Ir para conteúdo

Qual foi o seu melhor, e o pior café este ano?


jrsloboda

Postagens recomendadas

Olá,

 

O ano está acabando. Neste ano qual foi pra você um bom café, e qual o pior café?!

 

Pode ser mais de 1 para que não haja injustiça. Vou começar:

 

 

-Melhor: Seleção do Mário - AF. CD. Amendoado.

 

-Pior: Clockr - Café da cidade vizinha aqui, nem mesmo Coado foi. :(

 

 

Ainda tenho outros para provar, se for melhor atualizo.

 

E vamos ao placar.

 

 

[]s

 

*Só para não polemizar, no café melhor é o que você gostou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor do meu ano foi um Monte Verde que torrei em casa. Foi uma daquelas situações em que o universo conspira a seu favor: a melhor extração de uma daquelas torras que, sem querer, saem espetaculares. Antes mesmo de terminar a xícara eu já estava triste de pensar que não conseguiria tomar algo igual tão cedo.

 

O pior não me lembro, não gosto de guardar más recordações :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor do meu ano foi um Monte Verde que torrei em casa. Foi uma daquelas situações em que o universo conspira a seu favor: a melhor extração de uma daquelas torras que, sem querer, saem espetaculares. Antes mesmo de terminar a xícara eu já estava triste de pensar que não conseguiria tomar algo igual tão cedo.

 

O pior não me lembro, não gosto de guardar más recordações :P

 

Hahahaha....

Então vamos ficar apenas com os MELHORES...

Quem preferir não coloca o pior.

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que tomei foi na semana passada, o café que o Mário Zardo - da Seleção do Mário - gentilmente levou no Curto Café no Rio de Janeiro pra galera apreciar.

Segundo ele "cultivado a 1.200m de altitude em uma horta (com apenas 7 pés), é orgânico (livre de agrotóxicos), colhido cereja, com secagem natural (na sombra) e selecionado à mão". Simplesmente sensacional!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor do meu ano foi um Monte Verde que torrei em casa. Foi uma daquelas situações em que o universo conspira a seu favor: a melhor extração de uma daquelas torras que, sem querer, saem espetaculares. Antes mesmo de terminar a xícara eu já estava triste de pensar que não conseguiria tomar algo igual tão cedo.

 

Pootz

 

Lembrei de uma torra do monte verde que eu fiz, que num preparo na Clever me proporcionou uma experiência unica. Me lembro que nesse dia, senti gosto de açucar mascavo claramente no café, como se eu tivesse adoçado ele.Até comentei na época aqui no fórum.

 

Acho que os melhores cafés que bebi foram os da raposeiras: Caturra, Obatã e o do Hugo Wolf.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor que tomei foi na semana passada, o café que o Mário Zardo - da Seleção do Mário - gentilmente levou no Curto Café no Rio de Janeiro pra galera apreciar.

Segundo ele "cultivado a 1.200m de altitude em uma horta (com apenas 7 pés), é orgânico (livre de agrotóxicos), colhido cereja, com secagem natural (na sombra) e selecionado à mão". Simplesmente sensacional!!!

 

 

Esse que ele levou no curto é um café novo dele, que aliás ele tem bem pouco.

Eu Ainda tenho mais 2 dele pra provar.

 

 

Pootz

 

Lembrei de uma torra do monte verde que eu fiz, que num preparo na Clever me proporcionou uma experiência unica. Me lembro que nesse dia, senti gosto de açucar mascavo claramente no café, como se eu tivesse adoçado ele.Até comentei na época aqui no fórum.

 

Acho que os melhores cafés que bebi foram os da raposeiras: Caturra, Obatã e o do Hugo Wolf.

 

Valeu

 

Açúcar mascavo ! nossa deve ser bom mesmo.

Quase comprei um obatã com 87pontos ganhou um premio na feira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor desse ano foi o YIRGACHEFFE, da Etiopia.

O pior - unique blend torrado em minha casa. Não consegui acertar o ponto de torra, sendo minha, portanto, a culpa, e não da Unique, cujos cafés são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor desse ano foi o YIRGACHEFFE, da Etiopia.

O pior - unique blend torrado em minha casa. Não consegui acertar o ponto de torra, sendo minha, portanto, a culpa, e não da Unique, cujos cafés são excelentes.

 

 

Etiópia é!? xique d+!

Que característica tinha ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extremamente frutado, exótico, um sabor único que nunca havia experimentado em café. Parecia até que estava aromatizado. Vale a pena experimentar, nem que seja uma vez na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor deste ano, pra mim, foi o Villa, do Ateliê do Grão (para os feito em casa, que foram bem poucos) e um Unique, acho que o Frutado (dos que eu tomei na rua).

 

O pior foi o espresso do Armazém do Café. Na verdade, tomei 2 lá em sequência que estavam bem ruins. 1 mês depois comprei 250g de grão e estavam também bem ruins (a torra não parecia estar boa). Isso pq antes lá era, de longe, o melhor espresso que eu conhecia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extremamente frutado, exótico, um sabor único que nunca havia experimentado em café. Parecia até que estava aromatizado. Vale a pena experimentar, nem que seja uma vez na vida.

 

Deve ser bom mesmo, mais dificil de conseguir.

 

 

O melhor deste ano, pra mim, foi o Villa, do Ateliê do Grão (para os feito em casa, que foram bem poucos) e um Unique, acho que o Frutado (dos que eu tomei na rua).

 

O pior foi o espresso do Armazém do Café. Na verdade, tomei 2 lá em sequência que estavam bem ruins. 1 mês depois comprei 250g de grão e estavam também bem ruins (a torra não parecia estar boa). Isso pq antes lá era, de longe, o melhor espresso que eu conhecia.

 

Quais caracteristicas mais marcantes??? no bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que os etíopes você compre cru. De onde comprou?

 

Has bean

 

Lá eles descrevem bem melhor do que meu parco paladar conseguiria. Para mim é uma mistura de morangos maduros com pêssego desidratado. Pelo menos é o que ficou em minha memória, já que não tomo ele há meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Villa não tem nada de tão especial. É doce, um chocolate quase inexistente mas foi o que melhor consegui em casa.

 

O da Unique já era bem mais interessante, tinha algo cítrico nele estilo tangerina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Has bean

 

Lá eles descrevem bem melhor do que meu parco paladar conseguiria. Para mim é uma mistura de morangos maduros com pêssego desidratado. Pelo menos é o que ficou em minha memória, já que não tomo ele há meses.

Um leve toque de charuto dos bons tb.

 

Pêssegos... deve ser muito bom mesmo.

 

O Villa não tem nada de tão especial. É doce, um chocolate quase inexistente mas foi o que melhor consegui em casa.

 

O da Unique já era bem mais interessante, tinha algo cítrico nele estilo tangerina!

 

:D

 

Melhores: @Curto Cafes(que por sinal usam o café da SELEÇÃO DO MARIO), o melhor!....e café do moço(sem palavras)

Piores: Acho que nao tem "Piores" No nosso caso, e sim um melhor que o outro, rs...

 

O Mario está realmente com uma boa seleção. :lol::) - Que Características notou nele???

 

Vamos deixar os "piores" de lado... B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, não tenho o paladar muito apurado nem treinado pra tão densa percepção de sabores.

 

Existe um método para tentar perceber esses sabores. Algo como quando se prova um vinho???

Tomar como se fosse sopa, "chupando" ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, não tenho o paladar muito apurado nem treinado pra tão densa percepção de sabores.

 

Existe um método para tentar perceber esses sabores. Algo como quando se prova um vinho???

Tomar como se fosse sopa, "chupando" ???

Acredito que a primeira coisa é prová-los em métodos que não o espresso, pode ser v60, french press etc.

 

Fazer as extrações com razão de preparo próximas às "oficiais", aqui o pessoal usa cerca de 15:1, ou 6,5%, alguns 17:1.

 

É bom lembrar que essas descrições geralmente são feitas a partir do cupping, que é feito na proporção de 8,25g para 150ml de água, por isso não é interessante fugir muito disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a primeira coisa é prová-los em métodos que não o espresso, pode ser v60, french press etc.

 

Fazer as extrações com razão de preparo próximas às "oficiais", aqui o pessoal usa cerca de 15:1, ou 6,5%, alguns 17:1.

 

É bom lembrar que essas descrições geralmente são feitas a partir do cupping, que é feito na proporção de 8,25g para 150ml de água, por isso não é interessante fugir muito disso.

 

Tá aí uma coisa que não fiz, preparar sem ser no espresso.

Vou tentar em outro método para ver.

 

E pra vc. Victor qual foi o BOM do ano?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 2º Natural que fechamos no concurso estadual, é impressionante, muito difícil café assim do Brasil, talvez o do Paulinho e olha lá! O Alexandre e o Márcio podem confirmar.

 

Quais características ele tinha!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito perfumado, floral e frutado, lembrando um Yirgacheffe etíope; boa acidez mas bem equilibrada; bastante corpo; excelente para espresso.

 

Deve ser muito bom mesmo....

 

Será que ninguem mais tomou um bom café?

se preferir nem coloca o "pior"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito se fala em tomar como se faz em cupping, mas é bom lembrar que até a torra para cupping é uma torra mais clara do que qualquer torra comercial. É um café bem fraco e com torra bem clara. Sem falar que é como uma french press sem êmbolo. Acho que a ideia é realçar algumas nuances que supostamente só assim é possível. Não parece razoável para quem quer tomar um café. O Tom da Sweet Maria's tem um vídeo legal falando da difrença:

 

 

 

Entendo fazer isso se você vende o café e quer ser capaz de realçar nunaces nele que outros não têm. Para grande maioria de nós, esse não é o objetivo. Eu confesso que até acho bem estranho eles fazerem uma torra mais clara do que vendem. Fica quase um jogo de marketing, em que o café tem todos esses gostos incríveis, mas que você não vai conseguir notar, porque eu só notei com uma torra super clara num café bem fraco.

Mas eu confesso um certo viés machol do meu lado. Eu nunca senti nenhum gosto de tangerina, ou qualquer outra fruta nos cafés. No máximo noto que é mais ou menos azedo. Talvez eu seja mesmo gustatorily impaired.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Brasil as provas costumam ser com torras bem claras, pois procuram mais defeitos. Mas, em teoria, as provas de café especial deveriam ir mais pro lado da SCAA, em que a torra é média. De qualquer maneira, depois de escolher um café, imagino que os torrefadores pensem nas descrições ao fazer a torra final, e ao provar no coado, prensa ou espresso. Se não fizer realmente está enganando o consumidor...

 

Lembre-se que são "notas", aroma, e tudo é sutil. O mais intenso, em geral, é doce, ácido, amargo e sal. Essas combinações, tipos de ácido, e os compostos aromáticos é que vão te lembrar tangerina (por exemplo, um café bem doce e ácido), ou limão (mais ácido, puxando pro azedo) ou frutas vermelhas (aromas potentes) e por aí vai. Como o ácido mais comum é o cítrico, naturalmente muitos cafés lembram mais as frutas cítricas. Mas outros ácidos aparecem, como fosfórico, lático e málico, e aí as percepções podem mudar.

 

Fico curioso do café da Etiópia do Guilherme pois ele fala "O" Yirgacheffe, mas seria como dizer prove "O Cerrado". De qualquer maneira, cafés naturais da Etiópia, quando bem selecionados, são realmente únicos. O café que o Paulinho produz (que o Moço usa no F²) realmente costuma lembrar, mas com mais doçura e equilíbrio (vez ou outra um Etiópia pode até ser estranho). Esse natural do concurso de SP, concordo com o Victor, lembra também, é menos exagerado e tem potencial para espresso e coado.

 

Eu confesso que esse ano não tive experiências muito especiais com café.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...