Ir para conteúdo

Bezzera Unica


Burny

Postagens recomendadas

Mas 9 bar é para bombas rotativas, 11 bar para bombas de vibração ...

 

Achei um plug com diodo para a Fluid-o-Tech, talvez uma opção simples:

http://www.bullonerosso.de/stecker-c1a-fur-vibrationspumpen-fluid-o-tech.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha bomba é a Ulka Ex5 220v, vou medir a vazão para ver se também está com problema.

É isso aí Gil , procurarndo defeito para consertar o que não esta quebrado , parece que o japones anda fazendo escola. kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe importante. Pelo que vi nos diagramas das Bezzeras, eles usam a válvula de expurgo de ar da Ulka (primeira válvula depois da bomba, de plástico). Essa válvula libera água até a pressão atingir um valor, provavelmente uns 6 bar.

 

Portanto o fluxo livre da bomba deveria ser menos mesmo. Veja se não sai água no tubo de retorno ao tanque.

 

No caso das máquinas com E61, considerando o gicle de 0,7 mm, também acho que o fluxo é menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse papo de 11 bar para as vibratórias, que o Luca Bezzera fala num vídeo com o Marcus da Stoll, pra mim é bobeira.

 

Mas certamente é difícil acertar as vibratórias, por terem comportamento muito diferente dependendo da voltagem e configuração do sistema. Ao mesmo tempo, de 7 a 12 bar os resultados são bons.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma bomba 230V 50Hz aqui que acontece a mesma coisa nos testes que fiz. Fluxo zero era até chega a 12 bar, lentamente. Com fluxo, mesmo que mínimo, ela fica nos 6-7 bar, e se o fluxo aumenta pouca coisa ela entra em uma ressonância.

 

Hoje a rede está em 228V... Na Elektra acontecia parecido, mas chegava fácil nos 12 bar, só tinha essa ressonância. Com água gelada no tanque melhorava, e particularmente na Elektra a bomba fica muito quente.

 

Parece que as bombas Ulkas baratearam mas pioraram, muita gente tem problema. Acho que a da Fluid-o-Tech é uma boa opção, mas tem que instalar o diodo por fora dela ou fazer um controle eletrônico. Dizem que dura muito mais.

 

Márcio.

 

De fato, às vezes, com extrações lentas (o que é quase regra pra mim), a bomba dá umas osciladas ligeiras quando chega na faixa de 12 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detalhe importante. Pelo que vi nos diagramas das Bezzeras, eles usam a válvula de expurgo de ar da Ulka (primeira válvula depois da bomba, de plástico). Essa válvula libera água até a pressão atingir um valor, provavelmente uns 6 bar.

 

Portanto o fluxo livre da bomba deveria ser menos mesmo. Veja se não sai água no tubo de retorno ao tanque.

 

No caso das máquinas com E61, considerando o gicle de 0,7 mm, também acho que o fluxo é menor.

 

Não sai agua no tubo de retorno, mesmo na retro lavagem. Parece a bomba é realmente fraca.

 

Esse papo de 11 bar para as vibratórias, que o Luca Bezzera fala num vídeo com o Marcus da Stoll, pra mim é bobeira.

 

Mas certamente é difícil acertar as vibratórias, por terem comportamento muito diferente dependendo da voltagem e configuração do sistema. Ao mesmo tempo, de 7 a 12 bar os resultados são bons.

 

Infelizmente não é só a pressão um pouco inferior. De vez enquanto tem oscilações na pressão entre 8 e 9 bar. Acontece muito raramente, mas chega a meter nervos ...

No home-barista eles discutem o problema

 

http://www.home-barista.com/espresso-machines/ulka-ex5-pump-replacement-t19762.html

 

e recomendam bombas EAX para 60 Hz. Interessantemente, as vazões das bombas no teste são parecidas com a minha.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eta ! Então 360ml/min estaria bem, nem precisaria trocar ...

O que achas Marcio: com a troca do Collar e da junta de PF a Graef ia ficar bem, ou seria melhor aproveitar e já colocar a bomba nova ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu teria usado a bomba em 8 bar um tempo, até ela parar ou dar mais problema.

 

Olá Márcio,

a maquina sé recupera. Ontem as extrações ficaram em +/- 9.5 a 10 bar. Hoje já é 10.5. Também oscila menos. Parece vc esperou algo parecido. O que é isso? Ar na bomba?

 

A vazão também é mais alta já, mais nem perto do valor da Strega.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, essas bombas são imprevisíveis... uma coisa é certa, elas não gostam de calor... A Strega não tem restritor e talvez nem aquela válvula de expurgar ar mas isso não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, eu procuraria uma perda de pressão no PF - group gasket ,, trocar a junta ou apertar mais um pouco o PF.

O comportamento é igual ao que acontece na minha Graef que não veda bem e por aí foge parte da pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, também seria possível. Com o LM1 quase não tem problemas de pressão no momento, mas sim com o VST2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A borda do VST pode ter entortado no transporte ou levado uma queda ...

Confere se o "Collar" (parte do grupo onde encaixam do "dentes" do PF) não estão deformada (chamam de lipping)

Acho bastante difícil, desde que as ligas utilizadas pela Bezzera para o grupo são muito boas, e o PF também é de latão, deve ser de liga mais mole que o grupo.

Editado por Bernardo B
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro verificar com o filtro Bezzera original ...

Eu utilizo o HQ da espressoparts, acho que é de 18 ou 16, tenho outros mas este e meu favorito para 15 a 18gr.

Também vendem gaskets, e a Cafelat lançou agora uma linha de de silicone, que estariam fazendo bastante sucesso.

Da uma olhada no marketplace da HB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bernardo, testei vários PFs e filtros e acredito que o grupo, os PFs e os filtros não são o problema. Parece que acontece alguma interação entre a bomba e os filtros para 2 doses (maior fluxo -> bomba mostra uma ressonância estranha). Mas parece que melhora com cada shot ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante, esses group gaskets de silicone, mas só tem para 8 e 8.5 mm. A minha Bezzera tem 7,5mm. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal,

 

queria acrescentar algumas informações/experiências com a Unica, que podem ser interessantes para futuros usuários/compradores.

 

1) A bomba da minha maquina se estabilizou. Não mostra mais problemas de pressão. Não sei o que aconteceu, mas acredito que ficou ar na bomba quando trocei ela.

 

2) É sim possível regular o OPV (testei entre 10 e 12 bar) sem vazamento etc.. Mas não é ciência exata e é um saco abrir a maquina para chegar no OPV.

 

3) Em alguns fóruns o pessoal falou que a vaporização é difícil com a Unica porque o vapor é muito molhado. Acho o problema é o vídeo do Lucca Bezzera, porque ele não tirou agua suficiente da caldeira nesse vídeo. Na minha experiência é necessário tira uns 80 a 100 mL para ter um vapor seco que não dilui o leite muito, só tirar  uns 20 a 50 mL não da certo e o leite vaporizado tem um sabor bem aguado.

 

4) Não recomendo vaporizar leite primeiro e tirar o espresso diretamente depois (como é feito no vídeo sobre a maquina). Tenho a impressão que o grupo fica muito quente e a extração acontece com uma temperatura mais alta do que o PID mostra. Não medi a temperatura das extrações mas o sabor do café é o de um café extraído mais quente.

 

Ainda gostamos muito da Unica. É exatamente o que precisamos em casa. Faz ótimos espressi e a consistência dos shots é excelente. Também é tranquilo fazer um cappuccino de vez em quando ... fazer mais do que dois cappuccini é um saco. Mas claro, isso vale para qualquer maquina SBDU.

 

Abçs,

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que qualquer SBDU tem que purgar bem a haste de vapor pra vaporizar, pois quando a água ferve na caldeira sempre acaba saindo um pouco pelo sistema. Mesmo na Gaggia Dose já era assim, pro vapor ficar bem seco demorava de 10 a 15s de expurgo. Daí era a maior barbada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas acredito que esse problema é um pouco maior com a Unica do que com outras maquinas SBDU (p.ex. as Gaggias, ECM, Silvia, entre as maquinas que eu conheço). Talvez a geometria da caldeira ... mas realmente não é um problema grave. Purgar 15 s a mais e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Medi o aquecimento do grupo agora um pouco mais profissionalmente com um minisensor dentro do grupo. Precisa realmente quase 30 min para estabilizar, quase o mesmo tempo do E61 da R58 do Victor. Forma da curva é um pouco diferente.

post-3519-0-84040600-1401533467_thumb.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei a mesma coisa e já encomendei um pacote de 5 vedações de grupo da Cafelat uns 2 semanas atras. Se não funciona vou oferecer aqui no forum :-)

 

Esses bons cappuccinos viram um problema aqui. Comprei a Unica porque quase só tomamos espresso. Agora com a qualidade dos cappuccinos muito melhor, a minha esposa quer cappuccino tempo inteiro ... já estou pensando em comprar uma dualboiler.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, eu uso um Bellman de fogão, já que a Velox não tem vapor. Peguei o jeito nele e com o Leitissimo fica show.

 

Talvez a vedação que comprou me sirva tanto na Velox quanto em um outro projeto meu. Avise se quiser vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encomendei um pacote de 5 vedações de silicone, 8mm, da cafelat, para aproveitar o frete internacional ... não vou precisar de todas. Se vc quer uma para testar, só avisar. 

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Com quantos mls de água funciona a Bellman, pergunto isto pois as dualboiler acabam tendo uma caldeira grande para vapor, e eu na minha cabeça acho que para o uso residencial uma caldeirinha de uns 200 mls, com uma resistência capaz de responder rápido, dedicada ao vapor seria sufuciente para um bom vapor, tipo a sua Bellman. Estou errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...