Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Tive uma pequena experiência com a pipoqueira elétrica, acho que no total devo ter torrado uns 4 kg, não lembro, mas confesso que é difícil exercer algum controle nesse tipo de torra. Sei que é possível realizar modificações na pipoqueira e pretendo fazer isso em breve. A longo prazo tenho intenção de adquirir um torrador de pequeno porte.

 

Julio,

 

o maior segredo da pipoqueira é comprar um termometro digital desses chineses mesmo, baratinho (U$5) e monitorar a temperatura.

A maioria das pessoas monitora pelo tempo ou pelos estalos (crack), é onde ocorrem os erros, e as vezes dá errado.

O melhor jeito é monitorar pela temperatura.

Normalmente tenho feito as torras média (city roast - 435ºF), e a média-escura (Full City - Viena roast 445ºF)

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tradução, entre 224°C e 229°C... :)

 

Cuidado com a posição do termômetro para comparar as torras. Mais perto de onde sai o ar quente é mais constante e bem quente, mais pro meio é a massa de grãos, mas deve ser mais quente que na massa de grãos na superfície.

 

Só a título de comparação, se eu torrar até 224°C no Quest M3 a torra é bem escura... Normalmente trabalho entre 205°C (clara) até 213°C (média).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeee Marcio

 

o moderador mais atuante do fórum hein? :D

 

Daqui uns dias metade dos tópicos do fórum serão meus posts "off topic" em outros tópicos.

 

Valeu Márcio.

 

Eu tenho pensado em escrever e traduzir alguns artigos sobre torra caseira e torra em geral pra galera aqui do fórum.

 

Próxima vez que eu for torrar vou tentar filmar pra colocar aqui.

 

O meu termometro fica mais ou menos no meio da massa.Não fica nem na superfície nem perto das saídas de ar.

 

Tem como eu deixar o termometro estático(parado) ou eu posso ficar mexendo ele (girando) como se fosse uma colher.

 

O meu termometro comprei no dealextreme e paguei cerca de 5 dólares por cada (comprei 3).

 

http://www.dealextreme.com/p/grill-and-bbq-thermometer-50c-300c-11694

 

http://www.dealextreme.com/p/digital-lcd-food-probe-thermometer-50-300-c-1-lr44-52209

 

http://www.dealextreme.com/p/0-9-lcd-digital-thermometer-for-oven-50-300-degree-celsius-58-572f-1-ag13-50986

 

O total com frete ficou em 17 dólares

 

Minha balança digital comprei de um cara no ebay que o Marcio indicou no outro fórum, mas tem no dealextreme tambem o link é:

 

http://www.dealextreme.com/p/digital-pocket-scale-2lb-1kg-1165

 

Amanhã vou ver se coloco umas fotos da minha torra de ontem (sexta-feira).

 

Acho que não fica muito escuro não.

 

Vou colocar as fotos depois e vocês julgam.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rafa, o termômetro informa a temperatura mas você não pode fazer nada quanto a isso. A não ser que você tenha modificado sua pipoqueira, com a adição do "Thermo Banho", por exemplo.

 

Julio,

 

não adicionei nada, a minha está como sai de fábrica.

 

É essa aqui:

 

http://www.mundodosf...-myralux-p1434/

 

Essa do termobanho, ainda não fiz, e talvez não faça.

 

Do jeito que está aqui, não quero mexer.

 

E não há nada pra ser feito,pois o mais importante na torra é cuidar muito bem da temperatura e não deixar os grãos passarem do ponto.

 

O legal de controlar pela temperatura, é que vc não erra o ponto.

 

Se quero uma torra "City Roast" de 428ºF (220ºC) coloco na pipoqueira e paro na temperatura certa.

 

Não passo do ponto , não erro, e consigo torrar mais de uma vez que dá certo...

 

Parei até de cronometrar no relógio, vou indo só pela temperatura e pelo som dos estalos.

 

Faço torras de 100 em 100g. ( no final dá uma média de 85g torrado pra cada 100g)

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de comparação, se eu torrar até 224°C no Quest M3 a torra é bem escura... Normalmente trabalho entre 205°C (clara) até 213°C (média).

 

Marcio,

 

estou postando as fotos aqui pra você e os colegas verem que,como eu disse, não fica escuro não.E o melhor fica sem gosto de queimado, carvão.

 

Inclusive a torra que eu peguei no atelie do dia 27/12 do café obatã cereja descascada do Nuance, está mais escura que a minha.

 

 

Seguem as fotos:

 

Minha torra a 435ºF ou (225ºC) e a da Nuance que eu comprei no Atelie.

 

6741482827_3e3fa5d6a4_b.jpg

 

 

6741482281_f04d47965e_b.jpg

 

Um close da torra Nuance:

 

6741483341_126722103c_b.jpg

 

Um close na minha torra:

 

6741483925_51cb52ac20_b.jpg

 

Só lembrando não estamos discutindo qual torra é melhor.

 

Só estou mostrando que a minha torra na pipoqueira a 225ºC não fica escura não.

 

A propósito, a torra do Renato é muito boa, se vc olhar na foto, não verá pontos de queimado e nem sentirá gosto de carvão ou queimado. É uma torra muito bem feita porque realmente se preocupa com a qualidade e o sabor final do café. Ele está de parabéns. Melhor do que a maioria.

 

É por isso que enfatizo pra torrar em casa. Um controle maior do processo e a adequação ao seu paladar.

 

Eu nem lembro mais o que é um café amargo, ou um café queimado.

 

Os meus cafés não dão aquele "tranco" no primeiro gole.

 

Só teve um jeito de ir melhorando as minhas torras,foi torrando, torrando e aprendendo.

 

Hoje já conheço bastante de pipoqueira.

 

Pretendo um dia comprar um Gene roast Cafe que foi um dos que mais gostei e que não custa mil dólares.

 

O Freshroast me parece ser legal tb, mas com resultados próximos aos da pipoqueira, por isso, por enquanto fico na pipoqueira mesmo :D

 

O Marcio cotou o Hottop e fica inviável.

 

O jeito mais barato e eficaz é na pipoqueira mesmo.

 

Testei no forno elétrico, mas ainda não ficou bom.Talvez com convecção fique, mas eu ainda não tenho um com convecção.

 

Valeu amigos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana! Realmente, o termômetro deve pegar bastante do ar quente, por isso a temperatura chega a 225°C. Cada torrador é de um jeito, tem que entender.

 

O Gene é interessante, mas conheço um cara que comprou e teve muito problema com as películas pegando fogo (nosso café costuma ter muita). O Hottop, se puder trazer de fora na mala, pode valer a pena.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Para quem tiver interesse e coragem de importar um torrador HotTop, aí vai a info para a importação direta da Coréia do Sul. O email para contato é hottop@ms12.hinet.net. Mas note que o imprtador/distribuidor norte americano oferece o mesmo modelo por U$ 1.020,00. Vai entender!

 

Valeu,

Alexandre

 

 

Dear Alexandre,

 

 

Thanks yoru interested in our Hottop coffee roaster and KN8828P is US$1200.00 add shipping cost US$120.00 by air, the delivery is about 10 days after confirm your payment. P model is our best one, it’s for professional. Pls be free to let us know if you want to order or need more information.

Thanks

 

Best regards,

Edward

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Rafa

que tal postar algum video, para eu entender todo o processo e ajudar os amadores...

Vc fecha a saida da pipoqueira? e coloca o termometro no meio da pipoqueira?

preco vale a pena pela facilidade, apesar que o comeco se apanha muito.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Rafa que tal postar algum video, para eu entender todo o processo e ajudar os amadores... Vc fecha a saida da pipoqueira? e coloca o termometro no meio da pipoqueira? preco vale a pena pela facilidade, apesar que o comeco se apanha muito. abs

 

Ruston, é o seguinte.

 

A própria cafeteira tem uma "tampa" com uns furinhos pra sair o ar quente.

 

Nesses furinhos eu consigo colocar o termometro, entendeu?

 

Veja as fotos:

 

6743484519_ec62943ea7_b.jpg

 

 

 

 

6743480611_cd2063a7e5_b.jpg

 

Vc não pode deixar o termometro encostar nas paredes ou no fundo quente do tambor, pra não mostrar uma temperatura errada.

 

Eu deixo ele no meio dos grãos e quando o interior (meio) atinge a temperatura eu paro a torra, entendeu.

 

É bem prático, fácil e o resultado espetacular.

 

Quem se aventurar, eu garanto que não irá se arrepender.

 

O site Sweet Marias recomenda dentre todos os métodos caseiros o da Pipoqueira. É fatal.

 

No começo eu fazia sem termometro e as vezes eu ia pelo olho, pelo tempo, pelos estalos, e aí algumas vezes deu errado.

 

É preciso um termometro (indispensável).

 

Hoje é só alegria.

 

Vou ver se escrevo/traduzo uns artigos que tenho pra torra doméstica pra começar um guia aqui no fórum.

 

Valeu

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse que faz 100g por vez. Precisa girar os grãos no começo com o cabo de uma colher de pau, por exemplo, até que eles girem só com o ar, ou desde o começo o fluxo de ar dá conta de movimentar os grãos?

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse que faz 100g por vez. Precisa girar os grãos no começo com o cabo de uma colher de pau, por exemplo, até que eles girem só com o ar, ou desde o começo o fluxo de ar dá conta de movimentar os grãos?

 

Começo com 100g cru e no final tenho cerca de 85g torrado.

 

É o seguinte, desde o começo eu deixo só com a pipoqueira mesmo.Não preciso mexer nem nada.A medida que ele vão torrando começam a perder massa e vão girando.

 

Mas se o usuário quiser que aumente a movimentação(giro) é só diminuir a quantidade de grãos tipo uns 80g.

 

Tem um outro forista aqui de Goiania que quando ele vier aqui em casa vou ver se consigo fazer uma filmagem para mostrar como estou fazendo.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que vou comecar esta brincadeira... hehe

ah e a saida da pipoca??? vc fecha? pelo que vi na foto da pipoqueira existe uma saida como se fosse funil na borda

 

Ruston,

 

vc não vai se arrepender.

 

Aquela saída maior que vc viu na tampa, tem uma colher que fica ali, é a colher medidora de 100g da pipoca.

 

Ela fica lá na tampa.

 

Entretanto em alguns testes "extremos" que eu fiz ela começou a derreter, aí eu tirei, e naquele espaço fica sem nada, fica saindo ar quente por ali e "casca" de café.

 

O outro espaço curvado, é por onde sai a pipoca, mas no café não interfere em nada, só sai ar por ali.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

legal, muito obrigado

vou comecar. hehe

vi no buscape uma pipoqueira da mondial, tb por este preco e ate identica aquela do site.

o termometro ta barato msm no dealext. no ml ta 25 o msm.

quando puder coloca uns tutoriais p gente p. hehe

em breve teremos novidades em artigos e caso queira pode escrever e mandar p gente.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Vocês já viram esse guia de torra na pipoqueira do site CoffeeGeek?

 

http://coffeegeek.com/guides/popperroasting

 

E os vídeos do Sweet Maria's?

 

http://www.sweetmarias.com/airpop/airpopmethod.php

 

Adicionando um termômetro de haste longa na tampa para quem não deseja furar a pipoqueira:

 

http://www.sweetmarias.com/airpop/airpoppermods.thermo.html

 

Acho que o Márcio já havia postado os links acima no fórum.

 

Abs

 

Julio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês já viram esse guia de torra na pipoqueira do site CoffeeGeek?

E os vídeos do Sweet Maria's?

Adicionando um termômetro de haste longa na tampa para quem não deseja furar a pipoqueira:

Julio

 

Julio já vi todos esses videos que vc falou e li o "how to" do coffeegeek.

 

Se vc deixar o termometro reto em 90º com conforme esse do esquema, certifique -se que ele aguenta a temperatura, pois já derreti um termometro assim, deixando ele reto.

 

O mais importante é vc medir no meio dos grãos, saber quanto está lá dentro, porque se lá dentro a temperatura estiver como você quer,com certeza fora estará maior.

 

Não precisa furar nem fazer maiores malabarismos pra torrar os café.

 

Basta um termometro e uma pipoqueira com a tampa furada,

 

Palavra de quem torra toda semana

 

Valeu

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to ficando velho mesmo, enquanto não vi a foto da pipoqueira eu não entendia como era o processo..

Até então estava imaginando o cara no fogão usando aquela panela de pipoca que fica girando uma vareta pra não queimar os grãos... kkkkk

Nem imaginei que era pipoqueira elétrica!!!

Fantástico!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos todos entrar nessa?

Vou encomendar os cafés com o Renato,

vou ver se consigo comprar a pipoqueira até o fim da seman,

já encomendei o termômetro e a balança no Mercado Livre.

Vamos ver como fica a torra na pipoqueira.

Márcio, quanto ao termobanho, o que você acha?

Vale a pena?

A instalação é fácil?

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ricardoesteves,

você não imaginou errado,

também é possível torrar com pipoqueira de fogão...

Se você procurar na internet vai ver que tem gente que torra até em frigideira, ou usando uma espécie de secador de cabelos...

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos que vão começar a torrar em casa:

 

Estudem bastante e aprendam a identificar os sabores e as diferenças nas torras.

 

É o seguinte, cada torra tem uma característica.(acidez, doçura, aroma, corpo...)

 

Se você não souber o que você quer no café não saberá o que fazer e em que temperatura parar.

 

Estou traduzindo uns artigos pra colocar aqui no fórum e dar algumas dicas importantes pra quem quer torrar em casa.

 

Estou tentando começar a colocar alguns artigos aqui no fórum, em portugues, pra galera não ficar pesquisando como eu.

 

Se você pensa em torrar pra beber espresso por exemplo, saiba que a torra terá que ser mais "escura".

 

Torras claras, fazem o fluxo do café no espresso passar muito rápido.

 

Somente com torras mais escuras, vc faz o segundo estalo no grão e com isso "carameliza" os açucares e óleos do mesmo.

 

Quando vc vai tirar um espresso ele vai lentamente saindo, como se fosse um chocolate, um caramelo...

 

Aquela torra,que eu coloquei a foto no final de semana,foi uma torra em 435ºF, e o café estava ácido, cítrico,frutado, sem amargor, muito legal.

 

Entretando ela é inadequada pra espresso, porque passa rápido demais.

 

Pra tomar ela no espresso, tinha que usar o moinho no -1 (um grau abaixo do zero) e mesmo assim nada de um belo espresso.

 

Entretando pra tomar no filtro de papel (coado) , o resultado era sensacional. O café já estava adoçado.Muita fruta, muita acidez...

 

Tenha em mente o que você busca, se for espresso, vc vai ter que deixar escurecer a torra e caramelizar, senão não vai ficar legal.

 

Fiz uma torra em 446ºF e ela ficou muito boa pra espresso.

 

Segue uma foto:

 

6756146677_4058c57315_b.jpg

 

Meu espresso saiu um "caramelo".

 

Pra espresso, melhor que a torra 435ºF

 

Valeu

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa

Aguardo seus artigos. Mande para o marcio q ele esta administrando o nosso novo conteudo.

Ah ja chegou minha pipoqueira mondial, so falta o grao e termometro. Ah quanto tempo demora sua torra ate o 2 estalo? Vc poderia fazer uns videos hein hehe. Eu cheguei a ver os videos q vc deixou e é bem pratico msm.

Ah o guia do barista tem 2 pags interessante com foto e tempo da torra / temperatura. Pena que nao podemos postar devido direito autorais. Hehe

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve amigos da torra caseira.

 

Hoje fiz uma torra caseira de 330g de Umami. Foram 3 sessões de 110g.

 

Aumentei a quantidade de 100g para 110g e com isso consegui controlar melhor a torra.

 

Antes eu torrava 80g, depois passei pra 90g, depois pra 100 e hoje resolvi torrar 110g.

 

O resultado hoje foi muito bom. O aumento da quantidade fez com que eu pudesse aumentar o tempo de torra e com isso aumentar a distância entre o primeiro e o segundo estalo.

 

Com esse aumento consegui tambem uma torra mais homogênea.

 

Consegui aumentar cerca de 1 minuto na torra...

 

A primeira torra finalizou em 6 minutos aproximadamente.

 

As torras foram "média-clara" (City Roast) e pararam com o termometro marcando 428ºF (220º C), acredito que internamente os grãos estavam em 210-212ºC.

 

Segue abaixo algumas fotos do resultado final ( aproximadamente 280g de Umami torrado)

 

6824813571_4bb654dd17_b.jpg

 

6824815369_42b76a6d56_b.jpg

 

6824817045_b46d529404_b.jpg

 

A torra Média clara é a que permite melhor identificar as características do grão, uma vez que nenhuma de suas qualidades foi "queimada" pela torra.

 

Os grãos ficam secos e o café com acidez alta, cheio de corpo, aroma forte e doçura suave.

 

Pode ser usado para espresso após alguns dias de descanso, mas o resultado não é o mesmo de uma torra que caramelizou...

 

O resultado na xícara é um café suave , sem amargor e sem dar aquele "tranco" no primeiro gole.

 

Alguns preferem ele assim no espresso com uma cremas mais feia e rala do que mais amargo e com uma crema mais bonita;

 

Só pra lembrar, faça testes aumentando sempre a quantidade de café torrado ,no meu caso consegui melhorar a homegeniedade e aumentar o tempo; entretando cuidado, uma vez a minha pipoqueira "parou" aos 4 minutos por superaquecimento devido ao excesso, acho que eram 125g.

 

Valeu e boa semana a todos com café recem torrado.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Colocado no Tópico de Livros:

Como muitos membros estão comecando a entrar no mundo da torra, entao procurando um livro didatico e de leitura facil, achei no amazon este livro: Home Coffee Roasting, Revised, Updated Edition: Romance and Revival

 

Lembro que comprar livro no exterior não há taxas de imposto alfandegario, pois livros nao sao taxados.

Vou comprar o meu exemplar.

abs a todos

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa Rocks, eu estou com dificuldade de conseguir uma torra homogênea com a minha piqueira. Qual o seu modelo? Algum truque?

Tentei usando uma extensão de 5 metros para diminuir um pouco a potência da pipoqueira, deu uma melhorada, demorou 1 minuto a mais para terminar, mas o 2º crack vem muito em cima do 1º.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa Rocks, eu estou com dificuldade de conseguir uma torra homogênea com a minha piqueira. Qual o seu modelo? Algum truque?

Tentei usando uma extensão de 5 metros para diminuir um pouco a potência da pipoqueira, deu uma melhorada, demorou 1 minuto a mais para terminar, mas o 2º crack vem muito em cima do 1º.

 

Paulo, só uma pergunta pra esclarecer uma coisa.

Pelo seu relato eu to achando que o que vc chama de 2º crack ainda é o primeiro crack.

Me diz uma coisa, quando acontece esse segundo crack que vc falou, os grãos ficam oleosos ou brilhantes?

Digo isso porque muitas vezes eu pensava que estava no segundo crack e ainda era o primeiro crack dos retardatalhos (hehehe).

Quando acontecer o primeiro crack, ele vai durar por um certo tempo...

Pelo menos aqui em casa, rola o primeiro crack, dá tempo dele acabar ficar torrando um tempo (1 minuto mais ou menos) e depois rolar o segundo crack, com aquela fumaça característica, cheiro e gosto de queimado, óleo na superfície e a superfície muito brilhante...

Vc está com algum termômetro?

Vc está torrando 90g?Já tentou com 100g, pra ver se demorar mais e fica mais homogêneo?

Normalmente ocorre um intervalo entre o primeiro e o segundo crack...

Os sons são diferentes, o primeiro é mais audível e demorado, já o segundo é curto e lembra um "rachado" como se estivesse rachando o grão, com o segundo crack vem um fumaça característica tb.

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...