Ir para conteúdo

Extração de Single na Gaggia com filtro La Marzocco


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Pessoal , uma coisa que eu sempre ouvi dizer que single em maquinas pequenas como as Gaggia nunca fica muito bom , de fato os single extraídos no filtro Rancilio (40100001) são bem piores que os double extraídos com o 40100010 , aproveitando uma viagem recente , eu comprei alguns badulaques na Espresso Parts entre eles o filtro single La Marzocco L115/A.

 

Para variar , eu deveria ter feito uma busca aqui no fórum antes , esse assunto já tinha sido abordado pelo Victor D. em abril do ano passado , só então eu percebi que esse filtro exige um tamper de aprox. 40mm. :o

 

Com um paquímetro em punho eu saí pela casa atras de algo de 40mm que servisse de tamper , achei uma embalagem de jujuba que tinha uma tampa rosa de exatos 40mm , com esse "tamper gambiarra" em punho , eu fui a luta. :)

 

Sinceramente , eu achava que as extrações iam ficar uma porcaria , mas , para minha surpresa , o gosto ficou bom :) , tão bom que eu fiz uma segunda extração em seguida com 8 gramas , a primeira tinha sido com 7 gramas , de novo ficou bom , tão bom quanto um doublo extraído nos filtros Rancilio ou La Marzocco.

Eu usei o café do Alexandre , com torra de 29/12 , o café dele sempre produz crema abundante, e dessa vez não foi diferente , :D

A borra ,como eu tinha visto antes nos videos do you tube , ficou molhada.

 

Agora é tentar comprar o funil e o tamper do Victor , essa embalagem de jujuba é muito precária :P

 

 

Abs.

 

C. Eduardo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a extracao ficou muito boa, conseguiu fazer um otimo trabalho com o filtro simples.

acredito que a diferenca se deva aquele espaco de baixo que é maior que o da rancilio.

eu particulamente nunca me acertava neste filtro simples da rancilio.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Hoje chegou o kit funil que o João da JC Tampers fez , ficou perfeito , já fiz 4 singles (2 com o Sinfonia do Jonathan e 2 com o Sul de Minas do Alexandre) :).
Fiz o pedido na quarta feira , ele postou o material na sexta a tarde e hoje as 13:00 eu recebi, até o correio funcionou direito.

12258767884_d1798ee057.jpg

Abs
C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hmm. Então esse filtro LM single cabe na sua gaggia sem problemas?

Há pouco um colega postou um comentário dizendo que na dele o filtro fica pulando fora. Será que tem mais de um modelo?

Esse João da JC Tampers é quem faz os tampers aqui da loja do CdC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do vinicius é o clip do pf , o filtro cabe sem problema quando o clip é retirado , só tem dois modelos L115A single e L116A double.

 

O joao faz os tampers do CDC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não , o vinicius deu azar , mas, basta pegar um alicate e abrir o clip ate ficar fácil de utilizar, normalmente , no pf naked eles encaixam sem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em todo caso, pode-se simplesmente bater na mão e jogar a borra fora.

 

Os ridgeds também tem a parte ruim. Para sacá-los para limpar é difícil. Pelo menos no meu caso, o filtro fica bem agarrado no pf. Aí tem que ficar soltando pelas beiradas até conseguir arrancá-lo fora..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtro naked que vocês estão usando é o da Gaggia cortado?

O filtro single La Marzocco serve no porta-filtro naked da Rancilio? E este serve na Gaggia Twin?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João , alguns usam o original gaggia cortado , como o da whole latte love

 

http://www.wholelattelove.com/ItemImages-1364217227/3797/5482XLarge.gif

 

Outros como eu preferem o modelo da espresso parts

 

http://www.espressoparts.com/espressoparts/content/images_inv/a/b/11873/G_59B-2_full2.jpg

 

No fundo não faz diferença o resultado é o mesmo.

 

O single LM cabe nos pf naked rancilio e gaggia

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que interessante, o tempo de extração do single é mais ou menos igual ao do duplo; vi no vídeo do C. Eduardo que deu 28 segundos. Antes, eu achava que o tempo seria metade. Deve ser porque a área menor do filtro simples reduz a vazão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No No No...

 

Os tempos para single e duplos são os mesmos.

 

Acho que o pf naked vale bastante para o aprendizado. Acho que inclusive o resultado na xícara pode inclusive variar um pouco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João , alguns usam o original gaggia cortado , como o da whole latte love

 

http://www.wholelattelove.com/ItemImages-1364217227/3797/5482XLarge.gif

 

Outros como eu preferem o modelo da espresso parts

 

http://www.espressoparts.com/espressoparts/content/images_inv/a/b/11873/G_59B-2_full2.jpg

 

No fundo não faz diferença o resultado é o mesmo.

 

O single LM cabe nos pf naked rancilio e gaggia

 

Abs

C. Eduardo

Ainda não providenciei esse equipamento.

Estou com vontade de mandar um serralheiro cortar o fundo do meu original da gaggia.

já que o cromo saiu e deixou o latão cobreado à vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um exemplo: eu provei o café do concurso hoje. Tinha 4 dias de torra. No sem fundo estava arriscando a sujar tudo. Mandei ver com o portafiltro vestido mesmo. O que os olhos não vêem, o coração não sente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...