Ir para conteúdo

Problema Gaggia Evolution


Anderson Silva

Postagens recomendadas

Recentemente comprei uma gaggia evolution que estava sendo anunciada no OLX . O equipamento já me foi entregue e apresenta alguns problemas. Aparentemente a maquina está até bem conservada e precisa apenas de algumas correções . Esta vaporizando excelentemente , a bomba finciona normalmente e expurga água pelo bico vaporizador com boa pressão . Mais agora vem o problema , ela não está expurgando água pelo grupo . É como se ele estivesse entupido ! Hoje a noite desmontei totalmente a caldeira pala uma limpeza mais profunda e para tentar contornar esse problema . Não consegui desobstruir o grupo . Alguém poderia me dar dicas de como realizar tal limpeza com eficiência .

Fotos em anexo :

 

image

image

image

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

 

A válvula solenóide voce soltou da caldeira, correto ?

Bem aquele tubo em pé dentro da caldeira leva água para um dos furinhos que entraria na válvula, você viu como esta este trajeto, assoprou ?

O outro furinho ao lado é o que levara para o grupo, veja como esta da mesma maneira .

 

Só para tentar descobrir qual o ponto que esta obstruido, embora pelo que você falou poderia também ser simplesmente ar no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, esse modelo não tem solenóide ! Tentei assoprar pelo tubo e nada! Esta obstruído acho que na parte do grupo. Ela estava muito suja. Tinha tipo uma gosma gordurosa preta. Acho que o antigo dono não tinha muito cuidado com limpeza . Talvez seja mais viável usar algum solvente .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Anderson.

Sugiro retirar a tela dispersora com chave Philips #2 e a base do grupo com chave allen de 5 mm para verificar o estado da mola e da peça plástica (última foto abaixo) que compõe a válvula de pressão do grupo. É a peça #44 do diagrama que poderá ser visto no link http://www.partsguru.com/user/EVOLUTION%20Expl,%20Diagram.pdf

Solte a tela de dispersão e a base do grupo, como nas primeiras 2 fotos abaixo.

Faça a limpeza com uma haste flexível com algodão nas pontas da área onde a peça plástica veda a saída de água e vapor da caldeira.

 

Desconecte o fio que energiza a resistência da caldeira para realizar o teste sem aquecê-la. Remonte a caldeira para por a máquina em estado de uso e teste para verificar se a água sairá normalmente sem a válvula de pressão do grupo estar instalada.

Possivelmente esta válvula não está se abrindo, mesmo que a bomba esteja produzindo pressão e comprimindo a água.

 

image05.jpg

 

image04.jpg

 

11489624335_9f9a411069_z.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

situações extremas requerem medidas extremas! Coloquei todo o grupo em água fervente e tentei em vão retirar a peça que estava colada! Então parti para a brutalidade!! Coloquei o grupo sobre fogo baixo e depois dei umas boas pancadas com um alicate ! Olha só o estado!

image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Anderson.

São estes casos que me levam a classificar a Rancilio Silvia em nível superior ao das Gaggia "de entrada". Mesmo a Evolution sendo um modelo bem simples, tanta impregnação não deveria acontecer entre 2 peças entre as quais só deveria passar água quente e limpa.

Visto o estado, é quase certo que a peça plástica esteja colada por resíduos viscosos de café que impedem sua abertura.

Poderás usar um objeto não pontiagudo para empurrar e tentar soltar a peça e a mola desde o início do tubo que fica na parte superior do grupo e na área interna da caldeira. Este que aparece na tua foto, que tomo a liberdade de reproduzir abaixo.

 

11488002403_1224e6d0c5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre !

Obrigado pela atenção e disponibilidade em ajudar . Hoje a tarde consegui realizar a desmontagem e limpeza completa do grupo . Tudo estava muito imundo e a borracha de vedação do portafiltro estava ressecada e teve de ser retirada . Fiz alguns testes com a da minha Chef crema. Mais ela fica frouxa e não veda a contento .Fora isso e os choques que está dando , está funcionando ok! Pense num buxo!!! Estou pensando seriamente em já aposenta-la e doar seus órgãos para membros necessitados .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

 

Na 4ª foto, o furo central fica numa peça sextavada que regula a pressão da válvula de retenção.

Anexei uma foto da minha evolution, com a peça do miolo removida.

 

Observe que no fundo o furo é bem pequeno, justamente porque lá repousa a borracha da válvula de retenção. Ali é que deve estar a obstrução.

 

Creio que o vendedor agiu de ma fé se ele não informou que a máquina não estava funcionando (e não estava, pode ter certeza). Talvez seja o caso de procurar seus direitos

post-321-0-65941400-1387755159_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

 

Na 4ª foto, o furo central fica numa peça sextavada que regula a pressão da válvula de retenção.

Anexei uma foto da minha evolution, com a peça do miolo removida.

 

Observe que no fundo o furo é bem pequeno, justamente porque lá repousa a borracha da válvula de retenção. Ali é que deve estar a obstrução.

 

Creio que o vendedor agiu de ma fé se ele não informou que a máquina não estava funcionando (e não estava, pode ter certeza). Talvez seja o caso de procurar seus direitos

obrigado Lucas !

Agoura ela já está fincionando . Mais está dando choque ! Andei dando uma olhada na fiação e alguns estão com a cobertura isolante partida deixando exposto o metal condutor . Aparentemente um bom equipamento , mais vai dar trabalho para deixá-la nos conformes! Mandei um email para a imeltrom em busca da borracha de vedação do grupo . Estou aguardando resposta. Deixa ela aí! Vou mexendo aos poucos .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...
  • 2 months later...

Agora com PID.

https://www.flickr.com/photos/100408985@N03/13962263523/

https://www.flickr.com/photos/100408985@N03/13939044321/in/photostream/

 

Pelo menos uma temperatura inicial estável . Nem amargor e nem acidez demasiada . Consegui uma bela extração . Experimentei o mesmo cafe onde comprei para comparar. Características muito similares a que senti com o mesmo cafe com ums 14 dias de torra extraído em uma cafeteira proficional por um bom barista.

Obs : temperatura estável em 92 C no final da extração .

Vídeo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...