Ir para conteúdo

Nuova Simonelli Musica


Lohaspell

Postagens recomendadas

 

 

Prezado Aurélio,

Por tudo o que foi falado só dá para saber que o sabor do seu espresso não lhe agrada.

Pode ter muitos motivos ... Por ex:

- Meu moedor, limpo (porém ainda assim) , após três meses sem uso o óleo de café escondido ficou ranço e o sabor do café resultante era terrível.

Tive de desmontar e fazer uma super limpeza.

- Após uma lubrificação do grupo restos de graxa apareciam no chuveiro, o que causava um sabor nada agradável.

- Outra vez, alguns grãos estragados (quase imperceptíveis) estragavam totalmente o sabor na maioria das extrações. Para complicar : naquelas em que nenhum destes grãos entrava o café resultante era ótimo.

 

Na minha humilde opinião, você é sta seguindo o caminho mais difícil: o do acaso e a adivinhação em vez de utilizar o método científico, conforme todos lhe tem recomendado:

 

Tem que experimentar o mesmo café, coado, para saber se o culpado, e ainda trocar de café para reforçar o diagnóstico.

 

Tem que usar pó moído em outro moedor, reconhecidamente bom.

Se for o caso peça para moerem umas 100gr numa boa cafeteria.

À extração na sua máquina não vão sair perfeita porém como mínimo vai indicar se o referido sabor que desagrada aparece.

 

A máquina : chuveiro, filtros e PF's tem de passar uma noite em Cafisa, bem como fazer uma boa retrolavagem com Cafisa. Os óleos de café são praticamente invisíveis porém ficam ranços e o sabor horrível.

 

Com tudo imaculadamente limpo, tem que fazer uma extração só com água, e ainda extrair água da torneira de água quente e também vaporizar água filtrada cada uma em xícaras separadas.

Deixar esfriar todas estas águas e experimentar, comparando com um copo de água fresca filtrada, para verificar que esteja tudo OK.

 

Somente após de tudo conferido, e caso não tenha aparecido o culpado, é que irá mexer com temperatura e demais variáveis de extração.

 

Por isso o conselho dos colegas : chame Igor, Burny, Miyamoto ou algum dos outros colegas de BH que muito provavelmente poderão matar a charada rapidamente. A experiência também conta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, acho muito válido o que você falou! 
Eu tenho o hábito de limpar bem o moedor, o grupo eu limpo sempre e com cafiza a cada 20 dias bem como os PFs. Já notei que uma boa limpeza, melhora o gosto mesmo, isso é fato. Mas a crema... rsrs..
Moedor, eu estou com um K30 (emprestado) aqui em casa a 4 dias e o resultado melhorou só um pouquinho. 
Quanto a água, estou usando água filtrada da rua normal mesmo e vou fazer o teste da vaporização e da água quente. 

Quanto ao coado, não tem necessidade, uma vez que eu conheço os cafés que eu compro no espresso na cafeteria que eu compro. 

Só atualizando, terça-feira o Emerson da Oficina do Espresso aqui em BH está me ajudando bastante nessa questão e vai trazer um medidor de pressão de grupo, e dar uma olhada geral na máquina. Aqui em BH ele é o papa do assunto!
Então, após essa terça, terei novos resultados e claro, postarei aqui. 



 


Rbcassani, 
Uso o original sim e um triplo que veio com o naked, aonde você comprou o da La Marzocco? Será que o IMS não é bom o suficiente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Aurélio,

O filtro IMS é mais do que suficiente. O Bernardo já falou tudo sobre o resto. O grão no seu pacote pode ser de um outro lote do que o que vc provou na cafeteria e vale também a pena testar uma água mineral que sai bem no espresso, como a Ouro de Minas. Sobre a questão do papa, acho que sou de uma outra religião. Na Oficina do Expresso fui uma vez e na época só tinha superautos lá, não achei um pitcher bom que procurei e o papo foi meio unidirecional focado na venda de superautos ...

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus nobres experts,
O Emerson veio aqui em casa com o manômetro de grupo testamos a pressão estava de fato alta, tipo 12 a 14, como normalmente é na Oscar também.
Abrimos a máquina e surgiram novas variáveis!

Essa é para os experts de plantão do fórum...

A máquina possui duas válvulas de expansão.
-Uma de 10 bar (isso mesmo!! 10bar) que fica em um "cilindro de expansão" que vai após a bomba e o "ladrão" dessa válvula joga a água de volta para sistema hidráulico quando é atingida a pressão regulada. 

Essa ai:
 https://imageshack.com/i/p7o6MYCoj
 

 

Aqui o circuito

https://imageshack.com/i/pag3SR1Mj

 

-A outra válvula, de 16 bar, que é a que está logo ao lado esquerdo do grupo.

Pois bem, resolvi mexer na válvula desse cilindro (a de 10bar) e a pressão que estava em torno do 13 no manômetro de grupo foi derrubada para 10bar, (como é normalmente nas máquinas profissionais). Poderia derrubar até 4 bar se eu quisesse, mas resolvi testar com os 10 mesmo. Para fazer isso eu tirei o tubo de silicone (mais largo) da válvula. 

Porééémm: 

Problema 1 - A válvula funciona sem a mangueira do dreno sem problemas desde,óbvio, que eu coloque uma vasilha em baixo pra captar a água que sai dela ao atingir os 10bar. Entretanto quando eu coloco o tubo de volta parece que entra ar na tubulação e a bomba funciona sem pressão, como se estivesse funcionando sem água (batendo até) e, no grupo, o manômetro não passa de 2bar e fica assim um tempão. 

 

Problema (ou questão) 2 - Eu deveria ter mexido nessa válvula mesmo ou na do grupo pra abaixar a pressão? Ou tanto faz uma vez que abaixou? 

 

Problema (ou dúvida) 3 - E pra que serve essa segunda válvula e esse cilindro de expansão? Eu posso simplesmente pegar a água que sai por ela e jogar na bandeja de gotejamento direto ao invés de usar essa água pra realimentar o sistema hidráulico? 

 

Por fim, tirei um café com o manômetro de grupo marcando 10bar e tenho que reconhecer ... O café melhorou bastante! Apesar de ainda estar passando rápido e a crema não estar tão espessa. Mas acho que é por ai. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Aurélio, olhando vídeos da música acho que vc mexeu no lugar errado. Olha aqui

 

 

O pessoal faz o ajuste da pressão no 2o OPV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Burny, tem um pequeno detalhe, importante porém.
Essa máquina é de antes de maio de 2010, quando passaram a ser fabricadas com esse cilindro. Até então as máquinas eram diferentes e de fato se ajustava por ai mesmo. 
Se você olhar a foto da minha vai ver que é diferente, não tem o tubinho vermelho, e a entrada de água na caldeira é um pouco diferente também. 

 

Uma outra coisa que eu acho que pode estar causando o ar é que está vazando um pouquinho de ar pela válvula expansão (na parte do ajuste).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vazamento e a entrada de ar já aconteceu antes que vc mexeu com a valvulá de expansão? O 2o OPV (no centro da foto, antes da entrada na caldeira) é regulavel ou não? Fiquei na dúvida se vc não soltou a valvulá de expansão demais e assim causou o vazamento.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que aquilo não é um OPV não Burny, acho que é mais um tampão mesmo.
Mas o que é regulavel é esse do cilindro e o que lá perto do grupo que não está na foto.
Bom, pode ser, mas acho que nem abri tanto não. Talvez haja algum produto que eu possa (ou tenha que) passar na rosca pra vedar melhor. Porque veda rosca, por razão óbvias, não daria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veda rosca é de silicone. Aguenta temperatura alta. Talvez vale uma tentativa. No braço de vapor da minha Bezzera resolveu. Mas essa peça antes da entrada na caldeira tem cara de OPV sim. Seria legal procurar um desenho técnico para conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é agua fria Burny. E o problema da veda rosca é que a válvula deixa de ser regulável. Está vazando na regulagem dela e não no acoplamento ao cilindro. 
 


E essa coisa a esquerda desse "T"que sai da caldeira é só um tampão.


Afinal, para o pessoal que tem a Musica também. 
Ela tem ou não tem OPV? 


Uma outra pergunta quais os giclês eu poderia instalar? ou mesmo um restritor de fluxo no termosifão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cilindro é uma opv mesmo. Nunca vi esse aí, parece grande.

 

Talvez, por sua máquina ser mais antiga, ela não tenha os restritores no grupo pra manter a temperatura legal. Lembro que na Oscar, sem isso, mesmo após um flush longo, subia demais a temperatura durante a extração...

 

Veda tosca é de teflon. Dependendo de como é essa opv, dá pra arrumar vazamento sim com fita. Normalmente é um pistão empurrado por uma mola, e a rosca que regula pressiona mais ou menos a mola. Ajudei nada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A válvula que tem no grupo é só pra protege o termossifao, quando o grupo esquenta. A água expande e a pressão sobe muito, e essa válvula normalmente pinga um pouco.

Outro problema é esse retorno da válvula de expansão que costuma mesmo deixar ar entrar. Algumas máquinas tem uma válvula para purgar o ar, mas que também costuma dar problema.

 

Eu jogaria essa água na bandeja mesmo... Se me lembro fiz isso na Oscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse conhece tudo!! Sempre leio posts no Home-Baristas e o nome do Carneiro tá sempre lá!

 

Esse cilindro, a julgar pelo "Spare parts" da nuova simonelli, ele foi adicionado depois de 05/2010 (Bom, estou deduzindo porque meu italiano é péssimo mas acho "DAL 05/2010" o mesmo que "A partir de 05/2010" procede??).

Estou realmente cogitando jogar essa água ali mesmo, afinal uma extração quase nunca bate os 10bar então dificilmente vai vazar tanta água assim.

Sobre o veda "tosca" eu sou bem contra usar, ainda mais em uma peça de ajuste, mas se essa for a única opção eu vou ter que dar sorte voltar exatamente para os 10bar depois do teflon, rs. Pode ser uma alternativa. 

Então, pra concluir, se não tem necessidade de voltar essa água que sai dessa válvula pro sistema novamente, eu posso então ajustar minha pressão da bomba por ela correto? E se sim, eu posso jogar essa pressão até 4 bars se eu quiser correto? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre Márcio!!! Sabe tudo, lembro quando tava recuperando, pidando e vendendo as Oscar no fórum. ...saudades desse cara e dos seus ensinamentos! Minha primeira torra foi graças a uns cafés que ele me deu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, assim como nesse vídeo eu "setei" a minha música pra 10bar
 

 

Vendo o esquema hidraulico da máquina, vi que ela tem Glicles de 3.2 na entrada e 3 na saida do grupo. 

Então acho que a máquina agora está capaz de produzir o seu melhor. 


Agora eu preciso comprar um filtro duplo da la marzocco ou da IMS :)- Alguém sabe quem vende? 
Porque tem um mês e meio que eu fiz um pedido la no Café, Cozinha e Cia e até hoje nem chegar no Brasil chegou. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, atualizando, estou começando a colocar um pouco mais de pressão no tamper, e fazer nutation e tentando engrossar mais o pó. Infelizmente não estou encontrando outra maneira de extrair no naked sem channeling então tem que ser o nutation mesmo.
Estou colocando 20 a 25 kilos de pressão no tamper. Eu sei que é bem mais do que deveria ser mas é a única maneira que está dando certo. 

Já melhorou bastante a extração. A Crema também. O gosto não tanto assim, mas já está melhor com essa pressão. Assim que puder posto um vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o palpite que não encontrará diferença entre água e vinho com a mudança de pressão. Sempre lembrando que vc mediu a pressão estática e durante um shot a pressão é menor, especialmente num duplo de BR mais altam

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos elogios... Eu dei uma sossegada das máquinas e fóruns. Mas continuo ligado.

 

Só mais uma dica... Com os gicles e caldeira em 1,3 bar, o grupo requer flushes pequenos para expurgar a água sobreaquecida. Se for muito longo, tem algo errado. Acho que tem um vídeo meu no iutubiu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu medi com um manometro no porta filtro e vi que a Aurélia também tem essa pressão. Meu fluxo de água está 205ml por 30s. 
A minha temperatura, não sei, mas assim que o café sai eu não consigo bebe-lo imediatamente de uma vez, a temperatura no copo fica em torno de 58 a 70 graus (dependendo da velocidade da extração claro) 

 

Corrigindo um comentário.  A crema é amarga mesmo.

 

Te o link dele carneiro?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau Rodrigo!! Ficou muito bom, meu sonho! Principalmente o manômetro de pressão de extração e o controle de temperatura. 

Sergio, eu medi só de curiosidade mesmo 

Mas eu colocando um termometro na agua que está saindo do grupo fica em torno de 75 a 80 graus C

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, eu estou medindo com o multímetro xingiling que também tem medição de temperatura, e ele mede até razoavelmente bem por incrível que pareça. Eu coloco o fiozinho dele direto na água do grupo mesmo, sem o porta filtro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...