Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Tentei 4 torras até agora, usando entre 90 e 110g. Nas 2 primeiras vezes vez o café ficou escuro e oleoso, com sabor amargo, foi tudo para o lixo.

A pipoqueira tem 1280W, acho que está torrando muito rápido. Então procurei nos fóruns e recomendaram usar uma extensão para diminuir a potência.

Hoje usei uma extensão de 5m, com 110 g de café e aumentou um pouco o tempo, dando para controlar melhor. Mas memo assim poucos segundos após o 1º crack, um barulho tipo lenha na fogueira, começou o 2º, mais sutil, como amassar um papel. E a torra ficou muito heterogênea, mas parece bem melhor.

Abri a pipoqueira para ver se dava para colocar um interruptor na resistência e vi que está tudo enferrujado por dentro.acho que vou acabar comprando uma nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, essa solução de extensão longa é complicada, só vai esquentar fio e não diminuir muito a potência.

 

Eu usava um regulador de chuveiro chamado Termobanho. Ele conta com o arrefecimento da água que passa pelo cano para não aquecer demais controlando 4400W, mas para os 1200W da pipoqueira não tinha galho. Tem outras opções no ML.

 

Outra opção é fazer um controlador com um PID, SSR e uma sonda bem colocada. :) No caso, acho que idealmente seria media a temperatura de saída do ar quente, logo na frestinha, e controlar a potência com essa valor de entrada. Seria o que lá fora chamam MET num torrador, que é "maximal environment temperature". No caso da pipoqueira, a maior temperatura do ar é logo após passar a resistência e antes de trocar calor com o café.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Nunca usei pipoqueira para torrar, mas penso que se fizer alguns pequenos furos na parede da camara de torra, a atmosfera em temperatura ambiente será sugada para dentro da camara, abaixando a temperatura média interna e dando um pouco mais de controle na torrefação.

Em tese funcionaria, mas tem que testar.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Usar uma pipoqueira 220V em 110V não seria suficiente para resolver o problema? Ou será que fica muito fraco?

 

A idéia do Alexandre é muito boa, mas tem que ir com calma. Faz poucos furos e vai testando, caso contrário pode acontecer até de ela não atingir mais a temperatura necessária por excesso de "escape" do ar quente.

 

 

Marcio,

 

A idéia do PID é interessante e eu estou com um kit aqui sem uso (ia instalar na Gaggia, mas depois que comprei a Aeropress só uso a Gaggia agora 1 vez no mês). Só que não entendi ainda qual seria o benefício desse método em relação ao simples termômetro. A idéia seria controlar a resistência para chegar e manter uma determinada temperatura, é isso?

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Aprofundando na piração, os furos devem ser feitos o mais próximo da base e junto à fonte do calor.

Eu faria 4 furos equidistantes a 0°, 90°, 180° e 270° em relação à frente da pipoqueira.

Testaria medindo a temperatura com um termômetro no centro da camara. Se baixar demasiadamente a temperatura, bastará vedar alguns furos com fita isolante de boa qualidade. Se precisar de mais furos, aumentaria mais 4, meio centímetro acima dos outros e nas posições de 45°, 135°, 225° e 315° e novamente testaria.

Quem se candidata?

 

Quanto a trabalhar com a metade da corrente, acho que vai baixar demais a temperatura e pode assar as sementes ao invés de torra-las. Mas não custa muito tentar...

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fita isolante? A temperatura ali passa de 200°C!!! Vai derreter. Melhor furar beeeem fino e ir aumentando.

 

Quanto ao PID, sim, controlar a potência para ter temperaturas desejadas na saída do ar. Dá até para fazer rampa e patamar se o PID tiver (não deve ser o caso). Idealmente, também teria que diminuir o fluxo de ar um pouco depois dos grãos já estarem mais leves e girando facilmente.

 

Certamente o controle de potência é para diminuir mas não para a metade. Lembro de usar o termobanho no 7-8 de 0 a 10. Acho que dava uns 900W.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá, Léo, a potência cai aproximadamente 3-4 vezes (de 220V para 127V cai 3x, de 220V para 110V cai 4x).

 

Curiosidade sobre as redes elétricas - o apartamento no qual eu morava era rede trifásica, então mesmo recebendo 2 fases e neutro, eu tinha 127V e 220V. A rede variava pouco, mas era algo entre 123 a 130V. No novo, que é antigo, a rede parece ser bifásica, e tenho 2 fases e neutro mas 220V e 110V. Pelo que medi fica em torno de 224-226V e 112-115V durante o dia, e parece variar mais. Não sei se por ter mais apartamentos proporcionalmente às fases.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

Não creio que a temperatura externa do plástico da camara chegue perto dos 200oC, mas ainda assim há fitas da classe de temperatura = 260oC como esta da PowerTape. http://www.pwtape.co...-poliamida-2113

Penso que fitas da classe de temperatura = 180oC ou mesmo 160oC seriam suficientes, mas se for necessário, vai de 260oC mesmo...

Veja as especificações abaixo.

 

PowerTape - Fita Adesiva Poliamida - 2113

 

Fita produzida com filme de poliamida, altamente conformável e dimensionalmente estável sob ação de altas temperaturas.

Adesivo à base de silicone, resistente à maioria dos agentes químicos. Resistente a temperatura na faixa -73ºC a 260ºC por períodos contínuos, e até 371ºC para curtas exposições.

Utilizada principalmente no mascaramento de contatos de ouro e de "ilhas" em placas de circuito impresso, durante o processo de soldagem de componentes.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez penso que para ficar mais homogeneo, colocar menores quantidades.

 

Pelas experiencias que tive aqui em casa, menores quantidades resultaram em torras heterogêneas.

Hoje torro de 100g em 100g por questões de comodidade, já torrei perfeitamente 110g.

Se diminuir, pra 80g por exemplo, a torra fica desigual.

 

 

Hoje usei uma extensão de 5m, com 110 g de café e aumentou um pouco o tempo, dando para controlar melhor.

 

A extensão pode resolver em partes...

 

Paulo, deixa eu te perguntar uma coisa, vc está usando aquela tampa de plástico que vem na pipoqueira?

Eu aqui em casa, uso a pipoqueira sem tampa nenhuma.

Eu lembro que em alguns fóruns que eu li, a primeira dica era: "jogue fora a tampa de plástico que vem com a máquina".

Não uso tampa nenhuma.Acho que a tampa pode funcionar como uma "estufa" e ajudar a aumentar a temperatura muito rápido.

Uma boa maneira de compensar a torra rapida seria aumentando a quantidade, ou seja, se ela conseguiu torrar 110g em 4 minutos, será que ela consegue torrar 120g em 5 minutos? e 130g? e por aí vaí...

Vale a pena tentar...já pensou se a sua pipoqueira conseguir torrar uns 150g por vez? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente o controle de potência é para diminuir mas não para a metade. Lembro de usar o termobanho no 7-8 de 0 a 10. Acho que dava uns 900W.

Márcio.

 

Márcio, legal 900W.

Fica parecido com um Nesco, o engraçado é que o Nesco é 800W e as torras demoram mais de 20 minutos...

Dizem lá fora que é o melhor torrador caseiro pra torras claras e médias, justamente pela facilidade de uso e pela demora entre o primeiro crack e o segundo.

As críticas são justamente que ele demora muito para chegar nas torras escuras...

Inclusive uma maneira de fazer ele torrar mais escuro é uma linha (onde a quantidade é menor) indicando Dark Roast, logo respondendo tb aos colegas, acredito que se diminuir a quantidade de grãos na pipoqueira a torra acontece mais rápido e fica mais escura...

Acho que uma pipoqueira com uns 900-1000W deve ficar bem legal.

Márcio e colegas da eletronica, o thermobanho, não seria simplesmente em outras palavras um pontenciômetro?

 

Eu estava vendo um gringo que fez umas modificações na pipoqueira dele que ficaram muito boas. Além dele diminuir a potencia, conforme proposto pelo Márcio com o ThermoBanho, ele ainda criou um esquema, que quando a pipoqueira chegava na temperatura desejada, ele desligava a resistência e ficava só o ar da pipoqueira resfriando os grãos... muito legal, quando saía da pipoqueira já tava resfriado.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa Rocks, eu uso com a tampa para direcionar a palha para a pia e tentar não fazer muita sujeira.

Segui o conselho do Alexandre e mandei ver em um furo, mas como fez muito barulho vou deixar para fazer de dia. Acho que mais um para começar. O estado dela por dentro é ruinzinho, já dei perda total e o que vier é lucro. E vi que tem a pipoqueira Mondial na loja aqui da rua.

 

O café que fiz ontem com a extensão de 5m ficou bom, bem melhor do que o primeiro, um corpo excelente, mas no fundo um leve amargor, alguns grãos devem estar muito torrados. Vai para fazer coado.

 

Primeiro vou trabalhar com os furos antes de aumentar a quantidade para não embaralhar as coisas e não saber qual variável está afetando. E quando estiver tudo certinho faço um vídeo para colocar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa

entao, no Sweet Marias eles deixam a tampa de cima conforme o original, pelo menos no tutorial deles. Eu tb não modifiquei isto, pois faz menos sujeira.. hehe

apesar que ja deu uma leve derretida.

Em relação a quantidade do grão, pelo que tenho lido, eles tem usado uma quantidade menor, pois a ideia é que todos os grãos fiquem girando para ser uniforme. pra ser sincero eu sempre uso 2 medidas da pipoqueira ~90 a 100g, mas eles recomendam a medida identica ao que se usaria para fazer pipoca.

De qualquer forma, eu ainda sou inexperiente no assunto e tenho estudado, alem de comprar um livro recomendado por eles.

Abs e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o fogo ruivo fez essa modificação pra desligar a resistência e deixar a pipoqueira resfriar os grãos,

se não me engano li um post dele em algum lugar do fórum que dizia isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o fogo ruivo fez essa modificação pra desligar a resistência e deixar a pipoqueira resfriar os grãos,

se não me engano li um post dele em algum lugar do fórum que dizia isso.

 

Fala ae gente,

 

Us cara pira numa pipoquera tunada....hahahahahah

Vamos todo mundo comprar o Fresh Roast SR500 gente!!!!!!!

Alexandre, importa aí vai....vc vai ficar rico...hahahaha (159 doletas mais impostos, manda ela no clube por quinhentão)

 

É isso mesmo, coloquei um botão liga/desliga para a resistência e uma fonte de 0 a 12 volts para controlar o fluxo de ar pois o motorzinho é 12 V e muito delicado.

 

Estou com o termobanho lá em casa para instalar, mas com essas modificações que fiz, vou surfando no controle do fluxo e nunca mais errei na torra.

 

Independente do tempo e grau, minhas torras agora saem todas homogêneas, sendo assim, fiquei com um pouco de preguiça para instalar o termobanho. Claro que para estender o tempo de torra seria interessante, mas não enxerguei muita vantagem nesse mod uma vez que está dando para torrar com tranquilidade, mesmo em 1200 W.

 

Em suma, Torro e resfrio o café nela mesmo, porém, para mim, o projeto com o termobanho e fonte 12 V passou das 200 pilas.

 

Abração galera

 

Fogo Ruivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno

Será que é isto que o Fogo fez?

Ah, de uma olhada que coloquei uns videos legais no topico de videos sobre torra.

 

É isso mesmo que fiz Ruston.... porém preciso instalar o termobanho.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o Fogo Ruivo arrebentando,ele é a "Isabella Raposeiras" aqui do fórum.

 

hehehehe

 

Valeu Fogo.

 

Fala aí rafinha.... vc é figura mesmo cara....hahahaha

 

Vc não sabe da maior, no meu bairro os vizinhos acham que tem alguma torrefadora por perto, então a noite quando saio para passear com meus cachorros elem vêm comentar do cheiro de café torrado na rua e aí eu casco o bico de rir mas não falo de nossas loucuras...hahahahah. Deixa eles procurarem

 

Abraços amigo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meninos,

 

Só hoje eu me arrisquei a ler esse tópico de torra, porque essa não é (ainda) a minha praia, mas tenho que admitir: é o tópico mais divertido do fórum.

Onde mais eu leria a expressão "pipoqueira tunada"? :D

 

Só tem Professor Pardal aqui! Furar pipoqueira e espetar termômetro nela é muita paixão por café! Vocês são demais, garotos! Admiro o empenho de vocês.

Tô até pensando em entrar nessa brincadeira também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Acabei de comprar a pipoqueira da Mondial, agora é esperar chegar. Quero sua ajuda para instalar o PID nela, ok?

 

Meu plano inicial seria medir a temperatura que a pipoqueira atinge em condições normais e daí instalar o controlador para manter a temperatura em x% da máxima, sendo esse X experimentalmente determinado com base na temperatura que me dê um tempo de torra adequado. Para isso eu devo ligar o SSR ao circuito da resistência e o termopar deve ficar em algum lugar dentro do reservatório, de preferência sem encostar na chapa, de forma a medir a temperatura da massa de grãos o mais fidedignamente possível.

 

A partir disso eu poderia determinar meu ponto de torra apenas com base no tempo, sem me preocupar com temperatura. Mais ainda, entendo que quando a massa de grãos atingir a temperatura alvo do PID ele começará a controlar a resistência para manter a temperatura estável.

 

Está correto o raciocínio?

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo.

 

Acho que deve medir a maior temperatura do ar possível, que pode ser logo quando entra na câmara. Essa temperatura é que conseguirá manter constante em faixas de tempo, por exemplo em 240°C ou 220°C, não sei quanto, e que te dará um perfil de temperatura máxima que refletirá no perfil de temperatura dos grãos.

 

O problema de usar o PID para controlar a potência com a entrada sendo a temperatura dos grãos é que é apenas uma rampa, não tem patamar (exceto poucos momentos durante o primeiro crack ou no final, se estagnar essa temperatura). A resposta não vai ser tão rápida, e seu controlador tem que ser bom em fazer a rampa, não é bem a função de um PID (apesar de alguns terem rampa e patamar).

 

A título de comparação, controlar a potência num torrador com base na temperatura dos grãos é semelhante a controlar a potência de uma resistência numa caldeira de trocador com base na temperatura do grupo. Como o tempo de resposta é muito lento, dificilmente terá um resultado de estabilidade. Ao controlar a entrada de ar quente, consegue ditar sua taxa de aumento da temperatura dos grãos, que é seu perfil final.

 

Normalmente essas pipoqueiras têm 2 resistências - uma de maior potência em paralelo com outra menor, que está em série com a ventoinha (e retificadores para a ventoinha). Controle a de maior potência, pois precisará da de menor potência em série com a ventoinha. Ou, desligue a menor e coloque uma fonte DC variável na ventoinha, removendo os retificadores.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Você tem razão. Talvez não seja uma boa idéia controlar a temperatura direto pela massa de grãos, pois eles absorverão calor sem parar ainda que a temperatura esteja constante.

 

Acho que isso me deixa duas opções:

 

1. Tentar achar algum ponto em que seja possível estabilizar a temperatura (será um desafio, porque todo o aparato absorverá calor conforme o tempo for passando).

2. Usar o PID meramente como termometro de precisão e fazer o controle manualmente por um potênciometro / termobanho.

 

Talvez prender o termopar na parede da câmara metálica (por fora), ou mesmo colocá-lo em uma das frestas da câmara. Ou ainda colocá-lo "solto" dentro da carcaça simplesmente pegando contato com o ar quente. O que me diz?

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Sabes onde posso comprar o PID com a função de rampa por um preço legal? Os modelos que vi no eBay estão todos na faixa de 80 dólares...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...