Ir para conteúdo

1ª torra com o Fresh Roast SR 500


Ricardo Petruzza

Postagens recomendadas

Olá amigos do CDC, em primeiro lugar agradecer a postagem sobre a Coador Dourado e o Café da Fazenda Limoeiro, 100% arábica, peneira 16 acima.

Comprei 1kg e chegou ontem, hoje tive a coragem de tentar minha primeira torra, de minha vida e de meu Fresh Roast SR-500.

Por não estar ainda com meu termômetro infravermelho, não pude acompanhar a torra pela temperatura, fui no visual e não "por instrumentos", rs.

Comecei colocando 9 minutos dos quais os dois primeiros na temperatura baixa e o ventilador na velocidade máxima. Ao chegar em 7 (timer decrescente), ajustei para a temperatura média e velocidade por volta de 65 a 75%, quando atingiu uma cor laranja baixei mais um pouco a velocidade para "meia bomba" 50%, e aguardei o "first crack", ao ouví-lo subi para a temperatura máxima, quase por volta de 3 minutos restavam e aumentei a velocidade do ventilador. e assim foi até que aos 1.2 iniciei o processo de resfriamento, o qual tem auto-off (acredito ter um termostato). Mesmo assim retirei o café do recipiente, que inicialmente eram 4.5 oz = 127.5g , porém pela emoção da primeira torra e com a vontade de esfriá-lo para que o processo fosse interrompido, me esqueci de pesar depois. Prometo fazer na próxima torra (amanhã).

Apesar de torra uma quantidade pequena, algo em torno de 130g, dá pra repetir o processo várias vezes já que dura em torno de 9 minutos.

 

Minhas impressões:

O reservatório das cascas é insuficiente, deixou algumas cascas caírem, mas nada que os soprões e uma boa peneirada não resolva.

A torra me pareceu bem homogênea, os amigos poderão ver na foto que posto abaixo.

Tentei ficar numa torra média+ algo em torno do City Roast, City+ Roast.

Acredito ter sido relativamente bem sucedido em minha primeira experiência.

Infelizmente não deu para medir e traçar a curva e o perfil, prometo postar novamente assim que meu termômetro chegar e eu conseguir aliar a torra, o termômetro, as medições e anotações com o Roastlogger ou outro qualquer.

Abraços.

 

Ricardo Petruzza

Marília - SP

post-1714-0-87099700-1392774100_thumb.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez fosse melhor colocar lá no "mostre a sua torra", mas enfim. Bem uniforme a sua torra. Acho que na Pop Fun com o dimmer ainda não consegui tão uniforme. Pelo que sei, o seu torrador é essencialmente uma pipoqueira com dimmer pra resistência e ventoinha. Portanto, se eu conseguir uma gambiarra pra ventoinha, chego lá.

Assim no olho e com foto com flash, eu arriscaria que torra foi um pouco mais avançada que city. Você tem balança? O percentual de perda é uma medida boa de tomar nota. Até porque é a mais fácil de se obter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá José Cal Neto, obrigado pelas considerações.

Quanto a colocar em "Mostre sua Torra", entendo perfeitamente seu ponto de vista mas minha intenção foi além, na verdade é na verdade um review da SR-500 que até o momento ninguém havia feito, e em dois posts sobre esse torrador, ficou evidente a necessidade de alguém que o possuísse, trouxesse a experiência com ele, e foi exatamente o que tentei fazer.

Vou completar a postagem em outra oportunidade com a pesagem após a torra, que acabei por esquecer, devido à falta de experiência e à emoção da primeira torra. Além da curva e perfil traçados por software após a chegada de meu termômetro infravermelho.

Espero contudo ter contribuído para a escolha de algum de nossos amigos do CDC, e saibam que está no forno o SR-700 que vem acompanhado de software e entrada USB para que possa comandar a torra pelo PC (Windows).

 

Abraços.

 

 

Talvez fosse melhor colocar lá no "mostre a sua torra", mas enfim. Bem uniforme a sua torra. Acho que na Pop Fun com o dimmer ainda não consegui tão uniforme. Pelo que sei, o seu torrador é essencialmente uma pipoqueira com dimmer pra resistência e ventoinha. Portanto, se eu conseguir uma gambiarra pra ventoinha, chego lá.

Assim no olho e com foto com flash, eu arriscaria que torra foi um pouco mais avançada que city. Você tem balança? O percentual de perda é uma medida boa de tomar nota. Até porque é a mais fácil de se obter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o aroma dele torrado está delicioso, vou moer amanhã pela manhã e fazer um French Press e talvez a noite um espresso.

Na verdade não vejo a hora.

Valeu.

Abraços.

 

Ok. Não se esqueça de dizer o que achou do café também. Se não me falha a memória, tinha um bom preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acabei de torrar o limoeiro na pipoqueira.

Realmente o café está com um preço ótimo.

Posto impressões depois.

Fiz uma torra clara.

Da mesma forma que o pardinho também está exalando um aroma de leite no primeiro dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

Parabéns! Pela foto, parece que você realmente acertou de primeira.

Abraços.

Muito obrigado Guilherme, você sabe que tens muita participação nesse resultado.

Obrigado.

 

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato a torra parece bacana mesmo, o roteiro eles citam no manual ou você resolveu fazer como descrito ?

Gilberto, até tem alguma coisa, mas é bem pobre, não fala das torras somente das temperaturas no low, medium e high.

Então li bastante em nosso forum e também no Sweet Maria´s 

 

http://www.sweetmariascoffee.com/forum/viewtopic.php?f=25&t=2215&sid=556ecd2faffdabcca2891f3f71df20dc

 

E pelas torras fui tentando entender o que faziam e o resultado que alcançavam.

 

Misturei um pouco os aprendizados e arrisquei.

 

Agora, vou poder traçar o perfil dela e de outras quando tiver meu termometro infravermelho e acompanhar no Roastlogger. (dicas de Guilerme Torres).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extração relâmpago!

Também achei, mas acho que foi crema demais e café de menos, rsrsrsrs. Torra recente costuma ter muito mais crema. Pois antes dessa extração eu havia tirado 4 espressos normais e o temp de extração foi dentro da normalidade. Outro detalhe, eu estava com um filtro duplo.

Vou refazer com uma compactação um pouco mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A moagem foi a mesma da extração comum com portafiltro tradicional, tirei dois espressos duplos e o tempo de extração foi dentro dos 25 segundos.

Acho que havia pouco espaço para a crema no copo da RW;

Obrigado pela curtida.

 

Valeu uma curtida!

Ficou bacana! Só precisa moer mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, era crema demais e preencheu o copo da RW, se o café estivesse mais grosso tinha feito aquele efeito chuveiro, que nem a porta da geladeira, o cachorro e a gaiola do passarinho escapariam dos jatos. Kkkk. Já tive esse tipo de experiência, então ajusto para um a moagem mais fina ou acerto na compactação, ontem foi na compactação, mas a crema me surpreendeu.

Vou postar aqui uma outra extração no mesmo copo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E minha primeira extração naked com filtro para 3 shots na minha ex Rancilio Silvia e moinho Iberital MC Doser, com uma café Passaport Gourmet torrado naquela mesma tarde.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou conseguir abrir aqui... À noite eu assisto.. 

 

Mas ainda não entendi a sua primeira extração..

 

No vídeo são 12 segundos de extração.. Como você me diz que são 25s?  :o

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Miyamoto, vc não me entendeu, eu disse que antes dessa extração naked eu extrai duas vezes duas xícaras espresso com filtro para dois shots que durou algo pouco acima de 25 s, portanto a moagem está correta, a diferença é que era um filtro duplo ou seja o dobro de pó para um shot num copo para um shot apenas.

Foi isso.

Como poderá ver na extração da SIlvia, foi a mesma coisa, mas usei um copo maior de Whisky o intuito era observar a crema nem era a extração e o tempo, naquele momento.

Abraços.

 

Não vou conseguir abrir aqui... À noite eu assisto.. 

 

Mas ainda não entendi a sua primeira extração..

 

No vídeo são 12 segundos de extração.. Como você me diz que são 25s?  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal.

Boas as extrações. A da crema foi rápida mesmo, mas deve ter resultado um café gostoso, um pouco mais fraquinho.

Em casa, costumo fazer um duplo de 20s e completo com água quente (carioca). É minha preferência para o dia a dia, por ser menos agressivo ao paladar. Tem outras ocasiões que prefiro mais forte, é coisa do momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve ter resultado um café gostoso, um pouco mais fraquinho

Ao contrário, quanto mais cedo é parada a extração, mais forte (concentrado) fica o café e mais desequilibrado pro lado ácido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...