Ir para conteúdo

Minha extração (fracassada)


kleber.kiefer

Postagens recomendadas

Encher a xícara várias vezes para ela ir aquecendo e chegar na temperatura próxima da água é uma opção ao copinho de isopor.

 

Também encher até a boca minimiza o erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kleber não precisa mais fazer teste , mais cedo o José Alexandre falou que 82C na xicara parecia normal , isso ficou na minha cabeça , e agora a noite eu fui fazer dois espressos e aproveitei e fiz o teste do jeito errado como vc fez , na xicara a temperatura ficou na faixa de 82/83C , igual a sua maquina.

Na minha Twin fiz a medição do copinho quando eu comprei ela em setembro de 2013 , naquela epoca ficou na faixa de 92/93C , de lá para cá não senti diferença , acredito que sua maquina no aspecto temperatura esta normal.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kleber não precisa mais fazer teste , mais cedo o José Alexandre falou que 82C na xicara parecia normal , isso ficou na minha cabeça , e agora a noite eu fui fazer dois espressos e aproveitei e fiz o teste do jeito errado como vc fez , na xicara a temperatura ficou na faixa de 82/83C , igual a sua maquina.

Na minha Twin fiz a medição do copinho quando eu comprei ela em setembro de 2013 , naquela epoca ficou na faixa de 92/93C , de lá para cá não senti diferença , acredito que sua maquina no aspecto temperatura esta normal.

 

Abs

C. Eduardo

É isso aí Carlos.

Nada mais natural que a xícara fria roubar alguns graus da temperatura da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 2 months later...

Poxa gente sou novo aqui e peço ajuda pois minha EMC10 estava ótima comprei ns OLX e funcionava muito bem, mas de uns tempos pra cá o café goteja somemte parecendo forçar a máquina e ao final da extração um vapor maior que o normal. Quando tirei o filtro observei furos na borra do café isso não acontecia quando tirava antes, ainda observava o café com um pouco de agua e sem furinhos. Alguém poderia me ajudar ? Fiz a limpeza dos filtros mas não adiantou nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Excelentes links, principalmente o do "how hard should you tamp". Realmente faz todo sentido o alegado no link.

 

Dá vontade de comprar aqueles amassadores de latinha, prender na parede de casa e adaptar para usar com o tamper e um suporte de portafiltro no local da latinha:

 

12925-gg.jpg

 

Fica a dica hein @Gilberto! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkk, Lunatico, pra isso tem o tamper dinamométrico!!! Ele não só compacta, mas ajuda a nivelar e te elimina uma variável na extração do café (pressão da compactação). O meu esta regulado para 15kg, conferido em balança.

 

Bons links Lisboa!

 

Eu não usei nenhuma das tecnicas (tampering, WDT http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1206-weiss-distribution-technique-wdt-qual-o-misterio/?p=25033),quis ver se apenas girando o tamper bravo ele funcionaria. No meu caso funcionou, ele teve essas canalizações apenas quando usei uma moagem mais grossa do que a ideal (o café sai mais rápido e formam bolhas no filtro; são dessas bolhas que saem os respingos). Mas não fiz muitos testes ainda, ainda estou na fase da diversão!

Filmei com o celular da Lisa, o meu tinha acabado a bateria, ela ficou de cabelo em pé quando comecei a olhar pra ver se não tinha molhado o aparelho rsrsrsrsrs

 

E enquanto escrevo isso, estou tomando um copo com 200g de café... (tirado na aeropress kkkkkkkkkkkkkkkkk), sua receita tio!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Ontem resolvi me aventurar no filtro naked. Levei a gaggia baby twin pra rua por causa da zona que previa. Acho que foi unica coisa que acertei. Fiz 10 tentativas e todas ficaram péssimas. Moendo no  md40. O tempo foi contando na cabeça mesmo. Muito confuso controlar tudo, sendo que a gaggia aciona/para só  de respirar perto. Ai controlar balança, tempo, olhar para o filtro e desligar o botão da extração ficou complicado. Mas ai vai as tentativas, todas com cafe do mario com torra de 6/11:
1. Melaço, pacote aberto em 26/11. Moedor 10 pontos do zero. 14,3gr cafe e 37,9 gr na xícara. Tempo +/- 25 seg Não tenho ainda desenvolvido percepções sensoriais no café,  mas afirmo que ficou bem amargo. Crema bem rala que some logo.
2. Mesma coisa acima do cafe e moedor.  15gr cafe e 40 na xícara. Extração +/- 25 seg. Amargo. Sem crema.
3. Mesma coisa acima, 14gr. Chocou.
4. Ainda o melaço. Aumentei um ponto. Força no tamper. Chocou. Aqui foi estranho. Porque parece que maquina tava sem a pressao. Acho que ai acabei fazendo um backflush involuntário.
5.:Ainda o melaço com 11 pontos do zero no moedor. 14gr e 48,1 na xícara. Nao deu pra pegar tempo porque saiu muito rápido.  Cachoeira.  Ficou menos amargo, mas porque tinha impressão que tava mais aguado.
6. Salada de frutas, pacote aberto em 23/11. Moendo 11 pontos do zero. 14,3gr e 54.3 na xícara. 15 segundos de extração. Isso que forcei o tamper. Nao sei explicar o gosto. Acho que nem conheço o nome para o gosto que tinha. Negocio estranho e ruim.
7. Salada. Moendo 10 do zero. 14.3gr. Nao sei na xícara. Coloquei força no tamper para nao ficar que nem a outra extração. Chocou. Ai nao fez muito sentido, depois apertei o botao que está programado para 30ml e saiu. Mesmo gosto ruim que nao consigo descrever.
8. Frutado. Pacote aberto  19/11. Moedor 10 pontos do zero. 14.3gr e 38,7 na xicara. Amargo e sem crema.
9. Resolvi abrir o outro pacote de melaço que tinha,  para ver se dava uma diferença. Moedor conforme acima. 14,3gr e 41,3gr na xícara. 23 segundos extração. Ficou igual aos outros.
10. Agora teve um negócio interessante. Usei esse melaço que abri e moedor 9 posições do zero. Coloquei 14gr no filtro. E peguei um copo de beber cachaça, nao a xícara. Como tava tudo uma zona e como esse copo comporta uns 50ml, nao usei balança. Achei que ia tirar uns 45gr. Mas deu 31gr em 27 seg. Pouca crema. Pensei que se os outros estavam ficando amargo, esse ficaria mais. Mas nao. Ficou menos amargo. E com pouco de pó no final.

Observações:

A temperatura fiz o esquema ensinado pelo Carlos Eduardo.
O tempo da extração comecei a contar do momento que aciono a máquina.

O tamper que usei é um de metal, que pesa umas 350gr. Ele sobra um pouco no filtro. Mas é impossível nivelar antes do tamper. Impossível mesmo.

O que me deixa frustrado é que todos ficaram amargo, e impossível distinguir os tipos de café. Ficou tudo bem genérico. Aspecto na xicara é de tipo se tivesse misturado pó com a agua direto. Bem concentrado. Talvez seja esse o aspecto e eu esteja acostumado com o filtro pressurizado. E na metade ficou um resquício de pó no final. Todos com crema rala que desaparece logo.

Outra coisa é o bolo. Ele fica bem fofo após extracao. Nao sei se seria normal isso. E ondulado.


O frutado, no dia que abri e nos dois dias seguintes,  fiz no filtro pressurizado sem medir nada. O café ficou muito feio, mas muito gostoso. Parecia que tinha açúcar,  se era doce que eu estava sentindo. Depois abri o salada e já nao consegui mesmo sabor.

Um grande problema também é que nao tenho referência.  Aqui nao existe cafeteria decente. Mas me recuso a acreditar que todo espresso seja amargo.

Peço desculpa pelas minhas colocações meio que aleatórias.

Se alguém ler tudo isso,  consegue dar alguma dica? Sei que existe várias informações no forum, mas é muito dificil assimilar tudo.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kleber.kiefer se servir de consolo, tenho recem adquirida a Breville e tb tenho o moedor de mesma marca. Antes dela eu tinha uma daquelas mais amadoras, uma Oster, que tirava uns cafés até que bons. Eu comecei com um moedor Hario Slim e usei ele por um tempo com esta Oster, depois mudei para o moinho da Breville e cara, como o pessoal diz, faz uma baita diferença mesmo, usei ele com a Oster por 2 meses e notamos aqui em casa muito a diferença. Agora com a Breville por exemplo, as coisas exigem muito mais atençao. Como optei por nao usar mais filtros pressurizados, apanhei, exatamente 22 extraçoes até eu conseguir um espresso bom. E a medida que cheguei, foi 19g de pó, uma extraçao que leva 30s, mas ainda nao pesei o resultado, vou fazer isso hoje aqui, mas o café esta muito bom. Esse resultado foi com o Orfeu Microlote - Beija-Flor, mas já tenho um café da Kento Cafés a caminho e estou ansioso por experimentá-lo. Enfim, como já disseram, tirar um bom espresso nao é coisa simples, senão nem existiriam os baristas não é mesmo? Precisa estudo, dedicaçao e muita paciencia, se vc realmente estiver disposto a tudo isso, com certeza vai conseguir e aqui no fórum tem muitos posts com muitas dicas legais do pessoal que entende mesmo, e as quais me ajudou e ajuda até hoje. Bons cafés, abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc está cheio de problemas , quando isso acontece o ideal é simplificar essa equação,   vamos tirar  variáveis para descobrir o que vc está fazendo errado.

1 - O café,  use café de extração fácil com perfil bom para expresso , qualquer um aqui do CDC sabe que usando algum desses cafés a extração vai ser redonda com muita crema , eles dão expressos clássicos. 

a - do Mario ES , o achocolatado e o amendoado , o ideal é  o achocolatado extração bem fácil. 

b - do Alexandre aqui do RJ , qualquer um sendo o blend CEB o mais barato.

Esses 2 acima tem ótimo custo benefícicio.

c - da isso é café em SP o expresso 22 , mais caro.

d - da Terroa da  BA , o Terra Vermelha , mais caro.

2 - não usa naked agora , não vai ajudar em nada é só mais uma variável para atrapalhar. 

3 - as extrações com filtros despressurizados estão  ruim ? Volta para os pressurizados , são mais simples , a moagem é  mais grossa e o tamper não afeta na extração,  com o pressurizado tampear torto , forte ou fraco não faz diferença,  menos variáveis.

Quando a extração estiver legal nele volte para os despressurizados. 

4 - filma ou tira foto , as vezes uma imagem permite que o pessoal tire suas dúvida com pouca explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo,  grato pelas dicas mais uma vez. Sobre os cafes. O achocolatado do mario eu conprei e repassei para um amigo porque estava ficando velho, e nao  conseguiria provar. Mas ja li aqui pessoal falando que é muito escuro, quase tostado/carbonizado. O amendoado foi o primeiro que abri,  antes do frutado. Nao consegui ver nada de diferente nele do que qualquer outro cafe. 3 dias depois abri o frutado e foi conforme relatei anteriormente . Vou ver se experimento esses outros que voce indicou. Outra coisa que me deixa atucanando,  é que vai sair a compra coletiva.  Tenho medo de jogar dinheiro fora em cafés bons e nao conseguir tirar o que eles tem a oferecer.
Vou acabar usando o pressurizado no meio da semana mesmo, por causa da zona que está fazendo o naked.
Vou tentar filmar,  mas po, ja nao to conseguindo nem cronometrar, Hehehhe.

Hoje fiz o melaço novamente. E usei outra xícara. Só nao consegui pesar durante extração, pois era muito comprida. 9 posicoes do moedor. foi 15gr e 31.2 na xicara. E ficou bom. Ficou até bonito. Com cheiro agradável e menos amargor.

O que noto é que sempre tem uns pontos de canalização.

E como voce mesmo mencionou outra vez, uma das coisas boas do espresso é ver ele saindo do filtro naked.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) O achocolatado não é  carbonizado,  faz um expresso legal além ser de fácil extração. 

Usa o pressurizado até vc acertar com ele , quando for usar o despressurizado , use um tamper bom , e faça wdt no bolo.

Quanto a canalização,  não se preocupe com isso agora , com certeza está canalizando, mas isso com o tempo vc resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EduardoAlemao li a sua saga logo acima, e somente complementando o que o @carlos eduardo já citou:

 

1- Estes exóticos do Mário, com torra mais clara.... não consegui bons resultados aqui na minha Gaggia Evolution.

2- O amendoado do Mário, fica show no espresso.

3- Não sei qual filtro está usando, mas somente consegui consistência e resultados adequados entre 17 a 19 gramas no filtro da Gaggia e no filtro Rancílio de 18 gramas que uso aqui.

E por último e não menos importante.... quando começamos temos uma fixação pelo espresso... experimente estes grãos exóticos do Mário na Hario, Prensa Francesa...entre outros métodos.... acho que um novo mundo se abrirá para você...

 

Abraços e bons cafés!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei te dizer que filtro estou usando, mas veja as fotos.
https://www.flickr.com/photos/159946129@N08/shares/F7fVu1
O da esquerda parece que os furos sao maiores, e mais espaçados. E também da uma afunilada do meio para baixo.

Vou seguir o conselho e experimentar no melitao e na prensa, que e o que tenho

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O da esquerda parece o gaggia despressurizado , já o da direita pode ser o VST ou IMS , eles tem os dados gravados a laser na lateral .

O rancilio tem o part number puncionado na lateral. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Acho que dei uma evoluída. Larguei o pf naked mas continuo no despressurizado. Nao sei ainda se meu filtro é de 18gr ou 21gr. Mas fi com 18 gr, moido no md40 8 pontos depois do zero. Usei o café do leandro, direto do freezer para o moedor. 27 segundos de extração após primeiro cafe sair do filtro. 38,7gr na xicara, br 46,5%. Ficou um pouco bonito até. Mas não aquela crema que fica espessa. Achei bem menos amargo dos outros que tenho feito, e encontrei doce mais no final. (Ta certo isso?) O que sempre ta acontecendo é ficar um pouco de pó na xícara.
2018-01-04 20.49.50


Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa uma xícara transparente para ver a espessura da crema , a extração parece ok , o Leandro é SO para conseguir crema espessa o melhor é  usar um Blend para expresso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SO - single origin , café de um mesmo produtor , safra , Fazenda ou região e etc.

Um café assim tem características bem definidas , já em um blend , vc misturas diferentes cafes para obter um cafe com caracteristicas definidas por quem fez o blend.

Blends para expresso normalmente produzem mais crema pelo nível da torra ou mesmo acréscimo de robusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filma o que v  esta fazendo BR 54% em 28 seg com esse café tem que fazer crema 

Esse é  o Leandro com BR de 48% em 26 seg , não vejo como vc não fez crema.

39496449752_b5e08ee01c_c.jpg20180105_211023 by Carlos Eduardo, no Flickr

Esse é o mesmo Leandro com 15% de robusta da faz. Valentim.

25655868468_3a5ed62829_c.jpg2018-01-05_09-48-53 by Carlos Eduardo, no Flickr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...