Ir para conteúdo

Modificações na PopFun


JorgeO

Postagens recomendadas

Nos próximos posts vou apresentar as modificações na pipoqueira PopFun para alimentar o motor separado e contolar a temperatura usando um dimmer.

 

Atenção, MUITO importante!

 

É necessário que se tenha uma caixa ventilada para colocar o dimmer dentro por segurança quanto a choques elétricos. Como o que apresento é um protótipo, não providenciei uma caixa ainda. Não recomendo modificar sem esta caixa.

Dentro da caixa o dimmer deverá ser instalado com as aletas na posição vertical.

 

******************

 

ATENÇAO! NAO LIGUE A RESISTÊNCIA SEM LIGAR A VENTOINHA ANTES, E SÓ DESLIGUE A VENTOINHA DEPOIS DE DESLIGAR A RESISTÊNCIA SOB PENA DE QUEIMAR A PIPOQUEIRA EM ALGUNS SEGUNDOS.

 

A pipoqueira modificada estará fora de garantia.

 

As modificações, apesar de simples, envolvem soldar e dessoldar fios. Se Vc não tem prática de solda, procure alguém que tenha.

 

Indico algumas peças que comprei na China pelo correio. Devem haver outras de fornecedores no Brasil mas eu não testei.

Outras poucas peças se conseguem em lojas de material eletrônico.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando-se o fundo da pipoqueira ve-se o lacre de garantia com o selo do INMETRO. Remova. Remova também os 3 pé de borracha.

 

Abaixo do selo de garantia tem um furo de parafuso. Todos os parafusos são cabeça Philips, magnéticos.

 

Remova 2 parafusos maiores dos furos centrais e 3 menores dos furos das bordas.

post-2062-0-03061000-1393269265_thumb.jpg

post-2062-0-17119000-1393269277_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preste atenção na posição da tampa preta, ela suporta o interruptor e deve ser nstalada na mesma posição. Veja que a tampa preta tem 2 pinos que encaixam em outros 2 na peça preta interna.

 

Afaste a tampa preta, se quiser solte os fios do interruptor (não é necessário mas facilita).

 

Fica exposto o circuito impresso.

 

No lado esquerdo da foto está o motor, e nas pistas metálicas que ligam no motor está bem marcado o positivo (+) e o negativo (-).

post-2062-0-59509200-1393269707_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No lado de baixo do circuito impresso, à direita na fotografia, temos 4 diodos pretos. Os fios destes diodos que estão soldados na placa devem ser dessoldados e afastados, tanto no lado + como no lado -.

Um fio vermelho deve ser soldado no lado + e um preto no lado -.. Dê um nó nestes 2 fios juntos a uns 10cm das soldas para que eles fiquem presos na caixa caso sejam puxados.

post-2062-0-57209200-1393271207_thumb.jpg

post-2062-0-97893600-1393271263_thumb.jpg

post-2062-0-33357000-1393271344_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Jorge, mais simples do que eu pensava que seria.

Com esse controle de temperatura, a pipoqueira vai ficar mais domesticada e as torras vão poder evoluir de forma melhor.

Abraços,

Guilherme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solde um pequeno pedaço de fio entre as 2 soldas à direita (fio azul claro, etre a solda do centro e a de baixo na foto)

 

Faça um furo no corpo da pipoqueira junto à entrada do cabo de força para passar os fios preto/vermelho

 

Torne a montar a pipoqueira, verifique que o interruptor está operando antes de apertar os parafusos.

post-2062-0-75815500-1393272796_thumb.jpg

post-2062-0-16815200-1393272954_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fio azul é que faz o curto que você mencionou? Imagino que os fios preto e vermelho sejam do seu dimmer, certo? Eu tenho um dimmer que tem entrada pra tomada da pipoqueira, portanto acho que não tem muito o que fazer. A não ser que eu arrume outra fonte pra ventoinha, ou estou errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Solde um conector de fonte nas pontas dos fios vermelho/preto. (minha fonte é 5,5mm, negativo externo)
Corte, separe e estanhe UMA das pernas do cabo de força da pipoqueira

Parafuse as pontas estanhadas nos dois parafusos do dimmer.

Faça um furo na caixa de proteção para passar a rosca do contrôle do dimmer. Instale o dimmer na caixa  usando a porca da rosca.

*********************

Isto encerra as modificações da pipoqueira.
 

Nota: Não estou podendo fazer upload das últimas fotos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fio azul é que faz o curto que você mencionou? Imagino que os fios preto e vermelho sejam do seu dimmer, certo? Eu tenho um dimmer que tem entrada pra tomada da pipoqueira, portanto acho que não tem muito o que fazer. A não ser que eu arrume outra fonte pra ventoinha, ou estou errado?

Sim, o azul é o curto. O fio preto/vermelho é para a fonte externa da ventoinha. Assim, dá p/ usar seu dimmer, é só não fazer a modificação do cabo de força que eu fiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais um teste com a PopFun modificada:

 

Colei 3 tampinhas de garrafa plástica ao lado dos pés de borracha. Com isto a pipoqueira ficou mais afastada da mesa e o fluxo de ar aumentou.

 

Mas surgiu um problema - a temperatura mal passou de 200 gráus, não houve primeiro crack, mesmo com a rede em 124V e com a potência da pipoqueira sendo mais de 1200W com as mudanças feitas.

 

Isto significa que não é possível evitar agitação seja com colher de pau, seja com o Harlen Shake. Eu pretendia fazer testes com voltagem mais alta no motor, mas agora não faz sentido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estranho isso, porque eu acho que já fiz uma torra inteira sem dimmer chacoalhando a pop fun. Ou seja, nem sequer tocou na mesa. O fluxo de ar aí era máximo.

Realmente estranho. Testei 2 vezes, uma vez sem a 'concha' preta no lugar, outra com ela no lugar. A primeira vez a temperatura foi mais baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 5 months later...

:( :( :(

 

Tentei fazer a modificação na minha pipoqueira (110V) hoje e não deu certo. Eu comprei uma fonte de 12V e 5A IGUALZINHA a que o Mortari havia comprado, mas foi pior que a experiência do Mortari.

 

13607464283_7f3861e34b_c.jpg

 

Só que o resultado foi diferente. Ao invés de ficar com o ventilador girando fraco, ele girava coisa de um segundo e parava por uns 2 segundos, aí girava um segundo e parava mais 2 segundos, num ciclo. Tentei ligando invertido, ligando direto no motor (ao invés do local indicado pelo JorgeO) e deu o mesmo resultado. Agora tô assim:  :unsure:  :wacko:  :unsure:  :wacko:

 

Pra piorar, eu tirei fora os 4 diodos e não tô a fim de soldá-los de volta. Ou seja, tenho que resolver esse lance do ventilador logo!!! Tenho uma fonte de DELL de 19V e 3,5A, mas eu não queria cortar o plugue macho dela para ligar na pipoqueira. Será que a outra fonte é muito zoada, por isso não funciona? Medi a tensão dela e deu 12,2V. Medi a tensão do ventilador da Pop Fun antes da modificação e deu 8,3V.

 

Alguém me salva, por favor?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só Santiago. Fui agora testar a bomba centrifuga que tenho aqui numa fonte 12 V - 3 A. Ficou pulsando como você descreveu a sua com a ventoinha!

 

Fui medir a resitência da bomba e é 1 ohm, ou seja, na partida vai uns 12 A! Essa minha fonte não deu conta.

 

Apesar de sua ventoinha gastar uns 2.4 A na partida, e a fonte dizer suprir 5 A, pode ser que não o faça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo praticamente nada de eletrônica. Vocês falam e eu sigo a receita. Hehe...

 

O que achei mais esquisito foi a fonte ter dado um resultado diferente do que o Mortari teve. Talvez seja porque a pipoqueira dele é 220V.

 

Agora tô na agonia aqui querendo resolver esse pepino. Amanhã devo testar com a fonte do Dell. Vou ter que cortar fora o pino para poder soldar os fios. Só estou com receio de cortar o fio, zoar o carregador e não funcionar mesmo assim! :/ :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm se a dele é 220 v, possivelmente a ventoinha dele tem resistência maior.

 

Tem que cortar mesmo o plug? Se for dos mais comuns basta enfiar um fio dentro do plug e o outro amarrar por fora com fita isolante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, por isso que estou aqui na dúvida. O Mortari acabou usando a fonte do notebook da esposa e diz que achava ser 20V e 3,5A. Deve ser igual a que eu tenho. Por isso estou pensando em arriscar. Vou dar mais um tempinho para ele ou alguém responder, senão vou arriscar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que decepção. Tentei agora com a fonte do Dell de 19,5V e 3,34A e não deu certo. O motor mal girou. Só percebi que ele havia girado pois vi o eixo dele girando, mas não deu nem pra ouvir ruído nenhum. A fonte tem um LED verde que fica aceso quando ligada na tomada. Após ligar os fios no motor, o LED se apagava. Já não sei mais o que fazer para essa coisa funcionar.  :wacko:  :unsure:  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...