Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

Hoje finalmente abri a caldeira. Ainda bem que nem experimentei fazer café antes disso pois tá meio nojenta.

 

Todos os parafusos bem duros de tirar e o que na foto está no canto inferior direito quebrou.

 

Vou tentar comprar ácido cítrico aqui perto, se bem que parece mais ferrugem ao invés de calcificação.

 

hKmaVgx.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é café... Depois de limpa e operacional, aconselho a sempre fazer uma "lavagem" com água, se possível 2 vezes, depois de uma sessão. É meio impossível não subir um pouco de pó ou mesmo água já com café diluído pra caldeira.

 

Talvez um Cafiza ou similar te ajude aí.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm, é mesmo Márcio. Associei a ferrugem porque o parafuso que quebrou foi por estar enferrujado.

 

Achei a mola bem pequena comparada a outra que tenho aqui (Faema Zodiaco). Aconselha dar um upgrade nela como você fez? Aquelas molas que vc mandou fazer ainda existem por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pensou em usar a mola da Faema nela, né? ;)

 

Pois é, não tenho mais daquela mola. É possível fazer, mas a quantidade que vale a pena é no mínimo 15, se não me engano. Sempre tem gente lá fora querendo, quando fiz, vendi pelo custo, o divertido é a ajuda mútua. Mas confesso que dá trabalho, e ideal é ter alguém para distribuir nos EUA e outro alguém na Europa, pois daqui o frete pesa muito se for enviar individualmente. Eu não consegui medir a pressão em nenhum caso, pois o porta-filtro não tem a rosca na saída e não tive saco de pensar numa solução, mas na teoria a pressão dela é na faixa de 5 bar e com a mola adicional eu queria 7 bar. Imagino que dê menos ainda.

 

O problema da Mini Gaggia é que a câmara do pistão tem seus 18 cm² e seriam necessários uns 175 kgf para dar 9 bar, e essa força tem que ser na posição em que o pistão veda a câmera e efetivamente empurra a água no bolo. É praticamente impossível fazer isso com 1 mola ainda mais com essa altura limitada. Talvez com duas bem projetadas, ou ainda 3 (não lembro se havia espaço) dê para chegar perto. Também ficaria bem instável, acho que chegar nos 7,5 bar, efetivamente, é excelente. Na Velox tenho uns 8 bar no início, até menos pois sempre sobra ar junto na câmara, e as extrações são excelentes...

 

De qualquer maneira é possível ajudar a alavanca, e não é necessário muita força para aumentar 2-3 bar! De repente pode começar por aí.

 

Outro problema chato é selar essa tampa da caldeira. Usei um silicone que o OE vendia e dizia ser aprovado pelo NSF, e de qualquer maneira a água não deve ser colocada nesse nível. Ficou mais ou menos, vez ou outra, na hora de virar a máquina na tal da lavagem que comentei, vazava um pouco. Não sei como está pois vendi a um amigo, preciso descobrir se ele realmente a usa... :)

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A da Faema é pra um projeto que está apenas no papel =)

 

Vou dar umas calculadas aqui e talvez meu pai consiga fazer no torno uma segunda mola. Ou mesmo uma outra para substituir a original.

 

Ficarei atento para a vedação da caldeira.

 

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem tapei o cilindro com fita e passou a noite com vinagre branco para tirar o pouco de calcificação. Maior parte era mesmo café que tirei esfregando com umas escovas + detergente. Também usei bombril.

 

Descobri que o termóstato tem parafuso de regulagem. Ufa, será mais fácil por ela pra extrair! (agora ele está abrindo com ~82C).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é um bimetálico. Lembro que fiz um furo bem pequeno na carcaça para entrar uma chavezinha de fenda (ou philips) e regular quanto quiser. Se não me engano consegui chegar num ponto em que a temperatura da caldeira ficava na faixa de 92-95°C, uma faixa bem pequena mesmo. Mas no aquecimento inicial a água fervia pois demorava um pouco pro termostato desligar.

 

Se não me engano, medi no máximo diferenças de 0,5°C entre a temperatura da caldeira e do termofiltro que eu tinha (tinha um porta-filtro aberto), que fica dentro do erro dos instrumentos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, fiz um teste do termóstato, boiler sem a tampa. O comportamento é esse mesmo, ferve antes da caldeira chegar na temperatura da água. Depois fica uma histerese de uns 5 graus. Deixei ela desligando quando a água chega a 92 C perto do cilindro. Com mais massa ali no cilindro, do pistão, mola, tampa, a histerese deve ir pros 3 C que vc citou.

 

Vou fazer o furinho na proteção, será bem útil, boa idéia.

 

Também dei uma boa limpada do resto das peças.

 

A 1a extração está próxima =) Mas preciso comprar café, tenho 8 g para o simples(!) do almoço de amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste de temperatura com ela fechada. Muito estável, dá para fazer extração com erro máximo de 1 grau. Show de bola, nesse aspecto muito melhor que a europiccola! Ainda bem, foi exatamente por isso que a comprei, para evitar ficar surfando. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, esse termóstato perde a regulagem, não é confiável. Aconteceu 2x já. Regulo o parafuso (tem que girar coisa mínima), mas depois que a máquina esfria, na nova sessão, a temperatura fica fora uns 5-8 graus. Como solução temporária travei ele fechado, e farei o controle de temperatura na mão, olhando o termômetro e desligando a máquina pelo botão on/off. Dei um trato nele, limpando e tirando óxido, só que não adiantou.

 

Tive dó de furar a proteção pro acesso ao parafusinho.

 

Hoje tentei algumas extrações, mas não ficou bom. Como troquei o café, antes preciso checar o sabor dele na pavoni. Está com cara de precisar mesmo de um upgrade na mola.

 

Tem também o detalhe que nunca preparei pó em filtro comercial. Usei tanto o simples quanto o duplo da LM para os testes. Meu tamper é de 57 mm só que esse duplo da LM parece precisar de umas 16 g para que a força seja apenas no pó. Se for o caso repasso ele para 56 ou 56.5 mm.

 

Farei vídeo quando estiver contente com a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei usando esse site. Mas quando fui pedir para fabricar descobri que os limites práticos são bem maiores... Pra você ter uma idéia, é difícil nas comerciais ter a mola ideal. A Fiorenzato usa duas molas e o grupo que a Bosco e Londinium usam chega a 10 bar com duas e acho que 7 com uma.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A que eu fiz aquela vez tinha comprimento 96 mm, diâmetro externo 27 mm, interno 20 mm, fio 3,5 mm, e total de 11,5 molas. Material é aço inox AISI 302. Acho que eles até testaram e deu aproximadamente 1,125 kgf/mm e se não me engano eu estimava 2 bar de adição inicial. Lembro que mudou bem as extrações.

 

SAM_2194.JPG

 

A mola original, se não me engano, vai de uns 4,5 a 3 bar (ela é bastante comprimida na instalação). O ruim é que parece ser acima do limite de fadiga e a mola estava deformada, talvez até originalmente daria algo como de 6 a 4... Talvez dê para adicionar mais na segunda mola, de repente uns 3 bar (se for usar fio 4mm, tem que recalcular as dimensões para não dar muito, provavelmente diminuir o passo com mais voltas), mas eu fiquei com medo de quão difícil seria usar a máquina. Do jeito que fiz, é viável, só precisa de mais cuidado.

 

O vídeo que vale a pena ver dos que fiz:

 

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi um vídeo agora com a mini e achei curioso. A extração começa quando a alavanca é levantada. Na La Pavoni e outras não é ao contrário? Achava que você regulava a pressão no braço e que a mola só faria a alavanca voltar. Como funciona isso? Acho essas máquinas bem legais. Acho que talvez um dia eu compre uma. A La Pavoni Picola/Professional até que é algo viável. As Elektra da vida já me parecem fora do meu alcance. Enfim, a vida como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, funcionamento da pavoni (manual sem mola) lado esquerdo, mini gaggia (manual com mola) lado direito.

 

Em ambos os desenhos elas estão em posição de "repouso".

 

Na pavoni, você sobe a alavanca, o pistão sobe, entra água no cilindro, vc baixa fazendo a pressão para a extração, a alavanca vai descendo.

 

Na mini, você abaixa a alavanca, o pistão sobe, entra água no cilindro, mola é comprimida, solta-se a alavanca, a mola faz a pressão para a extração, a alavanca vai subindo.

 

fp3ijCQ.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, eu vi seu post no HB =)

 

Pensei nisso mesmo, fazer parecida com a sua só que com diâmetro do arame maior. Pouca coisa já faz diferença pois na fórmula é d^4.

 

Claro, tem que ver se conseguimos fazer. Por enquanto vai uma forcinha na alavanca se necessário.

 

Hoje as extrações nela não ficaram tão boas, mas o café tb não é lá essas coisas, torra mais escura que estou acostumado. Na pavoni também não ficou muito de meu agrado... Amanhã mais testes.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, imaginava que já havia visto, mas agora vamos colocando as informações aqui! ;)

 

Se quiser encarar uma nova mola posso procurar o cara que fez aqui e pago o custo, depois mando para fora quando achar quem queira, se der certo. De qualquer maneira, mais que 3 bar acho muito.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, vc postou lá:

 

Have anybody tried a different approach on the boiler seal? I was thinking about cutting a 1mm EPDM rubber using the boiler as a guide, instead of using silicon. Until now I'm testing it without sealing and taking a lot of care

 

O meu não selei ainda. Por que disse "taking a lot of care"? Dá impressão que é algo perigoso. O problema seria só na hora de inverter a máquina para lavar e vazar um pouco, não é só isso?

 

Sobre a mola ainda vou trocar uma idéa com meu pai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, tomando cuidado para não botar água acima do nível da junta e vazar tudo. Ou mesmo muito próximo. Acho que no nível daria 1L, colocava 800ml. Mas foi meio exagerado... :lol: Depois usei o silicone e ficou quase bom, o problema é que na minha havia dois pontos com um buraco grande entre a tampa e a caldeira. A sua parece muito boa, talvez você consiga fabricar uma junta com uma manta de silicone ou papelão hidráulico. Mas teria que ser bem fino.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Trouxe a Mini para sp e instalamos uma segunda mola.

 

Arame de inox 3.5 mm, comprimento 14 cm, 28 diâmetro externo, 13 espiras, contante medida 6.4 kgf/cm.

 

Quando o pistão veda o cilindro ela fica com 7 cm de comprimento, dando 44.8 kgf, e na área de 18.8 cm^2, aumentou a pressão 2.38 bar.

 

Gostei das extrações, melhorou bem. No almoço fiz três e a segunda ficou bonita de ver. Todos 14 g e na xícara uns 22 g.

 

Estão me cobrando para servir os cafés com ela pós ceia... ihhhh

 

Bom Natal a todos!

 

Fazendo:

jf4CPYf.jpg

 

Instalada:

2VZ8wAi.jpg

 

Esqueci da foto antes de montá-la...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi bacana a praticamente estréia da Mini. Após a ceia servi 9 cafés e o pessoal elogiou. Usei uma torra escura que para eles devia ser mais próxima ao que estavam acostumados.

 

No dia já tinha extraído três e no total foram doze. Extrações lindas e dignas de fotos, só duas! Preciso treinar bem o preparo do pó no filtro de 58 mm.

 

Não tinha 220v e usei ligada no 110v. Demorou meia hora para esquentar, só que quando tive que manter os 92-93 C na mão (está sem termóstato) ficou bem mais dócil, subindo a temperatura na mesma velocidade da perda de temperatura.

 

Agora vou resolver o controle da temperatura, provavelmente eletronicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma caracteristica interessante da Mini é a facilidade de se fazer extrações seguidas com repetibilidade, especialmente se comparada a pavoni.

 

Pressão. O perfil de pressão é sempre o mesmo já que é por mola.

 

Temperatura. Mesmo fazendo o controle na mão, foi tranquilo extrair nos 92-93C. Com um pid então...

 

Volume. O volume do cilindro é de apenas 34 ml. Sim, é uma limitação para quem quer beber balde de espresso, mas contornada colocando água quente.

 

A extração ficava pronta quando o pistão parava de baixar. Para as 14 g e a moagem que estava usando, isso fixou a massa na xícara para ~ 22 g (o blonding também estava por aí). Na pavoni eu nunca chegava ao fim do curso da alavanca.

 

Máquinas manuais tem dose volumétrica (fixa) intrínseca, só que o volume pequeno da Mini é bem próximo do ideal para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a instalar o PID. Está regulado, agora preciso adaptar a montagem.

En4G75l.jpg

 

Alvo em 92 C. Fica oscilando entre 91.3 e 92.7. Por enquanto é assim pois estou limitado a resolução do AD do uC. É solucionavel sem trocar o AD (dithering) mas deixei a plaquinha o mais simples possível.

 

No gráfico estava com 3/4 de caldeira com água, daí adicionei 300 ml de água gelada. O LED do arduino acende quando chega na estabilidade. Linha vermelha é temperatura, azul potência da resistência. Console a direita mesmos dados, intervalo 500 ms.

tdYBq5P.png

 

Mais para frente vou adicionar um display e botões para a regulagem da temperatura. No momento regulagem do alvo só reprogramando.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montagem, fixações com dupla face. Como não tenho um transformador bem pequeno que caiba aí dentro, alimento o arduino com uma fonte externa. O conector de alimentação está no canto superior direito dele. Quando instalar display e botões aproveito para colocar o transformador.

 

JFmbUmX.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...