Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

Uma coisa que pensei foi em colocar outra alavanca fixa na original, apontada para trás, e nela um contra-peso. Talvez um dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, ao invés de contra-peso, pode ser também mola ou elástico preso no meio da aresta inferior de trás da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim. Seria mais para um teste para sentir se realmente o café ficaria melhor.

 

Além de trocar a mola, que deixaria quase o dobro de força, imagino que precise de alavanca maior, pro conforto. Só que tem tb o problema de tombar a máquina. No caso de contra-peso isso é atenuado.

 

Acho que no fim melhor outra máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As comerciais chegam a 9, até mais, quando usam 2 molas.

 

Das domésticas acho que nenhuma. A Pavoni pode chegar sim, só acho que força demais a fixação do grupo na caldeira (não é um problema nas primeiras versoes) e a alavanca. Alguém no HB fez uns testes com uma alavanca comprida e pesos, para ver se melhorava as extrações comparadas com o braço, se não me engano a conclusão era que não melhorava muito não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bacana! Agora uma vez por mês no mínimo é bom abrir a caldeira e limpá-lo pelo lado de dentro.

 

Tome cuidado na hora de passar pano após a extração para não socar pó para dentro. De uns 2 expurgos antes dessa passada de pano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teve que ser feito por torneiro mecânico. O meu aro ficou em 60 reais. Ficou bonito demais o chuveiro desse jeito! :P
Cortei o filtro com uma tesoura, colando um papel com o círculo impresso de guia. Foi meio tenso cortar (medo de estragar o filtro) mas deu certo.

Próximo passo, instalar um termostato ou um PID... Estou mais inclinado a esse último, mas temo estragar a estética da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Uma caracteristica interessante da Mini é a facilidade de se fazer extrações seguidas com repetibilidade, especialmente se comparada a pavoni.

 

Pressão. O perfil de pressão é sempre o mesmo já que é por mola.

 

Temperatura. Mesmo fazendo o controle na mão, foi tranquilo extrair nos 92-93C. Com um pid então...

 

Volume. O volume do cilindro é de apenas 34 ml. Sim, é uma limitação para quem quer beber balde de espresso, mas contornada colocando água quente.

 

A extração ficava pronta quando o pistão parava de baixar. Para as 14 g e a moagem que estava usando, isso fixou a massa na xícara para ~ 22 g (o blonding também estava por aí). Na pavoni eu nunca chegava ao fim do curso da alavanca.

 

Máquinas manuais tem dose volumétrica (fixa) intrínseca, só que o volume pequeno da Mini é bem próximo do ideal para mim.

Pra mim também é ideal.

Na Pavoni eu sempre empurro a alavanca até o fim.

O resultado gira em torno de 28 e 32 gramas de bebida.

As vezes faço a dosagem com 14 gramas e as vezes com 16.

Se a torra é mais escura utilizo o filtro single com 10 gramas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Graças ao incentivo do @Fogo ruivo comecei a prestar atenção nas máquinas de alavanca e acabei fechando numa Mini Gaggia (primeiro modelo, cor vinho marca Pierre Cardin) que deve chegar pra mim mês que vem. A máquina está funcionando mas não sei o estado interno dela, e restaurá-la vai fazer parte a aventura.

Para tal já gostaria de me adiantar com os upgrades, especialmente a mola extra. @sergio.m @Santiago Luz @Carneiro vocês podem me passar as especificações da mola extra e principalmente indicação de quem faça? E como perguntar não ofende, porque não trocar também a mola original por uma mais forte, de forma que ambas juntas atinjam aos 9 bar? Ou ainda, porque não fazer apenas 1 única supermola que consiga isso sozinha? Como se faz esse cálculo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma só não dá, por isso adicionei. Na época usei um site que calcula considerando metal utilizado etc. Não lembro mais qual era...

Veja que até comerciais que tem mais espaço pra mola não chegam sempre nos 9... Na Gaggia Tell a mola é gigante mas deforma e chega no máximo a 8 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma mola mais forte vai exigir muita força para puxar a alavanca. Ficaria menos prática e vai saber se o resto da máquina aguentaria. A propósito, 9 bar não é tão importante, e até mesmo desnecessário. De qualquer modo vc pode ajudar empurrando um pouco a alavanca durante a extração.

Uma mola apenas talvez seja inviável por não caber. Teria que calcular.

Esse site tem informações para o cálculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, Axot! Sua máquina sera igual a minha, então, essa do meu avatar. :)

A mola extra ajuda na extração, mas você também consegue dar mais pressão segurando a base da cafeteira e empurrando a alavanca pra cima durante a extração. Eu fazia isso quando moia fino demais e a extração estava muito lenta, assim passava dos 5 bar.

Como os mestres disseram aí, não é necessário atingir os 9 bar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os amigos podem indicar (pode ser em privado) alguém para fazer uma mola? Minhas consultas online nem responderam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Olá senhores! Desculpa ressuscitar o tópico, mas acho melhor que criar outro

Passeando pelos anúncios por aí, apareceu uma mini gaggia num preço camarada, não sabia nem da existência dessa máquina, mas só pela alavanca manual já fechei negócio e fui pesquisar depois.. e achei esse tópico aqui com várias informações interessantes! Já vi sobre a mola extra, achei interessante e até mesmo necessário pra ter uma extração legal, mas ela será mais difícil, já que conseguir alguém pra fabricar desse ser mais chato.

Abri a máquina, dei uma uma boa limpada, tirei a tampa e tal, e como vocês sabem, essa máquina é bem antiga, e tô precisando trocar a vedação do pistão, a do grupo já consegui outra compatível, e a peneira de café vou ver o que eu faço ainda.

Alguém tem ideia das dimensões da gaxeta do pistão? Acho que em lojas de vedação ali pela Florêncio de Abreu deve ter algo, só que as medidas ajudariam

fd6f10c498030446c796ae0a96327170.jpg
Tá judiadinha, mas vou dar um trato nela

Obrigado a todos!

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu tenho a tela. Talvez eu tenha mola extra que fabriquei. Talvez tenha as dimensões da vedação do pistão. A vedação do portafiltro é a mesma da gaggia atual se não me engano, colocaria uma de silicone.

Eu usei pouco a minha e desanimava o café retornando. Mas a solução atual que indico (e uso em outras manuais) é filtro de papel da aeropress sobre o bolo. Sobra um pouco mas só apertar com o tamper.

Jma solução pra mola fraca é empurrar a alavanca no inicio da extração. Pouca força e já sobe pra uns 8 bar...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande carneiro! Você que vai me salvar... Hahahahah

Então, a peneira pensei em adaptar as de vfa, cortando uma parte dela e encaixando na máquina, vou testar com uma velha que tenho aqui, se não der certo, fazer igual o amigo ali, que fez um anel e colocou a tela fina lá.

A guarnição do grupo não é igual a das gaggia baby não, ela é um tiquinho menor, a que testei e foi compatível, só que mais baixa (só colocar um calço de 1 ou 2mm) é a de appia, testei com a flat da aurélia, não tentei colocar a cônica, mas acho que encaixaria e precisaria do calço também.

Se tiver a mola aí e a medida do oring do pistão (a minha parece um oring, não aquelas em V), talvez tire ele de lá e vá procurar nas casas de vedações..

O café quando fiz, usei a mesma moagem da gaggia baby e precisou de uma forcinha na alavanca pra cima pro café sair, mas saiu bem bonito!

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade, a tela original não é maravilha, ela fica encaixada com garrinhas - certamente dá pra fazer algo melhor como o Santiago fez. Mas vou procurar aqui. A mola da outra vez achei que tinha acabado mas achei 1 e agora preciso lembrar onde coloquei.

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha, o diâmetro do cilindro é 50 mm.

O diâmetro do canal no pistão, onde o o-ring assenta é 38 mm. O canal tem 8.5 mm de altura.

Ache um o-ring que deixe o diâmetro final do pistão com 50.5 mm.

Para não subir borra eu usei como tela filtro da aeropress de metal, tem aí no tópico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...