Ir para conteúdo

Qual tamper escolher?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Tem panos pra barista ótimos no super. Só não diz que é pra barista na embalagem! :lol:

 

Perfex é ruim. Procure na parte de esponjas por panos de microfibra, especialmente se tiver algum atoalhado. É simplesmente perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem panos pra barista ótimos no super. Só não diz que é pra barista na embalagem! :lol:

 

Perfex é ruim. Procure na parte de esponjas por panos de microfibra, especialmente se tiver algum atoalhado. É simplesmente perfeito.

 

Mais conhecidos como "toalha bailarina".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Após a compra do porta filtro Naked, descobri que tenho mto o que melhorar, e um do itens desta minha relação, é a arte de calcar.

qdo vc ve o café saindo do filtro, e diz... esta "mijada" deve ser a tal canalização, e que as vezes, vem no plural e como nosso amigo fogo disse as vezes pode sujar toda a bancada ou mais!

Já vi a técnica do WDS e nutation (se não me falha a memória são estes os nomes) porém minha esposa já jogou fora os 2 ultimos clipes que deixei lá, assim como o copo com fundo cortado.

bom mais noite passada, em um momento de delirio total, num daqueles momento em que não se sabe se esta dormindo, sonhando ou ainda acordado... pensei... mas e se tivesse um tipo de tamper para fazer um pre tamper... algo que melhorasse a compactação e a distribuição, com a superficie como se fosse a de um rolo compactor, sera q funcionaria? algo com cravos de uns 3-5mm?

 

pgprodutos_rolo01.jpg

 

ou um tamper tipo ripple com sulcos (3-5mm) mais profundo e menos circulos, será que o joão consegue fazer algo assim?

 

Vlw e desculpem o delirio!

 

abraços,

Kleber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito se fala sobre os diferentes tipos de tamper, seus formatos, materiais, peso, etc. mas sem uma logica clara dos motivos que um funcionaria melhor que outro.

 

O que eu sei é, que de acordo ao "momento" e tipo de extração me sinto mais confortável com um ou outro tipo de tamper.

 

Hoje consegui entender UM desses motivos, e é o que depende da profundidade do filtro.

 

Como utilizo cinco filtros (além de outros 4 que não uso), três duplos e dois singles, e quatro tampers de diferentes diámetros: de 56, 57, 57,5 e 58,1mm e alturas de base: de 0,85, 1,1, 1,3 e 1,6mm, percebi que normalmente escolho o tamper cuja base chega mais perto do bordo do filtro, quando estou calcando).

 

Isto significa que, nos duplos utilizando os filtros de 14gr prefiro o tamper de 57,5mm de diametro e 0,85mm de altura da base, que chega bem pertinho da base e da para sentir melhor eventuais diferenças de altura, mas para o filtro de 18gr me resulta mais fácil com o tamper de 58,1mm de diametro e 1,6mm de altura de base, e que resulta em um nivelamento quase que perfeito.

 

O de 57mm e 1,1mm de altura de base e um "curinga", funciona com todos mas os outros se ajustam melhor.

 

Para os singles utilizo o quarto tamper que é o do moinho Macap, um concavo de 56mm de plástico e que não sei o motivo, mais e só colocar o PF com o filtro e o pó e apertar que o nivelamento sai automaticamente, impecável ao menos 95% das vezes até o momento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Nesse caso está explicado. Como a maior parte dos filtros single são côncavos e o tamper convexo o encaixe é feito perfeitamente sem necessidade de nivelamento exato.

 

Pelo menos é o que me parece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu vi nos cafés tirados em padarias em que o camarada, para um single, dá uma super dozada, compacta, ou ajeita melhor seria, com aqueles tamper convexos do próprio moinho, e lá sai o café. Segundo o Márcio, algum conhecido dele comentou que na Itália é meio por aí tambem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funciona muito bem, do porque funciona não tenho certeza, mas posso especular ...

 

1. O formato dos filtros singles se assemelha a um cone truncado, como um funil.

2. A maioria tem um "depósito" no meio, onde se concentra o pó.

3. Diversas matérias recomendam usar um tamper de 41mm para singles e apertar somente no meio.

4. O tamper da Macap é de 56mm.

5. Os tamper de 58mm podem achar restrição de diâmetro a medida que o filtro afunila.

 

Assim, acredito que o formato cônico do filtro single "dirige" a penetração, centralizando o tamper e colocando o mesmo em nível; simultaneamente, o formato convexo do tamper concentra a pressão no meio, emulando um tamper de 41mm, com as vantagens de:

 

1. Estar nivelado, graças a guia afunilada da parede do filtro.

2. Calcar também o pó das bordas do filtro (o que o de 41mm não consegue fazer pelo menor tamanho) selando melhor as bordas e desta forma diminuindo a possibilidade de canalização pelas bordas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi, meu filtro single, como acho que todos, tem um degrau no meio, essas matérias dizem para preencher e calcar somente nesse meio?

Eu estou sem balança, mas quantas gramas de pó seriam isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por "definição" o single tem 7 + - 0,5gr e o duplo 14 + - 0,5gr, que são as medidas mais utilizadas no meio comercial, onde cada grama a mais afeta o custo do produto.

 

Tem filtros que já vem para 8gr ou até mais, muitas vezes inclusive com a especificação gravada no corpo do filtro.

 

Mas muitos gostam de fazer updosing - mais o menos 9 a 10gr - ou superdosing com até 12gr ...

 

Com um tamper menor (para conseguir entrar no "degrau"), ou um convexo, fica mais fácil aplicar maior pressão no centro, onde se concentram os furos do filtro, o que segundo a teoria, seria suficiente para vedar toda a superfície do "degrau".

 

Eu ACHO que o tamper do moinho, além de centralizar e nivelar, apertando bem o pó do degrau (por ser convexo) calca ainda o pó sobrante, que fica nas bordas, dando uma vedação adicional que dificulta a canalização pelas bordas, que é um problema bastante comum quando se usa filtro single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3. Diversas matérias recomendam usar um tamper de 41mm para singles e apertar somente no meio.......

 

......2. Calcar também o pó das bordas do filtro (o que o de 41mm não consegue fazer pelo menor tamanho) selando melhor as bordas e desta forma diminuindo a possibilidade de canalização pelas bordas.

 

Segundo a afirmação 3, considerando que 50mm acima, que é uma medida que engloba todos os modelos que conheço de filtros, com uma base de 41mm teriamos sobras de 9 a 17mm nas laterais que não receberiam compactação, esta area por acaso não sofreria com uma canalização muito forte? suficiente para, inclusive, desprender o bolo compactado no centro do filtro? Fico imaginando quase dois centimetros, entre duas superfícies com alta resistência, um delas com algum teor de percolação e a outra impermeavel. Desta forma, podemos considerar que a pressão sempre tende para o meio de menor resistência. Sera que minha duvida procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hein²?

 

Como estou sem balança, eu nivelo pela borda do filtro e usando a colher tamper da Breville ( shut up and take my money, #not ) eu nivelo geral, com os 51mm mesmo.

Imaginei que isso daria 7 - 8gr, imagino que se usar apenas no centro deva dar metade disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moderadores,

 

Cadê aquele vídeo - que nao sei em qual tópico está - onde mostra o cara compactando um single no filtro La Marzocco com o filtro de 41mm?

 

Acho que uma revisitada nesse vídeo vem em boa hora para a discussão desse tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a afirmação 3, considerando que 50mm acima, que é uma medida que engloba todos os modelos que conheço de filtros, com uma base de 41mm teriamos sobras de 9 a 17mm nas laterais que não receberiam compactação, esta area por acaso não sofreria com uma canalização muito forte? suficiente para, inclusive, desprender o bolo compactado no centro do filtro? Fico imaginando quase dois centimetros, entre duas superfícies com alta resistência, um delas com algum teor de percolação e a outra impermeavel. Desta forma, podemos considerar que a pressão sempre tende para o meio de menor resistência. Sera que minha duvida procede?

 

Quem foui eu que escreveu isso? Ficou incompreensivel!!! :D

 

A minha duvida é o seguinte, teremos neste caso, o filtro que é de metal e portanto impermeavel, teremos uma área sem compactação de até 1,7mm e em seguida uma area compactada com 41mm, assim, seria possivel que a pressão na área não compactada ser capaz de deslocar o bolo no local compactado? Gerando assim um escoamento totalmente canalizado pelas laterais? Obtendo assim uma Sub-extração?

 

Acho que ficou mais claro. Sera?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano acho que vc tem q ler p texto do Cabral kkkkkk

Perco o amigo, mas nao perco a piada :) :)

 

Seguindo a tatica do texto do Cabral, 3ª tentativa:

 

No lugar que não compacta não vai passar agua com mais pressão e mais rapido do que no lugar compactado? Sera que a pressão da area não compactada não vai acabar tendo força para soltar o bolo compactado do filtro?

 

Xiiii, sera que melhorou? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorou. A pressão será igual em todo o filtro. O fluxo deve ser maior em lugares mais fáceis da água passar. E um buraco ou algum lugar que permita passar mais água derruba a pressão da linha.

 

Nas de bomba vibratória é bem claro, uma canalização grave causa até um som diferente na bomba, que condiz com a pressão mais baixa e fluxo maior. No caso das rotativas a variação de pressão é menor com essas diferenças de fluxo, mas claro que canalização causa uma extração ruim.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorou. A pressão será igual em todo o filtro. O fluxo deve ser maior em lugares mais fáceis da água passar. E um buraco ou algum lugar que permita passar mais água derruba a pressão da linha.

 

Nas de bomba vibratória é bem claro, uma canalização grave causa até um som diferente na bomba, que condiz com a pressão mais baixa e fluxo maior. No caso das rotativas a variação de pressão é menor com essas diferenças de fluxo, mas claro que canalização causa uma extração ruim.

 

Márcio.

 

O burrin aqui esqueceu que é um ambiente vedado com apenas um ponto de escoamento. A sub- extração é audivel em uma bomba vibratória? Não sabia disso. Nas rotativas, a variação de pressão seria visivel no manometro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estes dias encontrei um tamper com a base em formato de colmeia. O fabricante garante um café mais doce com notas de mel.

Fala verdade, ......rsrsrs

Obs. O tamper foi " mal feito" no photoshop

Ahuahauahauhaua ri muito

 

Vou perguntar pra esse cara se ele me faz um com a imagem de Jesus ... É godshot toda vez !

 

PS: Fazia um bom tempo que não visitava esse tópico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu preciso parar com minhas piadas, minha filha fala que depois que passei dos 50 elas estão horríveis, rsrsrsrs...

 

Gilberto,

 

Então eu devo estar ficando velho pois acho você um dos caras mais engraçados do fórum, kkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...