Ir para conteúdo

Dicas para aprimorar o paladar


Postagens recomendadas

Bruno: prova de que em algumas situações cola pode funcionar. :)

 

Gil: boas dicas. Tem mesmo que acostumar o paladar a perceber... além do olfato.

 

Gui: eu e ela estamos trocando ideias. E tentando chegar a algumas conclusões. Há um post dela em outro tópico explicando como fazer um "treino" para perceber doce/salgado/ácido/umami/esqueci o último. Foi a esta mensagem que Márcio se referiu aqui ontem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe importante é que as sensações variam de pessoa para pessoa.

 

Há pessoas mais sensíveis e outras menos sensíveis.

 

Uma vez vi uma matéria que comentavam sobre isto. Havia até um teste simples. Fazia-se um buraco de não sei que diâmetro em uma folha de papel e colocava na ponta da língua. Depois era só contar o número de papilas. De um certo número para cima eram bons provadores.. De certo número para baixo, podia lamber asfalto e falar que era Toranja.. 

 

:P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico esquentou. Acabou de ganhar uma tag de quente.

 

Bom, fazer o exercício, como sugere Gil, a partir das orientações da Andréia parece ser um bom começo. Preciso achar o ácido cítrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que fique registrado: é o que dizem, é o que dizem. De primeira mão não sei nada. Nem vou dar uma de Clinton e dizer que li Marx mas não entendi.

 

Anita, isso não é candy crush?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugar rush é mais comum, acho. Só que isso é invenção dos anglos. Não existe nada disso cientificamente falando. Existe sim, algo como food rush: comer algo torna a pessoa mais desperta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem barato de açúcar? Alguns alimentos dão picos de energia: chocolate (este talvez pela cafeína - já viu escândalo de mãe quando você dá chocolate à noite pro capetinha dela?), alguns alimentos dão picos de energia rápida ou lenta e atletas usam isto a seu favor programando certa alimentação para antes dos treinos ou uma prova longa etc.

 

Será que o açúcar não dá picos semelhantes? Este problema é sério para diabéticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem alimentos de índice glicêmico distintos, claro, mas o mito anglo de sugar rush é que, crianças principalmente, comem açúcar e ficam hiperativas. Isso é comprovadamente falso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí seria chocolate rush. Não sei se o efeito de se comer chocolate é notório assim. Só falei o do sugar rush porque me lembro que achei super estranho isso ser algo tão difundido nos EUA. Pelo menos foi lá também que vi em uma matéria sobre o assunto o desmentido do mito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui, agora procura uma mensagem da Andréia no tópico do protocolo SCAA. Ali ela ensina as proporções dos preparos de doce, salgado, ácido/azedo e o outro (não sei se tem o umami).

 

Ainda não estudei o caso, mas a ideia é perceber as predominâncias, principalmente nas diferentes concentrações.

 

Eu preciso passar na loja de artigos de confeitaria para comprar o ácido.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...