Ir para conteúdo

Dicas para aprimorar o paladar


Postagens recomendadas

Quando sair o meu novo 13º, em vez do café da coffee lab, dou esse presente pra vocês dois: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535574969-par-de-escarradeiras-alems-do-seculo-xix-_JM

Vai ser útil na empreitada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando de um post da Andréia aqui.. Ela comenta sobre a dificuldade de reproduzir estas soluções em casa devido às pequenas porções. E sugere balanças analíticas.. Fui só dar uma xeretada no preço de uma... A mais baratinha sai por uns 2 barão..  :blink:

 

Acho que vou na segunda opção dela viu.. Faz um balde de uns 10 litros e retira um copinho depois...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é pesar um balde de 10 litros..  :rolleyes:

 

Tava pensando aqui.. E se for reduzindo o título aos poucos? Acho que daria certo também e usaria pequenas porções.. Tipo de 100 em 100 gr de solução..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece o que acabei de falar.. Fui fazer umas continhas aqui e vi que daria muito trabalho para uma precisão menor..

 

Melhor encher os baldes mesmo, pegar um copo e pronto!  :P

 

Bons.. São 5 gostos, com 3 concentrações cada.. Ixi.. Vai sujar copos viu..  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo de como é comprado, não precisa encher balde. Cafeína em loja de suplemento tem em cápsulas de uns 400 mg, ou 0.4 g.

 

Solução de 0.14% ou 1 parte em 714. Diluir uma cápsula em 0.4 * 714 = 285 g de água.

Solução de 0.07%, dobrar a solução anterior com água

Solução de 0.035%, dobrar a solução anterior com água

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.. Vai depender de cada concentração.. Mas quando falamos em baldes.. Eram baldinhos.. De uns 2 litros..  :P

 

A parte chata é que minha balança é de 300g.. Vai ser um enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia, enche, pesa, esvazia...

 

E essas danadas de cápsulas são caras né? O problema é que vem muitas  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

À propósito.. Onde será que dá para guardar estas soluções já preparadas para testes em outras ocasiões?

 

Garrafinha de refrigerante de 500ml dá gosto?  :P

 

Era só arrumar umas 15 garrafinhas destas e encher. Depois é só colocar em vasilhas no dia que for provar..  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podem usar copinhos de café de plástico, assim não precisa ficar lavando aquele monte de copo rs

Quanto a quantidade pode ser meio copinho de plástico, não uma regra, pode provar o quanto for confortável!

No caso de guardar, bom nos testes eu utilizava aqueles copinhos de sobremesa (descartável) que vem com tampa. Acho que talvez vale a pena guardar as soluções de cafeína e de ácido cítrico, mas as de sal e açúcar podem ser feitas todas as vezes e em pequenas quantidades, porque são fáceis de serem preparadas...

 

O planeta e os ambientalistas me "desagradecem" por incentivar o uso desse monte de copinho! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Retomando o tópico: ácido cítrico foi moleza. Mas comprar a cafeína está sendo um problema. A farmácia de manipulação que consultei não vende matéria-prima. Parece que é proibido.

 

Os comprimidos de lojas de suplementos não tem cafeína pura, pelo que li na fórmula de uma marca (amido de milho junto com outros componentes). Serve este assim mesmo?

 

Gui, conseguiu a cafeína? Andréia, alguma sugestão de onde comprar?

 

E faltam ainda os copinhos de pp.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana.. Não consegui.. Mas confesso que ainda não tentei comprar  :P

 

Vou dar uma sondada por aqui...

 

Pelo menos os copinhos de PP são fáceis de achar..  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo isto aí.. Mas ela é pura pura? O que é este P.A. 100%?

 

Outro detalhe é o preço disto aí.. Deve ser caro pra chuchu.. E normalmente precisa-se de muito pouco a quase nada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeína pura é cara sim e a quantidade necessária é tão pequena que as vezes não vale a pena...

Quanto aos comprimidos ou pílulas, eu não sei se os outros ingredientes podem interferir no gosto.

Se conhecerem alguém que trabalha em laboratório podem pedir (inclusive já pesado :-)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atrapalhar acho que não.

Só tem uma coisa, a cafeína é bem chata de misturar (não é muito solúvel), se for usar a cápsula com amido misturem bastante, porque como o amido não dissolve, fica difícil saber quando a cafeína já dissolveu. Como a quantidade utilizada é pequena, qualquer perda na dissolução é significativa.

:-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez para facilitar a diluição poderia fazer uma quantidade maior de solução, adequada ao liquidificador ou mixer. Uns 200 - 400 ml.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...