Ir para conteúdo

Moka Cream


Atila Felipe

Postagens recomendadas

Olá amigos, sou novato no forum e sempre gostei muito de café. Estou pretendendo comprar uma Moka Bialetti e ví que existe um modelo chamado Cream que deixa o café mais "cremoso". Pois bem, encontrei alguns videos no youtube sobre ela mas gostaria de saber se alguém do forum tem essa moka ou sabem algo sobre ela. Posteriormente devo comprar um moedor mas por enquanto pretendo comprar o café ja moido pra moka.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei roubada. Parece uma versão moka de um filtro pressurizador pra te dar uma crema falsa. Sem falar que me pareceu bem frágil a parte extra. Dessas mokas turbinadas, a brikka me parece melhor:

 

 

Eu tenho uma moka bialetti normal e estou satisfteito. Agora, se você for do Rio e quiser comprar uma máquina de expresso usada barata, é só conferir no tópico de vendo starbucks buon caffè.

 

Vi agora o vídeo da imeltron até o final. Escândalo! O negócio é ficar bombeando uma peneira no café pra dar a falsa crema. Ainda pior que pensava. A brikka acho que consegue uma pressão um pouco maior que a normal e não usa de artifícios tão heréticos.

Editado por José Cal Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei roubada. Parece uma versão moka de um filtro pressurizador pra te dar uma crema falsa. Sem falar que me pareceu bem frágil a parte extra. Dessas mokas turbinadas, a brikka me parece melhor:

 

 

Eu tenho uma moka bialetti normal e estou satisfteito. Agora, se você for do Rio e quiser comprar uma máquina de expresso usada barata, é só conferir no tópico de vendo starbucks buon caffè.

 

Vi agora o vídeo da imeltron até o final. Escândalo! O negócio é ficar bombeando uma peneira no café pra dar a falsa crema. Ainda pior que pensava. A brikka acho que consegue uma pressão um pouco maior que a normal e não usa de artifícios tão heréticos.

 

 

Muito interessante a Brikka, mas surge uma dúvida: a pressão da água faz a válvula liberar o café a um ponto de ebuliçao maior do que a Moka normal? Neste caso não alteraria o sabor do café podendo o mesmo ficar amargo?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a pressão parcial do ar... Veja que na Brikka tem mais espaço acima da válvula de segurança, para ter mais volume de ar. Se na Brikka as coisas foram bem estimadas, imaginaria que na pressão de abertura da válvula a pressão parcial da água estaria adequada para a temperatura ser próxima da desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver com o fato de eu ter o Hario Mini, mas não acredito nessa superioridade toda do Porlex. O mecanismo de funcionamento é o mesmo. A vantagem parece ser mais ergonômica que qualquer outra coisa. Ok, isso é bom, mas não faz dele o santo graal dos moedores manuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa chata do Porlex é que a alavanca costuma sair ao girar a manivela. Fora isso, é muito cômodo para girar, mexendo as duas mãos, como no vídeo abaixo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha alavanca nunca saiu!

bom o porlex é mais consistente e homogeneo a moagem, talvez justamente pela superioridade da ergonomia e com isso vc mantem um movimento melhor de girar, ao contrario do hario, em que vc tem posicao ruim de pega.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston, se não me falha a memória, seu Porlex é bme novo. Com o uso, a parte onde encaixa a manivela desgasta um pouco e fica saindo. Dá pra continuar usando, mas sai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Também já usei os 2 Hario, o Kyocera CM-50 e o Porlex Tall. Todos por pequenos períodos.

Preferi o Porlex Tall, mas não creio que a diferença seja tão marcante a ponto de desqualificar os outros.

Importante dizer que sempre uso-os assentados sobre superfície e nunca com o movimento tipo infinito que, no meu entender, compromete a qualidade da moagem por aplicar diferentes momentos em relação à força e velocidade da rotação do eixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Também já usei os 2 Hario, o Kyocera CM-50 e o Porlex Tall. Todos por pequenos períodos.

Preferi o Porlex Tall, mas não creio que a diferença seja tão marcante a ponto de desqualificar os outros.

Importante dizer que sempre uso-os assentados sobre superfície e nunca com o movimento tipo infinito que, no meu entender, compromete a qualidade da moagem por aplicar diferentes momentos em relação à força e velocidade da rotação do eixo.

 

Compromete mesmo. Pelos motivos citados e também por fazer com que os grãos entrem irregularmente no conjunto das mós, o que prejudica o efeito autocentralizador.

 

Fixar entre as coxas tem o mesmo efeito benéfico que calçar em uma superfície plana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Pessoal, alguém ja tomou café da brikka? fica com espuma mesmo? e quanto ao gosto?

 

Eu comprei uma Brikka 4 cups mês passado na Itália por EUR35,00. Aqui é uma fábula! Acho que vi por uns R$300,00.

 

Não fiz muitos cafés ainda. Ainda preciso descobrir a moagem correta para ela.

 

Mas adianto que são 4 xícaras "italianas" de espresso. Ou seja, uns 20-25ml a dose. Foi o que estranhei a primeira vista ao pedir espressos na Italia, onde vem quase um ristretto. 

 

Não medi quantos gramas de pó é necessário encher o filtro, mas vai bastante café e menos água comparando com a Moka tradicional. Resulta um café bem encorpado.

 

O que entendi do processo é que a válvula segura a água o máximo de tempo possível até atingir a pressão. Quando atinge a temperatura, a pressão faz a extração de uma vez só. A crema que forma não é bem uma crema de café espresso. Parece mais uma espuma. Igual quando se erra na vaporização do leite. Talvez acertando a moagem melhore essa sensação. 

 

Pra quem gosta de ristrettos é uma boa pedida. Fiz capuccinos com ela e também é uma opção! 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Não sei se o autor ainda tem interesse, mas ganhei uma mokacrèm. Fiz 4 extrações até o momento. Achei muito boa, e a parte do espumador não é frágil. Tem consistência. Agora, tanto a brikka quanto ela não fazem crema, é uma espuma mesmo. Fiz com e sem a espuma, e a alteração no paladar não me foi perceptível. A diferença é na sensação tátil e principalmente na visual...

Ganhei uma de 3 xícaras, sendo que estava acostumado à tomar quase uma caneca no Hario...

 

Dando pitaco também nos moedores, comprei o Hario Mill Column, de madeira, e me serve muito bem. As vezes a rosca solta, se usar muito tempo sem apertar, e me obriga a regular novamente. Mas nada que comprometa. Uso a técnica das "coxas" ou apoiado na mesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...