Ir para conteúdo

É Possível um Moedor de 70 reais fazer um bom Café Espresso?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Só pra esclarecer, eu entendo o que o Ruston quis mostrar com este post, sem querer desmerecê-lo. Acho, porém, que desavisadamente pessoas menos experientes podem interpretar a informação de modo equivocado.

 

Se o moedor de lâminas fosse boa solução para a rotina do espresso, isso já seria conhecido e divulgado. Entretanto, o que é sabido - e repetido ad infinitum - nos sites especializados mundo afora é justamente o contrário. Moedor de lâminas não é uma solução trivial para preparar espresso com consistência, embora em determinadas circunstâncias possa ser capaz de fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá vou lhes contar o vem acontecendo comigo de alguns dias para cá, comigo e com a minha esposa viemos de uma cultura mais simples onde café era aquele pó que se comprava nos "butecos" onde era moído em uma máquina grande e amarela se colocava em um saquinho de papel de pão, esse para mim foi por muito tempo um referencial de café "fresco", hoje pelo conhecimento que tenho daqui do fórum sei que não se trata somente disso, se trata da espécie do café, a forma de preparo e dentre outros tantos fatores que tornam determinante um bom café.

Sempre tomava aquele café "pilão" e achava muito bom...sempre sentindo o gosto marcante de "amargor" na minha boca mas que para mim era uma característica natural do café hoje vejo que isso não é bem assim se deve a muitos outros fatores aprendi a tomar um café de qualidade eu e minha esposa e ficamos mais de meia hora falando do gosto de café que ficou na boca quando tomamos o primeiros cappuccino que eu fiz na minha Chef Crema Silver, e como era incrível que não tinha aquele "amargor" que sempre estávamos acostumados em sentir nos outros cafés.

Porém sempre coloquei açúcar no meu café e minha esposa também, ainda não temos o paladar tão sensível assim para tomarmos o café puro ou seja o expresso puro, sempre tomamos com leite porque somente o expresso ainda acho muito forte, essa semana que passou que consegui ver que posso fazer outras receitas que vou experimentar outras variedades como o caso do "Ristretto" + 15 ML de água para formar o "Americano" acho que vou conseguir tomar ele de boa....sempre gostei dos cafés feitos por meu irmão na casa dele que é mais fraco....Hunnn só de lembrar acho que vou ter que tirar uma tarde para visita - lo e tomar do seu café...kkkkk.

Me lembro de como ficamos admirados depois de tomar o primeiro cappuccino que fiz na minha Chef Crema Silver e não sentimos o "amargor" que sempre sentíamos quando tomávamos nosso coado convencional com café inferior, ficamos cerca de meia hora com o gosto de café na boca, impressionante !!

Dei essa volta toda e lhes contei um pouco mais da minha história para que vocês saibam que sou um camarada comum que gosto de um bom café mas que ainda não tenho um paladar tão refinado assim será que esse método de moagem seria tão ruim assim para que até eu com minha total inexperiência ache ruim logo de cara ?

O sabor predominante seria tão marcante assim ou seria somente desperdício de um café caro e feito de uma forma errada ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre acompanhei esse tópico com uma certa atenção e entusiasmo por conta da ideia ser muito contrária as técnicas aqui abordadas no fórum em relação a moagem do café, onde sempre o melhor equipamento se sobressai sobre os desse tipo, porém nem sempre é certo se dizer que uma coisa é ruim antes de se testar a fundo do que ela realmente é capaz e esse post demonstra isso que podemos sim obter resultados satisfatórios.

Mas depois que o post foi criado não vi mais ninguém tentando reproduzir novamente o feito que foi relatado aqui, mas porque ?? Será que o resultado é assim tão ruim, tão complexo para ser novamente feito ?

Eu sinceramente gostaria que fossem feitos aqui mais testes para alavancarmos essa nova técnica, acredito que hoje existem no mercado moedores melhores moedores esses que facilitam o trabalho por conta da tecnologia empregada, mas não devemos deixar de lado outras tecnologias que podem sim ser aprimoradas e adaptadas ao nosso uso diário, aconselho aqui para que seja feita uma lista das principais vantagens e desvantagens nesse processo e todos os pontos sejam estudados analisando o melhor grão para ser utilizado nesse método os resultados obtidos para assim criarmos uma base de dados para comparação e estudo em todo esse processo.

Agora tenho algumas dúvidas que gostaria de serem explicadas para mim que nunca utilizei esse processo de moagem e diga - se de passagem não possuo nenhum moinho visto que ia comprar um Krups porém não se encontra mais em lugar nenhum aqui no Brasil principalmente em 110 volts.

 

1º Visto que o pó se aquece durante o processo de moagem qual seria o impacto que isso causa no resultado final na bebida pronta ?

2º A inconsistência da moagem é devido ao que ? Tempo, Formato de lâminas ou grão utilizado ?

3º Quais melhores resultados obtidos, tempo de moagem grão utilizado e equipamento utilizado

4º Existem modelos melhores do qual foi usado aqui vejo no mercado que existe um Cuisinart DCG20, seria melhor ?

 

Estou me preparando para comprar esse equipamento para poder testar alguns resultados aqui em casa, visto que o mercado de moedores aqui no Brasil está mais voltado para equipamentos que sempre ultrapassam os R$600, que para alguns é um empecilho se tratando de algo relativamente sem importância dentro da cozinha somente sendo utilizado poucas vezes que é o meu caso que somente utilizo 2 ou três vezes ao dia para fazer um café para mim e para a esposa.

 

Olá, Bom Dia!

Tenho um cadence (lamina) , depois adquiri um Hario Mini (manual / mó), o que teria a dizer é que as minhas extrações melhoraram 100%, ou melhor dizendo, hoje consigo extrair um café de qualidade com regularidade na moagem do café devido ao grande desempenho do pequeno Hario, é como todos por aqui costumam dizer " O Moinho é o coração do expresso" e não tenha dúvida disso, pois é verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Bom Dia!

Tenho um cadence (lamina) , depois adquiri um Hario Mini (manual / mó), o que teria a dizer é que as minhas extrações melhoraram 100%, ou melhor dizendo, hoje consigo extrair um café de qualidade com regularidade na moagem do café devido ao grande desempenho do pequeno Hario, é como todos por aqui costumam dizer " O Moinho é o coração do expresso" e não tenha dúvida disso, pois é verdade.

 

 

Completando as minhas observações, por ter tanta certeza de que sem um moinho de qualidade não terei um bom expresso que ja estou partindo para um Baratza, precisamente o Baratza Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja estou quase comprando um HARIO MINI, só estou esperando dar mais ou menos o "tempo"...

irei viajar essa semana e volto dia 06 proximo mês...

ou seja, será +- o tempo certo deu ter ido e voltado e o moedor ainda esta a "caminho", porque eu sei que demora, ainda mais quando vem do japão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Bom Dia!

Tenho um cadence (lamina) , depois adquiri um Hario Mini (manual / mó), o que teria a dizer é que as minhas extrações melhoraram 100%, ou melhor dizendo, hoje consigo extrair um café de qualidade com regularidade na moagem do café devido ao grande desempenho do pequeno Hario, é como todos por aqui costumam dizer " O Moinho é o coração do expresso" e não tenha dúvida disso, pois é verdade.

 

Mas o que muda realmente somente a regularidade na moagem...o gosto e a crema também apresentam mudanças significativas ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que muda realmente somente a regularidade na moagem...o gosto e a crema também apresentam mudanças significativas ??

 

Não sou um expert no assunto, mas na minha humilde opinião, muda tudo.... poderia dizer que são bebidas distintas, a mudança é significativa.... na verdade vc irá ter gosto e crema no seu café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou um expert no assunto, mas na minha humilde opinião, muda tudo.... poderia dizer que são bebidas distintas, a mudança é significativa.... na verdade vc irá ter gosto e crema no seu café.

 

Hunn...legal, como eu não tenho moinho fico sempre preso as lojas que já vendem moído e infelizmente não é isso que eu quero porque quero fazer em casa as minhas próprias experiências, e no meu caso eu sinceramente não sei o que é tomar um café fresco de verdade, porque se for analisar quando se mói o café tem que se tomar em média com dois dias, após isso ele começa a perder as suas propriedades e altera consideravelmente o gosto só para um pacote pronto e moído chegar em casa leva em média 5 a 10 dias dependendo do local onde se compra, fresco mesmo não é mais....embora seja embalado em boas embalagens e tal, mas não é a mesma coisa.

Então penso que tomar um café moído com lâminas já vai ser muito melhor do que na minha atual condição, somente "penso" não que realmente será melhor, mas claro por eu não ter nada para fazer o trabalho de moagem em casa e não poder investir tanto em um equipamento melhor por agora, que estou tentado a testar esse método.

Estou a procura na internet de vários tipos de moedores mas o que encontro na internet foge e muito do meu orçamento, isso a nível Brasil porque atualmente não tenho condições de trazer de fora porque estou sem cartão internacional para fazer minha compras lá fora, o Krups não existe mais...quando se acha somente 220 volts, outros modelos custam mais de R$400...e não vou comprar um moedor manual por tipo R$200, porque é "crueldade"....e acredito também que para mim uma máquina de mais do que R$400 seria inviável porque aqui em casa considero isso como um hobby familiar e temos que entrar em real acordo eu e a patroa para compra...e a briga é dura...kkkkkkkk

Mas quero um equipamento que una o bom dos dois lados custo x beneficio....não sei porque o Krups foi sair do mercado Brasileiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Hario no ebay custa R$ 100, um Porlex um pouquinho mais. Por que não tentar? Eu me dei muito bem com um durante uns 6 meses, utilizando só para espresso. E ainda utilizo várias vezes por semana para coados, embora tenha um moedor elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Hario no ebay custa R$ 100, um Porlex um pouquinho mais. Por que não tentar? Eu me dei muito bem com um durante uns 6 meses, utilizando só para espresso. E ainda utilizo várias vezes por semana para coados, embora tenha um moedor elétrico.

 

Eu até tentaria porém estou sem cartão internacional para trazer...é como disse aqui no Brasil o mercado não está preparado para os consumidores lá fora isso é a coisa mais normal que existe...o camarada ter uma maquina de expresso em casa e fazer ele próprio seu cafézinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson,

 

Sugiro dar uma lida geral no tópico moedores que vc vai sanar todas as suas dúvidas e ficará craque em moedores e seus resultados.

 

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edsonnota100, estas certo que um moinho, até barato, vai permitir beber cafe moído na hora, bem mais aromático e saboroso.

No entanto não vai funcionar bem para espresso.

Mas para coados, turcos, e até eventualmente FP e sifão, onde um pouco mais ou menos de tempo de extração tem menos influência no resultado final, funciona muito bem.

Durante muitos anos meu moedor foi um Braun, tipo um Krups de hoje, e meu café (com os melhores graõs da praca, à época) na italiana sempre foi de primeira.

Hoje utilizo mais espresso porque minha mulher prefere cappu do cafe da manhã, e eu curto um ristretto, mas tenho o mesmo prazer quando preparo café com um dos outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode cre, adicione um cartao no paypal, nao precisa ter cc internacional.

 

Fazia muitas compras pelo Ebay a algum tempo atrás porém estou sem cartão agora resolvi cancelar porque fiquei desempregado e resolvi cancelar para organizar as dívidas

 

Edson,

 

Sugiro dar uma lida geral no tópico moedores que vc vai sanar todas as suas dúvidas e ficará craque em moedores e seus resultados.

 

Grande abraço

 

Obrigado meu amigo Fogo Ruivo vai ser de grandes esclarecimentos vou ler com certeza..

 

Edsonnota100, estas certo que um moinho, até barato, vai permitir beber cafe moído na hora, bem mais aromático e saboroso.

No entanto não vai funcionar bem para espresso.

Mas para coados, turcos, e até eventualmente FP e sifão, onde um pouco mais ou menos de tempo de extração tem menos influência no resultado final, funciona muito bem.

Durante muitos anos meu moedor foi um Braun, tipo um Krups de hoje, e meu café (com os melhores graõs da praca, à época) na italiana sempre foi de primeira.

Hoje utilizo mais espresso porque minha mulher prefere cappu do cafe da manhã, e eu curto um ristretto, mas tenho o mesmo prazer quando preparo café com um dos outros métodos.

 

Legal entendi a linha de raciocínio é como se o expresso tivesse que ser mais cuidadoso no caso da moagem que em comparação com os outros métodos não exige tanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei de comprar um hario mini, deve chegar mes que vem.....vem do japao.

 

Tem que tomar muito cuidado com falsificações, eu quando trazia produtos de fora ficava muito esperto com isso, a alguns meses atrás estava fuçando do ebay e em outros sites de compras no exterior e encontrei muito Porlex e Hario falsos da pra notar somente pelas fotos dos anúncios e uns ainda garantem ser o "Genuine" ....

Fique de olho...desconfie de tudo inclusive se o preço for muito inferior ao praticado e normalmente quando o frete é grátis desconfie também não que o frete grátis seja simbolo de falsificação, mas sempre desconfiei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhe só outro anuncio que eu vi:

 

http://www.ebay.com/...=item565756a1f6

 

Olha como parece ser algo meio estranho o produto é o mesmo vem do Japão da mesma forma....correto porém o vendedor pelo menos quando abro aqui pra mim ele cobra $25 pela mesma modalidade de envio do produto que você comprou...fora que o valor é bem superior e da uma olhada nas qualificações do vendedor são 906 vendas e é um vendedor que tem um outro certificado o ME (Member Ebay) ou seja é um camarada comum que tem um perfil no site pelo menos eu confio mais nesse tipo de anuncio normalmente empresas vendem produtos falsificados com mais facilidade...

E pelo menos a maior parte dos que vi aqui eram de $35 para cima....e os que são confiáveis ao meu ver pelo menos todos estão cobrando frete, mas fica tranquilo que chegam você vai saber certinho as vezes fez uma negociação ótima e conseguiu um preço muito bom...mas desconfie sempre de tudo....

 

Olha esse outro

 

http://www.ebay.com/...=item231d6c7040

 

Olha a qualificação desse camarada .... 3014 vendas e no anuncio percebe - se que ele tem fotos reais do produto, da pra perceber pela qualidade das fotos isso já é um bom indicio que o cara ta preocupado que as pessoas vejam o seu produto e não se importa de mostrar...demonstra que o produto pode ser mais confiável...anuncio mais simples "pessoas comuns" não fazem muitos anúncios elaborados...porque nem sempre sabem fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relaxa...nem fica preocupado quando chegar vai realmente saber e é como o Rodrigo falou...a maior preocupação mesmo com mercadorias de fora ainda acho que sejam os nossos correios comprei uma vez uma mercadoria e ela se extraviou....por conta do nosso maravilhoso correio sorte que o vendedor do Ebay entendeu a situação e extornou o pagamento pelo Pay Pal e acabei recebendo o dinheiro de volta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que tomar muito cuidado com falsificações, eu quando trazia produtos de fora ficava muito esperto com isso, a alguns meses atrás estava fuçando do ebay e em outros sites de compras no exterior e encontrei muito Porlex e Hario falsos da pra notar somente pelas fotos dos anúncios e uns ainda garantem ser o "Genuine" ....

Fique de olho...desconfie de tudo inclusive se o preço for muito inferior ao praticado e normalmente quando o frete é grátis desconfie também não que o frete grátis seja simbolo de falsificação, mas sempre desconfiei...

 

E como saber se o produto é ou não é falsificado? Algum detalhe a observar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como saber se o produto é ou não é falsificado? Algum detalhe a observar?

bem lembrado, é bom saber desse "detalhe", pra quando o mesmo chegar

eu saber identificar se é original ou falsificado....paguei R$80, eu nao acho que esteja tão abaixo do preço de mercado..

se pesquisarem no amazon, é a "fx. de preço"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente nunca peguei um Hario na mão por isso não tenho como opinar mas em relação aos anúncios eu dei a minha dica nos posts mais acima...e sempre tendo ficar esperto nos itens para evitar problemas futuros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...