Ir para conteúdo

Crossland Coffee - CC1 v1.5


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Salve.

 

Estou realizando os testes com a CC1 e os cafés estão saindo muito bons.

A máquina está ligada desde do dia 03/05 e assim ficará até completar uma semana, como parte dos testes.

É mesmo uma grande facilitadora para extrações corretas.

Burny, a questão do acesso ao compartimento de água é apenas falácia, pois não há dificuldade alguma para a operação de abastecimento.

Ainda esta semana pretendo criar um vídeo sobre a CC1 e demonstrarei a simplicidade dessa tarefa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

A primeira CC1 foi entregue ao comprador de São Paulo na 4ª feira passada (07/05). Trata-se de um antigo companheiro que desde os tempos do HT Forum está atento às coisas do café e especialmente sobre espressos.

 

As primeiras impressões sobre a CC1, conforme relatou-me, foram sobre a facilidade de operação e a repetibilidade de resultados. Duas características que também observei durante essa primeira semana de testes que venho realizando.

 

Espero que ele se anime e escreva aqui uma resenha sobre a CC1.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal, espero que ele aproveite bem a máquina e tire ótimos espressos, parabéns ao novo proprietário e por ser pioneiro com esta máquina.

Também sou do tempo do HTF Alexandre, acho que mesmo antes de você, uma época que o Márcio começou todo empolgado com o café, bem legal o tópico, era pra mim ser um dos pioneiros aqui do CDC  também, mas enrolei demais para entrar devido a correria do dia-a-dia e outras prioridades, bons tempos :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Eu comprei a Crossland com o Alexandre... :D :D :D

 

Máquina fantástica... o manejo é muito simples...

Saí de uma Gaggia Classic e a diferença entre as duas é muito grande!

Só o fato de não ter mais que ficar surfando para tentar acertar a temperatura d'agua e poder fixar os tempos de pre-infusão e extração me deixam focar o trabalho somente no grau de moagem e compactação...

 

Falei pro Alexandre que não tinha problema na vaporização mas me compliquei um pouquinho pois não é só virar o registro de vapor... se virar sozinho sem selecionar e apertar nada sai água... então por duas vezes enchi meu pitcher de água quente e leite! :angry:

 

Minha praia não é review... se alguém quiser informações estou à disposição...

 

Só tenho a agradecer ao Alexandre... sempre foi muito solícito, respondeu todas minhas dúvidas de bate e pronto e me deixou atualizado do andamento da minha encomenda... recebi a máquina aqui em casa sem problemas e ele ainda ligou aqui para confirmar o recebimento e se o pacote estava em bom estado... o parcelamento via Paypal também é uma grande sacada...

 

Abraços

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gay.gif

Êba, mais alguém para eu sugar sobre a máquina :D! Daniel, primeira coisa que estou louco de curioso: dá para colocar o display dela em ºC ao invés de F?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Daniel, obrigado pelo relato e elogios. Espero que a CC1 esteja te ajudando a criar cafés deliciosos.

 

Sobre a vaporização, eu havia trocado impressões contigo, sobre as vezes que também me enganei. Concluí que trata-se do velho hábito de simplesmente abrir a válvula de vapor.

Como na CC1 é necessário selecionar no menu a função "steam", se não o fizer antes de abrir a válvula, sairá água quente. Mas com o contínuo manuseio da CC1 o novo hábito já foi assimilado e não mas deixo de selecionar antes de iniciar a vaporização.

 

Luciano, nas nossas máquinas só há a opção de °F, mas nas próximas que importarmos, me garantiu o Bill Crossland, que já virão com as 2 opções de graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gay.gif

Êba, mais alguém para eu sugar sobre a máquina :D! Daniel, primeira coisa que estou louco de curioso: dá para colocar o display dela em ºC ao invés de F?

 

Luciano,

    como o Alexandre falou, infelizmente não tem opção para trocar de Fahrenheit para Celsius... Mas, sinceramente, não me atrapalhou em nada...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, nas nossas máquinas só há a opção de °F, mas nas próximas que importarmos, me garantiu o Bill Crossland, que já virão com as 2 opções de graus.

 

Opa, legal Alexandre thumbs-up.gif! Sei que não atrapalha em nada, mas é apenas uma cisma pessoal com o sistema imperial.

 

Daniel, e o que vc acha da vaporização dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, legal Alexandre thumbs-up.gif! Sei que não atrapalha em nada, mas é apenas uma cisma pessoal com o sistema imperial.

 

Daniel, e o que vc acha da vaporização dela?

 

Não faço muitas bebidas com leite mas o vapor fica pronto muito rápido e a recuperação para fazer novos espressos também... acho que pelo esquema do ar sair da caldeira pra um termobloco...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nem existe "recuperação" né, ela chega a elevar a temperatura da caldeira quando entra no ciclo de vaporização (imagino que não)?

 

Aliás, fiquei curioso: é possível controlar algum parâmetro da vaporização na CC1 (temperatura do termobloco, ciclos de acionamento da bomba etc.)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CC1 não é a Twin , mas , neste aspecto , são muito parecidas, as maquinas de uma caldeira normalmente tem 2 termostatos um de extração que abre a 107c e outro de vaporização que abre com 145c , por isso a silvia e outras precisam surfar apos a vaporização , a caldeira fica muito quente (145c) maquinas como a twin só posssuem um termostato na caldeira , o de extração que abre a 107c o outro termostato fica no termobloco e só abra a 179c , ou seja , na twin a caldeira não importa se vaporizando ou extraindo a temperatura segue o ciclo normal com o termostato abrindo a 107c , na verdade a caldeira é um pré aquecedor onde a agua aquece para um valor proximo aos 100c e então é vaporizada no termobloco.

Resumindo , o ciclo de temperatura da caldeira não é afetada pela vaporização , a CC1 é similar nesse aspecto a Twin.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Carlos Eduardo, por isso eu disse que nem existe recuperação.

 

Como a CC1 é uma máquina com várias possibilidades de ajustes nos parâmetros de extração (temperatura, pré-infusão etc.), fiquei na dúvida se ela permite algum tipo de ajuste também na vaporização.

 

Outro dia li o Bernardo comentando que a Graef tem um ajuste de vapor (mais seco / menos seco) alterando a configuração dos pulsos da bomba e fiquei curioso sobre a vaporização da CC1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari eu li o manual da CC1 e lá não tem indicação de controle de temperatura do vapor só para a extração , mas , maquinas como a ECM Classika com PID , que o Claudio possui , que é na minha opinião a melhor maquina para se ter em um apartamento, tem PID para extração e outro para vaporização.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que entre shots deve haver algum tempo de recuperação, pelas características dos PID em geral. Por outro lado, na maioria das vezes isso é bem pouco relevante, a não ser pra servir muitas visitas rapidamente, e depende, claro, da habilidade do barista em preparar o bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, acho que uma GS/3 seria a melhor maquina para o meu apartamento  :P

 

A Unica tem essa opção também. Na pratica, eu nunca mudo a temperatura do PID da vaporização. Uma vez acertada, não tem necessidade. Se a Crossland já vem com a temperatura certa, para que regular?

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci da Unica , ela é similar a ECM Classika/pid em especificação , e em preço , são maquinas com um excelente custo beneficio , o problema da bezerra é só o suporte inexistente.

 

Abs 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, para quem não quer/pode abrir a maquina e botar a mão na massa, a falta de suporte no Brasil é um problema grave.

 

Mas a Unica (atualmente 900 EUR na Alemanha) é bem mais acessível do que a Classica PID (1270 EUR).

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nem existe "recuperação" né, ela chega a elevar a temperatura da caldeira quando entra no ciclo de vaporização (imagino que não)?

 

Aliás, fiquei curioso: é possível controlar algum parâmetro da vaporização na CC1 (temperatura do termobloco, ciclos de acionamento da bomba etc.)?

 

Não eleva mas diminui! :)

 

Não vi nenhuma opção no manual de controle desses parâmetros de vaporização..

 

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Como o Daniel bem o disse acima, o ato de vaporizar faz baixar a temperatura interna da caldeira, pois dela sai vapor "frio" para o Steamblock que o sobre aquece e libera-o, enquanto, simultaneamente, a caldeira recebe pulsos de água fria.

 

Não há comandos expostos ao usuário para alterar o programa de vaporização. Contudo, também pelo menu principal, o técnico terá acesso aos controles básicos do PID.

Ao usuário estão disponíveis os controles que determinam a temperatura da água, o tempo de pre infusão ou encharcamento inicial do bolo de pó, o tempo do intervalo e o tempo total de extração. Isso é possível para 3 programações independentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que a temperatura cai com os pulsos da bomba eu sei, mas achei que a queda fosse insignificante, a ponto de o controle PID corrigir rapidamente e não ser necessário nenhuma espera de recuperação após a vaporização.

 

Valeu pelas informações Alexandre e Mactropolis, não imaginei que a queda de temperatura pela vaporização com o termobloco afetasse tanto a estabilidade térmica da caldeira numa máquina com controle PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo que alguém já fez o favor de mover a discussão paralela sobre pré-infusão para o tópico adequado. Queria ter feito antes, mas a Patrícia também merece atenção. ;) Apenas peço que os demais moderadores, quando o fizeram, deixem indexado no tópico original os posts movidos. É uma medida necessária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

E o video Alex?

 

Confesso ter ficado curioso sobre essa máquina, ainda mais depois de dizerem que o salto da Gaggia Classic para esta é bem grande (me parece um fato, mas não justificaria apenas pelas facilidades do PID).

 

Assim como qualquer curioso, esta máquina é capaz de produzir shots tão bons quanto os da ECM Casa (que acredito estarem no mesmo patamar de preço)? Já a ECM Classika parece indiscutivelmente superior, ainda mais com PID. Mas, sei lá :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Na CC1 não sei. Como ela tem controle digital, talvez precise apertar um botão. O timer funciona caso a máquina tenha um interruptor mecânico. Ou seja, ela liga/desliga pelo plug da tomada se o interruptor estiver ligado.

 

Putz, verdade. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...