Ir para conteúdo

William & Sons Coffee - Catuaí


JorgeO

Postagens recomendadas

Recebi hoje este café, torrado dia 19/11. Bastante novo, mas Ok para um primeiro teste na french press.

 

A torra suave é mais para clara, imagino que foi encerrada logo após o primeiro crack, bem do tipo que eu gosto.

Como referência, estou tomando um Unique cítrico especificado como torra média/clara.

 

O sabor é mais complexo do que o Unique, e devido ao tempo que passou fica difícil de comparar com o Frutado ao Quadrado do Léo Moço, que era o meu café preferido até hoje. Sem dúvida, os dois estão na mesma categoria.

Preparado na FP, nenhum amargor depois de 3 minutos, o que não acontece com o Unique.

 

O retrogosto é o que chamo de vontade de tomar mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, muito obrigado pelo feedback!

 

Estamos ainda desenvolvendo nossas torras. Torrei esse Catuaí mais do que 30 vezes e o fruto é bem complexo, tipo uma toranja que é um fruto cítrico não tão comum aqui no brasil. :) Eu torrei esse lot até 205.4 que realmente é o limite para o perfil de "suave". Lembrem-se que existe 2 escolas de pensamento sobre torrando pelo cor da torra. A prova sempre está na xícara. Eu ouvi Steve Deidrich falar muito sobre isso. Ele representa uma grande multidão de roasters que não olham no cor...eu sou dos dois escolas...:)

 

Segue o perfil para os curiosos desse lot que mandei a Jorge: http://roastlog.com/roasts/d7f308d03a65c263/

 

Abraços,

 

Jonathan

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante. Primeiramente me assustei com o 205 ºC mas ao checar o perfil vi que o termômetro do seu torrador está calibrado a uns 10°C abaixo do meu. Aqui o 1c acontece, geralmente, lá pelos 204/205ºC e o do Atila foi em 194,4, então seus 205 seriam algo como uns 215 aqui, um city para city+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, normalmente 1 crack é entre 180-190 segundo a maioria da literatura..eu calibrei com Leo Moço que sempre tem primeiro crack em 192...

 

Temos que lembrar que cada torrador é mundos diferentes no comportamento.

 

Tambem, estou usando TC's dos estados unidos que eu troquei dos da fabrica que são tipo J. Eu posso ajustar ele com o software que utilizo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade a temperatura pode variar conforme a localização do termopar e a carga do forno, acaba sendo mais uma referência que um número absoluto.

No curso de torra do Willem Boot eles torram em diversos torradores diferentes, de prova e produção, e cada um tem valores bem diferentes para o 1º crack.

De repente meu termopar está mais próximo da fonte de calor e acaba dando um resultado diferente mas, como já estou acostumado com ele, não vejo motivo para recalibrá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonita curva, a de Air é parecida com a minha :-)

Dois minutos e vinte segundos de desenvolvimento... bem na linha de Ben Kaminsky.

Eu ainda estou entre os 3 e 4 minutos, agora que estou conseguindo acompanhar a BT vou tentar abaixo dos 3'.

Mas os últimos que torrei saíram bem bons, deram mais características varietais do que apareceu nas torras anteriores.

Vou abaixar um pouco meu estoque de torrados para experimentar os de Jonathan, estou bem curioso ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Há um tempo atrás, conversando com o Jonathan sobre as torras, ele me mandou dois perfis experimentais desse Catuaí, mais claros que o habitual, além de um Bourbon Amarelo também.

 

Essas duas torras foram as de perfil #63, bem clara, e #65, clara, bem ao estilo terceira onda. A de #65 estava realmente deliciosa e aromática, boa acidez, compensada pela doçura do café, o que a torna passível de ser utilizada também no espresso.

 

O Jonathan também gostou do resultado, tanto que esse café também fica disponível nesse perfil, a pedido.

 

Aproveito pra agradecer o Jonathan por ter mandado três pacotes de café pra mim na faixa, sem cobrar, só pra ficar fazendo testes. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...