Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

Isso, a água da caldeira fica regulada pelo pid (ou termostato), e como não há um grupo exposto, a extração é praticamente nessa temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a pressão interna então é a atmosférica, certo ?

Agora o fato do grupo ser exposto não vejo problema já que a caldeira também é exposta, acho que bastaria fazer um grupo com um sistema de aquecimento que não altere as características da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pressão de 10 cm de coluna d'agua... Dá para projetar uma máquina que tenha caldeira e grupo aquecidos controladamente, mas a idéia da Mini Gaggia é a mais simples possível. Problema só o retorno de água...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio para reduzir bem o retorno, tem que controlar a alavanca.

 

Abre o cilindro só um pouco para cair a água sem dar muito tranco e quando se percebe que ele encheu, faz a pré infusão com o pistão fechando só de leve o cilindro.

 

Depois de cada extração também faço um expurgo e passo pano para limpar o chuveiro.

 

Com isso acho que só precisa limpar a caldeira 1x por mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haaaa entendi, mas eu tinha imaginado fazer um grupos simples alimentado por uma tubulação pequena como na Gaggia, mas em cima do grupo uma camara maior ligada diretamente a caldeira com volumed e uns 30 mls com objetivo único de manter a temperatura do grupo igual a da caldeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Santiago, obrigado pela dica, talvez eu teste. Qual o diâmetro do filtro da aeropress?

 

O que eu tinha pensado foi trocar o chuveiro por um com furos menores (tipo a cesta). Mas não basta isso, o chuveiro tem que ser bem vedado nas laterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uns 58-59 mm (pense no tamper). Eu compraria o able que é mais barato.

 

Isso de não cortar e deixá-lo entre a gaxeta e a cesta é uma opção, mas teria que retirar o chuveiro (este fica mais baixo que esse nível). E também teria que fazer uma segunda vedação usando borracha fina que ficaria entre a cesta o able. Viável.

 

Só não lembro se o pistão desce mais que o nível da gaxeta... Chato mas resolvível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio esse problema de voltar pó para a caldeira existe nas outras manuais de boiler aberto? Se solucionaram, foi como? Ou apenas foi minimizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece na Caravel também, ao menos se tentar uma segunda puxada de água. Sem solução...

 

A Peppina tem válvulas anti-retorno, mas um caminho pro grupo, não uma coluna d'agua como nas tradicionais. Gaggia Achille mesma coisa.

 

Imagino que ocorra também na Brunella e Zerowatt. A Faemina trabalha com a caldeira pressurizada e ainda tem um esquema de válvula no pistão.

 

Poderia se inspirar no pistão do grupo comercial da Gaggia (o grupo que inaugurou as máquinas com mola), que tem uma válvula anti-retorno e os furos laterais para entrar a água. Seria um pistão mais longo, com vedação na parte de cima e os furos entre as vedação. A água entraria pelos furos e sairia pelo meio, onde teria essa válvula. Ao descer não deixaria mais água passar pois a vedação superior impediria. Teria que acertar o comprimento do eixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ver se entendi bem, a idéia do grupo original da gaggia de mola seria como no desenho?

 

f6qRilC.jpg

 

(valvula de retorno está fechando apesar de o correto seria estar aberta com o pistão embaixo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Gaggia a válvula é de mola. São furos no pistão. No caso da Mini, esses furos chegariam até fora da câmara, para coletar água, a vedação de baixo não poderia mais subir tudo. Talvez a solução com válvula de simples esfera e sem mola seja boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é se isso seria suficiente para evitar o retorno, considerando que com o sistema aberto, ainda assim não tem a pressão positiva que tem vindo de uma caldeira com ao menos 0,8 bar acima da atmosférica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... essa válvula de retorno, com essa baixa pressão, é "delicada". Uma esfera o maior possível ajuda.

 

Mas a pergunta inicial não foi para alterar a Mini é para o futuro projeto =)

 

Até que dá para alterar a Mini vestindo um cilindro maior por fora do original e trocando pistão e eixo. Acho que passa a ser demais.

 

Na Mini teria que conviver com isso, talvez mimizando com o filtro da aeropress em cima do bolo. Pedi do Canadá, daqui uns meses testo... Também vi que usam filtro de papel em cima do bolo. Ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio que equipamentos você usou para o Pid arduino? Estava pensando em fazer um pra lá pavoni.

Estive tentando achar onde estava o post sobre isso mas o que eu achei não fala que modelo de arduino utiliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arduino Nano. Sensor usei um pt100 montado em um divisor de voltagem que é lido pelo a/d do arduino. O resistor usado no divisor tem baixo coeficiente de temperatura. LCD do Nokia 3310.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu último espresso fiz com um filtro melitta em cima do bolo. Dá certo, não retorna nada de pó e a extração saiu normal. O esquema do filtro da aeropress deve ser mesmo uma solução para o problema. Não é lá muito prático mas melhor que um boiler que vai sujando com o tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

Deve ser baixo o empuxo provocado pelo acionamento da alavanca para encher o grupo. Basicamente 1 ATM e mais um pouquinho?

Se for tão pouco, a válvula necessitará de acionamento mecânico solidário ao da alavanca.

Aí complicaria, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...