Ir para conteúdo

Batalha do Século: Nespresso x Dolce Gusto x Três Corações!


Billy Puppet

Postagens recomendadas

Achei que era um alienígena aqui, kkkkk!!!! Provei expressos em cafeterias boas, pé-sujos...

 

Não importa o lugar ou a mão do barista: todos os expressos ficaram muito fortes! Talvez no futuro, com uma máquina prosumer consiga extrair bebidas mais suaves. Acho que usando torra média e descafeinada possa ficar bebível para os "mortais" :D  :lol:

Prosumer ? Não precisa de tudo isso , como o Sergio falou , as semi fazem na intensidade que vc quiser , se vc não quiser fazer americano , faça lungo , moa o café para extrair 75 ml em 25seg a partir de 16g , com uma razão de 33% , deve ficar como vc gosta , não muito forte , mas , com o corpo que falta no nespresso , se mesmo assim vc achar forte , basta ir engrossando até ficar como vc quer .

Prosumer para isso é exagero , basta um bom moedor.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforçando o Carlos Eduardo.

 

Quanto mais grosso o pó, menos café é extraído com o passar da mesma quantidade de água.

 

Mas aí para não ficar desbalanceado para o lado ácido, vc deixa passar mais água, equilibrando o café somente quando a xícara está quase cheia.

 

No fim vc tem um café com muita água, mais fraco. Por exemplo 7 g de pó para 50 g de café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro americano ao lungo.

 

É que no inicio é que são extraídos os componentes mais solúveis, especialmente os açucares e óleos aromáticos, e depois começam a ser extraídos os menos solúveis como os alcalóides, cafeína, e outros componentes mais amargos e com sabor a remédio.

 

Diluindo a primeira fração em água, resultará numa bebida mais fraca porém com o sabor doce e aromático inicial, enquanto no lungo, além da água, virá junto a fração mais amarga.

 

É por este motivo que não gosto muito de coados com extrações mais longas do que 2,5 - 3 minutos, nem os métodos que implicam em tempos mais longos de infusão ou cocção.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, é que vc está pensando no lungo italiano que é deixar correr mais água sem mexer na moagem. Moendo grosso não da tempo de ficar amargo.

 

Um americano e um lungo "bem feito" deveriam ter sabor iguais pois teriam a mesma %ext e mesmo brew ratio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por falar em café encorpado, comprei esta cápsula para a Nespresso:

"Utam Uno Espresso Extraforte: Café encorpado e intenso no aroma e no sabor."

 

http://www.cafestore.com.br/cafestore/interface/product.asp?template_id=62&partner_id=2&departamento=capsula&produto=capsula-utam-uno-espresso-extraforte---compativel-com-maquinas-nespresso&dept_id=16&pf_id=1304&parent_id=1&

 

Ainda não provei. Ela é made in Portugal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema dessas máquinas é que ficamos reféns do fornecimento de cápsulas. E quando não venderem mais cápsulas de uma máquina? Dá para usar cápsulas de uma máquina na outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, de uma máquina para outra não.

 

Mas tem empresas que fazem cápsulas compatíveis para alguns tipos de máquina, como a Nespresso por exemplo. Mas vale lembrar que quase nunca a qualidade do produto se compara ao produto oficial.

 

E acho muito difícil a Nespresso parar de fornecer máquinas, sendo ela líder mundial nesta categoria.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este final de semana passei na casa dos meus pais e explorei um pouco mais a Nespresso Pixie. É interessante, mas passa muito longe de espresso de verdade. Ainda mais pra mim, que estou acostumado com ristrettos. Enfim, tem que mentalizar que é uma coisa própria, café de cápsula...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Tua opinião não poderia ser mais acertada.

A Nestlé, além de ser a maior indústria de alimentos do mundo, é também, inclusive, a maior indústria de café.

Nescafé, o café solúvel, sua principal marca na categoria cafés, é responsável por mais de 90% do café industrializado pela Nestlé. O restante está distribuído entre outras apresentações da marca Nescafé, como a Dolce Gusto, e Nespresso. Mais ainda, A Nestlé deixou de comercializar cafés torrados e moídos, creio que em todos os países que atua. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo.. É saber o que vai beber.. Se for procurando "o espresso", é decepção na certa...

 

E como diria o Rus..

 

"Ah! Se os cafés da Nespresso tivessem corpo..."

Tradução de "corpo": Ultra forte :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Tua opinião não poderia ser mais acertada.

A Nestlé, além de ser a maior indústria de alimentos do mundo, é també, e inclusive, a maior indústria de café.

Nescafé, o café solúvel, sua principal marca na categoria cafés, é responsável por mais de 90% do café industrializado pela Nestlé. O restante está distribuído entre outras apresentações da marca Nescafé, como a Dolce Gusto, e Nespresso. Mais ainda, A Nestlé deixou de comercializar cafés torrados e moídos, creio que em todos os países que atua. 

 

Não é só nisso que a Nestlé atua na área de café.

Aqui em casa, por exemplo, utilizo um pedaço de copo de iogurte natural Nestlé para colocar o pó do café no filtro. Não derramo nada.

Meu bateborra também é Nestlé. Um autêntico knock box Neston.  :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Estás certo novamente. Durante um período que, muitos anos atrás, estivemos sem auxiliar doméstica e com horários apertados pela manhã, por influência de minha ex esposa, o desejum era com Nescafé dissolvido em leite aquecido no forno de micro ondas. Rápido e prático, mas não tão saboroso.

 

Eu creio que o café instantâneo será a apresentação mais consumida mundialmente no futuro. A Nestlé, por certo aposta nisso.

Todo o processo é economicamente mais eficaz. Desde a produção centralizada de enorme quantidades, a eficiência da logística especialmente no transporte, o prazo de validade e o baixo preço do produto final.

 

Na China, com a forte tradição do chá, é recente o hábito de consumo de café, mas já se iniciou. E basicamente de cafés instantâneos. Quando este hábito consolidar-se por aquelas bandas, acrescentará mais de 1 bilhão de consumidores.

 

Hoje vemos lançamentos de cafés instantâneos com melhor qualidade que os tradicionais. A Starbucks dá o exemplo com a linha VIA que oferece mais que 20 tipos entre cafés puros e bebidas à base de café. Outras grandes indústrias entrarão neste seguimento em breve.

 

Espero viver tempo suficiente para ver esta previsão tornar-se realidade, porque acredito que as pessoas beberão um café melhor que os atuais torrados e moídos das marcas comerciais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, também acho que é pela cremosidade e óleos..

 

Lembro-me bem, certa vez, quando na presença do Alex, este me diz:

 

"Para sentir se o café tem corpo, coloque o café na boca e jogue para um lado para outro e passe a língua pela boca e veja se tem café grudado nas paredes. Se tiver, tem bastante corpo."

 

Agora não sei se lembrei bem, ou me confundi no meio de tanta informação!  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se percebe bem quando se lava a xícara/copinho, só com água e passando os dedos. As paredes ficam bem grudentas/oleosas mesmo sem ter usado açúcar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...