Ir para conteúdo

Comparativo Breville Smart Grinder x novo Baratza Virtuoso


leonardopm

Postagens recomendadas

Segue comparativo feito pela Gail do Seattle Coffee Gear, entre os dois moinhos que na minha opinião são as duas melhores opções de compra atualmente, na faixa dos 200 dólares:

 

O novo Virtuoso com as mós do Preciso virou um excelente competidor nessa faixa de preço, pois esse conjunto de mós tem sido muito elogiado no mercado. De todo jeito me parece que a Gail gostou mais do Breville.

 

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana.

 

Interessante que mesmo essa versão atualizada do Breville tá com a regulagem mais fina no limite. Um café mais denso e já ficará difícil de usar. Será que dá para colocar espaçadores e deixar o mínimo fino o suficiente para torras claras e duras? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Testei com cafés duros e de torra clara...realmente deixou a desejar...mesmo o novo modelo que tenho... Porém dei meu jeitinho brasileiro!!! Arruelas de papel..isso mesmo: papel...duas delas já foram o suficiente!!! Tá fino que é uma beleza!!!

 

Saudações Raphael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bill,

 

Complementando a resposta do outro tópico...não tem um melhor. Cada um é melhor em alguma coisa, mas acho que no final das contas ambos se equivalem. Veja qual é a sua prioridade e escolha um deles.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei muito da qualidade da moagem do Virtuoso Preciso, e agora o Virtuoso usa as mesmas mós. Entretanto, fiquei bem com o pé atrás por ter tido que trocar a engrenagem da mó central 2 vezes. Ao mesmo tempo, não sei quão robusto o Breville é.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela quebra uns dentes, e aí tem que trocar, pois não consegue mais girar com força (os dentes escorregam).

 

Até acho que é proposital ela quebrar mais fácil que as mós (ou queimar o motor), no caso de algo muito duro travar o moinho, mas eu não lembro de ter sido problema de grão verde ou pedra, acho que aconteceu só de moer café muito denso mesmo (torras mais claras).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Como vc falou provavelmente é uma espécie de "fusível mecânico" para evitar estragos nas mós.

 

O Breville esses dias deu umas "escorregadas" com uma torra bem clara que fiz. Acho que ele tem alguma espécie de mecanismo similar ao Baratza, mas ao contrário deste último o Breville voltou a funcionar normalmente e aparentemente sem danos.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba...... eu pra mim achava que isso não existia nesse dois moinhos, porque barato eles não são.

 

Se o café está denso, ter que aumentar granulometria com medo de acontecer isso é cruel hein....

 

Daí volto a pensar no velho Rancilio Rocky.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Pois é, isso acontece no Breville. E desconfio que seja mesmo um mecanismo de segurança e não uma falha porque o Breville antigo não tem isso. Usei o mesmo grão nos dois e o antigo mandou ver, sem escorregar.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

É necessário notar que há uma diferença importante entre os moinhos de mó cônica da Baratza e o Rocky. Enquanto o equipamento da Rancilio é dotado de transmissão primária, direta do motor para o disco inferior por intermédio de um eixo, os da Baratza usam transmissão secundária, com o eixo do motor tracionando uma engrenagem, e esta transmitindo a rotação, via um eixo, à mó cônica.

 

Este sistema de transmissão secundária traz 2 vantagens: redução da velocidade de giro (RPM) da mó e não transferência do calor produzido pelo motor para a mó, visando nos 2 casos diminuir o calor no ato da moagem. Mesmo o Vario é dotado de transmissão secundária, porém por correia.

 

A diferença de dureza dos materiais empregados no eixo do motor e na engrenagem, é sim um dispositivo de segurança para prevenir o travamento do motor, que o queimaria, ou o desgaste da fresa no eixo deste. Por isso o material usado na engrenagem é mais "macio" para funcionar como um "disjuntor mecânico".

 

Recentemente, a Baratza fez uma alteração na placa metálica de fixação do motor à caixa de transmissão, modificando em fração de milímetro a posição do eixo para mais próximo da engrenagem, diminuindo a folga necessária entre as 2 peças. Isto aumentou a área de contato evitando a quebra dos "dentes" da engrenagem.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Dúvida cruel, Smart Grinder ou novo Baratza Virtuoso? Vou comprar no EUA, portanto não terei a garantia, qual desses é estável com relação a problemas tecnicos? Pela qualidade na moagem eles parecem equivalentes, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre fui fã e recomendei o Breville, pois tem resultado muito bom. Mas depois que o Virtuoso recebeu o conjunto de mos do Preciso se tornou um concorrente difícil de ser batido nessa faixa de preço. Acho que o Virtuoso leva vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou de preciso então, agora qual a diferença entre o Baratza Virtuoso Preciso Burr Grinder e o

clear1x1.gif

Baratza Virtuoso Burr Espresso Grinder with Preciso Burrs - Redesign - 586 ?

Existem variações de modelo para o Baratza Virtuoso Preciso ou são todos iguais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR,

 

Virtuoso é um produto e Virtuoso Preciso é outro. O que nós chamamos aqui no fórum comumente de Preciso na verdade chama-se Virtuoso Preciso.

 

O que aconteceu é que o Virtuoso recentemente recebeu um upgrade e a Baratza passou a utilizar nele as mesmas mós que são usadas no Virtuoso Preciso. A diferença principal entre os dois é que o Preciso tem 440 regulagens de granulometria enquanto o Virtuoso possui apenas 40. Apesar disso o conjunto de mós do Virtuoso Preciso (e agora também do Virtuoso) são considerados excelentes pelo mercado, daí o grande sucesso desses moinhos.

 

Bom, agora para complicar mais: O Virtuoso possui dois submodelos, que é o 585 e o 586. Na verdade a diferença entre os dois é que o 585 é o Virtuoso antigo, por assim dizer, enquanto o 586 é o Virtuoso já com as novas mós idênticas às do Preciso.

 

Espero ter ajudado mais do que atrapalhado.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quarenta posições podem ser suficientes ou não, depende do moinho ...

Normalmente dá para compensar na dose ou no tamper, mas é mais fácil e consistente com a regulagem, neste caso o de 440 chegaria perto de um stepless.

Pequenos ajustes no grau podem "trazer" ou neutralizar aromas ou sabores.

Por ex. Com apenas um "pontinho" mais grosso, de um K30 ou um OE, podes neutralizar o amargo e trazer o frutado em determinado café (e torra), sem comprometer corpo, crema e demais características.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação ao produto a resposta é sim. Agora se é o melhor lugar para comprar aí já não sei...

 

Estou comprando aqui do Brasil com a entrega nos EUA, o problema e que a maioria das lojas americanas não aceitam utilizar um endereço de pagamento do Brasil. Você conhece alguma loja virtual nos EUA aceite o pagamento com endereço do Brasil?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc tentou comprar pelo eBay com algum vendedor qualificado? Pode ser uma boa opção. Lá você pode pagar com Paypal, que é seguro e aceita endereço do Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...