Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

daí galera!!!

*** estou criando este tópico para distinguir do virtuoso preciso. é favor fundir, se for redundante. é favor apagar este trecho se for útil um tópico específico***

Então galera! conquistei esse equipamento de qualidade profissional, e vou dividir com vocês as minhas experiências! :)

Passei pelo Krups 208 e pelo Iberital mc2 doser. Simultâneamente trabalho também com o hario Slim.

Estou só há 4 dias com o preciso...

Meus 3 o 4 primeiros usos foram desastrósos!(lol) kkk em algum lugar "li" que a moajem para expresso no preciso (ou virtuoso preciso) fica pela macrorregulagem entre 5 ou 6?... bom não passou nada! (lol) daí fui subindo, e parei atualmente na macrorregulagem 13.

Ainda estou me adaptando...

Uma questão que gostaria de "olvir" as opniões dos mais experientes: estou na regulagem 13. mas passei pela 5, 7, 10, etc.... já passei até pela 14. na 14, o café substraiu, eu tive q compactar com mais força... como é essa relação entre grau de moajem e compactação para vcs? vcs preferem moer mais fino para compactar menos, ou mais groço para compactar mais? dicertem... kkk

As extrações boas que tirei observei uma superioridade de sabor que me imprecionou de verdade!! o iberital também é um moinho de mós cônicas. com ele eu fixei um grau de moajem q eu pcompactava com relativa força. Mas o sabor não era nada tãããõ espetacular. Já a do preciso impreciona muito!! Imprecionante confirmar o que todo mundo já diz, que um bom moinho tira o amargor da bebida! estou imprecionado com isso!

Algumas dificuldades (para ser honesto) kkk:

como todos sabem, eu sou deficiente visual. Já chorei quando percebi que o temporizador não tem marcações em auto-relevo!!! ;(:(:( pior: uma vez acionado o temporisador, não tem como parar!!!!! que desespero!!! kkkkk

Bom vou pedir ajuda para um amigo pra deixar cair umas gotinhas de cola quente nele, por cima de um durex claro, pra ser minha marcação...

 

gostei muito do porta-order. o sistema de box permite recuperar o pó q cai da moagem, e impede sujeira! Mesmo assim a queda de pó é bem pequena...

Excelente moinho para moer por dose. Devolve tudo o q foi colocado em grãos. isso obriga a redimensionar a quantidade de grãos, eu q estava acostumado com dosador....

no momento da compra adiquiri também uma french windax. mas como o expresso dá muuuuito trabalho, ainda nem experimentei a bichinha kk

pergunta coisas aí galera! ajuda a explorar o preciso por favor?

fuerte abraso!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lu, só alegria pelo seu brinquedo novo. Parabéns!

 

Esta questão do marcador era mesmo preocupante. Imagino que o Vario seja o único com uma escala mais palpável.

 

Além da cola quente você pode usar tinta plástica relevo, dá para fazer uns pontinhos mais precisos (no teu Preciso) e com mais relevo. Só sai com o tempo ou uma passada de unha mais forte, mas é mais fácil que a cola quente.

 

Vamos aguardar os outros donos te darem umas dicas.

 

Beijo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana

O problema não é nos ajustes e sim nas marcações de 10 segundos do temporizador. No Vario seria impossível, dado que é digital.

Luiz, penso que o uso de esmalte de unhas, tipo base transparente, entre as marcações existentes resolverá o problema táctil.

 

Virtuosotimerswitch_290.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera!!!

*** estou criando este tópico para distinguir do virtuoso preciso. é favor fundir, se for redundante. é favor apagar este trecho se for útil um tópico específico***

Então galera! conquistei esse equipamento de qualidade profissional, e vou dividir com vocês as minhas experiências! :)

Passei pelo Krups 208 e pelo Iberital mc2 doser. Simultâneamente trabalho também com o hario Slim.

Estou só há 4 dias com o preciso...

Meus 3 o 4 primeiros usos foram desastrósos!(lol) kkk em algum lugar "li" que a moajem para expresso no preciso (ou virtuoso preciso) fica pela macrorregulagem entre 5 ou 6?... bom não passou nada! (lol) daí fui subindo, e parei atualmente na macrorregulagem 13.

Ainda estou me adaptando...

Uma questão que gostaria de "olvir" as opniões dos mais experientes: estou na regulagem 13. mas passei pela 5, 7, 10, etc.... já passei até pela 14. na 14, o café substraiu, eu tive q compactar com mais força... como é essa relação entre grau de moajem e compactação para vcs? vcs preferem moer mais fino para compactar menos, ou mais groço para compactar mais? dicertem... kkk

As extrações boas que tirei observei uma superioridade de sabor que me imprecionou de verdade!! o iberital também é um moinho de mós cônicas. com ele eu fixei um grau de moajem q eu pcompactava com relativa força. Mas o sabor não era nada tãããõ espetacular. Já a do preciso impreciona muito!! Imprecionante confirmar o que todo mundo já diz, que um bom moinho tira o amargor da bebida! estou imprecionado com isso!

Algumas dificuldades (para ser honesto) kkk:

como todos sabem, eu sou deficiente visual. Já chorei quando percebi que o temporizador não tem marcações em auto-relevo!!! ;( :(:( pior: uma vez acionado o temporisador, não tem como parar!!!!! que desespero!!! kkkkk

Bom vou pedir ajuda para um amigo pra deixar cair umas gotinhas de cola quente nele, por cima de um durex claro, pra ser minha marcação...

 

gostei muito do porta-order. o sistema de box permite recuperar o pó q cai da moagem, e impede sujeira! Mesmo assim a queda de pó é bem pequena...

Excelente moinho para moer por dose. Devolve tudo o q foi colocado em grãos. isso obriga a redimensionar a quantidade de grãos, eu q estava acostumado com dosador....

no momento da compra adiquiri também uma french windax. mas como o expresso dá muuuuito trabalho, ainda nem experimentei a bichinha kk

pergunta coisas aí galera! ajuda a explorar o preciso por favor?

fuerte abraso!

 

Parabéns Luiz, espero que a dupla com sua branquinha seja de sucesso.

ME desculpe o sumido, mas fiquei imobilizado devido a uma torção no tornozelo esquerdo por 29 dias sem me mexer direito.

Me confirme se mudou de endereço para eu enviar-lhe as revistas, obrigado.

Ricardo Petruzza

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, Guilherme, Alex, Ricardo: muuuito obrigado pela visitinha! :) aceitam alguma bebida cafeinada? kkkk não reparem nos trejeitos do barista, estão tendo a oportunidade de serem servidos por um barista """especial"""! kkk ***n sei p q no Windows 8 IE10 não consigo pular de linha affff*** bom acho q vou ficar com o esmalte então! eu mesmo posso dai fazer! kkk colo minha cara alí e vou fazendo uma francesinha ou patinha em cada espaço kkk só espero não colar os cílios no preciso também kkkkkk bom galera fui no "café do mercado" e comprei 3 cafés diferentes (Araras, big moca, e serrado). agorinha mesmo fiz 3 extrações de expresso single. grau de moagem 12-a (é assim?). extrações durando em torno de 20 segundos. compactação média (não fiz força só arrumei, mas compactei). ah! estou com 2 tamperes agora! 1 da lucca q eu já tinha tipo "c-riple"(é assim?), e um toooodo especial, incomendado e personalizado do JC Tampers! (euro curve), recomendado pelo Dalmadro! Estou preferindo compactar com o o euro curve (cabo com o símbolo do exército vermelho da União Soviética!!!) kkk as 3 extrações ficaram bem parecidas, (aos meus olhos kkk) com a coloração da crema bem parecida. A variação de sabor ficou por conta, claro, dos cafés.... Estou observando q um duplo exige mais compactação q 1 simples, procede "avançados"? kkk Dom Petruzza: o endereço é o mesmo, por favor. Fuerte abrasooo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

dai galera!

 

***q bom q melhoraram o CDC!!! estou podendo pular linha de novo!!! meu leitor de telas está lendo muito mais coisas que antes!!!

obrigado e parabéns administração!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!!

 

Um mês de preciso, e eu queria trazer para vcs algumas impressões, e pedir para os(as) amigos(as) com mais tempo de preciso me darem umas dicas?:

 

Estou usando a macrorregulagem no nível 9... Foi onde até agora, a extração sai mais consistente e homogênea.

às vezes a moagem empelota um pouco. Coisa que não acontecia no iberital. Eu uso um desses araminhos de amarrar pão de forma, desencapado, para revolver o pó e homogeneisá-lo...

A técnica de compactação é exigida ao meu máximo. Para extrações de duplos, é necessária uma compactação mais pesada. Já para simples, ainda não acertei a força.

O portaorder a Baratza devia aperfeissoá-lo. Posicionei a garra no 2o furo de cima para baixo. Meu PF fica inclinado para baixo, e cai muito pó no fundo do portaorder, o que me faz ter q derramar este pó no PF depois.. De uns dias para cá estou estraindo sem portaorder....

 

A extração para french fica um pouco de fines. Mas talvez também seja pela minha opção em não modificar o balanceamento do moinho para moagens mais groças, ajuste na autorizada...

 

Nos coados estou usando a mesma regulagem para expresso, fazendo pequenas alterações na macro. É impressionante como o moinho e sua regulagem permitem explorar um espectro de sabores escondidos no café! Vira uma diversão isso de testar como vai ficar o sabor em tal regulagem! No expresso ainda não fiz isso. Mas o sabor da bebida no preciso em comparação com a do iberital e do hario slin é impressionantemente superior, sem amargor algum!!

 

flerte abraso!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

dai galera!!

 

quase 7 meses de preciso...

Em Maio tomei um susto com ele numa mudança. Quis embalar ele na caixa original, mas não soube colocar aquele colar de papelão que separa o moinho da cúpula... A cúpula ficou mal encaixada, eu perdi a referência do encaixe, achei que tinha conseguido quebrar a cúpula... Mandei email desesperado para o Alex (coitado)... Felismente lembrei da existência do ponteirinho da cúpula que aponta para os números da granulometria, e me achei de novo... kkk (lol) vida de cego...

 

Só tenho extraído duplos. Tenho feito expressos só para fazer cappuccinos mesmo...

Estou usando a granulometria no nível macro 9. Estou experimentando a micro-regulagem entre A e D (é com letras a micro né?)... procuro um fluxo contínuo e homogêneo na extração com crema volumosa, que não passe de 30 segundos de extrassão...

Na real cada café exige ajustes particulares...

Eu tentei diminuir mais a granulometria. Experimentei os níveis 5, 6, 7, e 8. Queria diminuir a força de compactação. Observei (com olhos de outrem kkk) que os baristas não fazem força na compactação igual eu faço... Mas essas regulagens não me entregaram resultado aceitável... Voltei para a 9.

Uso um tamper c-riple (é isso produção)? Tenho um euro-curve. Mas acho q ele deixa a superfície do bolo muito compacta. Deve ser melhor para singles né?...

 

Me incomoda no preciso é que de vez em quando o pó sai muito empelotado, e eu tenho que revolver com algum arame... não é sempre...

A saída de pó, a janelinha interior, dentro da saída externa, retêm pó. Pouco, talvez menos de 2g não sei... Eu tenho q ficar retirando aquele pó dalí, porque ocasiona sobre-dosagem, com café anterior... 

 

Esqueci de incluir nos meus brinquedinhos um coador hario!

Algo que aprendi na prática com coados é o seguinte: quanto maior a quantidade de pó, relativa a quantidade de café a preparar, mais grossa tem q ser a granulometria. O inverço é verdadeiro: quanto menor a quantidade de pó, em relação a uma quantidade de bebida menor, mais fina tem q ser a granulometria... Isso é seríssimo. 

Para o Hario, faço normalmente algo próximo de 250 300 mls d'água, aproximadamente 30 g de café. Uso a granulometria macro 13. Mas isso depende do café... Já usei a 12, mas também a 14...

Se pode usar essas variações pequenas de granulometria para variar sutilezas no sabor da bebida...

 

fuerte abraso campero y rojo!! viva la revolucion!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lu:

 

bem-vindo de volta. Conversarei com Klause e Ruston sobre a questão do aplicativo do celular.

 

Tô estranhando essa retenção no Preciso. O Vario retém muito pouco, quase sempre moo por demanda mesmo, já a quantia final que quero no filtro. Sendo da mesma família Baratza, achei que seria similar.

 

E sem dúvida que café diferente exige moagem diferente. Ontem meu Vario variou entre pelo menos 3 cafés diferentes, em momentos diferentes e foi um ajustar o tempo todo.

 

beijos com saudades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anita: a questão do cel, é na verção mobile do cdc. em celulares mais antigos, quando se digita www.clubedocafe.net, abre uma verção mais simples, azul e branca. nessa verção, só tem os tópicos gerais, coados e afins, moedor, máquina de expresso, etc... antes, tinha a opção "ver novo conteúdo". tiraram. tô pedindo pra colocarem de volta, se possível. se não...

 

pois é... tipo estimo q uns 2 g de pó ficam retidos alí... eu uso uma membrana flexível q vem na embalagem da lucca, pra catucar lá e tirar...

Fora isso, o pó, de vez em quando, sai empelotado... Uma máquina cara dessa com problemas q moinhos mais simples não tem... tô quase pensando na possibilidade de quem sabe talvez, propor um negócio pro alex... só pensando em pensar... rsrs

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Luiz,

 

faço parte desse time também agora.

Acabo de desembalar, lavar e tirar meu primeiro café. Fiquei muito fã da FP e com ele o resultado foi sensacional.

Ainda não tenho maquina de espresso e com o resultado de tive hoje posso ficar um bom tempo sem ainda hehehe.

 

Quem brinquedinho bom esse meu!!!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer, li uma revisão muito boa dele no CoffeeGeek.

Entre outras informações tem uma sugestão para FP usar em 33G, foi a que eu usei e não percebi fines como comentou em outro post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

buenas alexandree!! parabéns pelo equipamento!! :) só quem descobre o universo galáctico kkkk de sabores que um café pode oferecer, lança mão de uma máquina dessa "salve!!" kkk fiz pouco fp na real... Mas o q tenho feito mesmo são filtrados... O preciso oferece uma moagem muito limpa mesmo... O sabor é muito claro... Mas eu moí acho q mais groço q isso... Não lembro... Pessoalmente não sou apreciador de expressos em profundidade... Para apreciar um bom café, os filtrados ou fp me oferecem experiência mais interessante... Vc tem q arrumar algum instrumento flexível sem ponta pra introduzir na saída de pó, com possibilidade de entrar ja em formato de curva, e remover o restinho de pó q fica la dentro, numa sub saída... É bem pouco algo como 1 grama... Tamo juntoooo!!! :):)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha alexandre... É importante fazer algum procedimento desse tipo regumarmente sim. A saída de café chegou a intopir no meu antes de eu descobrir como é essa galeria toda... Eu, prefiro remover todas as vezes antes de moer, pra não dar sobre-dosagem... Outra coisa é depois da desobstrução, é acionar o motor, pra as élices empurrarem o resto de pó

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Algum tempo já com o meu Preciso e vim relatar.

 

No começo meu relacionamento com ele foi um pouco conturbado pelo fato de ter sido o meu primeiro moedor. Estava moendo muito grosso até as últimas extrações que percebi que o fluxo da máquina é realmente algo fino como um "rabo de rato" (?) ou um canudinho kkkkkkkk

 

Ele de vez em quando engole cerca de 1g (? o.O) de retenção, ele é meio temperamental...

 

Pra limpá-lo, acho que seja preferência ter uma escova um pouco mais dura, coisa que a minha atual não é, então não esteja fazendo a limpeza correta, mas é necessário sempre limpar.

 

Eu estou tendo alguns empacotamentos eventuais, mas não sei explicar por que... Não me parece comum. Nada que WDT não resolva também.

 

No mais é isso, é um excelente moedor, e acho que como falam, o mínimo para se extrair um espresso pela sua microrregulagem, que eu não sei usar ainda :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre as mós e a saída é normal ficar alguma coisa. Retenção zero não existe em nenhum elétrico como regra geral, não se trata de ser temperamental. Quando sai o mesmo que entra, não quer dizer que o que saiu é exatamente o que entrou. De qualquer forma, 1g não é nada de mais, e a retenção dos Baratza costuma ser baixa mesmo.

 

O que é empacotamento?  :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

O meu eu môo de 3 à 5... É normal, até no próprio site da Baratza tem esses números. De fato há a folga das mós, mas pra começar a desgastar as lâminas é muito café... Chuto que se o seu moedor não tiver no mínimo uns 8 anos (hehehe) elas estão novas ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu preciso já está dando sinais de que as mós estão cegas. Quando comprei conseguia moer para espresso no 10. Agora tenho que colocar no sete. Já tenho ele há quatro anos.

A baratza responde sobre a expectativa de vida útil que a mó de seu moedor é de 500 a 1000 libras.

 

https://www.baratza.com/blog/life-expectancy-burrs/

 

Também acho que o problema não é mó cega

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...