Ir para conteúdo

Que conjunto trazer da Europa?


Vinicius-RS

Postagens recomendadas

Olá, pessoal!

 

Sou novo aqui e não faço ideia onde escrever. Não quis criar um tópico novo porque já existem MUITOS tópicos, então vou pegar carona nesse e torcer que alguém leia e me ajude. Se estiver errado, avisem, apaguem, sei lá, hehe.

Estava pesquisando sobre cafés e máquinas na internet e parei nesse fórum, aí vocês já imaginam: perdi (ganhei) muito tempo lendo e tentando entender tudo que tem aqui. Pouco sei ainda de tirar um bom espresso, mas espero evoluir, e material pra estudo não falta.

 

Bom, vamos lá. Peço desculpas porque já sei que vou escrever demais.

Estou morando em Portugal e volto pro Brasil ano que vem, então quero aproveitar e me equipar, já que aqui compro mais barato, e como morei mais de um ano fora, teoricamente posso levar essas coisas sem me preocupar com alfândega (vou pagar excesso de bagagem, mas vale a pena).

Menos de um mês atrás eu fiz a cagada de comprar uma Krups que tava em promoção. Não é má máquina, mas tem um sistema dela mesma fazer o tamper que não me agradou. Comprei no impulso, e logo depois descobri esse fórum, me interessei mais, comecei a ler, aí comprei um Hario Mini e fiquei impressionado com o que se pode fazer brincando com essas coisas. Bem perto daqui de casa tem uma loja (merecia fotos de tão típica que é) que vende um excelente café fresco da Colômbia (entre muitos outros), e mesmo com essa máquina meia boca (só consigo tirar espresso no nível 3 de moagem do Hario, mais fino ela trava) fiz coisas que me alegraram demais. E agora entendi porque tanto falam na importância do moedor e tal. Aí pensei: se fiz isso com um Hario e essa máquina, imagina o café que tá ao alcance de quem tem coisas melhores!

Enfim, quero mais! hehe

Pensei em comprar um moedor e uma máquina.

Quero basicamente pra espresso, e tiro um ou dois por dia, só. É por gosto de ter um café melhor mesmo.

 

Minhas dúvidas:

 

MÁQUINA:

 

- Gaggia New Baby, por 189 euros. Estou praticamente decidido a pegar esta. Até gostei muito de uma Lelit PL 41 EM, mas já vai pra 375 euros. E a Gaggia Classic fica em 250 euros, não me parece justificar toda essa diferença. Pelo que vi, por dentro a New Baby é igual à Classic e à Baby Class (não sei qual a diferença entre a Baby Class e a Baby Twin). O fato de ter mais plástico não me incomoda.

 

http://www.amazon.de/gp/product/B001442BF8/ref=ox_sc_act_title_4?ie=UTF8&psc=1&smid=A22Z39WRD5RF0Q

 

 

MOEDORES:

 

Aqui estou muito em dúvida. Sei que vocês vão dizer "pega o Vario", mas não quero investir tanto.

 

- Graef CM800, por 120 euros. O preferido até agora.

http://www.amazon.de/gp/product/B00CS2DAEG/ref=ox_sc_act_title_2?ie=UTF8&psc=1&smid=A3JWKAKR8XB7XF

 

- Baratza Encore (150 euros)

 

- Gastroback, que pelo que entendi é o Breville Smart Grinder, por 189 euros.

http://www.amazon.de/Gastroback-42639-Mahlgradeinstellungen-Bohnenbeh%C3%A4lter-Siebtr%C3%A4ger-Adapter/dp/B005KOJW0A/ref=sr_1_1?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1387650415&sr=1-1&keywords=kaffeem%C3%BChle+gastroback

 

Qualquer dica, conselho, ajuda, carta de tarot, tudo serve. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar algo que muitos diriam no meu lugar. Se vai trazer de fora e não vai pagar imposto. Não economize. Depois você vai acabar querendo um upgrade e ai a brincadeira acaba bem mais cara. Compre um moinho melhor, no nível de um vário, rock. Aqui custa mais de 3x o preço. A máquina também, embora seja boa, é considerada de entrada. Vai de Rancilio Silva ou outra que possua um boiler de latão com maior capacidade. Isso vai de proporcionar shots mais estáveis e, em consequência, de sabor melhor e com maior possibilidade de repetição. É frustrante você tirar um god shot e depois ficar tentando repetir, mas não conseguir porque sua máquina não te dá a estabilidade necessária.

 

De qualquer forma, se conselho fosse bom, estaríamos vendendo, não é?

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu também tinha visto vídeo do whole latte love dizendo que a classic era igual a baby etc. Só que não são. Por exemplo, a válvula OPV da Classic é regulável, a das outras não. Só aí já vai quase a diferença. Se você quiser então fazer outras modificações do tipo PID, manômetro etc, o fato da Classic ter mais espaço por dentro e menos parafernália eletrônica também é louvável.

Eu li também as cotações dessas máquinas na amazon e as da Classic eram bem mais favoráveis, principalmente no tocante a vazamentos da máquina. O desenho mais tosco da Classic também me parece mais robusto. Os botões dela, por exemplo, me parecem bem menos propensos a quebrar. Para quem tira poucos expressos por dia, talvez um moedor manual seja também uma opção. Essa foi a minha escolha. Comprei um Porlex e estou satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, eu adquiri um Baratza Preciso com o Alexandre, e estou extremamente satisfeito.

 

O preciso tem duas formas de ser ajustado (macro e micro), possibilitando que se tenham muitas posições úteis. Pode parecer inútil, mas não é. É realmente impressionante a quantidade de vezes que uso o micro adjustment para obter o melhor resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou falar algo que muitos diriam no meu lugar. Se vai trazer de fora e não vai pagar imposto. Não economize. Depois você vai acabar querendo um upgrade e ai a brincadeira acaba bem mais cara. Compre um moinho melhor, no nível de um vário, rock. Aqui custa mais de 3x o preço. A máquina também, embora seja boa, é considerada de entrada. Vai de Rancilio Silva ou outra que possua um boiler de latão com maior capacidade. Isso vai de proporcionar shots mais estáveis e, em consequência, de sabor melhor e com maior possibilidade de repetição. É frustrante você tirar um god shot e depois ficar tentando repetir, mas não conseguir porque sua máquina não te dá a estabilidade necessária.

 

De qualquer forma, se conselho fosse bom, estaríamos vendendo, não é?

 

Abraços,

 

Guilherme, já pensei e pensei nisso, que seria melhor aproveitar... enfim... vou pensar mais um pouco. Talvez pegar um Virtuoso ou um Preciso, no mínimo. Agora, quanto à máquina, uma Gaggia Classic já não me permite tirar uns shots com mais estabilidade?

Abraço e muito obrigado!

 

 

Pois é, eu também tinha visto vídeo do whole latte love dizendo que a classic era igual a baby etc. Só que não são. Por exemplo, a válvula OPV da Classic é regulável, a das outras não. Só aí já vai quase a diferença. Se você quiser então fazer outras modificações do tipo PID, manômetro etc, o fato da Classic ter mais espaço por dentro e menos parafernália eletrônica também é louvável.

Eu li também as cotações dessas máquinas na amazon e as da Classic eram bem mais favoráveis, principalmente no tocante a vazamentos da máquina. O desenho mais tosco da Classic também me parece mais robusto. Os botões dela, por exemplo, me parecem bem menos propensos a quebrar. Para quem tira poucos expressos por dia, talvez um moedor manual seja também uma opção. Essa foi a minha escolha. Comprei um Porlex e estou satisfeito.

 

José, eu tbem vi algum video que dizia que eram idênticas por dentro. Se não forem, posso pegar uma Classic. Mas o que significa (perdão pela ignorância) ter válvula OPV regulável? No que me ajuda? E concordo que ela parece bem mais robusta que a New Baby, isso sem dúvida, tinha mesmo reparado nos botões. Abraço e obrigado!

 

Vini, eu adquiri um Baratza Preciso com o Alexandre, e estou extremamente satisfeito.

 

O preciso tem duas formas de ser ajustado (macro e micro), possibilitando que se tenham muitas posições úteis. Pode parecer inútil, mas não é. É realmente impressionante a quantidade de vezes que uso o micro adjustment para obter o melhor resultado.

 

Alberto, se não estou enganado, pelo que venho estudando aqui (hehe), essa maior variedade de regulagens é o que diferencia o Virtuoso do Preciso, certo? E faz mesmo diferença? Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini,

Se não estou enganado, o boiler da gaggia é de pouco mais de 100ml. Mesmo com um super sistema de aquecimento e o fato dele ser de alumínio não servem para igualá-lo a um boiler de mais de 250ml. Com um PID melhora, mas não há milagre, concorda? E, só a adição do PID vai dar uma boa encarecida se for usar o kit da auber. Sei lá, quando vi seu post, tentei me colocar no seu lugar. Se tivesse orçamento, não pensaria muito em levar um set mais definitivo. No fim, acaba saindo mais barato. Vivo pensando em fazer um upgrade na máquina, embora a gaggia classic já me proporcione um café espetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um adendo: não é tão simples de comparar a caldeira de alumínio da Gaggia, de aprox. 80ml de capacidade, mas mais espessa e com as resistências embutidas no metal, com qualquer caldeira de 250ml. A título de contraste, a caldeira da Gaggia Color tem aproximadamente 200ml de capacidade, e tenho impressão que perde um pouco em estabilidade em relação à caldeira tradicional da Gaggia.

 

Há discussões que comparam essa caldeira de alumínio da Gaggia com um trocador de calor, por causa do comportamento térmico.

 

Obviamente que isso depende do projeto de estabilidade de temperatura do equipamento, e não se trata só da caldeira, como da relação desta com o grupo. Quanto ao grupo em si, a Classic/Twin tem um platô de dispersão de água (em latão ou bronze, não sei) que antecede o chuveiro que ajuda na distribuição de água e também na estabilidade térmica, pois tem uma boa massa de metal. Já a Color não tem esse dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini , antes de falar de café , eu gostaria de falar sobre o que vc escreveu : " teoricamente posso levar essas coisas sem me preocupar com alfândega (vou pagar excesso de bagagem, mas vale a pena).

Tendo passado por essa sua experiencia algumas vezes , eu não acredito que vc não fará sua mudança por via marítima (container) , entre em contato com uma empresa de "moving and storage" e faça a cotação de uma cubagem para vc. Por via aerea não compensa , na verdade economicamente falando é loucura .

Por via marítima vc não terá problema de peso ou tamanho , pode trazer fogão , geladeira , moveis , cafeteira , moedor , torrador de café , equipamemntos relacionados com sua profissão , o que vc quiser , basta não ficar caracterizado que é para comercio e vc tenha usado. Por exemplo trazer 10 televisores é comercio , mas , 3 de marcas ou tamanhos diferentes , não.

Dito isso , eu vou repetir o que muita gente já disse , traga o melhor que vc puder , não economize , o Brasil tem uma economia com grandes distorções , provocadas pelo nosso sistema tributário , os preços aqui são irreais, beirando ao delírio e não existe a menor indicação de que essa loucura um dia tenha fim.

 

Cafeteira , traga no mínimo uma Silvia , ela custa na Europa aprox. 500 euros , no Brasil no mínimo 1030 , se vc for trazer uma Gaggia a vantagem é menor , a baby twin na Europa custa aprox. 420 euros e no Brasil 460. Percebeu a loucura , aqui a Twin custa R$1500,00 no Walmart com garantia e parcelamento a perder de vista , isso é um exemplo das distorções de nossa economia e explica porque o Clube das Gaggia só faz crescer.

 

Moedor , traga o Vario , aí custa 385 euros , aqui 765 , acredite , o Vario faz muuuuita diferença ,vale o investimento.

 

Se vc esta decidido a economizar , compre o Vario aí e uma Gaggia color , baby class ou Twin , aqui , na terra onde canta o sabiá , a diferença de preço compensa.

 

Quanto as suas duvidas sobre qual maquina escolher , Silvia , Lelit , Classic , New Baby , Color ou Twin , são todas maquinas muito boas, que farão um otimo espresso , nenhuma delas vai te decepcionar , mas , todas tem qualidades e defeitos , portanto , não se preocupe tanto com certas caracteristicas como regulagem de opv , capacidade volumetrica de caldeira , estabilidade de extração , capacidade de vaporização e PID .

Se vc pretende tirar um ou dois espressoas por dia , acredite , essas maquinas vão te atender.

 

Se finalmente vc ainda não se decidiu a investir o máximo , sugiro ler esse tópico : http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1509-correio/page__fromsearch__1

Ele poderia se chamar "Muro das Lamentações" , no Brasil existem 4 entidades que eu chamo de "Os 4 cavaleiros do apocalipse" que se reunem para transformar a vida de quem importa qualquer coisa numa "via crucis" , são elas : Um sistema tributário bizantino e quase incompreensível , uma Alfândega obtusa com criterios subjetivos , os correios e finalmente a nossa infraestrutura deficitária .

Aproveite ao maximo essa chance , nesse tópico vc verá o que te espera aqui.

 

Boas compras e boa sorte

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero parecer inconveniente, mas se você está interessado mesmo no hobby - e parece estar, pelo texto que escreveu -, deveria pensar na oportunidade que é poder trazer um equipamento um pouco melhor pagando menos. Como já conhecido e reiterado, por aqui qualquer upgrade se torna dispendioso e difícil. Por isso, deveria trazer a melhor máquina e moedor que pudesse comprar.

 

Claro que outra coisa é disponibilidade financeira. Você que deve avaliar. Mas tenha em mente que o que faz um bom negócio, não raro, é a oportunidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, já pensei e pensei nisso, que seria melhor aproveitar... enfim... vou pensar mais um pouco. Talvez pegar um Virtuoso ou um Preciso, no mínimo. Agora, quanto à máquina, uma Gaggia Classic já não me permite tirar uns shots com mais estabilidade?

Abraço e muito obrigado!

 

 

 

 

José, eu tbem vi algum video que dizia que eram idênticas por dentro. Se não forem, posso pegar uma Classic. Mas o que significa (perdão pela ignorância) ter válvula OPV regulável? No que me ajuda? E concordo que ela parece bem mais robusta que a New Baby, isso sem dúvida, tinha mesmo reparado nos botões. Abraço e obrigado!

 

 

 

Alberto, se não estou enganado, pelo que venho estudando aqui (hehe), essa maior variedade de regulagens é o que diferencia o Virtuoso do Preciso, certo? E faz mesmo diferença? Abraço!

 

Exatamente isso. Realmente, a variedade de posições acaba sendo muito utilizada. Principalmente se você estiver buscando o melhor resultado possível. Acaba sendo uma exigência algum ajuste ou outro, que influi muito na crema, no sabor, etc. Se você tiver como, aconselho adquirir um Preciso ou um Vario. Eu acabei ficando com o Preciso pois pensei que se enquadrava no meu orçamento à época. Ainda assim, é muito verdade o que falam aqui: você compra um equipamento, e no mês seguinte vai querer trocar, seja para testar coisas novas, seja para buscar resultados ainda melhores. Enfim, assim sendo, aconselho que você busque o melhor possível.

 

No que diz respeito à máquina, eu ultimamente estou pensando em adquirir uma Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão da OPV na Gaggia Classic não é algo que você necessariamente tem que mexer. Tem gente que gosta de fazer várias modificações na máquina. Essa seria uma das mais simples. Outra comum é PID para regular temperatura. Se você é uma dessas pessoas, eu diria que a Classic é melhor que as outras. Os reviews da amazon tanto da Classic como das outras me ajudaram a escolher a Classic: muita gente reclamando de problemas de vazamento nos outros modelos. Confesso que se tivesse mais dinheiro pra dar eu teria comprado uma Rancilio Silvia, que parece um pouco melhor, mas me apeguei à bichina e acho que não troco mais. Se você vai com frequência ao exterior, não precisa ir com tanta sede ao pote, mas se não é o caso, eu seguiria os conselhos aqui e meteria o pé na jaca mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito, muito obrigado pelas dicas.

 

Acho que vocês têm razão, eu não queria investir tanto, mas essa é mesmo uma oportunidade única, é hora de fazer um esforço e buscar algo melhor e quase definitivo. O Vario aqui se chama Mahlkonig Vario, custa 414 euros, e é bom porque já vem em 50/60 hz, não preciso me preocupar com isso. O Preciso sai por 300, esses 114 euros a mais acredito que se justifiquem plenamente.

Já a máquina vou pensar se pego a Gaggia Classic ou a Silvia. Pelo visto a Silvia é uma compra certíssima, falando em qualidade.

 

Carlos Eduardo, eu não tenho móveis para levar nem nada grande, por isso não pensei em mudança marítima. Terei apenas as cafeteiras, o moedor e uma bicicleta dobrável. :)

 

E quanto a esta Lelit, sabem algo? Talvez o problema seja a assistência depois no Brasil.

http://www.amazon.de/Lelit-PL-041-EM-41/dp/B004QXJVJI/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1387724813&sr=8-2&keywords=rancilio+silvia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vini.

O conjunto Silvia/Vario é garantia de bons resultados e tranquilidade quanto à qualidade dos equipamentos.

Não se permita deixar passar esta oportunidade. Até como investimento valerá o eventual esforço financeiro. Pela diferença de valores aquisitivos poderás no futuro, se necessário, revender estes equipamentos sem perder dinheiro.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa posso dizer, essa Lelit é melhor do que uma gaggia classic. Tem boiler de latão e, se não estou enganado, de maior capacidade. o manômetro também ajuda achar o sweet spot da extração. Veja a descrição em inglês:

 

 

Our customers have been asking for it and it is finally here. The new Lelit PL41EM V2 machine features a much longer and fully articulating (multidirectional) steam wand. With a brass boiler, high powered heating element, three way solenoid valve and now the multidrectional steam wand this machine is the best value dollar for dollar on the market.

 

Founded over 20 years ago, Lelit designs and manufactures coffee equipments in stainless steel including espresso machines and coffee grinders that are loved by both residential and commercial users worldwide.

 

Create luscious lattes, creamy cappuccinos, and other café-style drinks to impress your guests with Lelit PL41EM Version 2 Espresso Machine. This semi automatic machine features a brass boiler, a healthier alternative to generally used stainless steel boilers. The control panel allows you easy and precise control over your latte, macchiato or espresso. A cup warmer is located on top of the machine. The machine is a great fusion of top Italian design and technology, best suited for your home as well as small offices.

 

We are currently back ordered on the Lelit PL41EM. Stock is arriving in August, if you would like to pre-order you can receive 10% off for shipment in August.

 

Please note that we cannot ship Lelit Products to the United States.

Features


  • Durable Housing
    The exterior of the machine is made of durable, top quality polished stainless steel which is easy to clean and maintain. The machine stands 14.8"H x 11.2"W x 9.7"D and weighs 17.6 pounds.
     
    Extraction Manometer
  • The Lelit PL41EM has an extraction manometer that measures the extraction pressure. This is a very handy tool when extracting espresso as it provides a window into the extraction. If your extraction is within the green area on the manometer you know that you are pulling a good shot. If you are past the green area, coarsen your grind, if you are below then grind finer.
     
    Brew Group
    Made of brass, the commercial grade brew group ensures even heat and water distribution and provides a superior brewing environment resulting in highly consistent espresso extraction.
     
    Brass Boiler and 3 Thermostats
    Made of marine grade brass, the boiler provides best steaming powers and quicker recycling times when brewing multiple espressos. The brass construction resists scale build up and pitting for long lasting durability. Three thermostats are built into the machine. One monitors the temperature for espresso, the other controls the temperature for steam and the third monitors the boiler to protect it from overheating.
     
    3-Way Solenoid Valve
    The three-way solenoid valve is a commercial feature that not only directs the flow of water from the boiler to the brew group, but also relieves the water pressure off the coffee when the brew switch is turned off. The valve dries out the used ground coffee in the portafilter immediately after the brewing is finished. So you can straight away remove the handle, easily knock the dried coffee out and reset of the machine for another shot.
     
    A Powerful Pump
    Lelit PL41 has a very powerful pump rated at 15 BAR of pressure to extract maximum flavor from the coffee beans.
     
    Multidirectional Steam Wand
    The Lelit PL41EM V2 has a brand new fully articulating steam wand. It is also much longer so you can use many sizes of pitchers. It has a commercial style single hole tip that produces amazing results.
     
    Water Reservoir
    The water reservoir (68 oz. capacity) is removable for easy cleaning. You can fill it while the machine is operating or remove it for filling at the sink.
     
    Cup Warmer
    A cup-warming surface located on the top of the machine holds up to 6 espresso/demitasse cups and keeps them warm that is a prerequisite of perfect espresso.
     
    Accessories
    Lelit PL41 Espresso Machine comes with a detailed instruction manual and a measuring spoon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro é de 57mm. Isso pode ser um fator limitante para encontrar alguns acessórios. Dá uma lida no que falam no coffeegeek:

http://coffeegeek.com/forums/espresso/machines/565595

A máquina parece mesmo algo melhor que a Gaggia Classic e pior que a Rancilio Silvia. Eu pessoalmente optaria pela Gaggia ou Silvia, até por ter mais suporte (tem clube das gaggias e das silvias, mas das lelits...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um excelente custo/benefício seria uma NS Oscar.

 

Tambem acho , mas , aí a brincadeira já sobe para 800 euros , a maquina vale , mas , por esse preço já dá para pensar em uma ECM casa IV , que eu acho que esta nessa faixa de 800/900 euros , e ainda teria o excelente suporte do Alexandre , eu acho , que as Simonelli estao atualmente sem suporte no Brasil.

 

abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguém vai sugerir logo uma la marzocco? Acho que o orçamento também original também não era assim tão ilimitado. Os valores estão quase dobrando de uma Gaggia Classic para as últimas sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, outro assunto relacionado.

Quando eu voltei de morar mais de um ano nos EUA, o consulado brasileiro inventou uma moda que você tinha que fazer uma lista de tudo que queria levar para o Brasil. O site da receita não falava nada disso, era uma regra criada aparentemente pelo consulado. Até liguei para me informar na época, mas não era só uma lista, tinha que ser com sei lá quantos meses de antecedência. Imprimi o que o site da receita falava e quando me perguntaram sobre a tal lista no Rio (de fato perguntaram!), simplesmente disse que não sabia de lista e que no site da receita não havia nada sobre isso, somente sobre o que eu podia e não podia trazer. Eu também não tinha quase nada (acho que um desktop somente), mas fica a dica. Melhor remediar que prevenir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já cogitou a Nuova Simonelli Oscar da Elektros?

 

Não encontrei essa maquina na Amazon da Alemanha, onde vou comprar. Mas vi que o valor dela é bem mais alto, como disse o Carlos Eduardo, então achei melhor nem ir a fundo, pra não gostar.

 

Eu li muita coisa hoje e posso dizer que estou decidido, e muitos provavelmente vão lamentar minha decisão.

 

Vou de Baratza Vario e Gaggia Classic. A dúvida até agora há pouco era entre a Gaggia e a Silvia. Mas a diferença de valor, e mais tudo que li das duas, me fez decidir pela Gaggia.

Vi que ela esquenta mais rápido que a Silvia, que fica menos dependente de um PID, tem proprietários satisfeitos, e, por fim, o preço. Acho que pela minha necessidade pequena vai me contentar, e afinal ela vai me custar quase a metade da Silvia. Sim, talvez eu tenha menos estabilidade, talvez menos qualidade, mas que seja.

 

Pra começar será um bom conjunto, não acham? Baratza Vario (esse sei que ficará muito tempo comigo) e a Gaggia Classic (que tenho quase certeza também).

 

Se alguém tem algo contra esse casamento, que diga agora, ou... vcs já sabem, hehe.

 

Aliás, uma última dúvida: a Gaggia vem com frequência de 50 Hz... isso não deve me causar problemas, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, outro assunto relacionado.

Quando eu voltei de morar mais de um ano nos EUA, o consulado brasileiro inventou uma moda que você tinha que fazer uma lista de tudo que queria levar para o Brasil. O site da receita não falava nada disso, era uma regra criada aparentemente pelo consulado. Até liguei para me informar na época, mas não era só uma lista, tinha que ser com sei lá quantos meses de antecedência. Imprimi o que o site da receita falava e quando me perguntaram sobre a tal lista no Rio (de fato perguntaram!), simplesmente disse que não sabia de lista e que no site da receita não havia nada sobre isso, somente sobre o que eu podia e não podia trazer. Eu também não tinha quase nada (acho que um desktop somente), mas fica a dica. Melhor remediar que prevenir.

 

Nunca ouvi nada sobre isso, mas vou me informar, melhor prevenir mesmo. Grato pela informação.

Aliás, José, como proprietário da Classic, gostas dela?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ninguém vai sugerir logo uma la marzocco? Acho que o orçamento também original também não era assim tão ilimitado. Os valores estão quase dobrando de uma Gaggia Classic para as últimas sugestões.

 

 

 

:D :D :D Foi a primeira coisa que eu pensei ;) , mas , o vini não parece interessado em vender nada .

 

Eu , traria uma GS3 e um Mahlkoning K30 , venderia aqui e talvez troca-se de carro :D :D :D :D :D.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...