Ir para conteúdo

Modificações na PopFun


JorgeO

Postagens recomendadas

Minha primeira tentativa de usar a PopFun sem modificações foi tão "ambientalmente desastrosa" que perdi o "alvará de torra" no mesmo dia. Só de falar em torrar café em casa eu já consigo um certo grau de atrição por aqui... :ph34r:

 

Recomendo fazer as modificações ANTES de tentar torrar na pipoqueira. Mesmo! E é tudo bem simples, as partes "complicadas" você pode comprar pronto hoje em dia. Se tivesse de montar um dimmer e uma fonte de alimentação a partir dos componentes, daí complicaria. Com tudo "mastigado", é uma questão de conectar os "módulos" seguindo as postagens anteriores... Quem dera eu tivesse esperado esse tópico evoluir antes de me meter a besta com a pipoqueira :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que logo na saída não, pois atrapalharia. Mas, se usar um prolongador (que tal um vidro desses de lamparina?), pode até rolar. Mas, no final da torra, tem que separar os grãos das películas, pois vai ficar tudo junto e misturado. Agora, com tela, nada de mexer com colher de pau ou similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tela pode ser feita recortando uma tela de fritura, dessas que vende em mercado para que a gordura não espirre para fora da panela. Tem vários tipos, mas existem algumas que possuem furos um pouco maiores (embora ainda bem finos). Outra opção é comprar tela para aviário, desde que a furação seja bem pequena (não pode passar de 3mm), sob pena de as películas escaparem mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu torrador a tambor sempre fica alguma película junto aos grãos. É um saco isso, pois prejudica o aspecto beleza do café após a torra. Já pensei em criar um tubo para simular leito fluído após a torra e separar as películas dos grãos. Faria com um cotovelo na saída, para que as películas saiam direto para uma peneira de nylon dessas de caçar borboleta, com trama bem fininha. Mas o que acabo fazendo é, depois da torra, com o torrador frio, recolocar os grãos dentro do tambor e deixar girar bem uns dez minutos. É suficiente para toda película residual ser triturada pela força centrífuga aliada à agitação dos grãos e escapar pelos furos do tambor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer a mesma coisa com a pipoqueira modificada. Com apenas o motor da ventoinha ligado, basta criar um tubo que direcione as películas para uma peneira, que vai tudo embora para o lugar certo. Assim, com a modificação sugerida anteriormente (vidro de lamparina e tela de fritura), mais a criação de um tubo (aqui não precisa se preocupar com o calor, pois não haverá resistência funcionando) com saída de ar direcionada para uma peneira e xô sujeira. Agora é gambiarra que não acaba kkkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Pessoal, boa noite. Sou novo no forum.

 

Estou utilizando a pipoqueira, pois simpatizei com as ideias do fórum aqui e estou fazendo as modificações que o amigo JorgeO sugeriu no tópico.

 

Comprei o dimmer e a fonte 12V 10A. Agora estou tentando entender o funcionamento elétrico.

 

Pelo que vi, vocês mesmos disseram ai e eu pude ver também por conta própria que o motor e a resistência estão em série. Mas tem um fio azul que sai de algum lugar na resistência que eu não consigo ver pois não consegui abrir a resistência. Esse fio vai exatamente aonde na resistência?

 

Parece que a resistência é 127V (alternada) e só o ventilador é corrente continua. To certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fabricar um tubo de vidro a partir de uma garrafa, jarra ou pote de conserva, poderia usar algo assim:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699230781-cortador-de-garrafas-de-vidro-eletrica-110v-ou-220v-_JM

 

Ao menos facilita para se obter um tubo no diâmetro adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não vejo tanto problema com as películas. Com um aspirador some em 2 passadas.

Tem que tomar cuidado com o vidro para não se queimar.. e como não separei a ventoinha, tenho que ficar chacoalhando a pipoqueira então não é uma boa opcao para mim este tubo (mas no início mesmo com o ventilador no máximo os grãos precisam de uma chacoalhada ou colher de pau.. )

 

Sugiro que teste uma vez somente com o dimmer e sinta as dificuldades e por aí vai...

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui!!! Fiz quatro perfis de torra diferentes, todos eles variando a temperatura a cada dois minutos, durando no total 12 minutos de torra, com 5 minutos de resfriamento:

 

Perfil 1

0 a 2 minutos = 130

2 a 4 = 150

4 a 6 = 170

6 a 8 = 180

8 a 10 = 190

10 a 12 = 205

 

Perfil 2

0 a 2 minutos = 130

2 a 4 = 150

4 a 6 = 170

6 a 8 = 190

8 a 10 = 205

10 a 12 = 215

 

Perfil 3

0 a 2 minutos = 140

2 a 4 = 155

4 a 6 = 165

6 a 8 = 175

8 a 10 = 185

10 a 12 = 195

 

Perfil 4

0 a 2 minutos = 180

2 a 4 = 185

4 a 6 = 190

6 a 8 = 195

8 a 10 = 200

10 a 12 = 205

 

 

Amanhã vou provar =p

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae jvictormp! \o/

 

Desculpa não ter respondido sua dúvida, mas realmente não tinha ideia de como te ajudar. Hehe...  :ph34r: Mas é relativamente simples fazer a modificação, não é?

 

E aí, o que achou da experiência de torrar na pipoqueira com a modificação?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito melhor do que sem a modificação!

 

 

Antes era uma correria danada kkkk

 

Agora dá pra controlar beleza!! Sem contar o resfriamento que é excelente, desligando a resistência e mantendo o ventilador rodando. Com 5 minutos o grão já tá em 40ºC.

 

Só reparei que ela não alcança mais os 215ºC. Na verdade, eu tentei chegar nessa temperatura no perfil 2, porém a máxima foi 209. Acho que é por que o ventilador está mais potente com 12V. Mas isso pode ser resolvido depois..

Editado por Santiago Luz
Removida citação de post anterior. Favor se atentar as regras.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal! Bem mais tranquilo, né? :) Com a modificação, não precisa mais se esforçar para dominar o equipamento. Agora é se concentrar na teoria da torra e aprender os perfis. Essa é que é a parte difícil!!! Hehe

 

Qual o tamanho do lote que usou nas torras? Talvez aumentando um pouco o lote, você consiga segurar mais o ar e fazer a temperatura se elevar mais. Em último caso deve dar para colocar um dimmer e controlar a voltagem que vai para o ventilador, mas acho que não vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu ainda não tenho balança hehe.

 

Tenho um copinho que uso por medida padrão aqui. Imagino que sejam uns 120g.

 

Vou experimentar a ideia de aumentar o lote. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Pessoal, vou me aventurar nas torras domésticas com a pipoqueira também.

 

Comprei a pipoqueira e agora vou atrás das peças para fazer o MOD.

 

Estou achando o frete caro e então vou tentar achar em alguma loja local, se não conseguir ou no ML mesmo.

 

Espero conseguir alguma coisa e entrar pro clube dos torradores domésticos [emoji16]

 

Que software vocês recomendam para auxiliar nos perfis de torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra aumentar a dúvida.

Eu estava pesquisando sobre pipoqueiras e até postei aqui um dia sobre a diferença entre a Pop Time (Britânia) x Pop Fun (Mondial), pq a diferença de valores é grande.

O pessoal comentou que a Britânia não tem um fluxo de ar muito bom e etc, desisti de compra-lá.

 

Minha esposa quis me fazer uma "surpresa" e comprou uma pipoqueira, adivinha só qual? A da Britânia rs, arrisquei realizar a torra, tirando a questão da temperatura subir muito rápido (o que é um problema comum em qualquer pipoqueira), considero que fiz boas torras na mesma, mas ainda fiquei com aquela dúvida de ser a melhor opção para torras.

 

Abri o site do Sweet Marias para aprender melhor sobre torras e fuçando lá vi que eles estão vendendo uma pipoqueira (https://www.sweetmarias.com/product/west-bend-air-crazy) exatamente igual a Pop Time da Britânia.

Britânia:

Oferta-245.jpg

 

Sweet Marias:

aircrazy1_56d4a3090b42a_746xauto-jpg-kee

 

Só estou compartilhando minha dúvida e mostrando que podemos optar por um equipamento mais acessível!

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Fiz esses dias um Brejetuba... Que café dificil de torrar na pop fun sem mods...
Acostumei com o Mantissa, bem tranquilo e redondo, o Brejetuba piscou ficou desigual!
Película desgraçada que não solta e engana o visual pelamor.....

Hoje a noite vou torrar mais um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei Ricardo, vc está torrando sem os mods ou já os fez?

 

Eu estou sem os mods ainda, por enquanto só termômetro. Tenho usado grãos do Mario pra treinar

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou fazendo sem as mods também, por enquanto.

 

Esse final de semana vou tentar fazendo as pontes que o Rafa citou de desligar a pipoqueira em alguns intervalos de temperatura pra ver se desenvolve e melhora o sabor

 

Minha última torra ficou "não ruim".

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo varias pontes, mas com meu termometro é inútil, é tudo no mais ou menos entre 150º e 180º... entre 180º e 240º  rsrsrs
Mas realmente faz diferença. Uma torra que levava 4 minutos consegui fazer com 6:20 muito melhor desenvolvida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo fez o MOD pra mim. Mas nem 80g de café cru ele gira, preciso fazer manualmente. Ele isolou a ventoinha com uma fonte e a temperatura eu controlo com dimmer. Será que houve algum erro?

 

4d40b3884e573aa78b862becdb35e9f1.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...