Ir para conteúdo

Bezzera Unica


Burny

Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Como prometido um tempo atrás, aqui uma breve revisão (subjetiva e incompleta) da Bezzera Unica. Temos essa maquina alguns meses agora e gostamos muito dela. Faz um ótimo espresso e serve também para fazer um bom cappuccino, com as restrições de uma maquina SBDU.

 

Detalhes técnicos:

  • Grupo Faema E61 com thermo sifon
  • PID interno para espresso e vaporização
  • Manômetro de caldeira
  • Aço inox 1.4408
  • Caldeira de cobre com 0,50 litros, montado em pé
  • Reservatório de água de 3 litros (maquina desliga com menos que 0.5 L no reservatório)
  • Bomba Ulka EX-5 (15 bar)
  • Voltagem: 220-240V em 50/60 Hz
  • Resistência: 1500 Watts
  • Acessórios incluídos: 2 porta filtros (para uma dose e duas doses), 1 tamper plástico, 1 colher medidora de pó, peneiras de 6 e 12 g e 1 para retro lavagem, 1 escova de grupo
  • Peso líquido: 18 kg.
  • Dimensões (cm): 25 x 37,5 x 42,5

 

http://www.1st-line.com/store/pc/catalog/Bezzera/Unica_detail.jpg

 

http://www.1st-line.com/store/pc/catalog/Bezzera/UNICA/inside-right_detail.jpg

 

 

Vantagens:

  • Maquina pequena com boa relação custo-benefício
  • Rápida: 2,5 min até 93 °C no PID, temperatura estável no grupo em +/- 22 min, +/- 1 min de 93 até 110 °C (vaporização)
  • Boa estabilidade de temperatura

Desvantagens:

  • Interruptores de linha e bomba no pior lugar possível (acesso ruim e risco de queimar mão)
  • Comprei o modelo para Alemanha (220-240V em 50/60 Hz, escrito na caixa, no manual e no site da loja) mas a bomba de vibração foi só para 50 Hz e fez menos que 8 bar em 60 Hz. Nova bomba para 60 Hz custou 60 $R.
  • OPV sem acesso externo (para brincar com a pressão da bomba, modelos da ECM tem isso)

 

Aqui 2 vídeos interessantes sobre a maquina:

 

http://www.youtube.com/watch?v=zAaMGI4MOf4#aid=P-CB6iMANTo

 

http://www.youtube.com/watch?v=JYSangga35I#aid=P-VtFJa-rwI

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Burny, e parabens pela maquina!

 

A OPV das Bezzeras a principio não é regulável, é calibrada pra abrir em 12 bar, que deveria dar uns 11 bar na extração. Da para soltar um pouco a tampa, só tem que ver a vedação da rosca para não vazar.

 

Eu teria usado a bomba em 8 bar um tempo, até ela parar ou dar mais problema.

 

O Luca Bezzera me passou que o offset da caldeira fica em 20°C, achei bastante, seria legal testar a temperatura. Talvez com muito tempo parada e o grupo passe um pouco a temperatura indicada, mas melhora a recuperação entre as extrações e também na teoria a primeira seria mais quente.

 

Outra coisa que pode ser legal nessas máquinas com e61 e caldeira dedicada (ou sbdu) é diminuir mais ainda o gicle do grupo para prolongar o tempo de preenchimento e pré infusão. Como não tem que ficar dando flush para gerenciar a temperatura, não ficará tedioso. Acho que essa aí vem com 0,7 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, bela máquina..

 

Xô perguntar.. Cê é de Tiradentes né.. Mas trabalha em alguma cafeteria daí ou é só hobbista também?? Às vezes que fui à Tiradentes, não lembro-me de ter visto cafeterias..

 

Pelo menos na próxima viagem, já sei onde tomar um bom café! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmado pelo diagrama da Bezzera que o giclê é de 0,7 mm. Deve dar algo na faixa de 6 ml/s livre, se não me engano,depende do desempenho da bomba. Lembro de ter testado até 0,4 mm na Elektra, acho que reduz para uns 4 ml/s, mas aí precisava de uns 12-14s só para expurgar o volume do trocador.

 

O parafuso aí é M6x0,75 e não é difícil fazer um furo em um mesmo de inox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olás!

 

@ Carneiro:

Muito obrigado pelas dicas e informações! O meu OPV parece ser calibrado para 11.5 bar. Não sabia que o OPV das Bezzeras não é regulável. Li que algumas pessoas diminuíram a pressão da Única para 9 a 10 bar para fazer melhores ristrettos ...

 

Infelizmente a bomba antiga oscilou entre 3 e 7 bar. O café ficou muito ruim e extrações só funcionaram com pó grosso.

 

Para prolongar o tempo de preenchimento e pré infusão o pessoal do Kaffeenetz recomendou trocar a bomba (Ulka EX5 para EX4). Talvez seria a melhor opção para mim, porque não tenho equipamento (nem experiência) para furar na maquina.

 

@ Miyamoto:

Sim, sou de Tiradentes, mas só hobbista. Infelizmente, não existem boas cafeterias em Tiradentes. O pessoal aqui acha que um espresso tem que ter uns 100 mL, sem crema, e de preferencia acido como uma coalhada estragada. Na próxima viagem a Unica te espera.

 

@ Fernando:

Sim, comprei na Alemanha. 899 EUR.

 

@ Vitor:

A minha estabilizou em +/- 22 min (coloquei sensor eletrônico no E61), mas parei a medição quando chegou em 93 °C. Vou fazer um gráfico e postar depois.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, aproveitando para fazer um off..

 

Pena que Tiradentes não tenha uma boa cafeteria.. Um lugar tão agradável.. A praça.. Suas lojinhas.. Bons restaurantes..

 

Um pena mesmo.. Quem sabe você não se anima e abre uma?!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, uma boa cafeteria realmente faz falta aqui. Já pensamos sobre abrir uma, mas não quero ser conhecido como o gringo maluco que xinga os clientes ... esses que querem um espresso de 100 mL e pagar 1,50 $R.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah.. Cê é gringo é?

 

Mas de qualquer forma, acho que Tiradentes tem potencial para isto. Uma cidade turística merece um ponto de destaque neste assunto. Não faltarão brasileiros e estrangeiros interessados em apreciar um bom café.

 

Sem contar o pioneirismo. Serão rapidamente reconhecidos pela qualidade da bebida.

 

Tipo referência do lugar.. Saca né?

 

Do tipo: quando for a Tiradentes não deixe de tomar um café na Coffee Burny kkkkkkkk Esse nome não soa bem né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Carneiro:

Que bom, muito obrigado! Trocar um parafuso eu vou conseguir ;-)

 

@ Victor:

Não, nada tal chique. Um sensor de bastão comum da Hach (4 a 100 °C) com datalogger. Mas grava a temperatura em 5 e 5 segundos.

 

@Miyamoto:

Pois é, o problema de Tiradentes é que é morto durante a semana. Turistas só ficam o fim de semana ou durante eventos (festival de cinema, festival gastronômico ...). Assim, uma cafeteria só funcionaria, se venderia algo que dar mais lucro. Café próprio, cafeteiras etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Essa maquina é assombrada. Primeiro a bomba não funcionou. Troquei. Agora a maquina mostra um comportamento bem estanho. Se eu ligo a bomba com grupo e vapor fechados o manômetro chega rapidamente a 11.5 bar. Então, bomba e OPV devem estar OK, correto? Com filtro de retro lavagem, a pressão sobe rapidamente para 9 bar, e depois só lentamente até 11.5 bar. Na extração, a pressão sobe até 9 bar, mas não mais que isso (mesmo que o pó seja tão fino que o café só saia pingando!). Vi vídeos de extrações com a Unica e sempre chega de 11 a 12 bar. Alguém sabe me explicar o que acontece com a minha máquina? Perda de pressão no grupo?

E o mais interessante, o café é assim mesmo ótimo com 9 bar ...

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro. Mas não resolve. Já pensei que pode ser um problema do manômetro e não da pressão. Porque o café sai ótimo com moagem ultrafina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, dificilmente seja a parte elétrica, tenho a Strega a mais de ano e tudo funciona sem problemas.

Ainda mais, li recentemente (era um inglês perguntando se com 240V funcionava) que o novo padrão europeu de 230V e muito tolerante, foi idealizado para todos os componentes trabalharem com folga de + - 10%, isto é de 207 a 253V.

 

No entanto na Graef tenho um problema similar, mas ainda assim continua tirando bons shots.

No inicio a pressão chegava até 15 agora somente até 10.

Meu caso são dois problemas: perda de pressão pelo junta do PF, e a bomba, que acredito tenha entupido parcialmente por causa de overdossing (o vídeo de fabrica recomendava ....)

 

Já me enviaram a bomba nova (grátis, tem 5 anos de garantia) e o "collar" do grupo, que deformou por causa do overdossing (é de uma liga de latão muito mole e o PF de inox é muito duro).

 

Verifica a junta do PF e se não há vazamento por ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vazamento no PF não acontece, mas como a maquina faz 11.5 bar com sistema fechado eu realmente só posso imaginar que o problema acontece no grupo.

 

Não entendo a parte da bomba entupida da Graef. O que pode causar isso? O overdosing pode causar um refluxo nessa maquina?

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem vazamento interno ou no grupo. Não sei onde a vedação pode mostrar problemas?

 

Também pensei sobre a OPV, vou tentar baixar um pouco a pressão e ver o que acontece.

 

O Luca Bezzera recomendou em um caso parecido:

 

"look like the pump loose the power when reach 12 bar, I have 2 suggestion first of all reduce the pump setting to 10 Bar and ceck if the problem occur again, if the problem is not solved I suggest you to change the vibration pump, can you confirm me the machine serial number?"
"In any case reducing the over pressure valve setting you should solve the problem( no by pass in this machine ), if it doesn’t happen the only solution will be to change the pump."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei a causa, quando for trocar a bomba vou abrir e dar uma olhada, pode até ser um problema de entrada de ar por alguma mangueira ou junta mal vedada.

O que sei é, que além de não passar mais dos 11 bar, bombeia somente 360ml / min, quando deveria bombear entre 500 e 600ml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma bomba 230V 50Hz aqui que acontece a mesma coisa nos testes que fiz. Fluxo zero era até chega a 12 bar, lentamente. Com fluxo, mesmo que mínimo, ela fica nos 6-7 bar, e se o fluxo aumenta pouca coisa ela entra em uma ressonância.

 

Hoje a rede está em 228V... Na Elektra acontecia parecido, mas chegava fácil nos 12 bar, só tinha essa ressonância. Com água gelada no tanque melhorava, e particularmente na Elektra a bomba fica muito quente.

 

Parece que as bombas Ulkas baratearam mas pioraram, muita gente tem problema. Acho que a da Fluid-o-Tech é uma boa opção, mas tem que instalar o diodo por fora dela ou fazer um controle eletrônico. Dizem que dura muito mais.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a minha bomba antiga (EX5, 230V, 50 Hz) por uma nova (EX5, 220V, 50-60Hz), que sim é mais forte, mas parece não suficientemente. Testei agora a vazão da nova bomba e é +/- 360 mL/min, mas no site da Ulka fala 650 mL/min. Então é realmente a bomba.

Alguém sabe se a Ulka EX4 (20 bar eu acho) funciona melhor na rede brasileira (60 Hz)? Se não a Fluid-o-Tech seria realmente a melhor opção. Existe um roteiro para a instalação do diodo por fora dela ou do controle eletrônico?

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma bomba 230V 50Hz aqui que acontece a mesma coisa nos testes que fiz. Fluxo zero era até chega a 12 bar, lentamente. Com fluxo, mesmo que mínimo, ela fica nos 6-7 bar, e se o fluxo aumenta pouca coisa ela entra em uma ressonância.

 

Hoje a rede está em 228V... Na Elektra acontecia parecido, mas chegava fácil nos 12 bar, só tinha essa ressonância. Com água gelada no tanque melhorava, e particularmente na Elektra a bomba fica muito quente.

 

Parece que as bombas Ulkas baratearam mas pioraram, muita gente tem problema. Acho que a da Fluid-o-Tech é uma boa opção, mas tem que instalar o diodo por fora dela ou fazer um controle eletrônico. Dizem que dura muito mais.

 

Márcio.

 

Seria essa?

 

http://www.bullonerosso.de/vibrationspumpe-fluid-o-tech-70w-240v-o-1-8.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...