Ir para conteúdo

Frieling Permanent Filter


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Olá amigos,

 

recebi hoje o meu Frieling Permanent Coffee Filter. Demorou quase um mês pra chegar do Canadá até aqui pelos correios.

 

Para quem não sabe, esté é um filtro de Inox revestido com ouro, que dispensa o filtro de papel no café coado.

 

É só colocar no portafiltro correspondente e fazer o seu café coado. Suas principais características são: máximo sabor e sustentabilidade, já que o usuário não prejudica o meio ambiente com filtros de papel ou de pano.

 

Segue o link do fabricante:

 

http://frieling.com/...lters/frieling/

 

filters3.jpg

 

G2010.jpg

 

Descrição:

 

High quality 18/10 stainless steel coated with gold tone. The foil is designed with miniscule openings to allow coffee's flavour carriers (colloids) to pass through while holding back solids. Easy to clean, no residue build-up and no waste. Let in the desirable flavours and aromas and keep out the undesirable sediment.

Fits all coffee machines that use a # 2 cone filter. Each filter comes with a fold-down handle. Solid horizontal line serves a convenient maximum fill line.

 

Comprei no tamanho 2 que corresponde ao nosso Melitta 102.

 

Segue abaixo algumas fotos do bicho, ao vivo e a cores:

 

6830850423_eb826ca8cd_b.jpg

 

6830850973_487a360503_b.jpg

 

6830851781_5898278344_b.jpg

 

6830852571_c0fdd83d98_b.jpg

 

6830853175_ef895bfc21_b.jpg

 

6830853877_ef023e81d7_b.jpg

 

6830928941_4558bd4ce4_b.jpg

 

6830854781_43ebc39edb_b.jpg

 

No meu primeiro teste, não ficou sedimentação de café na lingua (moí no 15 do Rocky) nem na xícara.

O sabor difere muito do café coado,lembra mais os métodos sem filtro, como o espresso e a french press.

Posso atestar que o filtro não passou nenhum "gosto" ou sabor para o café.

Vou testar com mais calma e com regulangens diferentes e depois coloco o resultado.

 

Sustentabilidade e proteção ao meio ambiente no cafézinho do dia a dia.

 

Valeu amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

paguei U$18,50 mais frete aqui nesse site:

 

http://www.greenbean...15f2d795f0f2645

 

Não compensa pagar o frete mais caro, eu paguei o small packet Air e demorou 30 dias...melhor pedir no frete mais barato mesmo.

 

Não sei se existe algo assim aqui no mercado brasileiro.

 

Esses dias eu procurei um portafiltro 102 de porcelana aqui em Goiania e não encontrei...

 

Eu comprei nesse site tb porque era onde enviava pro Brasil e tinha o tamanho 102.

 

Agora vou comprar pra experimentar os da Bodum de Titanium.

 

O Marcio aqui do fórum tem um da SwissGold.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a durabilidade do produto?

 

Teoricamente é pra durar por anos.

 

Exige cuidados especiais na limpeza e manutenção, como eu recebi hoje não tenho como falar se ele durará 5,10 ou 20 anos.

 

Acredito que manuseando corretamente e dando a manutenção e limpeza adequada não terá problema.

 

Dificilmente ele irá oxidar...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, usei pouco. Desvantagem prática é que o da Swissgold não se encaixa perfeitamente no porta-filtro Melitta. Sabor, particulados etc, preciso testar melhor...

 

Márcio.

 

Márcio,

 

vc viu que legal, o da Frieling encaixa perfeitamente no Melitta 102. Encaixa até melhor que os de papel da própria Melitta.

 

6830928941_4558bd4ce4_b.jpg

 

O que vc chamou de particulados é a sedimentação?

 

Mundando de assunto, esse meu Melitta 102 tá baleado hein? :D

 

Esse 102 é meu companheiro de longa data...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Rafa!!

 

Diminuir os resíduos é mesmo ótimo, inclusive a borra do café dá um excelente adubo!

 

Grande aquisição!

 

Do porta-filtro de porcelana, antigamente eles eram bem comuns, tinhamos um antigo da Melitta, acho, que ficava na praia.

 

 

Se quiser um Hario em porcelana no tamanho 1 (penso que é o mais equivalente ao nº 2 da Melitta), aqui tem com frete grátis (não é barato, mas não há valor extra pelo frete e enviam para o Brasil):

 

http://www.ebay.com/itm/260825710466?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649#ht_1397wt_952

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Tenho dois de nylon e um de aço. O mais antigo tem uns 15 anos e é no formato de tronco de cone com fundo chato. O de aço tem uns 3 ou 4 anos. É um Norpro Gold Cone #4, equivalente ao tamanho do 103, igual a este http://www.amazon.co...X/dp/B000SSYR9O

Atualmente, uso-os poucas vezes. Só mesmo para comparar diferentes métodos de extrações com algum café novo que esteja testando/avaliando.

 

A manutenção é simples é deve ser feita apenas com água corrente e por vezes uma escova de dentes bem macia, do tipo indicado para crianças com primeira dentição.

O grande risco é de se furar ou rasgar a micro tela, especialmente nas de nylon. As de aço podem amassar, perdendo o desenho do mesh original.

 

Por fim, endosso o que disse o Márcio, pois as micro partículas do pó foram sempre uma constante para as granulometrias que mais me agradavam. E para evitá-las, engrossando o pó, há uma desagradável alteração do sabor, que tende ao azedo, pois não só há menos superfície de pó exposta à água, como a percolação se dá em menor tempo.

 

Os melhores resultados que obtive foram, quando durante um bom ano usei uma cafeteira elétrica gringa que veio com um filtro permanente de nylon, utilizando sempre cafés de torra média leve ou média. Torras mais escuras nunca proporcionaram bebidas boas neste método, em minha opinião.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, esse acabamento em ouro (é ouro gold mesmo ou só píntura) faz alguma diferença?

Encontrei duas opções no Walmart:

US$ 9.99 - http://www.walmart.com/ip/Medelco-Inc.-Permanent-Cone-Style-Coffee-Filter/16457619

US$ 18.50 - http://www.walmart.com/ip/Frieling-3.35-x-3.94-Coffee-Filter-in-Gold/14679086

 

Vale a pena pagar o dobro pelo acabamento em ouro?

 

Outra dúvida seria sobre os porta filtros de porcelana, qual sua vantagem?

Li pouco sobre os filtros Hario, eles são os únicos com o desenho diferente ou tem mais mas eles são os melhores mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, esse acabamento em ouro (é ouro gold mesmo ou só píntura) faz alguma diferença?

Encontrei duas opções no Walmart:

US$ 9.99 - http://www.walmart.c...Filter/16457619

US$ 18.50 - http://www.walmart.c...n-Gold/14679086

 

Vale a pena pagar o dobro pelo acabamento em ouro?

 

Outra dúvida seria sobre os porta filtros de porcelana, qual sua vantagem?

 

Olá Ricardo,

eu não sei informar se vale a pena o de ouro ou o normal, uma vez que eu não conheço o normal.

O que eu comprei vale a pena, não altera o sabor da bebida.Acredito que o de ouro tenha maior durabilidade e resitencia à reações químicas (oxidação, redução...).

A vantagem da porcelana sobre o plástico, é a mesma de você beber um café numa xícara de porcelana e em uma de plástico...alteração no sabor e temperatura da bebida.

Sobre os Hario, ainda não tenho um, os colegas que tem um Hario poderão falar melhor do mesmo.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre os porta-filtros de plástico ou porcelana, o de porcelana tem a vantagem que fica aquecido, porém, como comentou o Márcio em algum lugar, também demora para atingir esta temperatura de aquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite...

 

Temperatura sim, sabor acredito que não.

 

Se for servido para degustação uma xícara de café coado em cada um dos modelos (Melitta plastico e porcelana), haverá uma dificuldade muito grande no discernimento. Ainda, acredito que isso não seja consenso.

 

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li pouco sobre os filtros Hario, eles são os únicos com o desenho diferente ou tem mais mas eles são os melhores mesmo?

 

Oi Ricardo

 

Não são únicos, veja os links abaixo:

 

http://www.orphanespresso.com/Coffee-Drippers-Brewers_c_259.html

 

http://www.orphanespresso.com/Tiamo-Coffee-Gear-Sample-Shop_c_393.html

 

Possuo um Hario de vidro. Fiz pedido de um desses Tiamo de plástico.

 

Abs

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Concordo, Ricardo. Até onde eu sei, a única diferença da porcelana é justamente em manter a temperatura. Não acredito que interfira no sabor.

Temperatura sim, sabor acredito que não.

Se for servido para degustação uma xícara de café coado em cada um dos modelos (Melitta plastico e porcelana), haverá uma dificuldade muito grande no discernimento. Ainda, acredito que isso não seja consenso.

 

Amigos, quando eu me referi ao sabor não foi nesse sentido que vocês falaram.Interfere no sabor sim, mas no sentido de utlização repetidas vezes.

 

Eu concordo que pra servir em um ou em outro é difícil o discernimento, entretanto eu me referi ao fato de que na porcelana, assim como no vidro e no inox os filtros após lavados inúmeras vezes e usados por longa data, após lavados ficam limpos e sem sabor. cheiro, e etc.

 

Já um de plástico após algumas utilzações fica com "gosto" e "cheiro" de café velho, o plástico não é inócuo...tanto é que a própria melitta recomenda trocar o de plástico de 6 em 6 meses.

 

Os melhores são os de vidro , porcelana e inox, a Hario eu sei que tem de porcelana e vidro,outras marcas tem de porcelana e outras de inox.

 

Foi nesse sentido que eu quis dizer, no sentido do uso repetido ao longo do tempo.

 

Resumindo, o de vidro, porcelana e inox, "lavou tá novo", já o de plástico não.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...