Ir para conteúdo

Cafeterias em Florianópolis


Marcos Domingues

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Abri esse tópico pois não vi nenhum falando de Floripa. Acho que o Ricardo vai poder me ajudar a citar mais cafeterias.

Para abrir o tópico quero falar do que me ocorreu hoje. Vou sempre em uma cafeteria quando tenho que esperar minha esposa, que trabalha em salão de beleza e as vezes demora. A cafeteria é na frente do salão, então é comodo.

 

Essa cafeteria abriu a pouco mais de 3 meses e ao conversar sobre curso de barista num empório aqui de Floripa, soube que todos fizeram o curso de barista, inclusive o dono, antes de abrir.

 

Essa é a cafeteria: Infinito Café Bistrô (https://www.facebook...initocafebistro)

 

O dono, super simples e gente boa, conversa bastante comigo, por me ver ali direto, já sou da casa. Algumas vezes mostrei algumas fotos de shots que tirei em casa para ele. E, hoje, pedi um café, e ele me deu uma touca e me mandou para a máquina tirar meu café e um para ele!!!

 

A barista me acompanhou para mostrar a máquina no primeiro, e o segundo fiz sozinho. Foi algo inesperado e muito legal poder tirar um café em uma máquina profissional e num ambiente profissional.

 

Segundo seu Carlos, o dono, se um funcionário faltar ele já sabe que pode me chamar! hahah

 

Enfim, recomendo a quem vier para Floripa, a conhecer o lugar. Pode me chamar que levo lá, e se o Carlos deixar, eu mesmo sirvo!!! hahaha

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando,

 

Outra que não posso deixar de falar é da cafeteria Grãos do Brasil: https://www.facebook.com/pages/Café-Grãos-Do-Brasil/144378065690136

Café próprio, o dono, o Otávio é super gente boa e um grande barista.

 

Os diferenciais: tem vários cafés, de regiões variadas do Brasil além do dele. Já tomei Ateliê, Jacu, Arte, Terroá, etc. E também serve em vários formas de preparo: espresso, aeropress, Hario V60, moka e coador de pano (tipo o egoísta) direto na xícara.

 

Hoje tomei um Ateliê Bourbon Collection no espresso e o Terroá Vento Norte no Hario V60.

 

Ir lá é certeza de ótimas experiências e oportunidade de provar cafés diferentes e em preparos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Café Grãos do Brasil pra mim é o melhor lugar da região, não só pela qualidade mas pelo Otavio, barista e dono que se preocupa e gasta tempo conversando com os clientes.

Deixei com ele os 2kg de café da safra verde 2013 pra torrar.

 

Mas ainda temos o The Family Coffee Shop. O Felipe ficou em terceiro na etapa Sul de Barista

Ótimo café, evangelistas do TNT na região, boas comidas também, mas só abre em horário comercial... Começaram uma torrefação mas acho que não deu muito certo.

 

Na Lagoa da Conceição temos o Café Cultura que é daqueles cafés bistrô pointzinho pagação, hoje tem sido o meu café do dia a dia em casa, torras recentes, com rastreamento, boa qualidade e preço.O Campeão da etapa sul era do Cultura, mas parece que saiu...

 

No centro tem o Lighthouse Cafés Especiais, Zeca - o dono, tinha um empórium focado no mercado de vinhos e cervejas gourmet, mas caiu nas graças do café e mudou focando no cafés, mudando inclusive o nome do local. Hoje ele representa alguns cafés e maquinas como LM, Gaggia e Rancilio. Lugar bom pra tomar café e conversar com a equpe, mas por ficar em área muito nobre, e acho que pelo vinculo com vinhos, é muito caro, tipo 3 vezes o normal da cidade...

 

De resto é Segafredo e afins... Um dos maiores 'cafés' da região, o Café Paris - único lugar que encontrei a cafeteira Sifão, mas - pasmem - eles usam café Damasco...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Otávio do Grãos do Brasil inclusive hoje disse pra eu levar os grãos do Fogo Ruivo que ganhei na promoção da foto lá quando chegar, para fazer uma degustação em vários formatos.

Quando chegar te aviso pra irmos juntos Ricardo.

Depois postamos fotos aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos e Ricardo

 

Também frequento estas três cafeterias. O café que atualmente tenho utilizado é o café cultura, comprando com o Sebastian. O Márcio realmente saiu do Café Cultura.

 

Estive na Cafeteria Grãos do Brasil. mas por pura curiosidade acabei pedindo um café com especiarias que não me agradou (quem gosta de expresso é difícil outro café agradar). Ainda pretendo retornar e tomar um expresso. Quanto ao Zeca deve começar a torrar café no mês de Janeiro com 3 patamares de café torrado, sendo eles um café mais barato para cafeterias,outro para clientes que querem um café um pouco mais elaborado, e por último cafés com qualidade superior.

 

Pelo menos é esta a ideia do Zeca... tomara que ele não pratique os preços que tem praticado atualmente.

 

Quanto ao café Paris tenho um episódio engraçado,, estive nesta cafeteria no shopping Itaguaçu para tomar um café que segundo minha cunhada era maravilhoso,, ok de primeiro perguntei o grão,, quase cai de costas quando me comentaram que era damasco,, mas como no cardápio estava lindo,, cafés com latte arts maravilhosos, cafés especias de encher os olhos,, solicitei um café.. quando chegou para minha surpresa um café todo desajeitado,, quando fui pagar perguntei ao gerente o porque que meu café veio tão diferente do cardápio,, e a resposta foi clássica "os cafés do cardápio foi um barista que fez para bater fotos" . Resumão " eles não tem baristas, só tiradores de café.

 

Quanto ao The Family Coffe, soube que eles não usam grãos de qualidade..confere? Embora o Felipe seja considerado um bom barista.

 

Ficou um pouco extenso, me desculpem por isso.

 

Quem sabe um dia Marcos e Ricardo nos encontramos para tomar café.

 

Abraços

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz muito tempo que não vou no Coffee Family, mas quando fui gostei do café, mas não faço idéia de qual era... Hoje acredito que ele use o próprio café, que ainda não provei. Por ser longe de casa e só abrir em horário comercial dificulta...

 

O Cultura era bem consistente, mas os 3 últimos pacotes que peguei vieram bem diferentes, acho que foi depois que deu um pequeno incêndio no lab deles rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Estive em Florianópolis essa semana visitando minha irmã e fui conhecer a Grãos do Brasil e a Café Cultura. Café bem tirado no Grãos do Brasil. No Café Cultura experimentei a Prensa Francesa, servem na Bialetti Precioza 350ml por cinco reais. O expresso muito saboroso também e destaque para o cardápio que tem muitas opções de acompanhamento. Comi uma omelete muito saborosa. Lá comprei uma prensa francesa para minha irmã e café já moído para tentar fazê-la criar hábito de comprar café novo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Impressionante, depois de muito tempo lendo o fórum que achei esse tópico. Isso por conta do post do Alberto vendendo a Oster Primalatte. Quando vi que era daqui fui atrás dos outros.

Bem, meus relatos sobre café em Floripa não mudam muito dos do Rodrigo, mas basicamente, "aprendi" a tomar espresso no The Lighthouse. Meio que tomei um curso vendo o figura do Robson tirando cafés umas 5 vezes até ficar perfeito. Lá é assim, pedes o grão que queres, o cara regula na hora o moedor e extrai até ficar perfeito. Ordens do Zeca. Faz um bom tempo que não vou lá, pois mudei de emprego e o anterior era do lado.

Estão torrando café também, o Zeca importou uma máquina ferradona e conhecendo o nível de exigência as torras só serão vendidas quando estiverem perfeitas. Quando ele estava por lá e tomava os cafés conosco era interessante ver a forma como degustava e esclarecia os sabores do espresso pra gente. Muito legal.

 

O The Family Coffee Shop é outra história, conheci pq meu sogro passou a frequentar e logo começou a dar uma palhinhas de blues por lá. Hoje é quase sócio fundador.

O café também é excelente, e sempre que vc vai lá tem a mesma qualidade. Não sou grande apreciador do espresso deles, pois tem um perfil diferente do meu gosto.

 

O Grãos do Brasil fui poucas vezes e não sei se por estar começando não tive boa impressão. Tenho que retornar pra ver.

 

Legal saber que tem vários degustadores de café aqui de Floripa no fórum. Talvez seria interessante marcarmos uma reunião numa cafeteria pra trocarmos uma idéia.

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ola pessoal , 

 

li aqui algumas coisas e gostaria apenas de esclarecer algumas duvidas sobre o THE FAMILY COFFEE SHOP localizado no Santa Monica.

 

Temos sim torrefaçao propia e ja estamos desenvolvendo nossa blend #9 sendo que na loja disponibilazamos a TCS5 (blend da casa) , e mudamos a outr toda semana sempre com a qualidade controlada.

 

a torrefaçao nao eh mais feita na cafeteria pois nosso volume de vendas aumentou muito e estamos usando uma industria para torrar e embalar tudo, sempre vou a MG verificar os perfis de torra e blends escolhidos . quanto a nossa Probatino2 (Torradora pequena) uso apenas para testar novos cafés em casa onde tenho um lab apenas para criaçao de novas blens e perfil de torra.

 

estamos Abertos de seg a sex das 8 as 22h

sabado das 10 as 22h

domingo das 15 as 22h

 

se alguem tiver cafe bom sempre me interesso em experimentar , recentemete comprei o ethiopia , sumatra , mexico , colombia e hawaii premiados estou desenvolvento no lab.

 

EM breve teremos novidades..

 

agradeço e desejo a todos um bom café !

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É novato no fórum, ué? Espero que tenhamos cada vez mais esse interesse das pessoas que vivem do café para também participar do CdC, o que só enriquece a comunidade.

 

Seja bem-vindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...
  • 3 weeks later...

Aqui é bem conhecido sim, eu gosto.

No último ano eles abriram modelo de franquia, e foi bem feito, a identidade é bonita, o atendimento é muito bom, boa variedade no cardápio mas não chega a ser um churrascaria com sushi e buffet de sorvete...

Como eu frequento mais a unidade no shopping iguatemi, em bairro xike, eu acho que os preços são um pouco demais, ainda não visitei a nova unidade no shopping continente, ja me disseram que os preços são melhores, não sei se só por causa da inauguração...

Já tem uns 3 anos que eu uso o café deles como dia a dia em casa, e foi justamente ai que eu tenho um ponto negativo. Eles ja abriram umas 5 unidades, mas acho que o lab não foi ampliado em nada, e o Sebastian que fazia as torras acho que começou a cuidar da qualidade das franquias e colocaram novos funcionarios na torra, porque notei uma queda enorme na qualidade dos cafés... Abri um ontem que parecia um starbucks torra clara ( tudumtchin )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Boa noite pessoal, para os amantes do café :

 

estou torrando em casa apenas cafes de qualidade e vendendo em alguns lugares, torra sempre fresca e perfis diferenciados para tipos de infusao. 

 

limite de 10 kg por semana , torra artesanal achei que voces pudessem se interessar. segue o link para alguns lugares que eu tenho deixado. mas corram pois nao dura muito e amanha estou deixando nos parceiros o café que torrei hj.

 

agradeço.

 

Cafés Com Amor (parceiros)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá amigos boa noite. Amanhã passarei por floripa com tempo para um ou dois cafés, como estão as cafeterias citadas acima? A Cultura até já coloquei no Waze, a Grãos do Brasil ( que me interessou até mais) o Waze não achou. Vou atender um cliente no centro ( mensageiro musical) e pretendo tomar um bom café. Se puder dar uma indicação. Abração!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo o Café François, não pelo café pois não tem nada muito diferente ali. Mas vale para provar pães e doces tipicamente franceses, coisa difícil encontrar no Brasil com tão boa qualidade, mas preço também um pouco puxado. Pães de fermentação natural, croissants, etc. Eles tem uma unidade no centro e outra seguindo para o norte da ilha num centro empresarial.

 

Passei meio rápido por Santo Antonio Lisboa e na avenida de acesso, um pouco antes de chegar na vila tinha uma placa que indicava um nome próprio e abaixo falava cafés especiais. Porém não gravei o nome e nem estava com tempo para ficar parando por ali. Quem é da região poderia dar uma conferida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse café François tem umas coisinhas boas mesmo, tipo os pães como vc falou, mas o café é terrível.

O Lighthouse fica ali no centro perto do Hippo, o café é muito bom e normalmente tem uma barista bem gente boa pra trocar uma ideia, recomendo.

Na Cachoeira do Bom Jesus tem o Dolce Nero, tem umas coisas legais de comer e o café é bom, o cara não torra lá mas acho que escolhe bem os cafés, também recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alex, o Grãos do Brasil fica no Continente Park Shopping, em São José.

No centro perto da mensageiro tu não vai achar muita coisa, no máximo a Confraria do Grão que usa (usava pelo menos) Madame Dorvillier...

 

Ainda no centro eu recomendo de café o Lighthouse que é representante da La Marzocco em SC e dos Torradores Topper no Brasil, mas já aviso que o espresso custa R$ 7,00 

Bem perto dali, recomendo o Share Café conheço os donos, e é o melhor brownie que eu já comi na vida, tudo ali é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos! Muito obrigado pela indicação. Cafés do Brasil, excelente café.

 

f087dcfbf8d6df104c925e86b33b28f5.jpg

 

Cerrado mineiro na AP. Esta muito bom. Valeu a visita.

 

Abração

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Na semana passada visitei o Café Cultura no shopping Iguatemi. Vendo a marca achei que poderia tomar um coado interessante... acabei recebendo um café com notas de fumaça e carvão. Não recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...