Ir para conteúdo

Modificações na PopFun


JorgeO

Postagens recomendadas

Não é possível que seja tão difícil assim alimentar um motor elétrico, viu!  :wacko:

 

Tem um monte de fonte no MercadoLivre de 12V e 10A, 20A, 30A... Meu medo é comprar uma dessas e não funcionar!!!

 

Quanto aos fornos do Guilherme, estou começando a cogitar essa possibilidade. Hehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, não! Que demais.  :lol:  :lol:  :lol:

 

Essa foto vai direto para o https://www.facebook.com/ThereIFixedItTIFI

 

Santiago, você acaba de inventar o primeiro torrador de café ambulante do mundo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazia tempo que não ria tanto com um post aqui do fórum, viu.... essa foto tá demais!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk...  R2D2 ...xD

 

Espero que a insistência e criatividade retorne em boas torras cara, você merece! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz Santiago, só vi agora o seu drama.

 

Pelo jeito o motor da pipoqueira 110v e 220v são diferentes mesmo então. Vou checar exatamente a voltagem e amperagem da fonte de notebook que estou usando e te falo, mas com aquela de 12V da foto o motor girou e até consegui fazer uma torra, mas não gostei porque o fluxo de ar ficou mais fraco que o original (escrevi isso lá atrás).

 

Com a fonte do notebook (é um Lenovo, tem o plug igual então nem precisei cortar nada) o fluxo ficou mais forte que o original, tenho torrado 150g por batch e só preciso ajudar com o cabo da colher de pau até o fim da desidratação, depois vai tudo por conta própria (depende do café, alguns já começam a girar sozinhos mais cedo).

 

Se eu fosse você pensaria na compra de uma fonte com tensão mais alta ou, talvez, variável (aí não sei se fica muito caro).

Como ficou a ventilação ligando na bateria do carro, deu pra avaliar se estava igual, melhor ou pior que a original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Drama mesmo. Mas acho que hoje chegou ao fim...

 

Comprei uma fonte de 12V (dá pra variar, acho que até 13,5V) e 10A no Mercado Livre. Chegou hoje. Testei agora a noite o ventilador e funcionou muito bem!!! :D Ainda não testei com grãos, mas agora estou confiante que vai dar certo. Aparentemente o fluxo de ar está como a original (na bateria do carro deu a mesma velocidade, já que as duas fontes de eletricidade tem a mesma voltagem).

 

Se puder medir a voltagem e amperagem da sua seria legal, apenas por curiosidade, mesmo. Eu também acredito que o motor da sua seja diferente por ser 220V.

 

Depois que eu testar, se eu tiver sucesso, eu faço um vídeo da torra. O legal é que se der certo, o mod na Pop Fun fica bem em conta. A fonte custou 28 reais!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôloko, Burny! Estava bagunçado porque eu só estava testando. Na torra que eu fiz os fios já estavam mais arrumados. Na loja de eletrônica só vende mínimo de 1m de fio, então ficou grande mesmo. Hehe.

 

Acho que o Burny está tentando arrumar um descontinho para trocar de torrador depois. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Santiago!

 

Seu set está exatamente igual ao meu, acho que você vai sentir uma diferença legal (pra melhor) na hora de torrar. É bom conseguir reduzir o calor sem prejudicar a agitação e, principalmente, poder resfriar os grãos na própria pipoqueira. Só tome muito cuidado pra nunca ligar a resistência com a ventoinha desligada hein.

 

Não sei de quanto será o batch que você vai conseguir torrar com essa fonte, mas se o fluxo estiver mais forte que o original e você for aumentar a massa de grãos, provavelmente precisará de um "prolongador na câmara" (nome bonito para "gambiarra com lata de alimento vazia"), se é que já não usa, caso contrário vai voar muito grão pra fora da pipoqueira durante a torra.

 

Na minha uso uma latinha de milho aberta dos dois lados, com as rebarbas rebatidas por dentro (pra não machucar o usuário ou o café) e com um corte em um dos lados até um pouco mais da metade da lata, pra reduzir um pouco o diâmetro e encaixar na boca da pipoqueira. Mesmo assim, no final da torra, um ou outro grão acaba pulando pra fora. O Rodrigo usa (ou usava) lata de tomate pelado que é um pouco mais alta. O problema desses "prolongadores", na minha opinião, é que, apesar de necessários, atrapalham um pouco a vizualização dos grãos, principalmente se não estiver torrando em um lugar muito bem iluminado (meu caso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei um termômetro com fio para poder colocar o visor na frente da câmera do meu notebook e ler a temperatura com OCR. Estou aguardando chegar. Depois disso, a pipoqueira vai ficar perfeita para mim. Ou melhor, preciso também resolver o lance das películas, mas isso é o de menos.

 

Esse termômetro eu estava colocando sempre até o fim, mas alguns grãos acabavam ficando presos entre a base da pipoqueira e o espeto. Então na minha última torra eu coloquei um prendedor de roupas para segura-lo e não deixar encostar no fundo. Deu certo e não travou mais nenhum grão. Vou marcar qual é esse ponto. Valeu pela dica, Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz mais duas torras, tentando seguir um perfil. Não consegui bater exatamente as temperaturas que estabeleci, mas deu pra ficar muito perto da meta. Com um pouco mais de prática as torras vão sair do jeito que espero.

 

O legal é que a pipoqueira é um esquema bem barato para obter um resultado bem legal. Estou muito satisfeito em começar a aprender a torrar com esse equipamento. No meu caso, a pipoqueira é 110V. O custo é relativamente baixo:

 

- Pipoqueira Pop Fun Mondial: R$90,00

- Dimmer 1500W/110V: R$45,00 (pode ser um outro dimmer mais barato, já que para separar a alimentação temos que desmontar a máquina)

- Fonte Chaveada 12V 10A: R$28,00

- Termômetro espeto: R$28,00

- Tomada e fios: ~R$30,00

- Frete: ~R$50,00

 

No fim das contas, o valor total deu por volta de R$271,00. Dá ainda para economizar comprando o dimmer e o termômetro direto da China pelo eBay.

 

Fiz uma torra com 127,5g de grãos verdes. Não precisei mexer com a colher de pau nem no começo da torra. E mesmo baixando a voltagem da fonte ao mínimo, a agitação no final da torra estava tão alta que alguns grãos começaram a voar para fora. Ainda não coloquei a lata de tomate para estender a câmara dos grãos. Só falta isso e o termômetro com fio. Estou quase lá! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um torrador de leito fluido manual com bastante controle.

 

Acho que deve dar conta de uns 200g sim, mas agitando com a colher de pau no início. Não sei se tenho vontade/necessidade de torrar tudo isso. Quem sabe um dia eu faça um teste. Meu objetivo é fazer torras relativamente razoáveis, para torrar os grãos verdes importados que eu comprei/comprar. Como vem 250g no pacote da HasBean, vou dividir em 3 lotes de 80g (uns 10g eu devo desprezar na catação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se aguentar 200g o motor da sua pipoqueira está soprando bem mais forte que o original.

 

Na minha, com 20v é perceptivelmente mais forte que era originalmente e, mesmo assim, o máximo que dá pra torrar com "conforto" (usando a colher de pau só até uns 160~180°C) são 150g, mais que isso já começa a prejudicar demais a agitação. Já cheguei a testar 180g (ou 190g, não lembro ao certo) e não foi legal, tive que usar a colher de pau do começo ao fim.

 

Santiago, que termômetro com fio é esse que você comprou?

Faz uns 20 dias que comprei um desse aqui e mais alguns termopares diferentes (como esse) e estou esperando chegar. Também vou tentar fazer o esquema de OCR com a webcam pra ver se funciona legal (apesar de achar que fazer a entrada manual no Roastmaster é bem tranquilo quando não se precisa ficar mexendo os grãos com a colher).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...