Ir para conteúdo

Qual tamper escolher?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Pessoal, só pra reavivar o assunto, já que pintou uma pergunta em outro tópico e esse aqui foi referido como destino da discussão sobre tipos de base.

 

Tenho bases Flat (57 e 58mm), C-Flat (57, 58 e 58,35mm - meus preferidos) e Convexo A-Curve (58mm). Já tive um Ripple (58mm), mas ele era campeão de canalização, troquei pelo A-Curve com um amigo que simplesmente adorou os cafés mais ácidos que o Ripple fazia, dizendo serem mais doces. Até expliquei que deveria estar canalizando e subextraindo, daí a acidez que ele dizia ser "doçura", mas nem vendo a coleção de jatos no Naked ele mudou de idéia.

 

O A-Curve tende a deixar as bordas do bolo oleosas. Presumo que extraia menos o conteúdo das bordas por criar uma área de menor resistência no centro. Fica muito fácil e confortável fazer nutation, nunca canaliza, mesmo quando forcei umas entortadas, mas acho que o café fica, realmente, um pouquinho mais aguado do que com o C-Flat e Flat.

 

Agora, tamper côncavo? Existe? Se existir, deve ter o efeito de facilitar canalização pelas bordas e impedir um fluxo decente pelo meio, justamente ao contrário do convexo, e também em oposição ao C-Flat, que torna quase impossível descolamento do bolo nas bordas e ajuda no nutation.  Um tamper côncavo é algo pra testar, nem que seja como piada. Alguém tem?

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que faz falta é aprender a usar o tamper direito , 90% do pessoal do CDC e autodidata (eu inclusive) a gente fica achando que precisa de um tamper hiperbólico (é questão de tempo para aparecer) quando na verdade ninguem se deu ao trabalho de fazer um curso  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa apresentação do Kaminsky, frame 42 dos slides, ele diz: "Flat 58.4mm tampers actually extract espresso higher than other tampers (i.e. curved, c-flat, etc)."

 

Nesse vídeo o cara explica que o mais importante é a distribuição do pó, não a compactação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curso de uso do tamper? :)

Curso de qualquer coisa , eu venho carteando a mais de 20 anos :P .

 

Como curso é meio sacal de fazer , vou esperar sair o tamper no formato de "Cissoide de Diocles" , esse vai fazer o espresso perfeito. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Taí, por isso que postei o que eu acho e me baseei nos resultados dos meus próprios experimentos... Não tem muito o que aprender num curso, é só ir "tampando" (na onda do "chocar" :rolleyes: ) e olhando os resultados no naked e provando as variações de sabor.

 

Ainda acho que o tamper perfeito vai ser o da curva de moebius... assim a extração nunca faz blonding! (badabum-Tssss :D )

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, com certeza! O problema seria contar as voltas pra saber quando parar de fazer o nutation,.. :)

 

Darcy, a distribuição é fácil de corrigir com o medir da compressão, principalmente se usar o Princípio da Incerteza de Heinsenberg (o real, não o ficcional do BB), pois se não dá pra saber a localização e a energia (deslocamento) de uma partícula, como trabalhamos com "particulados", é só não olhar para o pó antes de colocar o tamper em cima, depois basta medir a força com precisão que, automaticamente, todos particulados estarão dotados da mesma incerteza e, por consequência, uniformemente equilibrados entre si em sua área de "colapso"...

 

...depois é só chamar de "técnica de distribuição quântica" que tá tudo certo! :D

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, não sei se o Heisenberg aplica aqui. Acho é mais um caso do portafiltro de Schroedinger. A distribuição do pó é no mesmo tempo bom e ruim até vc faz a extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, sim claro... Brilhante sua proposição! ;)

 

Mas ainda acho que ambas teorias são inclusivas, pois não são necessariamente excludentes: se o particulado está em estado de indeterminação e sabemos apenas a energia medida e não sua localização particular (ouch!), o estado do conjunto pode muito bem ser uma superposição que, segundo a equação de Schroëdinger aplicada ao status qualitativo do café "a posteriori", pode mesmo resultar em qualquer dos colapsos de função, café-bom/café-ruim. Curioso é o café ser as duas coisas ao mesmo tempo até o momento da extração. Por que não escreve um paper sobre isso? ^_^

 

Talvez isso se aplique também aos grãos: talvez todo café seja do tipo "Schroëdinger" e só se defina como Robusta ou Arábica quando alguém coloca o preço...

 

:D:lol::D

 

Daqui a pouco só vai ter uma certeza nesse tópico: algum moderador vai dar bronca por conta do off-topic, vai determinar o fim da comédia e vai colapsar a função da nossa tirada de onda (ouch! again!)

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha sei não viu, mas acho que vocês estão comendo muita mamona e fruto do café...  relaxem, a maioria das nossas extrações são bem imperfeitas e nesse hobby assim como outros não tem como ter repetibilidade na perfeição, tem gente que faz a extração só distribuindo o pó sem compactar, outros compactam com mais de 20kg de pressão e por aí vai... as variáveis são muitas, em relação aos tampers prefiro o flat :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, Darcy, não vamos esquecer que o café tem os "peptídeos opióides" descobertos pelos pesquisadores da Embrapa... a tal da "super-morfina" deve tá fazendo toda diferença!

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, meu Deus... a gente fica umas horas fora e o povo só apronta... imagine quando os moderadores virem isso... kkkkk

 

Chega de café onda/partícula/arábica/conillon. Que tal voltar aos tampers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Já viram desse tipo?
É um alinhador, e depois, um tamper, com um sistema um pouco diferente do que já vi, com um tipo de rosca...

 



Assistam a partir dos 05 min e 45s, utilizado pela Erna Tosberg, no mundial desse ano
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose Kizner,

 

Este deve ser da Mahlgut, http://mahlgut-manufaktur.de/

 

Eles tem os 2, primeiro o alinhador, que usa uma base como o OCD , como se fosse uma pá de trator, que faz a distribuição e alinhamento do pó, e em seguida o tamper.

Tanto o distribuidor como o tamper o nível que a base pode descer é ajustado por uma porca e contra porca, bem prático ( eu tenho um), e eu diria que para uma cafeteria resolve, já que se usa sempre o mesmo café, a mesma dose, faz-se um ajuste no inicio do dia e já era. Em casa que variamos o café, a moagem ai já seria menos eficiente, sua construção é barata, não precisa de uma usinagem com ajustes, ...... até pensei em fazer, mas como gosto de complicar mais então estou fazendo o meu, rsrsrsrsrs Que descerá sozinho ao nível adequado para a distribuição do pó, vai atrasar um pouco pois vou patentear primeiro, rsrsrsr

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é que é exagero , ela usa 3 acessórios, um para distribuicão e os dois da Mahlgut , como o Gil falou um nivelador e o tamper .

 

Antes usou para wdt o blind shaker da Lyn Weber .

 

http://lynweber.com/product/blind-shaker

 

Durante o WBC onde teoricamente o paladar dos juízes é extremamente apurado , talvez esse carnaval de acessórios possa fazer diferença (na minha humilde opinião acho isso tudo puro marketing) , mas no dia a dia , basta o tamper bravo do Gil.

 

O campeão do WBC 2016 , usou um funil , para balançar o café, nivelou com o dedo e usou um tamper comum , nem fez WDT , sua técnica de distribuição foi balançar o café no PF. :D

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos e Gilberto,

O nivelador da mahlgut, ou OCD, já não tem papel de distribuir (WDT), além de nivelar? 

Não entendo o uso do blind shaker anteriormente..

Haha to meio confuso

Já tenho um dinamométrico bravo, mas quero também ter uma distribuição melhor antes do nivelamento e compactação, já que trabalharei com isso, e estava pensando em comprar um desse..

https://www.amazon.com/SMKF-Tampers-Leveler-Macaroon-Espresso/dp/B01LAGRRTO/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1479674547&sr=8-1&keywords=smkf+coffee+tamper

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tenho é este, um pouco diferente a parte superior, mas onde comprei tinha com este desenho também.

Tem vezes que mesmo você colocando a base alinhadora para dentro o máximo possível ele ainda faz uma compactação, pois deveria entrar menos no filtro, mas no geral eu tenho gostado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jose, o WDT agita todo o café, esteja na superfície ou na parte inferior do filtro, por isto os distribuidores são questionáveis, pois eles vão regularizar a parte superior do bolo, se você, com o tamper Bravo, antes de compactar , der uma girada nele sobre o bolo você vai ver que ele fica bem regular, mas talvez não fique com a mesma densidade em toda a área, o distribuidor teria o objetivo de deslocar mesmo mais pó para fora ou para dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Gilberto, é o que já pratico hoje, fica excelente, muito bem nivelado na parte superior.

Mas, o link do nivelador que eu passei, ele não exerce força sobre o bolo todo, é isso?
Somente na parte superior também?
 

O que eu gostaria de melhorar, é a distribuição do pó pelo filtro antes do nivelamento..;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc pretende trabalhar de forma profissional , vou repetir o que já disse antes , acho isso tudo marketing para vender coisas absurdamente caras , se vc pensar que 99,9 % das pessoas são incapazes de perceber a diferença de uma extração normal e outra com todas essa tranqueiras .

 

Aí vc se pergunta , mas porque esses caras ficam analisando tantas tranqueiras? Simples porque a maioria de nós tem um hobby , ou seja , isso é nossa diversão, consumir tranqueiras inuteais com propostas milagrosas e que não servem para nada.

 

Não dá para tratar um hobby como negócio e só levar em conta o "custo benefício" , pois o hobby vai perder a graça e virar "trabalho".

 

Da mesma forma não dá para tratar negócio como hobby e sair comprando tudo o que vc achar "legal" .

 

Respondendo sua pergunta o blind shaker e uma evolução do blind Tumbler, que era um acessório para o moedor manual HG1, a função dele é fazer a distribuição do pó, como o WDT é uma técnica para fazer a distribuição, o blind shaker faz a mesma coisa de outra forma.

 

Nessa página vc tem o vídeo mostrando como ele funciona e se vc quiser tem o diagrama , com um pouco de saco da para tornear algo parecido.

 

http://lynweber.com/accessories/blind-tumbler/

 

Não minha humilde opinião, o problema de distribuição tem mais haver com a estática produzida pelo moedor do que com essas técnicas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...