Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Salve galera! Tô voltando pro fórum depois de meses sem entrar.

 

Meu Preciso tá apresentando problemas de regulagem e a razão não é o anel externo danificado. Eu normalmente moía para expresso em 7F e agora estou em 4D.

 

Procurei videos de recaligragem porém não encontrei para o Preciso especificamente (apenas para outros modelos da Baratza).

 

Dicas?

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, peguei um Preciso.

Porém estou apanhando na moagem pra espresso na Poemia com Porta Filtros da SGC.

Comecei no 3(moagem que GERALMENTE a turma daqui de Goiânia usa para espresso na Silvia), chocou, subi pra 4, 5, 6 e continuou chocando, comecei a achar estranho pois no site da Baratza eles "recomendam"4C", dai do 6 fui direto pro 10, chocou também.

 

Como já que estava estranho, resolvi subir até extrair, subi para 12F.

Minha Poemia, tem PID eletronico com controle de tempo/temperatura, além de ter um controlador de pressão.

No 12F, no primeiro FLUX ele super extraiu, resultando apenas em 16g de café. Lembrando que meu porta filtros é da SGC e o antigo proprietário usava 18g de pó. Tentei dar mais um FLUX e dessa vez, ele extraiu o restante, resultando em 36g de café.

Deu crema, a coloração estava bonita, porém o sabor nao ficou lá essas coisas. 

 

Vou tentar agora, subir a micro regulagem, tentar no 12K, se nao der, subo pro 13, porém ACHO ESTRANHO. 

Pois essa medida é para Aero/V60.

 

O moinho acabou de voltar do Alexandre Veloso, esteve trocando umas peças e acabou sendo feito uma revisão.

Sei que existem regulagens internas, porém acredito que o Alexandre tenha deixado no padrão, tanto que ele me disse que testou em sua ECM e rolou na moagem 6F. 

 

A dúvida é, o que eu posso estar fazendo de errado!? O grão foi torrado semana passada pelo Atelie do Grão aqui em Goiânia, torra média.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os vendidos pelo  Alexandre vem com ajuste na regulagem para moagem "extra fina".
Tenta  começar com 12G . (  Para Expresso inicialmente ele recomenda entre  8G  a  12G)
Após acertar a regulagem Macro passe para a Micro.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso que o mreis e o rafa falaram , os moedores comprados com o Alexandre tem essa vantagem , a distribuição dos steps feito por ele , ficam bem melhor que o original , pois usamos grãos de torra mais clara , o meu eu comprei na caféstore e depois do carnaval , lá para março , eu vou levar o meu para ele deixar igual ao seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está no lugar do Nemox , que ganhou uma limpeza foi embalado e está no fundo de um armário , em março vou vender o MD40 , para abrir espaço para o moedor do Gil , isso se ele terminar algum dia claro :lol: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias atrás o Preciso que comprei na Café Store no final do ano passado apresentou um barulho de algo solto dentro. Parecia um parafuso ou porca que estava batendo na carcaça por dentro. Usei muito pouco o moedor até aqui, ainda estou me adaptando e fazendo testes com ele. Pois bem, falei com o Alex, depois com o Rafa Rocks, e depois de alguma teimosia minha eu decidi abrir o moedor que esta na garantia olhando alguns vídeos tutoriais no próprio site da Baratza. O que aconteceu lá dentro (e sem interferência de ninguém) foi que dentro dele existem 3 parafusos que prendem o motor na carcaça. Uma das roscas que prende um dos parafusos quebrou, pois ela é de plástico, um plástico muito fajuto. Como a rosca quebrou o parafuso se soltou e caiu. Eu peguei o pedacinho de plástico que continha a rosca, segurei com o dedo no lugar onde ele devia ficar, coloquei novamente o parafuso e apertei com uma pressão maior, assim essa pressão segurou tanto o motor quanto o pedacinho da rosca quebrada. Talvez quem o montou apertou demais esse parafuso fazendo com que a pressão ali quebrasse a rosca, ou é o material que é ruim demais? Na minha opinião as duas coisas. Tenho que dizer que o moedor não sai de cima da pia da cozinha, e nenhum movimento brusco foi feito com o mesmo.

Eu queria deixar claro aqui que estou satisfeito com a qualidade de moagem dele, porém a qualidade das peças é algo vergonhoso. O plástico usado na composição das mesmas é de uma qualidade muito baixa, parece plástico daqueles carrinhos de brinquedo de 1,99. Frágil demais. Eu sei que tem gente que ama esse moedor, mas essa foi a minha experiência com ele. Confesso que fiquei com medo de usá-lo depois que o vi por dentro.

Depois que o montei novamente também parou de fazer o tec tec quando vai mudar a granulometria rodando o hopper ...Vai saber... O jeito é mandar bala e usar ele a todo vapor agora, já que ainda está na garantia, e se for pra dar problema que dê agora...Isso se eu ter aberto ele pra rosquear o parafuso não invalidou a garantia né. :(

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando for assim tira uma foto e depois com calma posta aqui , vai ajudar todo mundo.

 

Não entendi como a parte plástica onde o parafuso rosqueia quebrou e mesmo assim vc conseguiu aparafusar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caê, não estou conseguindo "Citar" seu post, o Fórum aqui está apresentando problemas. Mas é isso que a Anita disse mesmo, desculpe se meu jeito de relatar está ruim rs.

 

Realmente deveria ter batido fotos, não pensei nisso na hora. O moedor dá um pouco de trabalho pra abrir, pelo menos pra mim que não tenho ferramentas adequadas. Mas estou querendo ligar na Libermac e contar o que houve, e se não perdeu a garantia, enviar pra eles ver isso pra mim...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Beto.

A bucha soltará novamente, pois apenas a pressão não bastará para prendê-la definitivamente. Será necessário "encamisar" com massa epoxi a parte plástica danificada.

Estranho a ocorrência desse problema, pois a carcaça foi modificada há uns 2 anos quando foi adotado parafuso com porca, justamente para evitar esse problema.

Quanto ao "tec tec" não mais ocorrer, deve-se a ausência de uma diminuta peça que age como trava do anel de regulagem. Você pode a ter perdido quando retirou o conjunto de anéis de regulagem.

Essa é a peça:

http://www.baratza.com/PDGImages/spring%20loaded%20ticker%20piece.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alex Camarada! Deu certo! achei a pecinha "diminuta" que você citou caida aqui. Recoloquei e voltou ao normal o "tec tec". Agora a bucha que você diz que soltará novamente, vou aguardar, e caso se solte, talvez eu envie o moedor pra garantia, não sei se vale a pena ficar com o moedor novo assim...De qualquer modo o moedor está funcionando perfeitamente...Rapaz, muito obrigado mesmo por essas dicas valiosas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o graaaaaaande mano Betão, parceiro no zap zap, solidariedade proletária na degustação de vááááários cafés siniiiiixtros!!!

 

Passando aqui pra fortalecer o parceiro de Preciso...

 

Tosca essa parada do material de que é feito o moedor né galera? Uma máquina cara dessa, com o prestígio (e choquito também) que tem nacional e internacionalmente... Se algum corajoso antes tivesse relatado essa qualidade de construção aí, enfrentando o monopólio que resguarda a Baratza, à época que comprei, teria ouvido a recomendação do Alex, e teria pêgo o Rocky... Mas de boa, o meu já está no 3o ano de uso, super de boa...

Só o que mudou um pouco é o barulho de "da da da" que ele faz com o motor ligado, barulho esse que está suavizando...

A moagem, à minha percepção, ainda está bem boa... Uso, para coados e expresso, alí pelo 11 12 mesmo. Não mecho na regulagem micro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que para o nível de preço (lá fora é claro), o moinho tem excelente custo benefício. Obviamente, na dá para fazer uma máquina super robusta, capaz de moer até pedra, para ser vendida a U$200.00.

 

O Breville smart grinder sofre das mesmas deficiências. Tente moer um grão mais claro que o bicho berra (e não mói).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Os vendidos pelo  Alexandre vem com ajuste na regulagem para moagem "extra fina".

Tenta  começar com 12G . (  Para Expresso inicialmente ele recomenda entre  8G  a  12G)

Após acertar a regulagem Macro passe para a Micro.

 

 

Obrigado meu caro, de fato acredito que esteja regulado dessa forma, pois consegui chegar num acerto fino com o grão que estou usando no 14F. Se for pensar que o moinho esta setado para começar no 12, estou usando 2 pontos(caso fosse seguir o raciocínio de regulagem original).

 

Com um outro grão mais antigo, testei e cachoeirou, mais dai foi facil chegar na moegem certa, regulando na fina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, recebi meu Preciso segunda e após alguns testes, a melhor regulagem foi:

 

4o clic + G = moe 14g em 12seg (aprox)

Extração: 25seg = 29g de café, BR 49% (certo??).

 

Considerações: máquina utilizada foi uma Saeco Poemia original de fábrica, filtro duplo original e PF despressurizado da SCG. Café utilizado foi um Empório Brasil com torra do começo de Dezembro (comprei no meio de dezembro e desde lá não gostei, ficou selado e guardado na embalagem original. Usei quase 100g para testes de regulagem).

 

Obs. Na regulagem 1 e 2 o barulho muda muito (parece que as mos se tocam!) e não chega a moer nada! No 3o clic o barulho muda e começa a moer, porém a máquina quase choca. No 4o ficou bom (acredito eu!), porém, achei muito próximo o 1 e 2 não chegar nem a moer os grãos e no 4o clic ficar "bom". O que acham??

 

Amanhã vou pegar o Café Villa Borghesi torrado ontem e conto como foi.

 

Abs

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tabela que peguei no site da Baratza das moagens para cada tipo de moedor

 

http://www.4shared.com/download/UzUzqSwPba/tabela_baratza.png?sbsr=7109ce96c0a2d66eedff6bd793015b10968&lgfp=3000

 

 

Atte.

Thiago Menegatti

Marketing Café Reserva Gourmet

thiago@reservagourmet.com.br

www.reservagourmet.com.br

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não aguentei e abri meu preciso para ver em que posição estava a calibragem interna e, como eu desconfiava, estava pra moagens grossas. Cuidadosamente coloquei na posição para fina e o resultado foi esse:

 

Posição #7d = 14g de pó X 25 seg de extração = 28,2g - BR 50% (!!)

 

O café usado desta vez foi um Villa Borghesi com torra da metade de fevereiro, acidez presente (pouca) e, bastante crema (em comparação a experiência anterior!)

 

Vou continuar minhas experiências!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Estou sempre moendo café para meus amigos no meu Preciso, as vezes 250G de uma vez, as vezes 500G. Sempre são cafés de torras média ou média- clara. Alguém saberia dizer mais ou menos, quanto café eu poderia moer de uma vez nele com segurança sem exigir demais do moinho e acabar diminuindo demais a vida útil dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...