Ir para conteúdo

Moedor Krups GVX208


leo_bsb

Postagens recomendadas

Eu comprei, mas ainda não chegou (prazo de 30 dias!). Estou doida pra testar esse tal café moído na hora. Só estou desanimada e pagar de frete mais que o preço do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei, mas ainda não chegou (prazo de 30 dias!). Estou doida pra testar esse tal café moído na hora. Só estou desanimada e pagar de frete mais que o preço do café.

 

Carol,

 

o frete é realmente desanimador, caro demais, é bom quando se pode dividir com outra pessoa da mesma cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei no site do wal-mart com frete grátis por R$ 169,90 e estou esperando chegar.

Vou testar com o grão Sweet Selection do Ateliê do Café que receberei essa semana.

Espero que consiga extrair um bom café na minha Oster OMP50. Depois conto se ficou bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Finalmente chegou meu moedor. Ainda nem tive tempo de testar. Vou ter que apelar pro café do supermercado mesmo, pra não perder o prazo de troca. Vi que tem uma regulagem na frente(com número) e outra de lado. Como vcs regulam para Mondial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como e com que frequência vcs fazem a limpeza da parte de cima do moedor? É que sempre fica pó naqueles buraquinhos ao lado dos parafuso que tem na mó. Tem problema sacudir de cabeça pra baixo, depois de tirar a mó superior?

 

Ainda estou sem um grão bom. Vou já providenciar. Me revolta os cafés que vendem aqui na minha cidade. Tenho pra mim que pegam café velho de outros lugares e trazem pra cá, pra ver se vende, pq nunca vi café novo aqui. No dia que o moedor chegou pedi para meu marido ir ao Pão de Açúcar comprar o Ghini, quando ele me liga, digo para ele olhar a data de validade e ia vencer em dois dias! O mais recente era o Taeq que não achei grandes coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente chegou meu moedor. Ainda nem tive tempo de testar. Vou ter que apelar pro café do supermercado mesmo, pra não perder o prazo de troca. Vi que tem uma regulagem na frente(com número) e outra de lado. Como vcs regulam para Mondial?

 

Olá Carol... Tb tenho esse moedor e essa máquina.

 

Eu deixo no 2 a no painel frontal (que mede a quantidade de café a ser moido), ou seja, no minimo. Já no lado esquerdo eu deixo no terceiro nível (do mínimo pro máximo). Essa "chave" é que regula o nível da moagem (mais fino ou mais grosso), se vc olhar no desenho do próprio moedor vc vai entender.

 

Só tem um detalhe... eu despressurizei meu filtro da C08, por isso estou usando essa moagem mais fina. Caso o seu filtro seja o original (pressurizado) vc terá que usar uma moagem mais grossa!! Não me lembro qual utilizava antes de despressurizar, mas era quase na posição média de moagem. Faça uns testes!!!

 

Bom, qualquer coisa posso te mandar um video de como faço todo o processo... talvez ajude

 

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como e com que frequência vcs fazem a limpeza da parte de cima do moedor? É que sempre fica pó naqueles buraquinhos ao lado dos parafuso que tem na mó. Tem problema sacudir de cabeça pra baixo, depois de tirar a mó superior?

 

Ainda estou sem um grão bom. Vou já providenciar. Me revolta os cafés que vendem aqui na minha cidade. Tenho pra mim que pegam café velho de outros lugares e trazem pra cá, pra ver se vende, pq nunca vi café novo aqui. No dia que o moedor chegou pedi para meu marido ir ao Pão de Açúcar comprar o Ghini, quando ele me liga, digo para ele olhar a data de validade e ia vencer em dois dias! O mais recente era o Taeq que não achei grandes coisas.

 

Carol, sobre a limpeza eu faço somente a limpeza geral (tirando a mó e limpando por dentro com pano úmido, bem pouco úmido) quando vou trocar de grão. A única coisa que faço toda vez é tirar o excesso de pó que fica na saída da máquina. Quando vc móe repare que fica cheio de pó naquela saída....

 

Eu uso aquele pincelzinho que vem com o moedor e tiro esse excesso!!

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigada pela dicas. Depois fui ler o manual com calma entendi as regulagens. No começo apanhei pq o bicho não queria funcionar, depois que me toquei que tem que estar tudo bem encaixado: tampa, depósito...Morro de medo de quebrar aquele depósito. Mas acho que a regulagem mesmo só vou poder fazer quando comprar outro café. Vou aproveitar o dia de frete grátis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a regulagem sugerida para máquinas de espresso com porta-filtro pressurizado?

 

Pra C08 eu utilizava quase na posição média de moagem (nível 7 ou 8, contando do mais fino pro mais grosso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após alguns dias de testes, estou bem satisfeita. Mas sou iniciante e gostaria de entender qual a grande diferença entre um moedor simples como esse e os outros considerados bons (além do preço, claro!). É na consistência? Durabilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, primeiro gostaria de agradecer a todos pelas dicas, pois hoje chegou minha máquina de moagem de café da krups e estou estupefado em perceber como tinham razão em relação a moagem em uma máquina própria para isso. Apesar de não ser das mais profissionais, a máquina da krups parece resolver bem meus desejos.

Obrigado a todos ela é maravilhosa e já notei diferença no café (café do centro gourmet).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol, a diferença maior nos moedores melhores é a qualidade, além da consistência.

 

Consistência significa que consegue o mesmo resultado. A qualidade seria mais na distribuição das partículas moídas. Para espresso, é necessário uma moagem fina, e com uma parcela de particulados para compor o bolo e restringir o fluxo. Para coado e prensa, é necessário uma distribuição menos variada em torno de uma média não tão fina, e preferencialmente ausência de particulados. Particulados seria o pó muito fino, pulverizado, que resulta da moagem, independentemente da regulagem.

 

Tenho um moedor manual, por exemplo, que deu resultados satisfatórios no espresso, mas para coado é ruim pois gera muito particulado mesmo se eu regulo para mais grosso. E alguns moedores muito bons para coado não conseguem fazer muito fino para espresso... Ou ainda se for um profissional, como há poucos particulados, deve-se moer muito fino para dar o bolo ideal pro espresso e o resultado é ruim, pois o sabor fica prejudicado.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve murielgodoi.

 

Eu também não acredito que o Titan te dará bom resultado com a Twin, ainda mais se fores usar filtro normal, sem pressurização.

 

Penso que no mercado interno brasileiro, o Gaggia MDF, entre os moinhos elétricos, é a opção inicial e mais barata, capaz de prover pó para extrações de espressos. Há o Kyocera CM50 CF entre R$ 240 e R$ 300, como opção manual d ótima qualidade.

 

Valeu,

Alexandre

 

Confesso que tem uma coisa que ainda não entendo sobre os moedores básicos como o Krups, Titan, Cuisinart e afins.

 

Em quais aspecto eles não atendem? Não moem fino o suficiente? A moagem não é uniforme? Não gera particulado suficiente ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve murielgodoi.

 

É necessário notar que não se deva entender que são todos iguais.

 

A grande maioria de moinhos produzidos e vendidos, tem como objetivo atender o mercado de consumidores domésticos "comuns". Que pretendem moer grãos de café em casa, adquiridos em supermercados, padarias, mercearias e afins para preparar café com o uso de cafeteiras elétricas, em geral com filtros permanentes, ou simples porta filtros de papel. Sempre extraindo pelo método de gravidade. O mercado norte americano é o grande utilizador destes métodos.

Pode-se incluir também mercados específicos, porém menores em volumes de café verde consumido, que utilizam largamente cafeteiras tipo prensa ou moka.

Esta grande maioria de consumidores não tem a preocupação com acertos apurados de granulometria, consistência, capacidade de ajustes finos, controle térmico durante a moagem, etc, que são preocupações constantes de pessoas como as que frequentam grupos como este nosso.

Para utilizar uma analogia apropriada, cito que não encontro tópicos em nosso forum ou em qualquer outro semelhante, sobre os cafés comuns de marcas comerciais. E é simples entender o por que. Esses produtos não despertam o nosso interesse. Não foram concebidos para baristas ou aficionados em café. Assim é também com os moedores mais simples. Estes não são concebidos para usuários mais exigentes.

São porém, capazes de atender bem ao uso a qual são destinados. Moer grãos de cafés com a granulometria mais grossa. Como referência visual, pode-se usar o tamanho das grãos do açúcar cristal.

 

Além desta particularidade conceitual, há também a questão do custo final do equipamento, que para ser barato e comercializável em grade escala, não permite o uso de materiais mais nobres e resistentes e de tecnologias avançadas no projeto industrial.

Para dar um chute, é provável que para cada Vario ou similar comercializado, sejam produzidos e vendidos algumas dezenas de milhares de moedores comuns, incluindo os de lâminas.

 

Alguns dos modelos por você citados, estão no meio do caminho. Não são tão bons como pretendem ser para se equipararem aos moinhos superiores. E são muitos mais caros que equipamentos simples que atendem aquela necessidade básica do consumidor "comum".

 

Em números, o consumo de cafés especiais é inferior a 10% do total de café consumido no mundo. O consumo de café expresso em casa, que está incluído nestes 10%, é ainda menor, não chegando a 1%. Neste cenário, você pode mensurar o tamanho do mercado de equipamentos especializados, sejam cafeteiras, moinhos ou acessórios como calcadores (tamper) e outros que deixo de mencionar.

 

Ainda que os moinhos citados não sejam iguais em performance, todos são incapazes de combinar as qualidades e virtudes esperadas de um bom moinho para espresso.

 

Para finalizar e em resposta de forma simples à tua pergunta, eles ou não moem fino o suficiente, ou não repetem resultados consecutivos quanto à granulometria, ou não são resistentes, ou ainda a combinação de algumas ou todas essas limitações.

 

Valeu.

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente tenho um moedor de lâminas e segundo dicas do pessoal aqui eu posso ter tido um resultado ruim com um café da Nuance Cafés por causa dele... aliás desde que comecei a usá-lo sempre preciso adoçar meu café independente se o grão é de qualidade com torra recente ou não. O que posso fazer para ter melhores resultados? Se eu comprar o Krups do tópico posso ter um resultado satisfatório ou o único jeito de eu conseguir um café diferenciado na minha casa é comprando um equipamento bem mais caro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

É necessário sabermos qual sua real expectativa. Vc quer um café no mesmo nível de uma boa cafeteria? Se for isso acho que nem o Krups sugerido aqui no forum vai te dar tal resultado. Talvez sabendo o nível em que vc deseja chegar possamos sugerir algo melhor.

 

Léo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Renato.

 

Muitas são as possibilidades para a causa de tua insatisfação. A começar por um possível padrão gustativo teu que pode não achar agradável qualquer café, por mais suave ou bem feito que seja, apenas pelo amargor típico da bebida. Não sei se é o caso, mas é possível.

 

Quanto ao moinho Krups, afirmei em msg anterior que pode sim prover pó adequado para certos métodos de extração, mas não inclui espresso sem pós pressurização.

Moendo nele grãos de boa qualidade e frescos, a Bodum Santos deve proporcionar ótimo café coado. Talvez até mesmo a cafeteira de êmbolo Onecoffee proporcione bebida agradável.

Com certeza, no filtro de papel e porta filtros, você terá resultados muito melhores com o pó feito no Krups e os grãos da Nuance, do que teria com os cafés comerciais de mercados e padarias. Faça o teste, se me permite sugerir,. Compre o melhor café do supermercado. Um dos Melitta Regiões Brasileiras, se encontrar, e faça 1/2 litro de café usando 40 gramas deste pó. Depois repita o teste usando a mesma receita, porém com pó moído dos grãos da Nuance e usando o teu moedor de lâminas.

Compare os resultados. Eu ousaria dizer antecipadamente que a bebida feita com o Nuance será melhor que com o Melitta. Se isto acontecer, trata-se de um "café diferenciado" como você mencionou? Creio que sim.

 

Por outro lado, ainda que se reúnam os melhores equipamento e grãos, não estará garantido um "café dos Deuses", pois dependerá da capacidade do barista atender a todas as necessidades dos processos de moagem, de preparação do pó e manuseio correto da máquina de espresso. Ou seja, o barista deve ter a experiência para conduzir a extração corretamente e retirar o máximo do grão que está manuseando.

E este certamente, não é o caso dos iniciantes no mundo do café, ainda mais em se tratando de espresso, que tem tudo para dar errado. É possível aprender?. Claro que sim. Mas depende de muito estudo e treinamento.

Por fim, como opinião pessoal, acho que o conjunto Espressione Cube / Krups só darão, quando muito, doses decentes, mais nunca surpreendentes. Cabe a você compreender isto e resignar-se com o resultado.Perdoe minha sinceridade, mas acrescento que tal conjunto pode ser excelente como instrumento de aprendizagem, enquanto teus outros equipamentos como a Santos e a prensa francesa já poderão dar ótimos resultados.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço novamente ao pessoal do forúm por ajudar nas dúvidas e ao Alexandre que sempre faz posts esclarecedores. Bom... minhas expectativas com o espresso são humildes por enquanto, estou começando e acho que não dá para fazer um investimento elevado, pois de que adianta uma Ferrari para quem acabou de tirar carteira? Enfim, comparações esdrúxulas de lado eu já fiz teste com café comum de mercado e um grão bom, realmente há diferença mas o que eu quero mesmo é conseguir um café naturalmente doce e agradável usando métodos coados. Fico com o Krups? Aceito sugestões rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renatão...... Fica com o Krups cara....vai de dar ótimos resultados em coados.

 

A partir de agora, sabendo o que vc quer, te sugiro ler o tópico " Qual o grão mais doce "

 

Para atender sua necessidade, acredito que seus estudos devam começar por aí

 

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa,

 

 

Após 2 dias usando o Krups que se não me engano é da Arno, vc vai querer aposentar o de lâminas

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, qual regulagem vcs usam pra usar o café no coador de papel? E qual a proporção de água e café? Sei q parece uma pergunta meio elementar, mas é que ou eu acostumei com o sabor mais forte do café da máquina de expresso ou então estou moendo grosso ou usando pouco pó. O fato é das ultimas vezes que fiz coado ficou fraco. Ou então tá tão diferente do café que usava antes (moído comprado no supermecado) que o pessoal tá achando estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carol, você nao está só. Muita gente estranha o café especial coado, pois normalmente o café de supermercado tem torra mais escura e é misturado com Robusta, espécie de sabor mais forte. Na prática é bem diferente mesmo.

 

A moagem pode ser de granulometria próxima à do açúcar granulado e a dosagem varia conforme o gosto, mas uma faixa razoável vai de 5% a 10% em peso, o que aproximadamente vai de 5g a 10g de pó para cada 100ml de agua.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...