Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Fogo,

 

Coloca aí a dica para mexer na resistência da Mondial...

 

Usou dimmer, potenciometro, qual foi a solução?

 

Tem fotos da alteração? Algum macete?

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim!

 

Se o dimmer for assim, que recebe as 2 fases (ou fase+neutro) e fornece para a resistência as 2, tá certo. Se for como o que eu usei, é só colocar em série com a resistência maior.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, usei potênciômetro, porém não me pergunte o esquema porque foi um amigo meu da assistencia da Mondial que fez a gambiarra pra mim.....mas provavelmente em série com a resistência maior. abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Fico vendo a loucurada desse pessoal..muito interessante, pois no passado eu trabalhava com eletronica e mexia em tudo que era eletrico...pena...hoje só lembranças mesmo.

 

De repente vou inventar um controle desses mais simples e colocar numa pipoqueira...vou começar a brincadeira por ai, já que não tenho nenhum equipamento ainda...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu.... quanto mais rápido resfriar o grão maior a chance de ficar na cor desejada, ou seja, se você acha que está bom e não resfria rápido ele continua assando e muda de cor e sabor rapidamente.

 

Só de você jogar em uma peneira com ventilador ou abanar joagndo para cima e tal já derruba a temperatura e cessa o processo de evolução do assado.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edu,

 

Esse que o Fogo explicou é um dos motivos principais. O rápido resfriamento ajuda também a manter intactas parte das reações químicas e físicas que ocorrem durante a torra, como por exemplo o processo de caramelização dos açúcares, quebra de alguns polímeros, etc. Não entendo muito disso, talvez o Marcio possa explicar melhor, mas sei que o resfriamento rápido meio que "congela" essas reações e evita que elas se desfaçam em parte.

 

Abraços,

 

Leo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser algo como fazemos com açúcar. Se fizer o caramelo e resfriar rápido é diferente de só desligar o fogo e deixar na panela... Claro que deve ser algo mais complexo, não é só caramelização, tem outras reações etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, em face de opinião do Fogo Ruivo em outro tópico sugerindo a realização de torra doméstica no meu caso, resolvi me informar neste tópico sobre o assunto. Para falar a verdade até estou animado sobre o assunto, em primeiro lugar pois jamais imaginava que ao se falar em pipoqueira era esse equipamento e que o procedimento demoraria muito, mas como visto ele é rápido.

Em relação a pipoqueira seria melhor comprar uma com quantos watts. Vi a venda de 900, 1100 e 1200 w, recomendariam qual? Pelo que li neste tópico parece que seria a de 900w, haja vista alguns terem comprado a da mondial e terem limitado sua resistência à 900w, pois o tempo de torra seria curto. Está correto isso?

 

Desde já agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a pipoqueira seria melhor comprar uma com quantos watts. Vi a venda de 900, 1100 e 1200 w, recomendariam qual? Pelo que li neste tópico parece que seria a de 900w, haja vista alguns terem comprado a da mondial e terem limitado sua resistência à 900w, pois o tempo de torra seria curto. Está correto isso?

 

Valeu galera pela explicação do resfriamento... to ficando empolgado o Rafa já me deu as dicas de onde comprar o termômetro, agora estou na mesma dúvida do Rogeiro...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a pipoqueira seria melhor comprar uma com quantos watts. Vi a venda de 900, 1100 e 1200 w, recomendariam qual?

 

Qual é o modelo de 900W?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bem, depois de aguardar a chega do equipamento e do café consegui ontem realizar umas torras.

 

Acabei em vez de comprar uma pipoqueira da mondial uma da cadence, principal fator que determinou a compra foi o fato de que na internet dizia que era 1000w em 127v e que se pareceia e muito com a mondial

 

No entanto, na caixa dela informa 1200w. Bom vendo o forum vi que tinha pipoqueira utilizada nesta voltagem por isso não me preocupei.

 

Ao realizar a torra ocorreu o seguinte fato, a pipoqueira desliga automaticamente após chegar uma determinada temperatura. Em média fiz 3 torras, duas com uma medida e meia da tampa da pipoqueira e uma com uma medida, a diferença entre uma e outra fora de segundos, mas em média após 2 min e 35 seg a pipoqueira chega por volta de 445 F, ocasião em que começa a ocorrer o primeiro estalo de alguns grãos. Depois de três minutos volta a funcionar e aguenta por volta de um minuto e quarenta até desligar de novo. Na aparência a torra parece ficar legal, desde que recoloque os grãos de novo, senão ficam muito irregulares.

 

Vou postar fotos das torras para pedir opinião sobre elas em tópico específica, mas aqui as dúvidas são outras.

 

De acordo com o manual a pipoqueira tem uma espécie de termostato que faz ela desligar automaticamente, a dúvida é tem como anular este dispositivo? Pois, acho que com mais um minuto e meio já conseguiria fazer todo o procedimento de forma contínua. Ao desabilitar essa função é grande o risco de o produto pegar fogo (sei que há risco, mas o mesmo seria grande ou não).

 

Outra coisa, será que adiantaria colocar entre a tomada e a pipoqueira um dimmer para diminuir a potência dela, pois pelo que vi ela estaria chegando muito rápido nesta temperatura.

 

Por fim, adiantaria colocar o dimmer sem mexer neste termostato, traria algum resultado além de retardar o tempo de chegar á temperatatura de parada da pipoqueira.

 

 

Desde já agradeço a ajuda e resposta de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao realizar a torra ocorreu o seguinte fato, a pipoqueira desliga automaticamente após chegar uma determinada temperatura.

Depois de três minutos volta a funcionar e aguenta por volta de um minuto e quarenta até desligar de novo.

De acordo com o manual a pipoqueira tem uma espécie de termostato que faz ela desligar automaticamente, a dúvida é tem como anular este dispositivo?

Outra coisa, será que adiantaria colocar entre a tomada e a pipoqueira um dimmer para diminuir a potência dela, pois pelo que vi ela estaria chegando muito rápido nesta temperatura.

Por fim, adiantaria colocar o dimmer sem mexer neste termostato, traria algum resultado além de retardar o tempo de chegar á temperatatura de parada da pipoqueira.

rogeriocolt,

 

Esse dispositivo que desliga a pipoqueira é normal e é simplesmente um dispostivo de segurança.

 

A resposta é sim, tem como desabilitar esse dispositivo que desarma a pipoqueira.

 

Acredito que se vc faz torra com termometro não corre o risco de queimar ou pegar fogo ao retirar essa proteção...

 

Colocar o Dimmer ajuda, mas tem que ver se ele não vai influenciar no soprador, fazendo com que não consiga girar os graos...

 

O dimmer é só pra prolongar o tempo de torra e desenvolver melhor o "corpo" do café.

 

Eu tenho uma técnica pessoal pra prolongar o tempo de torra, eu faço rampas de 10 em 10ºC desligando a pipoqueira, quando ela chega por volta de 180º C levo os grãos para a zona do primeiro crack, completo o primeiro crack e resfrio. O resultado é muito bom e a torra fica com cerca de 11-13 minutos.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ver se entendi, sua técnica consiste deixar a pipoqueira chegar a 180C ai desliga ela e depois volta ligá-la até 190C aí desliga novamente e assim sucessivamente, até atingir a temperatura desejada (por exemplo 230C). Seria isso?

 

Quanto tempo deixa a pipoqueira desligada entre uma temperatura e outra? Esse intervalo é o mesmo a cada 10C? Vc pesa a quantidade de café ou usa a medida da pipoqueira para calcular a quantidade de café colocado? Quanto vc usa por vez?

 

 

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ver se entendi, sua técnica consiste em deixar a pipoqueira chegar a 180C ai desliga ela e depois volta ligá-la até 190C aí desliga novamente e assim sucessivamente, até atingir a temperatura desejada (por exemplo 230C). Seria isso?

 

Quanto tempo deixa a pipoqueira desligada entre uma temperatura e outra? Esse intervalo é o mesmo a cada 10C? Vc pesa a quantidade de café ou usa a medida da pipoqueira para calcular a quantidade de café colocado? Quanto vc usa por vez?

 

Grato pela ajuda.

Não, é justamente o contrário.

 

Existe uma zona de temperatura, principalmente entre 150-170ºC, onde o grão perde água e massa.

 

O que você pode fazer é ligar a pipoqueira, e observar quando chegar em 90ºC por exemplo, vc desliga ela.Espera 1 minuto por exemplo e liga ela de novo até 100ºC, faz isso de novo e leva até 110ºC,faz isso repetidas vezes de 10 em 10 até chegar em 170-180ºC. Depois vc leva a torra para a temperatura desejada.

 

Através dessa técnica, vc aumenta o tempo de torra,trabalha melhor o corpo do café, e faz com que eles percam massa de maneira mais eficaz do que indo diretamente para a temperatura desejada.

 

Dá uns 11-13 minutos de torra.

 

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô tinha compreendido tudo errado mesmo, valeu pela explicações. Sem abusar muito, qual seria a quantidade de café que usa em cada torra. Caso pese a quantidade de café saberia me dizer aproximadamente quanto corresponderia na medida da pipoqueira.

 

Essas respostas até me animaram, pois fiquei meio chateado com esse desligamento automático dela.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô tinha compreendido tudo errado mesmo, valeu pela explicações. Sem abusar muito, qual seria a quantidade de café que usa em cada torra. Caso pese a quantidade de café saberia me dizer aproximadamente quanto corresponderia na medida da pipoqueira.

Essas respostas até me animaram, pois fiquei meio chateado com esse desligamento automático dela.

 

Eu consegui usar entre 80-110g, varia de grao pra grao.

 

Vale lembrar que o desligamento automático dela, só ocorre em temperaturas mais altas, naquelas que eu te falei (100-170ºC) a pipoqueira não desarma, permitindo que vc religue ela de 1 em 1 minuto por exemplo.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio,

 

Sugiro que pese os grãos (crus) para saber quanto está usando. A maioria dessas pipoqueiras não trabalha bem com mais de 100g. Outro fator é que quantidades menores tendem a torrar mais devagar. Pode ser ainda que um excesso de grãos esteja dificultando a passagem do ar / agitação e com isso a temperatura interna da pipoqueira esteja subindo muito rápido e superaquecendo, devido ao aprisionamento do ar quente dentro do equipamento.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

De acordo com o manual a pipoqueira tem uma espécie de termostato que faz ela desligar automaticamente, a dúvida é tem como anular este dispositivo?

 

 

Outra coisa, será que adiantaria colocar entre a tomada e a pipoqueira um dimmer para diminuir a potência dela, pois pelo que vi ela estaria chegando muito rápido nesta temperatura.

 

Por fim, adiantaria colocar o dimmer sem mexer neste termostato, traria algum resultado além de retardar o tempo de chegar á temperatatura de parada da pipoqueira.

 

 

Desde já agradeço a ajuda e resposta de todos.

 

Salve Rogério.

O dispositivo de segurança deve ser um fusível térmico que abre ao atingir determinada temperatura. Você poderá substituí-lo por outro de valor maior, ou fazer um bypass ignorando-o e também abrindo mão da segurança, o que não é aconselhável.

 

Quanto ao dimmer na alimentação há 2 problemas. Primeiro quanto à amperagem que é bem mais alta nesta corrente que a de uma luminária. E também estarás restringindo a corrente para o ventilador, que não é bom durante e após a torra, quando do resfriamento. Melhor instalar uma chave liga-desliga na alimentação da resistência e aí poderás fazer as rampas de temperaturas citadas pelo Rafa e também deixar o ventilador funcionando para a agitação dos grãos, evitando que alguns fiquem em contato prolongado com as paredes de metal da câmara de torra.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dimmer tem que usar um de potência alta! Termobanho ou algum semelhante que se vende no Mercado Livre. Tem também SSR com entrada de potenciômetro que faria o serviço.

 

O ideal é ligar esse controle de potência na resistência. A ventoinha pode-se controlar removendo os diodos retificadores e colocando uma fonte DC regulável (não é baratinha).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...