amargor.

 

Quanto a torras claras, também já testei. Não acho que esse seja o problema.

 

Eu tenho certeza que o problema do meu café é a falta da crema. Ele está com uma crema bem pobre e eu acho que isso acaba resultando em amargor.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é verdade sergio, mas o vídeo anterior é quase uma excessão. 

Acabei de tirar um shot duplo com o porta filtro duplo grandão, de 23g e colocando mais ou menos isso mesmo, já ficou um pouco melhor. 

Mas aqui no forum o pessoal daqui do fórum falou pra eu começar com 16g a 18g e não está ficando bom com isso. 
Com 23g eu acho que começa a ficar melhor mas fica muuuuuuito concentrado!
 

=Ò;Ó=
  (   ) 
 m m            

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o contrário, a crema aumenta o amargor.

 

As causas para pouca crema são : torra velha, moagem errada, temperatura muito alta, e algumas torras clara e cafés simplesmente produzem pouco crema mesmo.

Se vc verificou esses itens, não sobra muita coisa.

 

outra coisa que vc pode fazer é delimitar o problema. vc tem uma saeco, moe o mesmo café no mesmo moedor e extrai nela, se ficar bom a gente elimina ocafe e o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 23g eu acho que começa a ficar melhor mas fica muuuuuuito concentrado!

Não é que fica. Você que deixou. Basta parar a extração quando a balança marcar 46 g (caso queira razão de preparo de 50%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminui a Br vai ficar menos amargo. Uma extração mais curta ajuda a diminuir tb, desde que vai menos cafeína no pacote. Faça um carioca (extração curta e água quente depois). Estou começando a achar que vc gosta de café coado e quer beber uma bebida limpa como tal em Espresso. Não sei. Crema não é tão relevante assim exceto pelo aspecto da bebida na xícara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, pode até ser Rodrigo, não estou descartando nenhuma possibilidade. 

Como disse antes, estou usando 18 a 20g, mas como extrair com o naked numa concentração menor??

O fato é eu sei o café que eu tomei no Sofa café e comprei o mesmo e aqui em casa não ficou bom. 

Tudo bem que lá era uma Dalla Corte, mas o café estava perfeitamente normal, sem amargor.

 

Quanto a torras claras, também já testei. Não acho que esse seja o problema.

 

Eu tenho certeza que o problema do meu café é a falta da crema. Ele está com uma crema bem pobre e eu acho que isso acaba resultando em amargor.

 

Não esquecer que o Aurélio tem, sim, uma referência do que está procurando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crema é amarga. Prove separado para ver.

 

Como o Guilherme disse, tire um espresso mais diluído, com uns 45-50g de bebida a partir de uns 20g de dose.

 

Vale checar se o café não está encostando no chuveiro, o que pode causar fratura no bolo e extração defeituosa. Basta engatar o PF no grupo com café e tirar sem extrair pra ver se está saindo sem marcas.

 

Ressalto que não estou lhe subestimando, mas compartilhando da dificuldade. A curva de aprendizado de entender os sabores do expresso é demorada. Hoje sou melhor nisso do que no início, mas volta e meia me deparo com dificuldades. O bom é que já ganhei maturidade pra saber que nem todo café vai ficar ótimo no espresso, e não será minha culpa.

 

Em todo o caso, querer adaptar o café a uma determinada receita nem sempre é bom caminho. Espresso é uma espécie de eterna busca na qual frequentemente nso se encontra o que procura. Tem é que gostar do caminho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamo lá, 

 

Primeiramente gostaria de agradecer a todos vocês que estão me ajudando com essa questão, que eu sei que é difícil, de extrair bem o café. Espero poder fazer isso também para alguém do fórum no futuro. 

Dito isso, 

 

Guilherme, não eu não gosto de coado (só com açúcar, então nem conta). Eu gosto de Ristretto, só que se eu só tomar ristretto eu vou morrer de gastrite. Sendo assim eu gosto do Café Espresso normal mesmo de preferência docinho sem açúcar numa Br de 40 a 60%. Sendo 40g na xícara vindos de 20g de pó. 

 

Rodrigo, eu me lembro que eu li, não sei aonde, que a crema era um indício de um bom espresso e que nela se concentrava a parte mais doce da bebida . Mas não sei aonde li e nem se isso procede de fato ou não. Ah, e só pra constar o tal teste do açúcar na crema aqui em casa na Musica nunca deu certo. Na minha Delonghi Prima Donna dava, rs, mas o café era mais insosso.
De fato, eu acho que eu gosto mais da busca do que da bebida em si e por isso não vou parar de continuar tentando. Porque eu sei que quando eu tomo um café bem extraído eu sei que o estou tomando um café bem espresso!

 

Roger, eu tenho uma Dolce Gusto rsrs, e com açúcar até que rola, rs. 

Carlos, eu tenho testado com cafés de torra de no máximo 1 mês, geralmente claras sim (gosto mais), e tenho tentado derrubar bem a temperatura da Musica, porque nos primeiros flushes o grupo dela parece um vaporizador de tão quente e isso pode estar sim afetando. A minha Saeco tá sem porta filtro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é a temperatura mesmo?

 

a minha máquina é beeeeeeem mais simples, mas me permite alterar a temperatura em 1 ou 2 graus pra mais ou para menos. O mesmo café, na mesma moagem, na mesma BR, sai não só menos amargo em temperatura mais baixa, como também fica mais 'cremoso'...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Otávio, eu até acho que é isso mesmo, mas eu baixei o pressostato dela pro mínimo e ainda assim tá quente. 
Na verdade não acho que seja a temperatura. Sim é a temperatura mas devido ao bolo quebrar e gerar a tal canalização e a água passar rápido sobrando muita água quente na xícara. 

Entretanto, mesmo que passe devagar a crema tem ficado rala e escura demais. 

 

Vou tentar fazer um vídeo de uma extração ruim com o naked e postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...