Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Acredito que qualquer coisa com mais de 3 segmentos já dará um excelente resultado. Quero manter o mais simples possível. Opção demais acaba me confundindo, rsrsrsrs.

 

De qualquer forma todos os que vi nesse preço tinham pelo menos 30 segmentos.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai encontrar algo muito em conta. O N480-D da Novus aparece por 150-200 reais usado, mas é 1 rampa e patamar. O N1000 já tem 7 programas de 7 segmentos cada, mas é mais caro.

 

A Coel tem um modelo com 4 segmentos. Não sei se encontra por menor de 200 reais.

 

Infelizmente, apesar de ser só uma questão de software, não sei se encontra mais barato um PID com isso.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Marcio...e viva o capitalismo.

 

Certamente a diferença está só no software. E mais certamente ainda no preço. Acho que vou ficar com o meu PID basicão mesmo.

 

O Jim me deu uma dica no Home-barista. Eu posso simplesmente usar o modelo básico de forma manual, ajustando a cada X minutos a temperatura para um valor mais alto, ou mais baixo, conforme o caso. É um pé no saco mas acredito que o resultado será bem superior ao de uma pipoqueira original de fábrica.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um controle de potência e termômetro já é bom.

 

Outra opção, se quiser investir mais e ter um controlador programável e que poderá utilizar em outras soluções de torra (com resistência elétrica) é o TC4C do Jim Galt (eu uso o Arduino + TC4, o TC4C já é tudo junto). No site mesmo ele tem um diagrama proposto de controle de resistência e ventilador.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Acho que não pretendo ir tão longe.

 

A propósito...minha pipoqueira chegou hoje e já testei agora à tarde. Fiz uma única torra de 80g de grãos crus do Fazenda Chapadão. O resultado visual foi sensacional. Torra muito homogênea, com 1º estalo começando em 03:18m e fim de torra em 04:44m, aos 220 ºC.

 

Amanhã vou provar.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito...minha pipoqueira chegou hoje e já testei agora à tarde. Fiz uma única torra de 80g de grãos crus do Fazenda Chapadão. O resultado visual foi sensacional. Torra muito homogênea, com 1º estalo começando em 03:18m e fim de torra em 04:44m, aos 220 ºC.

 

Leo,

sua torra foi parecida com as que eu ando fazendo aqui.

Tenho encontrado bons resultados em 220ºC, aroma achocolatado, acidez ideal, "aftertaste" de caramelo e de doce...

Já que vc está começando recomendo as torras em 220º (City) e 225º (Full City).Se passar disso, começa aquele gosto de queimado...

Uma dica que em alguns casos é bom, é quando vc para a torra (desliga a pipoqueira), deixar os grãos lá por algum tempo dentro do tambor.

Neste momento, a temperatura não aumenta (já testei no termometro); logo os que não chegaram na temperatura final ainda terão um tempinho extra pra chegar.

As vezes paro e ainda escuto uns "cracks"...

Quando estiver tudo com a cor que vc deseja coloca na peneira pra esfriar (eu coloco um ventilador pra resfriar)

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rafa,

 

Vc foi um dos responsáveis pela minha decisão de comprar a pipoqueira e tambem pela dica de torrar pela temperatura. Gracas a sua dica minha primeira torra já saiu quase perfeita. Obrigado pelas contribuições.

 

Estou avaliando se colocarei mesmo o PID ou um simples potenciometro, pois acho que com este ultimo o resultado já será fantástico. Amanha testarei a torra sem a tampa para ver se aumento o tempo.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pessoal, vou ser sincero...

 

Provei a torra da pipoqueira e confesso que esperava um pouco mais. Ficou meio "flat", comparada à torra de panela.

 

Acho que por ser muito rápida a torra não há tempo para o desenvolvimento dos sabores do grão. Por outro lado a heterogeneidade da torra de panela dá uma complexidade de sabor e aroma incomuns em uma torra homogênea como a da pipoqueira.

 

Hoje vou fazer um lote sem a tampa para ver se demora um pouco mais e quem sabe o sabor fica mais trabalhado.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As torras em leito fluido (torradores que só usam ar quente para torrar e agitar os grãos, como a pipoqueira) costumam ser mais vivas, pelo tempo curto, mas com menos corpo ou sabores mais maltados que devem se desenvolver antes do primeiro estalo.

 

Veja bem se não quer dizer um pouco cru ao invés de flat. Normalmente essas torras sem graça são as que demoram demais, mesmo sem torrar muito escuro. Costuma-se dizer que o grão ficou "assado".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Marcio, achei "flat" mesmo. Sem complexidade.

 

Não me parece que houve problemas de cozimento, etc. A torra passou pelo primeiro estalo e pelo que constatei parou no nível City+.

 

Como falei, vinha bebendo nas últimas semanas sempre torras feitas em panela. A torra na panela inadvertidamente provoca o mesmo efeito de um blend feito com diferentes pontos de torra: aumenta a complexidade da bebida porque aproveita o melhor dos dois mundos, o da torra clara e da torra escura.

 

Acho que senti falta dessa característica agora que provei a torra homogênea.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As principais reclamações da torra na pipoqueira é a falta de corpo.

 

Outra características relatadas sobre as torras em pipoqueira é que são "bright", ou seja pela falta de corpo, algumas características "brilham" mais que as outras, podendo provocar um desequilíbrio na xícara,o que vc está sentindo Leo, provavelmente é falta de corpo.

 

No meu caso, não tenho o que reclamar, pois agora que torro na pipoqueira,tenho acesso a cafés excelentes e os tomo recém torrados.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Sim, notei os cafés menos encorpados na torra de pipoqueira. Mas como vinha dizendo, senti falta da complexidade provocada pela torra levemente heterogênea quando feita na panela.

 

Eu pesquisei ontem no fórum de torra doméstica do CS e tem outras pessoas com a mesma queixa. Acredito que o tempo muito curto de torra não permita o desenvolvimento do grão adequadamente. Pretendo instalar o PID ou um potenciômetro, pois a Mondial é muito potente e está torrando City/City+ em 4 minutos e meio. Testei sem a tampa mas não melhorou o tempo.

 

Vamos ver se melhora com as modificações.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

O que me diz disto?: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224658304-dimmer-dimer-controlador-de-potncia-1500w-e-3000w-bivolt-_JM

 

E disto?: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222300017-dimmer-rotativo-de-alta-potncia-bivolt-_JM

 

O inconveniente que vejo é que a instalação padrão do produto também diminuirá a potência do ventilador, mas há a possibilidade de instalá-lo apenas no circuito da resistência. O que acha?

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi o que fiz com o Termobanho. Esses dimmers são melhores pois têm um dissipador, o Termobanho conta com o cano de água fria passando dentro dele.

 

Já devo ter falado e acredito que todas são muito parecidas: há um circuito de resistência mais potente em paralelo com uma menos potente que está em série com o ventilador. Essa menos potente diminui a voltagem pro ventilador, deve sobra algo em torno de 18-20V. Na ligação pro ventilador tem um retificador pois o mesmo deve ser corrente contínua.

 

Modificação ideal: ligar as resistências em paralelo separadamente no controlador de potência, e o ventilador diretamente (sem os retificadores) numa fonte DC variável. Já comprei produtos da Tecnotrafo, mas não uma variável. Infelizmente deve ser algo na faixa de 100 reais, mas talvez se encontre mais barato por aí. Não sei o quanto dá para variar a fonte DC entre o ventilador parar e o limite de não queimar o motor. Assim, poderia inclusive diminuir um pouco o fluxo de ar assim que os grãos já se movimentarem bem e estender um pouco a torra (menor troca de calor).

 

Mas, para começar, coloque o dimmer na resistência mais potente. No caso do Termobanho ele é ligado em uma fase, ou seja, em série com a resistência. Esse mais barato que mostrou parece ser para ligar na tomada e a resistência nele, o outro mais caro parece ser para ligar em série.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

com esses "dimmer" conseguimos reduzir a potencia da resistencia de 1200W pra algo em torno de 960W (80%).

 

Com isso conseguimos aumentar o tempo de torra.

 

Não adianta reduzir muito a potencia tambem, porque senão a torra vai demorar demais, como base pegamos o Nesco que tem resistencia de 800W e as torras demoram mais de 20 minutos.

 

O que estou pensando é que se adicionar tudo no dimer, simplesmente colocar ele entre o equipamento e a tomada, o ventilador vai diminuir tb. Só que o que eu estive pensando é que se diminuir 20%, pelos menos com algumas torras de 80 gramas acho que o ventilador continuaria dando conta do recado. Assim, não seria preciso muito conhecimento técnico na área e nem abrir a pipoqueira...

 

Alguém já testou?

 

O que vcs acham?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rafa,

 

Pensei em fazer esse primeiro teste, pois estou usando justamente lotes de 80g que já se movimentam praticamente desde o momento em que coloco os grãos.

 

A solução do Marcio é mais adequada e sofisticada, mas para um primeiro teste é possível que a simples ligação do dimmer em série com todo o equipamento dê conta do recado.

 

Além disso eu posso simplesmente deixar o dimmer no máximo no primeiro minuto, dando tempo para que os grãos percam massa e depois diminuir a potência e a ventilação, baixando o dimmer. Dessa forma acredito que a redução na potência do ventilador ainda assim daria conta.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe, mas que pode dar bem certo.

 

Ao diminuir a potência da resistência bem como o fluxo de ar, a temperatura do ar não diminuirá tanto quanto só diminuir a potência da resistência. Mas não sei quanto... :)

 

Mas isso pode ser bom pois diminuir o fluxo de ar significa diminuir a troca de calor.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Companhia da torra!!!!!!

 

Beleza?

 

 

É o seguinte..... já testei tudo isso antes.... o mais certo é fazer o que o Léo tentará......potencia ao máximo e depois vai diminuindo.

 

O ventilador da mondial é um caso sério.... já quebrei uma de minha pipoqueiras. Qualquer redução de potência, por mínima que seja, atrapalha em muito a agitação..... pra mexer na variável do ventilador só depois de uns 2 minutos de torra mais ou menos.

 

Eu gosto de controlar só resistência e deixar o pau comer no ventilador, daí o fluxo de ar quente atinge todos os grãos com maior precisão e intensidade, dando mais homogeneidade na torra.

 

Mas repito....muita cautela porque o motor do ventilador da pipoqueira vem acoplada na placa eletrônica e eu já joguei uma no lixo porque qualquer alteração mínima, não agita nem 50 gramas.

 

Abraços e vamos trabalhando na engenhoca

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo que acontece Márcio..... diminuir o fluxo de ar, independente da potência não derruba temperatura, por isso eu deixo o pau quebrar na ventoinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, para a mesma potência na resistência, um fluxo menor de ar aumenta a temperatura. Por isso o ideal é ter controle dos dois itens e achar o equilíbrio desejado entre potência e fluxo de ar, que dará a variação de temperatura do ar e taxa de troca de calor (e também agitação dos grãos no caso da pipoqueira).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Voltando nesse tema um pouco mais...

 

Pelo que vi na web a solução do Artisan + Arduino + TC4 (ou TC4C) é basicamente para monitoramento. Nesse caso para eu controlar ventilador e temperatura teria que fazer algumas outras modificações, está correto?

 

Tecnicamente o que seria mais simples, uma solução dessas ou a instalação de um PID com função de rampa?

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o Jim tem uma proposta de como usar o Arduino+TC4 (ou TC4C) como controle, aqui:

 

http://www.mlgp-llc.com/arduino/public/arduino-pcb.html

 

Especificamente essa imagem:

 

tc4-wiring-small-20111120.jpg

Acho que se quiser comprar esse detector de zero (zero-cross) ele vende barato, ele ainda tava testando.

 

Dá para usar esse esquema para controle manual ou automatizado, usando PID com a entrada desejada etc. Aí fica a cargo da programação... Daria para programar um perfil de temperaturas controlando a resistência e ao mesmo tempo controlar a ventoinha por tempo ou por eventos (mudar potência de acordo com a temperatura lida nos grãos por exemplo). No diagrama ele dá exemplo de como controlar um motor AC, com SSR de disparo aleatório (ou instantâneo), mas é possível controlar uma fonte DC que tenha entrada de sinal para isso ou ainda fazer o PWM da fonte de energia DC pra ventoinha e por aí vai.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Marcio, sendo assim refaço minha última pergunta, já desconfiando qual seja a resposta...

 

O que é mais fácil de montar, uma solução dessas ou um simples PID com rampa e patamar controlando a resistência?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Sinceramente não sei se parece razoável, considerando que no eBay sai por pouco mais de 90 dólares, com frete. Se botar o imposto ainda fica bem menor que esse valor do ML, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, colocando 60% de imposto dá 260 reais...

 

Qual marca e modelo por 90 dólares? Já vi que deve ser o Auberin, você comentou que eram 30 segmentos. Deve ser bom, mas também gosto muito do Novus, não tem que esperar pois tá no Brasil etc. Veja o manual do N1100 no site da Novus que dá para ter uma idéia do funcionamento do mesmo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...