Ir para conteúdo

Qual tamper escolher?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Gil, porque não fazer um blind tumbler ou shaker como acessório para o Debut? Entre os distribution tools acho esse o mais útil. Eu compraria...

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,
Obrigado pelos esclarecimentos, com sua ajuda e a do Gilberto, estou com as dúvidas 100% sanadas.

 

Na verdade a minha intenção é aliar o hobby a profissão.

E sei, que com uma má distribuição, mesmo com nivelamento e compactação OK, o resultado na xícara é bem perceptível, até mesmo para o grande público.

A intenção é padronizar,  dar um "lock", tanto na distribuição, como no nivelamento e na compactação, e me preocupar com outras variáveis..
Sâo os estudos que estou buscando como um hobby, me aperfeiçoando, e quero também trazer para o business.

 

Nesse caso, estou falando em um investimento de USD 30 a USD 70, se isso me trouxer uma consistência maior, acho que é um ótimo investimento.

Mas concordo, tem muita coisa que é desnecessária, e é uma grande indústria que está se formando.. Confesso que as vezes é uma tentação, quase acabei comprando aquela Acaia scale (parte do hobby falando mais alto), mas  no final,  optei por uma balanbça xing ling de 25 reais (business me trazendo pra realidade), que me atende perfeitamente haha

 

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi o blinde tumbler, o copo do Debut não faz a mesma coisa ?

Gil, na teoria o "badalo" dele faz uma homogenização do pó, não necessitando de WDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que chacoalhar ele é que homogeiniza o pó, o badalo só serve para uma "queda" mais uniforme, penso que e a utilidade e similar ao do funil.

Uso o meu mais como "tamping station" para filtro, do que como distribuidor (não uso PF com arame, prefiro filtro solto).

Gosto mais do copinho (vidro ou inox: pensa EK43) para homogeneizar, não tem risco do badalo mexer e cair o pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive analisando melhor a compra de um distribuidor, que é o que o mahlgut dozer e o OCD prometem, tanto que pelos fabricantes, são entituladas de "coffee distribution tool", e não, "leveler", ou coisa parecida.

 

Assisti um video do Chris Baca, sobre o OCD, também analisei um tópico no barista hustle, com a própria opinião do Matt Perger, e de mais alguns usuários que possuem os "distribuidores".

Mas, pela maioria dos reviews, os distribuidores são apenas mais uma etapa do processo, não dispensam nenhuma das fases anteriores, como WDT e etc..

Ou seja, não vejo sentido para a aquisição nesse momento.

 

Segue fonte:

 

http://community.baristahustle.com/t/ocd-opinions-good-or-bad/597/5

 

quote

 

MattPergerMatthew Perger

 
 

I did a test comparing tapping, doing nothing, and OCD-ing. We measured TDS and tasted everything blind.

 

Tapping tasted best every time.
Doing nothing tasted awful.
OCD tasted better than nothing, but there was obvious unevenness.

 

I want to test more, but haven't had the time. I'm truly sceptical as to wether it can achieve better results than tapping. Maybe it could achieve parity if the coffee was well distributed before using the tool, but doesn't that defeat the purpose??

unquote

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Prezados, adquiri a poucos dias minha primeira máquina. Naturalmente estou empolgadíssimo. Tenho um amigo que manja de torno e disponibilizou a fazer um tamper pra mim. Minha dúvida é quanto ao material. Creio que a maioria seja de inox. Mas poderia ser de outro material? Cobre, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode fazer de qualquer material , o normal é  de inox , mas vc encontra tampers de cobre , latão,  alumínio,  na verdade Vc pode fazer até de madeira.

O comum é  inox , outros materiais como , cobre , latão e alumínio , são ligas macias e um simples tombo vai causar uma mossa no tamper.

Pela praticidade o melhor é  o inox mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...