Ir para conteúdo

Qual tamper escolher?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Então Léo, enquanto o Vala media eu estava lá nas casas Bahia Com o PF dela na mão...

 

Quando cheguei em casa para postar já tinha postado com a fita métrica.

 

Mas eu acho que diminuíram a qualidade dela, pois a primeira tinha pré infusão e válvula solenóide, essa Silver não :(

 

Acho que fizeram isso pela dificuldade que a maioria dos consumidores tiveram para operá-la ou para conter custos mesmo, não sei...

Mas que ficou bem inferior a antecessora isso ficou.... Quase metade do peso a menos

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Larga de ser curioso fã boy :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Até tu, Brutus? :lol:

 

Estou virando piada no clube. Acho que vou ter que maneirar, kkkk!

Também o Leo deixa uma mensagem toda enigmática, como é que não vou ficar curioso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkk

 

Hoje em dia eu trago muito trabalho para casa e por isso fico perto dos meus "brinquedos" com frequência.

 

Ano que vem é possível que eu tenha que ficar em tempo integral no escritório, por isso penso em levá-la para deixar na minha sala. É compacta e dá conta do recado. Daí eu pareio ela com o Breville e fica show.

 

Bom, esse é um dos planos. O segundo deles é adaptar um PID...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não usá-lo na Gaggia sim, colocarei na Chef Crema.

 

Mas o mais provável é que nas minhas férias eu instale o que está aqui na Gaggia. Se o resultado me agradar daí encomendo outro no eBay para a Chef.

 

A Chef tem coisas muito boas, válvula solenóide, pré-infusão e além disso é compacta e robusta. O único pecado dela é que as vezes a temperatura fica baixa para as extrações. Acredito que com o PID esse problema será solucionado em definitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa a se pensar com as máquinas domésticas é tentar fazer shots mais curtos. As caldeiras costumam ser pequenas e a massa do grupo não é tão grande, então quano menos [água fria entrar no sistema melhor fica a estabilidade durante a extração. Isso e mais o PID acho que dá excelentes shots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até tu, Brutus? :lol:

 

Estou virando piada no clube. Acho que vou ter que maneirar, kkkk!

Também o Leo deixa uma mensagem toda enigmática, como é que não vou ficar curioso???

 

Rodrigo,

 

Já passou da hora de você mudar seu nick de Rodrigoks para "Fan Boy"! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Caramba, 58 mm em uma máquina de entrada.

 

A Electrolux também está gostando de entrar no mercado do espresso, pelo jeito.

 

Espero que façam como a Breville...

 

Influi muito na extração do café o filtro ser 51, 53 ou 58? Entendo que a altura do pó compactado será menor... isso dá diferença na extração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio,

 

Na verdade os filtros de diâmetros maiores são até menos tolerantes a erros, pois como a altura do bolo é menor se torna ainda mais crítico realizar uma distribuição e compactação adequadas. Todavia, como regra geral, permitem o uso de doses maiores.

 

Acho altamente improvável que o diâmetro por si só dê diferença no resultado da bebida se mantidas iguais as demais condições da extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera,

Vocês que tem mais experiência que eu(ainda estou iniciando nesse mundo do café expresso) poderiam me indicar qual é o tamanho/formato correto de tamper para a minha Philco PHC19 ? Vi que existe um usuário aqui no fórum que faz uns tampers bem legais de inox(João) e gostaria muito de me livrar do original da Philco que é de plástico e parece ser um pouco menor que o espaço onde vai o café(fica um pouco de folga). Agradeço a atenção e aguardo resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Eu estava prestes a partir pra um tamper flat pra minha Mondialzinha com filtro despressurizado da Breville, mas agora leio isso:

 

http://www.baristaex...ple-tamber-base

"The Reg Barber C-Ripple makes a sweeter shot. It actually works!"

 

Base C-Ripple deixa o café mais doce? Alguém já fez um side by side de um C-Ripple vs Flat pra comprovar o que ele fala no texto?

 

E agora? Flat, Ripple ou C-Ripple pra C-08?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link da matéria da Isabela Raposeiras de como foi a certificação SCAA CUPPING JUDGE.

 

http://raposeiras.com.br/index.php/2010/05/como-foi-a-certificacao-scaa-cupping-judge-para-mim

 

Se quem testou, fez algo parecido, devo engolir o que disse e dar toda a razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

No site do da lojinha do clube temos seis opções de base pra tampers.

 

Alguém poderia me explicar, ainda que sucintamente, a diferença entre ripple e curve. E o US e o euro?

 

Lembrando que minha maquina é uma gaggia baby twin. Uso um tamper da rattleware, flat, que eu acho excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olha. Sinceramente não tenho interesse. Creio que o tamper ja da mais do que um controle suficiente. Fora que criar um projeto nao é barato! Estampar ou mudar um tamper é um custo absurdo. Faço pq é um mimo do CDC. Pq financeiramente é complicado.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rouston,

 

Concordo, vocês não tem que se sacrificar financeiramente, mas uns "brindes" seriam legais. Tipo uns adesivos pra colar no cantinho do café, na própria máquina ou no batedor de borra.

 

Algo pra enfeitar o tamper, o portafiltro, sei lá. Uma toalhinha bordada com o logo do CDC.

 

Bem, a artista é a Anita. Com a palavra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

Excelente sugestão. Há algum tempo venho procurando um bom pano para barista e é algo que nao se acha facilmente. Já tô cansado de usar Perfex...

 

Se o CdC fizer um panorama barista, preto ou marrom, com o logo bordado, é bem provável que venda bem. Sem contar que o custo deve ser baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...