Ir para conteúdo

Orphan Espresso LIDO


Guilherme Torres

Postagens recomendadas

Fernando

O Lido e o mais fácil de moer e limpar de todos os manuais que experimentei.

Minha técnica consiste em carregar os grãos, apoiar no tapete de borracha um pouco inclinado, moer, dar um tapinha no vidro, com o que cai mais de 90% do pó retido por estática.

Dai eu abro, sopro as nos (na pia e com olhos fechados) eventualmente passo um palito de dentes nos cantos (sopro novamente), chacoalho o vidro quando quero fazer WDT e coloco o pó no filtro.

É intuitivo, mais rápido de fazer que de descrever.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio

Meu pretexto é que, utilizando simultaneamente vários grãos, tendo um moinho para cada caso preciso regular menos ...

Mas a verdade é que sou curioso, e gosto de verificar pessoalmente o que se fala deles.

Desta forma já detectei vários exageros e confirmei outras que pareciam improváveis, tipo que o break in é realmente importante - não tanto o que se faz no inicio moendo café velho ou arroz, mas o que acontece naturalmente com o uso - desta forma um moedor utilizado um ano resultará em um moído bem superior a o de um moedor recém tirado da caixa.

Outro que, para uso em casa, os (bons) manuais são bem mais práticos que os elétricos, desde que o que se fala de esforço esta muito exagerado (tirando os Hario e Porlex, estes sim, como requerem muitas voltas, acabam cansando) a retenção é desprezível e a manutenção rápida e fácil.

É claro que, em ambiente comercial, sacrificar uma ou duas doses no inicio do dia e dar uma limpada á noite, para moer cem ou duzentas doses, e bem diferente que fazer o mesmo para duas ou quatro doses diárias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o elétrico em casa e dois manuais no trabalho, para evitar barulho que possa incomodar os colegas. Um regulado para espresso e outro para coados ou french press.

Acho que o lido2 deve se mostrar um excepcional moinho. O tamanho das mos é bem maior do que o usual, provavelmente, só perdendo para o pharos (isso se não for do mesmo tamanho). Com poucas maniveladas vc tem quantidade suficiente para um duplo. A portabilidade é um fator relevante, principalmente em viagens.

 

Nas minhas duas últimas viagens levei moedor manual e french press. Nunca mais tomei café ruim por falta de opção.

 

O LIDO2 com certeza está na minha wish list.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conjunto é menor que o do Pharos, e parece ser pouca coisa maior que a tão usada "Tre Spade" de 38mm. Pelo que vi no relato de alguém que está fazendo testes, para 20g vai umas 140 voltas para moer fino, entendi que era próximo da moagem para expresso. Talvez com grãos mais densos precise de menos voltas e mais força, mas imagino que fique na faixa de 1 minuto de moagem. O Pharos precisa de umas 30-35, mas requer bastante esforço.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, xará,

 

Eu havia trazido o Skerton e AP para o trabalho. Mas mesmo assim o barulho do moinho no escritório era um tanto quanto incômodo.

 

Tive que voltar com o kit para casa.. Acredito que minha solução, seja, infelizmente, moer em casa pela manhã e trazer o pó para fazer na AP ou na FP (wish list).

 

Como acabei de vender o Skerton, e acabei de comprar um elétrico, talvez eu deixe o Hario Mini para viagem apenas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rosca parece ter passo de 2 mm, acho que para conseguir ter todos os processos em uma única volta, achei poucos fios de rosca no suporte das mós, parece 5, no Rocky tem 12, no Hg tem umas 14, no meu tem 25 ( acho que exagerei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não.. Eu não pretendo trazer o elétrico para cá..

 

Eu estava sem nenhum elétrico. Ele vai ficar em casa..

 

Provavelmente, devo moer em casa no elétrico e trazer o pó para um dia de café.. Ou na AP ou na FP..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, então mesmo após o Lido 2, o Pharos ainda continua sem melhor? :huh:

 

Não é melhor ou pior, são diferentes. A qualidade na xícara poderia ser até melhor no Lido 2. O Lido é mais prático e exige menos força, também é mais fácil de carregar, mas demora um pouco mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedi a opção mais cara de frete, já que acho que o rastreamento é melhor (acho que a mais barata só rastreia nos EUA):

Subtotal: $175.00

Discount: $0.00

Shipping: $70.74

Sales Tax: $0.00

Total: $245.74

 

Na verdade, se arrumar um portador, peço pra trocarem pro frete doméstico e a Barb disse que me reembolsa a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí vai depender se vão te cobrar em cima do frete também, ou se vão cobrar o icms do seu estado etc. Vai variar de, digamos, 280+70,74=350,74 USD a 245,74 * 1,6/0,82 = 479,49 usd (a alíquota mais alta do icms é 18%, mas é "calculada por dentro"). Usando o truque do google:

846,34 reais a 1.157,01 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Acabo de realizar os cálculos com cotações atuais (28/01/14 - 14:05 h) de dólar comercial a R$ 2,428 e turismo a R$ 2,5600 que somado a 6,38% de IOF na despesa do cartão equivalerá a R$ 2,7233.

A conta fica em R$ 1.027,22 com imposto de importação simplificado (NTS - 60% sobre mercadoria+frete+seguro).

Parece caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, é ainda um pouco pior, já que a receita não cobra "só" a ptax do dia útil anterior, mas acrescenta, se não me falha a memória, 5% em cima da cotação e ainda cobra umas taxas para cobrar o imposto (surreal). Pelo menos no recibo do imposto que paguei pela Gaggia tá assim. Por outro lado, se você conseguir alguém pra trazer, é "só" 175 usd mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Usando as cotações acima, decuparei o cálculo para a plena compreenção.

 

Despesas no Cartão de crédito internacional:

Lido 2 - $ 175.00

Frete - $ 70.74

Seguro - $ 0.00

IOF 6,38% - $ 15,68

Total = $ 261,42 * 2,5600 = R$ 669,23

 

Total NTS - 60% sobre mercadoria+frete+seguro = $ 245,74 * 0,6 = $ 147,44 * 2,4280 = R$ 357,99

 

Total geral = R$ 1.027,22

 

Pagamento do cartão ocorre normalmente antes do recebimento e á feito em 1 vez. Pagamento da NTS é feito quando da retirada da encomenda na agência do Correios.

O prazo para recebimento poderá facilmente superar 45 dias, considerados transporte local EUA, transporte internacional, recebimento pelo Correios, desembaraço aduaneiro e transporte local BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rosca parece ter passo de 2 mm, acho que para conseguir ter todos os processos em uma única volta, achei poucos fios de rosca no suporte das mós, parece 5, no Rocky tem 12, no Hg tem umas 14, no meu tem 25 ( acho que exagerei).

 

Gilberto, e qual o problema disso? Ele tem contra-porca...

 

Sobre o curso, uns 4 mm a partir das mós tocarem, deve chegar até para prensa. O meu tb tem 2 mm e é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A conta do Alexandre se refere a importação via correio comum. Aliás, nesse caso, o valor do frete deve ser moner.

Se importado por correio expresso (UPS, FEDEX, DHL, etc), quem cobra e calcula o imposto é a própria empresa de courier, passando a incindir também o ICMS. A vantagem é que não costuma se ter atraso por conta da fiscalização aduaneira e a encomenda chega rápido. A desvantagem é a "tributação garantida" e o custo bastante elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, e qual o problema disso? Ele tem contra-porca...

 

Sobre o curso, uns 4 mm a partir das mós tocarem, deve chegar até para prensa. O meu tb tem 2 mm e é assim.

 

Não falei como sendo um problema, foi uma dúvida que tive no meu quando tive que escolher o passo e optei por 1 mm que é o usado no HG, agora as poucas roscas eu achava ser necessário mais para se ter um alinhamento perfeito, mas acho que estava enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...