Ir para conteúdo

Behmor 1600 interface


sergio.m

Postagens recomendadas

Comprei um Behmor sem pensar muito. Quando ele chegou não fui com a cara do paradigma de torra que ele usa. Para terem uma idéia, não torrei um grão verde com ele, só torrei 2 vezes amendoim =)

 

Vou interfacear ele mais um ou dois pt100 com o Roastlogger. No meio ficará um arduino uno. Para começar, fiz uma engenharia reversa da placa principal. Segue uma foto da lateral do behmor mais o esquema do conector. O conector está no lado esquerdo da placa com a interface original desconectada.

 

Breve devo postar uns logs com ele vazio.

 

g0ERRdC.jpg

 

RIMWqwi.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O microcontrolador que ele usa (está na placa do painel) é um da Sino Wealth que nunca tinha ouvido falar. Se fosse um atmel ou mesmo pic teria até um pingo de chance de refazer o firmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei a interface. Agora é deixar tudo arrumadinho só precisando conectar o usb. Segue um video mostrando como ficou. Desculpem a narração tosca.

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Gilberto. Ele tem alguns perfis para escolher, que ligam a resistência em determinados momentos. Também a torra é baseada numa contagem regressiva (possível de mudar em realtime). Uma curva logada dele fica com certos vales (pelo que vi na net, pois nunca torrei com ele original). Resumindo, não fui com a cara =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste do pid do RoastLogger. Nele eu setei algumas temperaturas e esperei a estabilização antes de ir para a próxima.

 

Sempre com o ventilador que circula o ar ligado. Depois de estabilizar no 230 eu setei para 260, mas logo que começou eu parei pois achei não ser necessário abusar do forno.

 

Daí desliguei o heater (e pid) e liguei o ventilador que suga o ar pelo afterburner (esse não liguei durante o teste)

 

Também não abri a porta para despencar a temperatura mais rápido.

 

Deve dar para regular o pid para diminuir um pouco o overshoot mas não achei que está ruim.

 

Algum dono de Behmor sabe me dizer se o ventilador de circulação fica sempre ligado durante a torra?

 

ZDfhPgU.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Update no projeto, parece que finalizei. Mudei bastante.

 

Agora estou usando um Arduino Nano conectado diretamente no conector do Behmor. Não há mais LCD ou botões, tudo é controlado pelo PC.

 

Arduino Nano com o conector que encaixa no Behmor e o conector do PT100.

skmsLiJ.jpg

 

Outro lado, no canto superior direito está o conector para o SSR.

vhbOECk.jpg

 

Montado.

1. PT100

2. SSR

3. USB

tv8uBTu.jpg

 

Fixação do cabo USB que vai até o Arduino. Nele eu conecto uma extensão USB que vai até o PC.

GIt84rQ.jpg

 

PT100 amarrado na grade e com o fio passando pelo buraco onde havia um parafuso.

MRMJSIk.jpg

 

Janela do programa que fica de intermediário entre o Roast Logger e o Arduino (usando um cabo null modem virtual). Com ele controlo essas funções do Behmor, ligando e desligando. O Roast Logger apenas controla a potência das resistências e lê a temperatura.

TWhtefu.png

 

Agora não tem mais desculpa, tenho que começar a torrar!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 5 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...