Ir para conteúdo

Dicas para aprimorar o paladar


Postagens recomendadas

Pessoal, sou novo no "mundo do café", fazendo da bebida um hobby não faz muito tempo; então, para um novato como eu, acredito que não seria errado dizer que eu ainda "não sei" beber café. Pelos assuntos que vejo aqui no fórum, o pessoal falando que tal ou qual café é melhor; para evitar essa ou aquela característica; que o café da marca X é melhor que o da marca Y... Fico (falando sério) admirado com as pessoas que têm um paladar que conseguem esse nível de diferenciação e fico querendo que chegue logo o dia em que vou conseguir diferenciar o "toque de mel", "doces frutas vermelhas", "finalização de caramelo" e tantos mais adjetivos presentes nas descrições de cafés que vejo.

 

Então, para que esse dia chegue logo, pensei em pedir aos colegas dicas de como aprimorar o paladar (se é que existem dicas/técnicas para isso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eterno aprendizado ! Difícil entender tudo sobre café uma vez que o mesmo possui inúmeros compostos aromáticos. Mas uma coisa é certa, prove vários tipos de cafés em diversos tipos de extração para tentar identificar o que lhe agrada mais. 

Tem uma coisa também, como posso dizer que um determinado café possui aroma de jasmim se eu nunca senti este aroma ? Creio que um contato mais contínuo com estes aromas e sabores ajudaria evidenciar as características de cada café ( poderia ser uma espécie de treinamento ).

 

OBS: Também sou novato neste mundo, estou aprendendo, aprendendo, aprendendo e sei que sempre aprenderei... O negócio é meio complexo mesmo !

 

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que não requer equipamento algum é cheirar e provar as coisas que mais citam no café... Frutas cítricas, vermelhas, mel, melaço, chás florais, e assim por diante. Aqui é mais o olfato que o paladar, mas sabemos que se complementam.

 

Outra coisa é treinar os sabores básicos, ao menos ácido, doce e salgado. Em algum outro tópico alguém passou as receitas. Pro sabor ácido usa-se ácido cítrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa interessante é provar dois cafés diferentes que tenham a mesma característica. Exemplo: dois que sejam super amendoados, ou chocolate, o sabor que repetir você já vai saber qual é. Aí para finalizar, Tome um com outra característica e note a ausência daquele sabor.

 

Isso me ajuda bem!

 

E claro, não precisa ser tudo no mesmo dia. Hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu acho mais produtivo tomar dois cafés com características diferentes, sempre lado a lado. Mais fácil compreender as diferenças de aroma, acidez, doçura, etc. Interessante também comparar as amostras quentes, mornas e frias.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui, eu também estou (ainda) nesta fase, de não perceber as nuances. Acho que é questão de treino mesmo.

 

Tenho estudado um pouco o assunto e mesmo nestes grandes grupos há ainda outras subdivisões. Por exemplo, entre os ácidos há diferentes tipos deles.

 

No grupão dos ácidos, você percebe por exemplo quando o ácido predominante é o lático (azedinho-doce)?

 

Complementando: o CD campeão paulista (o café da Laura) tem teor lático, me explicaram. Se você comprou deste, saia buscando este fundo de Yakult.

 

A parada é sinistra, como diria Alê Velloso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ter no mercadolivre um kit com toranja, ugli fruit e mirtilo, pra você começar a se situar.

 

Eu tô brincando, mas um amigo meu uma vez comprou um kit para vinho cheio de frasco com aromas. Me lembro que um era de banana. Mas não dizia se era prata, d'água...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se rachar ele não vai vazar pra todo lado? (Aí Gil! Primeira do dia! Tô me segurando! :lol: )

 

Como assim de perfumista?

 

A Andréia Suzuki, minha companheira oriental do fórum, me mostrou um kit desses de cheirinho.. Custava uma nota! Deixa eu ver se acho aqui...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra isso aqui Miyamoto :

 

http://www.espressoparts.com/LENEZDUCAFE_36

 

Vc cheira esse vidrinhos e pronto sai por aí carteando ............toranja , mirtilo , banana .......ou no caso de vc e o Cal , carvão , fumaça , cinzas e etc.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Yirgacheffe tem gosto de mirtilo, segundo a descrição que vem no pacote:

 

2014-02-18+21.04.33.jpg

 

O curioso é que mirtilo tem um gosto super sutil. Eu até gosto bastante, mas me recuso a pagar o que pedem aqui nos hortifruti da vida. Se bem que o café foi bem mais caro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a isto mesmo que me refiro. Andréia é uma que está me ajudando a aprender a identificar "as coisas".

 

O dela é mais caro que este, Gil, digo, Buraco Negro?

 

Será que tem um vidrinho com Yakult?

 

Bu, vamos rachar. Dividimos hermanamente: você fica com os rachados/quebrados e eu com os inteiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal deve ser o Mirtilo do vidrinho não a fruta , se aqui tivesse algum provador profissional ele poderia tirar essa duvida , no ultimo café que eu recebi do Jonathan , constava Toranja , como eu não sei como é o cheiro da Toranja do vidrinho fica dificil .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que provar o café (coado ou na prensa, expresso não rola para isto) com a cola ao lado e tentar caçar as referências é legal. Até para você perceber que não consegue perceber nada daquilo. :/

 

Cal, o mirtilo congelado tem saído por um preço razoável. Não é barato, mas perto do que custava, caiu muito. Cheesecake dele é imbatível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vidrinho é só um artifício para aproximar o aroma real. Eu confesso que não me animo muito com essa coisa de "aprimorar o paladar". Agora, toranja tem um gosto muito mais forte do que mirtilo. Toranja é grapefruit em português. Vende no Hortifruti, Prezunic, etc. Eu até gosto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal mesmo, como disse o Marcio, cheiro e sabor se misturam, tem que treinar os dois. O paladar para começar a perceber tem que se comer porções menores, com calma, mastigando bem e prestando atenção nos sabores, aprendi isto em um regime que fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, Bu, pelo visto você também teve aulas particulares com ela (não seja ciumento).

 

Estou tentando entender o lance da harmonização (que não é só o acompanhamento do café, de nosso outro tópico, normalmente é o que vem no pires do pretinho).

 

Então tenho batido uns papos com umas pessoas pra entender isto. Suzuki foi uma destas pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Anita. A fruta é boa justamente pelo gosto sutil. Não compraria o congelado. Nos eua eu comprava com alguma frequência. Fica bom com iogurte natural e algum cereal tipo corn flakes (ou aveia em floco grande, por exemplo). 

Agora, ficou engraçado "provar o café (...) com a cola ao lado": pensei logo na imagem do Pixote provando um café  :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, acho que o ideal mesmo para perceber os aromas, seria fazer o procedimento da SCAA. Alguns pontos são chatinhos mas dá para fazer algo parecido.

 

O ruim é que não dá pra beber o café depois...  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, melhor deixar a lata um pouco longe ou o cheiro vai atrapalhar a degustação. A menos que você esteja procurando uma nota de sapataria.

 

A frutinha congelada é boa para algumas coisas. Para outras só resta pagar o valor alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha

Eu costumo ler a cola antes de provar o café, mesmo no espresso. Provo, procuro os sabores e encontro um ou outro. Depois leio de novo a cola pra ver se nada passou despercebido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Andréia é parente da Daniela? Essa é bem mais bonita que a Raposeira, pelo menos.

Se não me falha a memória, a história do cheiro e gosto tem a ver também com receptores no céu da boa que são mais fáceis de estimular se você der a chupada típica dos provadores de café.

 

Puxa, só vi agora: mil! Ufa!

Editado por José Cal Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podíamos preparar um kit de treino como citado pela Raposeiras (acho), tipo vamos preparar uma solução docê, outra acida,.... Alterando as qtdades, colocamos a lição do dia ou da semana e cada um dã seu parecer do que percebeu, é claro teríamos que ter a ajuda de outro familiar para preparar as soluções e identifica-las.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, acho que o ideal mesmo para perceber os aromas, seria fazer o procedimento da SCAA. Alguns pontos são chatinhos mas dá para fazer algo parecido.

 

O ruim é que não dá pra beber o café depois...  :(

 

Pois é, estilo chinês: chupa e cospe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...