Ir para conteúdo

Dicas para torrar na pipoqueira


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

  • 1 year later...

Acho que vou começar minha jornada na torra com a tal da pipoqueira.

Não li todas as páginas do tópico, mas acho que geral tá falando da pipoqueira elétrica Mondial, tipo essa aqui né...eu pensando que era aquela do vendedor de pipoca na rua, tipo panela.....

mondial-pop-fun-pp-01_200x200-PU4a2e7_1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 25/07/2018 at 21:36, Dartagnan disse:

Acho que vou começar minha jornada na torra com a tal da pipoqueira.

Não li todas as páginas do tópico, mas acho que geral tá falando da pipoqueira elétrica Mondial, tipo essa aqui né...eu pensando que era aquela do vendedor de pipoca na rua, tipo panela.....

mondial-pop-fun-pp-01_200x200-PU4a2e7_1.

Muito bom Dartagnan.

 

Após ler algumas coisas na internet e ter encontrado este tópico, eu também iniciei a saga da torra doméstica na pipoqueira, em meados de maio/2017.

Acontece que, conforme relataram aqui mesmo, ela sem mod. não torra muito bem, o café fica fraco, não tem como desenvolver o grão. Particularmente por ser uma torra muito rápida...

Bom, diante disso eu havia parado com as torras... mas recenetemente, depois de mais de 1 ano, finalmente consegui completar a modificação, e estou agora analisando um grão verde pra comprar pra poder testá-la.

Pros interessados, uma modificação desta pipoqueira é bem simples. Basicamente, o circuito dela é a resistência e um motor 18VDC. Os 18VAC saem exatamente da resistência (que atua como um "divisor de tensões". Se a gente lembrar da famosa Lei de Ohm, a tensão entre dois pontos no circuito é proporcional à resistência... assim, pegando dois pontos na resistência que sejam convenientes, atinge-se o 18VAC e esse circuito paralelo vai direto para o motor, claro, com uma ponte retificadora tornando DC). Então o que fiz foi desacoplar este circuito, deixando somente a resistência ligada ao cabo da tomada, e puxando dois fios direto dos terminais do motor para fora da pipoqueira. Agora os 18VDC necessários ao motor são fornecidos por uma fonte externa 18VDC 2A, e o cabo original da pipoqueira tem somente a resistência conectada. Este cabo está interrompido, passando por um relay, que é por sua vez ligado a um controlador PID de temperatura. A medição da temperatura é feita por um termopar tipo K, ligado também no controlador, que coloquei por dentro da pipoqueira, logo acima da ventoinha de saída do ar quente e abaixo daquele compartimento que vemos quando ela está fechada. Então eu coloco a temp. necessária no controlador e ele atua no relay para ligar/desligar a resistência quando necessário, a fim de atingir a temperatura colocada.

Claro, dessa forma o que estou medindo é efetivamente a temperatura do ar, e não necessariamente do grão... mas com anotações e testes é possível fazer digamos um "ajuste de curva".

O interessante é que o fluxo de ar continua sempre constante, pois o motor é acionado com uma fonte externa ao circuito que fica ligada sempre, diferentemente do dimmer diretamente na tomada, que também reduz a rotação do motor (e, portanto, reduz também a agitação nos grãos, deixando muito provavelmente a torra menos homogênea).

Pra ser sincero ainda não testei se com este meu sistema a pipoqueira vai chegar às temperaturas que quero, pelo menos pra fazer o charge da torra (entre 200 e 220 oC). Mas estou ansioso para fazer uma torra com ela. Pretendo registrar e, se possível, postar os resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Eron.

Eu e o Vitor estamos trabalhando há meses em um mod dessa pipoqueira que mais é um torrador baseado na pipoqueira do que um mod. Várias dicas pra te dar. Vou fazer um apanhado geral das que acho que vão contribuir mais.

Retire as partes de plástico por causa das altas temperaturas. Não preaqueça pra fazer o charge da torra, quase nenhum torrador de leito fluido precisa realmente de preaquecimento. É mais interessante medir o ar dentro da câmara do que o ar que entra. Instale um dimmer pro ventilador também, além do relé da resistência. Faça os testes iniciais com qualquer grão verde que você encontrar, mesmo super barato. Verifique quanto tempo o seu controlador demora pra chegar na temperatura desejada e se consegue mantê-la. Dá pra fazer o seu próprio controlador com uma arduino, um leitor + termopar K e talvez o mesmo relé: nele você vai ter controle de tudo e ainda pode conectar a algum software de torra aberto. Podemos ajudar se você quiser trilhar esse caminho! E, por fim, teste com bateladas de tamanhos diferentes pra ver se o tipo de resultado é o que você espera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2018 at 11:08, Eron disse:

Muito bom Dartagnan.

 

Após ler algumas coisas na internet e ter encontrado este tópico, eu também iniciei a saga da torra doméstica na pipoqueira, em meados de maio/2017.

Acontece que, conforme relataram aqui mesmo, ela sem mod. não torra muito bem, o café fica fraco, não tem como desenvolver o grão. Particularmente por ser uma torra muito rápida...

Bom, diante disso eu havia parado com as torras... mas recenetemente, depois de mais de 1 ano, finalmente consegui completar a modificação, e estou agora analisando um grão verde pra comprar pra poder testá-la.

Pros interessados, uma modificação desta pipoqueira é bem simples. Basicamente, o circuito dela é a resistência e um motor 18VDC. Os 18VAC saem exatamente da resistência (que atua como um "divisor de tensões". Se a gente lembrar da famosa Lei de Ohm, a tensão entre dois pontos no circuito é proporcional à resistência... assim, pegando dois pontos na resistência que sejam convenientes, atinge-se o 18VAC e esse circuito paralelo vai direto para o motor, claro, com uma ponte retificadora tornando DC). Então o que fiz foi desacoplar este circuito, deixando somente a resistência ligada ao cabo da tomada, e puxando dois fios direto dos terminais do motor para fora da pipoqueira. Agora os 18VDC necessários ao motor são fornecidos por uma fonte externa 18VDC 2A, e o cabo original da pipoqueira tem somente a resistência conectada. Este cabo está interrompido, passando por um relay, que é por sua vez ligado a um controlador PID de temperatura. A medição da temperatura é feita por um termopar tipo K, ligado também no controlador, que coloquei por dentro da pipoqueira, logo acima da ventoinha de saída do ar quente e abaixo daquele compartimento que vemos quando ela está fechada. Então eu coloco a temp. necessária no controlador e ele atua no relay para ligar/desligar a resistência quando necessário, a fim de atingir a temperatura colocada.

Claro, dessa forma o que estou medindo é efetivamente a temperatura do ar, e não necessariamente do grão... mas com anotações e testes é possível fazer digamos um "ajuste de curva".

O interessante é que o fluxo de ar continua sempre constante, pois o motor é acionado com uma fonte externa ao circuito que fica ligada sempre, diferentemente do dimmer diretamente na tomada, que também reduz a rotação do motor (e, portanto, reduz também a agitação nos grãos, deixando muito provavelmente a torra menos homogênea).

Pra ser sincero ainda não testei se com este meu sistema a pipoqueira vai chegar às temperaturas que quero, pelo menos pra fazer o charge da torra (entre 200 e 220 oC). Mas estou ansioso para fazer uma torra com ela. Pretendo registrar e, se possível, postar os resultados.

Putz, aí falou grego pra mim. Manjo nada dessas gambiarras e tá cheio de engenheiro ou técnico aqui...:P.

Eu li os primeiros relatos e vi que tem gente usando sem modificar nada....sei lá, vou tentar assim mesmo :mellow:. Se depender de eu mesmo modificar, parto pra outro tipo de torrador, talvez esse bolinha que falam também ou outro....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 05/08/2018 at 06:03, riozebratubo disse:

Retire as partes de plástico por causa das altas temperaturas. Não preaqueça pra fazer o charge da torra, quase nenhum torrador de leito fluido precisa realmente de preaquecimento. É mais interessante medir o ar dentro da câmara do que o ar que entra. Instale um dimmer pro ventilador também, além do relé da resistência. Faça os testes iniciais com qualquer grão verde que você encontrar, mesmo super barato. Verifique quanto tempo o seu controlador demora pra chegar na temperatura desejada e se consegue mantê-la. Dá pra fazer o seu próprio controlador com uma arduino, um leitor + termopar K e talvez o mesmo relé: nele você vai ter controle de tudo e ainda pode conectar a algum software de torra aberto. Podemos ajudar se você quiser trilhar esse caminho! E, por fim, teste com bateladas de tamanhos diferentes pra ver se o tipo de resultado é o que você espera.

Opa, fala rioze!

Muito obrigado pelas dicas!

Obrigado pela dica do charge.. sempre li sobre ele mas realmente as referências tratavam sempre de torrador tipo drum. A temperatura eu consigo manter, mas a depender de qual temperatura eu quero ele está demorando um pouco sim...

A princípio eu ia fazer o controlador com o Arduino mesmo, porém, na falta de tempo, preferi comprar um controlador pronto. A vantagem é que o controlador é um controlador PID - tudo bem que no arduino também é possível implementar um PID, mas no código puro. Além disso, no caso do Arduino eu ia ter que mexer com TRIAC pra controlar a resistência AC etc, e particularmente essa não é minha área apesar de eu arranhar alguma coisa... por isso a opção pelo controlador pronto, que foi barato também então sem problemas. A desvantagem é que eu não consigo neste caso conectar ele a um software de torra...

Sobre o dimmer pro ventilador, é realmente necessário? Pois se eu já tenho o controle da temperatura pela resistência+relé, por que deveria mexer com a rotação do ventilador? Isso, na minha cabeça, faria com que a mistura do ar com os grãos ficasse menos eficiente à medida que se diminui a rotação, então não parece haver vantagem...

Sobre a medição do ar, realmente, eu percebi logo de cara que seria mais interessante medir o ar dentro da câmara.. mas neste momento eu já fiz um furo abaixo da câmara para colocar o termopar, que inclusive já está "colado" por lá, então nem vou mexer por hora. Aparentemente não foi um lugar tão bom que eu coloquei pois a medição do termopar difere bastante da medição de um termômetro "palito" (desses do ML mesmo), embora eu também não confie na medição do palito pois essas coisas vem tudo lá da China e a gente conhece bem o controle de qualidade deles. Agora só me resta testar mesmo... estou esperando chegar o grão cru para mim.

 

Se a coisa começar a dar certo, ou esboçar algo bom, eu entro em contato pois toda ajuda será bem vinda

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Pessoal. Tem tempo que não poso nada aqui.

Na minha terceira PopFun, a coisa começou a desandar. Ela começou a desarmar sozinha quando chegava a uma temperatura alta, mas bem no meio do 1C.

Abri e uns colegas até me ajudaram a descobrir o que era o termostato. Não consegui resolver o problema. Tentei amarrar com um fio de cobre, mas não deu certo.

Comprei um outro modelo (acho que a PopFun está saindo de linha. Quando comprei essa era o mostruário e quando fui comprar outra, também só tinham uma última).

Comprei uma da Cadence, mais barata. O negócio é que essa desarma ainda antes. Não desliga tudo, como a PopFun, mas noto que a resistência é de desligada, porque a temperatura despenca. Em geral desarma lá pelos 210C, mas só religa quando chega a uns 180C, o que tem inviabilizado as minhas torras.

Alguém tem alguma dica?

 

Vou ver se encontro outros tópicos de pipoqueira e posto lá também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
Oi, Eron.
Eu e o Vitor estamos trabalhando há meses em um mod dessa pipoqueira que mais é um torrador baseado na pipoqueira do que um mod. Várias dicas pra te dar. Vou fazer um apanhado geral das que acho que vão contribuir mais.
Retire as partes de plástico por causa das altas temperaturas. Não preaqueça pra fazer o charge da torra, quase nenhum torrador de leito fluido precisa realmente de preaquecimento. É mais interessante medir o ar dentro da câmara do que o ar que entra. Instale um dimmer pro ventilador também, além do relé da resistência. Faça os testes iniciais com qualquer grão verde que você encontrar, mesmo super barato. Verifique quanto tempo o seu controlador demora pra chegar na temperatura desejada e se consegue mantê-la. Dá pra fazer o seu próprio controlador com uma arduino, um leitor + termopar K e talvez o mesmo relé: nele você vai ter controle de tudo e ainda pode conectar a algum software de torra aberto. Podemos ajudar se você quiser trilhar esse caminho! E, por fim, teste com bateladas de tamanhos diferentes pra ver se o tipo de resultado é o que você espera.


Boa tarde!
Estou entrando no mundo dos cafés especiais e seguindo sempre o CDC e gostaria de começar a torrar o meu próprio café, vi que vc está trabalhando num projeto para a pipoqueira e gostaria de fazer tbm.

Vc tem algum desenho? Eu gostaria de fazer algo que desse pra usar com algum programa de torra.

Desde já obrigado!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bnovaes, Eu tenho usado 150 gr, mas acho que isso depende principalmente da força da ventoinha. no meu caso, 150 é o limite em que a pipoqueira consegue movimentar os grãos ainda crús, no início da torra.

Acho que alguns encontraram este limiar em torno de 100gr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Muito obrigado, vou iniciar o projeto e postando fotos aqui pra incentivar a galera nova assim como eu!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Jksantos quando tempo ficou na pipoqueira pra dar esse resultado?e aí fez o coado pra ter idéia do sabor?

@brunoricheri eu deixei uns 7:18 min, coloquei 60g de café.

Como não comprei nem o termômetro ainda eu fui meio que no escuro, assim que deu o segundo estalo esperei mais uns 30segundos e desliguei.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O café foi um tradicional mesmo que comprei de um amigo aqui da região pra poder testar.

Fiz um coado aqui agora e ficou meio ácido no início e bem encorpado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Boa noite !

Atualizando o tópico, gostaria de pedir uma ajuda para quem conseguiu concluir o projeto para automatizar a pipoqueira.

Estou configurando o arduino e sempre que tento carregar o programa ele da um erro após carregar.

OCORREU UM ERRO ENQUANTO O SKETCH ERA CARREGADO

Alguém pode me ajudar?c9f818e2ed9e2fd257e37dc873d4e034.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @jksantos01geralmente este erro acontece por seu arduino não estar sendo reconhecido adequadamente, normalmente precisamos instalar os drivers adequados para as placas chinesas, geralmente CH340 e Ch341, dá um Google aí confere, e instala.

Depois é importante conferir a seleção adequada do seu modelo, dentro do arduino IDE, vá lá e selecione o modelo do arduino, aqui no meu caso é Nano, depois normalmente para estes chineses selecione a placa ATmega 328 Old Bootloader. Selecione a porta COM onde esta conectado p seu arduino, para conferir va em gerenciador de dispositivos no seu PC e vej em Portas COM onde ele esta.

Depois destes ajustes deve carregar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá [mention=11361]jksantos01[/mention]geralmente este erro acontece por seu arduino não estar sendo reconhecido adequadamente, normalmente precisamos instalar os drivers adequados para as placas chinesas, geralmente CH340 e Ch341, dá um Google aí confere, e instala.
Depois é importante conferir a seleção adequada do seu modelo, dentro do arduino IDE, vá lá e selecione o modelo do arduino, aqui no meu caso é Nano, depois normalmente para estes chineses selecione a placa ATmega 328 Old Bootloader. Selecione a porta COM onde esta conectado p seu arduino, para conferir va em gerenciador de dispositivos no seu PC e vej em Portas COM onde ele esta.
Depois destes ajustes deve carregar normalmente.

Ronaldo, boa noite !

Fiz agora pouco as mudanças que vc me disse e funcionou, quando mudei a placa aí deu certo. Já instalei o RoastLogger no pc e fiz alguns testes.

O fan já funcionou normalmente, a resistência tbm já respondeu aos comandos, só o sensor de temperatura que ainda não leu mas estou revisando pra ver o que deu de errado.

Muito obrigado pela ajuda !


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa tarde, pessoal.

Estou começando e fiz uns testes na pipoqueira convencional mesmo (de panela) e até que achei interessante - com ressalvas, rs.

Mas o que eu queria saber mesmo, é como resolver o problema das cascas. A maioria sai durante a torra, mas algumas são difíceis de sair e outras nem sequer consigo remover. Esse é o processo mais chato/demorado pra mim. Alguma dica especial pra isso?

Curioso que vejo diversos vídeo no Youtube de gente que sequer limpa os grãos depois da torra. Tiram da panela/pipoqueira/torrador/forno e logo já vão moendo ou ensacando.
Essa casca não interfere no sabor?

Achei interessante esse iRoast, que aparentemente dá uma limpada nos grãos, mas não achei pra comprar. Acho que saiu de linha. Na Amazon americana encontrei uns modelos parecidos, chamados Fresh Rast, na faixa dos 190 dólares, mas somando frete e imposto (calculados automaticamente no site) fica na faixa dos 440 dólares... Soma um IOF em cima... E fica inviável pra quem quer só fazer um hobby de café, sem falar que esses aparelhos são pequenos e caseiros, devem ter uma vida útil nada longas.

Essa questão dos sites (Amazon, e-Bay, etc) passarem a embutir antecipadamente os tributos complicou e encareceu demais. O cálculo que eles fazem está muito acima dos 60% habituais. Enfim...

Até achei um modelo, de um vendedor da Amazon, que aparentemente não cobra os impostos antecipadamente, mas pareceu um modelo bem genérico:
https://www.amazon.com/Roaster-Automatic-Roasters-Machine-Chestnut/dp/B08GR41GK8/ref=sr_1_9?dchild=1&keywords=coffee%2Broaster&qid=1601154261&sr=8-9&th=1

Alguém conhece? Vi que tem desse modelo no Aliexpress também. Mas essas coisas muito eletrônicas tenho receio de comprar no Aliexpress.... E explodir a qualquer momento, haha. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Bom dia a todos.
Acabei de fazer a minha primeira torra na pipoqueira Mondial (1100W).
Quando comecei a gostar de café (especial) plantei uma muda na casa dos meus pais e este é o café que colhi em 2020 (cerca de meio quilo).

Pois bem, coloquei 80g de café na pipoqueira desligada, sem a tampa de plastico.

Com pouco mais de um minuto começaram os estalos.

Aos 2m32s o termômetro atingiu 220ºC e eu desliguei a pipoqueira. Deixei os graus dentro pois ainda estalavam.

Voaram mtas casquinhas, mas ainda ficaram bastantes nos grãos. Talvez se a torra demorasse mais o resultado ficaria mais limpo.

O resultado foi esse abaixo.

Fiz na prensa e o sabor me surpreendeu (não sou entendido).

Já que deu certo, agora vou ler melhor sobre como tunar a pipoqueira.

Abraços a todos.

 

OBS- encontrei esse Dimmer no Mercado Livre, será que funciona?
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680462288-dimmer-bivolt-1000w-2000w-p-liquidificador-shakes-dimer-_JM#position=2&type=item&tracking_id=eec25a00-9bf7-4e42-ba5f-8b9c173d0f5c

 

WhatsApp Image 2021-01-20 at 10.42.00.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se entendi corretamente, mas parece que esse dimmer suporta até 1000W em 110/127V. Ou estou falando besteira? rsrsrs

De qualquer forma, sugiro esse outro para ter uma folga maior:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735615719-controlador-dimmer-dimer-rotativo-3000w-bivolt-110v-220v-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-pads&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-pads-right&reco_id=7b4c174d-f52d-47b4-a53a-25a8d3c6216e&is_advertising=true&ad_domain=VIPCORE_RIGHT&ad_position=2&ad_click_id=MDg2NTAyMzUtNWY5Ny00ZDQzLTllNWMtZDE3Y2VmNGY3ZjZi

Eu uso ele na minha pipoqueira, já fiz umas 6 torras sem problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2021 at 11:14, gustavofgt disse:

Não sei se entendi corretamente, mas parece que esse dimmer suporta até 1000W em 110/127V. Ou estou falando besteira? rsrsrs

De qualquer forma, sugiro esse outro para ter uma folga maior:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735615719-controlador-dimmer-dimer-rotativo-3000w-bivolt-110v-220v-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-pads&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-pads-right&reco_id=7b4c174d-f52d-47b4-a53a-25a8d3c6216e&is_advertising=true&ad_domain=VIPCORE_RIGHT&ad_position=2&ad_click_id=MDg2NTAyMzUtNWY5Ny00ZDQzLTllNWMtZDE3Y2VmNGY3ZjZi

Eu uso ele na minha pipoqueira, já fiz umas 6 torras sem problemas.

 

Realmente o de 1000w cujo anuncio coloquei não vai aguentar.

Tem alguma dica de como usar o dimmer? começa com determinada potência e vai aumentando?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/10/2020 at 11:44, gustavofgt disse:

Obrigado pelas dicas, pessoal.

Vou ficar mais atento à data da torra na embalagem, mesmo comprando em mercado. Já li bastante à respeito de congelar o grão, tem muita controvérsia, mas na próxima compra online farei o teste comprando uma quantidade maior.

 

Em 20/08/2020 at 18:47, Henry_W disse:

Oi pessoal. Após dicas e informações de membros do fórum, todos muito atenciosos por sinal, acabei comprando do LukeS uma Junior Express 3 xícaras e um moinho mimoso n° 2. Já testei e já aprovei. Achei tranquilo e rápido de fazer. Agora é só curtir. LukeS, obrigado pela atenção e pelo perfeito estado dos produtos. Show!

20200820_184227.jpg

 

Em 22/01/2021 at 11:14, gustavofgt disse:

Não sei se entendi corretamente, mas parece que esse dimmer suporta até 1000W em 110/127V. Ou estou falando besteira? rsrsrs

De qualquer forma, sugiro esse outro para ter uma folga maior:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735615719-controlador-dimmer-dimer-rotativo-3000w-bivolt-110v-220v-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-pads&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-pads-right&reco_id=7b4c174d-f52d-47b4-a53a-25a8d3c6216e&is_advertising=true&ad_domain=VIPCORE_RIGHT&ad_position=2&ad_click_id=MDg2NTAyMzUtNWY5Ny00ZDQzLTllNWMtZDE3Y2VmNGY3ZjZi

Eu uso ele na minha pipoqueira, já fiz umas 6 torras sem problemas.

 

Como que você utilliza o dimer? Começa com qual potência, em que momento aumenta e pra quanto? Quanto tempo dura a torra? Nota bastante diferença para quando torra sem o dimer?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.  O Ideal mesmo é a separação do circuito com o uso e controle independente do ventilador e resistência,  neste situação faríamos a torra como em um fresh roast com ventilador no máximo no início e potencia baixa da resistencia, depois aumentando a potência da resistencia e diminuindo ventilador.

No caso a solucao do dimer direto no cabo de força da pipoqueira ira co trocar ao mesmo tempo ventilador e resistencia, terá de encontrar a proporção ideal entre gramas de grao verde, e potencia para definir seus parâmetros.  Somente a título de exemplo, aqui em casa uso a Philco Easy Fit, nela uso 75 gramas de cafe verde, inicio com dimmer em cerca de 75 a 80% de potencia (imagine a volta completa do botão do dimmer como 100%,), nesta potencia tenho uma menor velocidade de aquecimento,  subida de temperatura inicial e ainda sendo possível o ventilador manter o movimento dos grãos sem auxilio. Após a fase de amarelamento, os graos já estão entre 165 a 175 graus, e mais leves, reduzo o dimmer para algo em torno de 65 a 75%, e mantenho assim até o final da torra, tem me dado torras homogêneas e com bom desenvolvimento.  Tempo total de torra aqui entre 6:00 e 7:00 minutos.

Acompanho aqui minhas torras com um leitor de temperatura + termopar tipo K e consigo ir ajustando estas variáveis de acordo com a evolução da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também fiz a separação do circuito, mas coloquei um dimmer apenas no circuito da resistência. A ventoinha fica sempre na mesma potência.

Coloquei para "controle" de temperatura um termometro analógico mesmo, desses de forno de pizza. Após umas 5 torras peguei o jeito de controlar o dimmer, finalizando a torra média/média-escura (antes do segundo crack) com 8-10 minutos. Tenho utilizado 80g.

 

20210123_160801.jpg

20210123_164622.jpg

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, gustavofgt disse:

Eu também fiz a separação do circuito, mas coloquei um dimmer apenas no circuito da resistência. A ventoinha fica sempre na mesma potência.

Coloquei para "controle" de temperatura um termometro analógico mesmo, desses de forno de pizza. Após umas 5 torras peguei o jeito de controlar o dimmer, finalizando a torra média/média-escura (antes do segundo crack) com 8-10 minutos. Tenho utilizado 80g.

 

20210123_160801.jpg

20210123_164622.jpg

 

@gustavofgt que esquema legal este que montou, parabéns! Poderia detalhar mais como fez a separação? O circuito da ventoinha fica ligado a uma fonte externa??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2020 at 18:20, Del Rei disse:

Boa tarde, pessoal.

Estou começando e fiz uns testes na pipoqueira convencional mesmo (de panela) e até que achei interessante - com ressalvas, rs.

Mas o que eu queria saber mesmo, é como resolver o problema das cascas. A maioria sai durante a torra, mas algumas são difíceis de sair e outras nem sequer consigo remover. Esse é o processo mais chato/demorado pra mim. Alguma dica especial pra isso?

Curioso que vejo diversos vídeo no Youtube de gente que sequer limpa os grãos depois da torra. Tiram da panela/pipoqueira/torrador/forno e logo já vão moendo ou ensacando.
Essa casca não interfere no sabor?

Achei interessante esse iRoast, que aparentemente dá uma limpada nos grãos, mas não achei pra comprar. Acho que saiu de linha. Na Amazon americana encontrei uns modelos parecidos, chamados Fresh Rast, na faixa dos 190 dólares, mas somando frete e imposto (calculados automaticamente no site) fica na faixa dos 440 dólares... Soma um IOF em cima... E fica inviável pra quem quer só fazer um hobby de café, sem falar que esses aparelhos são pequenos e caseiros, devem ter uma vida útil nada longas.

Essa questão dos sites (Amazon, e-Bay, etc) passarem a embutir antecipadamente os tributos complicou e encareceu demais. O cálculo que eles fazem está muito acima dos 60% habituais. Enfim...

Até achei um modelo, de um vendedor da Amazon, que aparentemente não cobra os impostos antecipadamente, mas pareceu um modelo bem genérico:
https://www.amazon.com/Roaster-Automatic-Roasters-Machine-Chestnut/dp/B08GR41GK8/ref=sr_1_9?dchild=1&keywords=coffee%2Broaster&qid=1601154261&sr=8-9&th=1

Alguém conhece? Vi que tem desse modelo no Aliexpress também. Mas essas coisas muito eletrônicas tenho receio de comprar no Aliexpress.... E explodir a qualquer momento, haha. 

Fala meu camarada, não se preocupe com as películas, a 'casca' é retirada antes do café chegar até você, depois dela ainda tem o pergaminho, também retirado.

O que retira as películas, que não interferem no sabor é a fricção de um grão no outro. Pode tirar um pouco mais delas sacudindo pequenos bocados numa peneira metálica. Mas sempre resta um pouco, não se preocupe.

Iroast retira por fricção e como é baseado em ventoinha essas películas que soltam durante a torra são capturadas por uma peneira na parte superior.

Foco na torra e relaxa com as películas! Dá uma leve esfregada numa peneira e manda ver! (sim, iroast ou freshroast são bem melhores, dá pra controlar tempo e potência, isso fará toda diferença na sua torra!).

Bons cafés!! 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...