Ir para conteúdo

Minha extração (fracassada)


kleber.kiefer

Postagens recomendadas

O Krups é um moedor muito bom para iniciante.. Principalmente se estiver extraindo em filtros pressurizados..

 

Neste faixa de preço para moedores elétricos, ele é de fato o melhorzinho. Mas mesmo assim, é um salto gigantesco para o Baratza mais simples, o Encore..

 

Eu também tive um Krups.. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Desculpem pela demora em retornar (os últimos dias foram corridos), mas comprei o moedor Baratza Encore na Café Expresso Brasil... agora é só esperar chegar! rsrs

 

Mas gostaria de uma ajuda do pessoal que tem Gaggia... lembrando que a minha é uma Color...

 

Recebi dicas e orientações de muitos sobre a questão do pré-aquecimento da máquina, e o cuidado com a temperatura correta (muitas dicas dadas pelo amigo Rodrigo).

 

Estava desconfiado de algo, e ontem pude comprovar... liguei a máquina e deixei ela aquecendo por aproximadamente 30min... durante todo este tempo pude notar que realmente a máquina como um todo foi ficando mais quente, contudo a luz que indica o aquecimento da caldeira em nenhum momento "piscou", e não ouvi o barulho que a caldeira estivesse ligando de tempos em tempos... depois de esperar os 30min (sem a luz apagar), fiz um expurgo rápido, e só então a luz se apagou e a caldeira fez barulho de estar trabalhando (aquecendo)... após ela acender novamente eu fiz uma extração.

 

Lembro deste comentário do amigo Gilberto:

 

3º. Deixe a máquina ligada os 20 min, espere apagar a luz, acabou de apagar, de um expurgu curto, tipo 1 / 2 segundos e faça a extração, desta maneira vamos saber se a falta de crema não foi por baixa temperatura, pois a caldeira da Gaggia é pequena , se der um expurgo muito longo não dá certo.

 

Esperei até um pouco mais, mas a luz não apagou e acendeu... esteve acesa todo o tempo.

 

A questão é... seria normal isto da luz não apagar durante 30min que a máquina esteve aquecendo? Poderia ser um problema da máquina?

 

Mais uma vez, muito obrigado!

 

Kleber

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou talvez na Color seja diferente. Na Baby Twin ela realmente apaga.. Talvez na Color ela não apague.. Melhor dar uma lida no manual e ver o que ele fala...

 

Quanto ao moinho: parabéns! Excelente aquisição! Vai se surpreender... Depois nos conte suas experiências com ele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos o clube das máquinas gaggia no cdc e também há excelentes fontes, como http://www.gaggiausersgroup.com/index.php?PHPSESSID=26dap9d8kghnjimv606995t546;wwwRedirect (como diria Javier Bardén para a Penélope Cruz, "en inglés").

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kleber , a sua maquina pelo o que vc descreve parece estar ok.

 

Em primeiro lugar vamos esclarecer como sua maquina funciona , sua maquina , bem como qualquer gaggia baby e twin , tem uma luz de temperatura (no seu caso a 5 verde) , que possui a seguinte logica de funcionamento:

 

aquecendo - luz piscando

temperatura ok - luz acessa

maquina desligada - luz apagada , nessas gaggias a luz só apaga quando ela esta desligada , o que vc descreveu esta perfeitamente dentro do normal.

 

Agora , vamos compreender como ela funciona , nesse tipo de maquina , ao ligar , a luz 5 começa a piscar , informando que ela esta aquecendo a agua (durante aprox. 6 minutos) , quando , a luz fica acessa , significa que a temperatura da agua dentro da caldeira esta satisfatoria.

Então porque deixar ela aquecer por 20/30 min ? Simples a temp. da agua esta ok , mas , o resto do corpo de sua maquina que tem muito metal esta frio , como vc percebeu ela irá aquecer lentamente e isso aumentará a estabilidade de temperatura durante a extração.

 

Agora , se sua maquina esta toda quente depois de 30 min , é claro que a luz vai demorar muito a piscar (nunca apagar) , e se vc fizer um expurgo curto , ela poderá ou não piscar e mesmo assim por poucos segundos , se vc fizer um loooongo expurgo , ele piscará por 50/60seg no maximo , nunca pelos 6 minutos iniciais , já que ela estara toda quente , esses 6 minutos só ocorrem quando vc liga.

 

Agora , eu vou chutar (palpite) o que eu acho que aconteceu , quando o Gilberto escreveu :

 

"3º. Deixe a máquina ligada os 20 min, espere apagar a luz, acabou de apagar, de um expurgo curto, tipo 1 / 2 segundos"

 

Ele na verdade quis dizer "esperar a luz ficar acesa" ou seja , parar de piscar , eu acho (palpite) que na maquina atual dele a Torino , quando a temp. fica OK , a luz apaga.

 

Quando o Myiamoto escreveu :

 

"Ou talvez na Color seja diferente. Na Baby Twin ela realmente apaga.. Talvez na Color ela não apague.. Melhor dar uma lida no manual e ver o que ele fala.."

 

Ele se enganou , invertou , o que queria dizer.

 

Para deixar claro , se algum dia a luz apagar (com ela ligada) : é defeito.

 

Sua maquina esta com problema ? Acho que não , ela pode estar com problema ? Pode , mas , pela sua descrição não parece.

 

Quanto ao moedor , excelente compra vc não irá se arrepender , sair de um liquidificador de café para um Baratza é sair do inferno para o céu do café.

Parabéns

 

Abs

C.Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, bom dia!

 

É isso aí... creio que não tem problema de aquecimento a minha máquina!

 

O que o Carlos Eduardo descreveu é o que de fato ocorreu, e ontem pude comprovar.

 

Esperei ao lado da máquina durante um pré-aquecimento de 30min, e a luz verde que demonstra o estado de temperatura da caldeira iniciou desligada, e após um ciclo da caldeira ela se acendeu e ficou acesa. Contudo, durante este tempo todo (aproximadamente 30min) a luz se apagou duas vezes (ou piscou, num intervalo de 15min, mais ou menos) foi quando ouvi o barulho de aquecimento da caldeira e logo na sequência a luz voltou a ficar acesa.

 

É um problema a menos para me preocupar! rsrs

 

De coração, sou grato a todos que tem se importado com minhas dúvidas!

 

Estou com outra dúvida quanto ao fluxo de água que sai da máquina, mas vou gravar um vídeo deste fluxo e postar aqui... como nunca vi o fluxo de água de outra máquina, não tenho parâmetros de comparação, mas achei ontem que talvez seria pouco o fluxo de água.

 

Abraço,

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, sou novo por aqui, vi esse tópico e resolvi comentar pois estava tendo o mesmo problema com a Gaggia Dose, depois de muito tentar, ontem finalmente consegui um espresso decente, mas foram inúmeras tentativas e erros, agora acho que estou começando a pegar o jeito. Kleber o que me ajudou foi o seguinte:

 

1. Coloca um filtro despressurizado da rancillo (aquele com micro-furos), esse filtro faz milagres, rsrs

2. Esquenta a máquina, e aperte o botão pra extrair, mas sem o portafiltro, extraia só água até a luz da resistencia acender, logo que acender pare a extração e espere parar de piscar.

3. Coloque o portafiltro já com o café, e faça a extração, e pronto, se o café for novo deve funcionar.

 

Quanto ao moinho, eu tenho um parecido com o seu, mas é da cousinart, consegui fazer com esse moinho mesmo, o resultado provavelmente não vai ser o mesmo de um moinho profissional, mas ficou muito bom apesar de não moer tão fino.

 

Outra coisa que ajudou, foi colocar a pecinha da Gaggia que vem com a máquina no portafiltro (é uma pecinha preta pequena, que você coloca no furo onde o café saiu, parece que não, mas só de colocar essa pecinha, a crema melhorou bastante.

 

De resto, é só tentativa e erro, no pain, no gain.... rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, coloquei a pecinha no portafiltro, e troquei o filtro padrão da gaggia, pelo filtro da rancillo comercial, aquele com microfuros, tentei com o da gaggia também, mas esse da rancillo fica bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou Kleber, isso mesmo, com o Alexandre você encontra, no meu caso já veio na cafeteira pq comprei usada.

 

José, eu tentei sem a peça, e também funciona, mas parece que usando a peça a crema fica um pouco melhor, mas isso é só impressão minha, todo o processo fiz de olho, não medi quantidade extraída e nem quantidade de pó no filtro, foi tudo de olho mesmo, pode ser por isso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco, dê um jeito de arrumar uma balancinha e um copo dosador urgentemente!

 

É sempre bom saber exatamente os parâmetros para que possa repetir novamente, caso fique agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco Aurélio,

eu na dúvida não usaria a peça preta. A não ser que com um dos filtros pressurizados. Eu comprei balança mais para não ter problema com nivelamento. Com o Porlex (manual), se eu enchesse até transbordar e só aparasse o excesso, a máquina nem fechava. Tinha então que ficar na adivinhação e mesmo assim não fechava. A balança ajudou muito. Também uso ela pra coar, aeroprensar e frenchprensar (meço a água por peso e não volume).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal!

 

Chegou o Baratza! :D

 

Recebi ontem no final da tarde, e ainda não utilizei...

 

Já li todo o manual, mas antes de usá-lo, gostaria de pedir aos que possuem um destes, se tem alguma dica ou orientação especial para me passar?

 

Grato pela ajuda!

 

Att,

Kleber

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. Mas não sei bem como funciona. Tem gente que faz, tem gente que acha que não é bom...

 

As opiniões divergem. É melhor lermos mais sobre o assunto...

 

:wacko:

 

(Aproveitando o post, dê uma lida nas regras de uso do quote. Por exemplo, quando for responder a mensagem acima, logo abaixo, não há a necessidade do quote. É desnecessário e pesa o fórum a toa.. ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...